segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

ECONOMIA & NEGÓCIOS

 Mercado imobiliário

O mercado imobiliário de Brusque se prepara para receber o Reno, nova torre do consolidado Riverside. Esta é a penúltima e com a estrutura vertical mais alta do condomínio, com 22 pavimentos ao todo e a missão incorporada pela CRF Construtora em oferecer apartamentos mais amplos do que encontramos nos lançamentos recentes da cidade, inspirada no Rio Reno, na Europa, o futuro lançamento terá plantas amplas, bosque privativo e área de lazer com mais de 1.000 m2.

Vassouras de palha e cipó

A fabricação de vassouras de cipó e de palha foi uma atividade que marcou a vida econômica e social de Guabiruba e região ao longo do século 20. Desde a década de 1930, vendas e bancas comercializavam o produto de forma artesanal, mas foi entre os anos 1960 e 1970 que pequenas fábricas familiares ganharam força, empregando moradores e movimentando cidades vizinhas como Itajaí, Nova Trento e Blumenau. “Exaltino Polheim, morador de Guabiruba, recorda o esforço envolvido na extração do cipó, principal matéria-prima das vassouras. No início da semana a gente ia tirar um molho de cipó para poder trabalhar durante os próximos dias e, depois, vender ou trocar por comida. Na época, o dinheiro quase não tinha valor, relembra. Muitas vezes, era preciso caminhar longas distâncias e até passar noite no mato para garantir o material. O cipó leva cerca de 10 anos para ficar no ponto. Ele nasce de semente, sobe na árvore, desce e ainda precisa ficar dois anos enraizado antes da colheita”.

Luxo e memória

O terreno em Balneário Camboriú onde funcionou o lendário Hotel Fischer, inaugurado em 1957 e conhecido por ter hospedado figuras como Juscelino e João Goulart, está ganhando um novo capítulo com o Fischer Dreams, um espigão residencial com entrega prevista para o 1º semestre de 2026. O elogiável diferencial é que, além do endereço no metro quadrado mais valorizado do Brasil, o empreendimento manterá um memorial nas áreas comuns, com fotos, livros de hóspedes e objetos originais do antigo hotel, preservando a história do local enquanto o transforma em um ícone contemporâneo de luxo. Das 131 unidades, restam apenas 19 disponíveis.

Dedicação ao Natal

Em Brusque, no Vale do Itajaí, o Natal tem um guardião. Aos 86 anos, Paulo Demarche transforma o jardim de casa em um enorme presépio, que vira atração para moradores e turistas. São semanas de dedicação para montar cada detalhe: as peças de concreto, as árvores enfeitadas e os caminhos iluminados que anunciam a espera pelo nascimento de Jesus. Tudo começa em outubro, quando o início das mudanças no espaço sinaliza que a magia está por vir. No primeiro domingo do Advento, as luzes se acendem e, aos poucos, os olhares curiosos começam a aparecer do outro lado da cerca. Todo mundo em Brusque conhece seu Paulo Démarche. Para quem ainda não viu esta atração, vale a pena. O espetáculo fica na Rua Vitório Demarche, no bairro Santa Rita. Por favor, levem as crianças.

Para os corajosos

Uma tradição natalina germânica bem fora do consumo é atração na pequena Guabiruba, no Vale do Itajaí. É bem verdade que eles não são muito lindos nem fofos, mas caíram no gosto do público e somente este ano devem receber a visita de 30 mil pessoas. Sim, estamos falando dos Pelznickes. O nome é um pouco complicado de escrever e pronunciar, mas para simplificar pode chamar de Papai Noel do Mato. Todos os personagens são voluntários. Até por isso, a programação é mais restrita. São dois finais de semana, somando seis dias para visitação do público. E não como uma figura assustadora, mas quase. Brincam, divertem e, claro, cobram bom comportamento de quem chega. Tanto esforço e dedicação rendeu a Guabiruba o título de Capital Estadual do Pelznickel. 

Lá e cá

Enquanto em SC um burocrata de terceiro escalão decide reduzir a carga horária do conteúdo curricular envolvendo artes visuais, música, dança e teatro nas escolas estaduais do ensino médio a partir de 2026 (sem passar pelo crivo e aprovação obrigatória do Conselho Estadual de Educação), em São Paulo, com a envolvência do maestro João Carlos Martins, que tem 85 anos, a educação musical está sendo testada em suas escolas para eventual implantação em 2026.

Mais acolhedor

Notícia que afaga o contido ego catarinense: a plataforma Booking.com, que conecta viajantes a uma seleção de acomodação, atividades e opções de transporte, incluindo voos, aluguéis de carros e táxis, anunciou os cinco Estados mais acolhedores do Brasil para 2025. SC lidera a lista, que também inclui as cidades que se destacam em cada uma das regiões elencadas. No Sul, Urubicí foi eleita como o destino mais acolhedor neste ano.

Berreiro

O governo tem mais um confronto com o agronegócio, ao assinar decreto que dá poder de polícia à Funai. A poderosa Federação da Agricultura de SC (Faesc), patronal, emitiu nota expressando muita preocupação com o que pode acontecer por aqui. O governo diz que a medida visa combater garimpeiros e organizações criminosas, e não fazendeiros. A desconfiança é mútua.

CNH sem escola

A nova regra que dispensa a passagem por um Centro de Formação de Condutores (CFC) para motoristas que buscam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é uma aberração que só se explica pelo populismo eleitoral. A medida, aprovada a toque de caixa no Conselho Nacional de Trânsito (Contran) não passou pela Câmara Temática de Educação do próprio órgão, segundo o integrante do colegiado especialista em trânsito. O argumento é o de que milhares de motoristas não conseguem pagar o valor cobrado pelas autoescolas. Com as mudanças, passou a ser possível estudar gratuitamente, de forma online, a parte teórica e apenas cumprir duas horas de aulas práticas com um instrutor credenciado e não mais as 20 horas exigidas anteriormente. O que mais preocupa é o afrouxamento dos critérios de aprovação no exame de direção. Antes determinadas infrações eram eliminatórias. Agora, foi criado um sistema de pontuação no qual o candidato por atingir até 10 pontos e, ainda assim, ser aprovado. Não respeitar o sinal fechado vale seis pontos. Assim, o postulante à CNH pode avançar o sinal vermelho e cometer outras quatro infrações leves e mesmo assim, sair do teste com a carteira de motorista na mão. É uma vergonha.

Vergonha

Mais um episódio que derruba a imagem do Judiciário. Com o fim do sigilo sobre o processo, estão agora disponíveis as inacreditáveis imagens do juiz federal Eduardo Appio, da 18ª Vara de Curitiba, furtando três garrafas de champanhe Moet & Chandon, cada uma custando R$ 399, em um supermercado de Blumenau, dia 29 de setembro passado.

Uso social

O Senado aprovou projeto que permite o uso social de bens imóveis do Fundo do Regime Geral da Previdência Social, o que poderá dar nova finalidade às ruínas (assim se parece, lamentavelmente) de imensos galpões do INSS abandonados há décadas em pleno centro de Florianópolis. Uns 400 metros adiante, na mesma e super valorizada Avenida Mauro Ramos, no número 1.113, está outro imóvel federal abandonado. Um edifício de oito andares, arquitetonicamente horroroso, que abriga o Ibama.

Boi ralado

Está próximo de se tornar patrimônio cultural de SC o boi ralado, delicioso prato típico de Itaiópolis, município do Planalto Norte. É feito com carne moída, tomates, pimentões, cebola e temperos verdes. A carne é moldada em espeto de madeira de pinho e assada na churrasqueira. Se tornou famoso a partir da primeira Festa do Boi Ralado, em 1989, que se mantém desde então.

Locadores

A reforma tributária aprovada pelo Congresso Nacional, com transição gradual a partir de 2026, traz mudanças significativas para contratos de locação não residencial, especialmente os comerciais. Uma das principais alterações é o aumento da carga tributária incidente sobre a renda da locação a partir de 2026, o que tem mobilizado locadores, contadores, advogados e cartórios em todo o país. A nova sistemática cria um período de transição que se estende até 2034, mas já impõe um alerta imediato aos locadores pessoa jurídica. O especialista lembra que, a partir de 2026, passam a incidir dois novos tributos, o IBS e o CBS, que vão substituir os impostos atuais. O CBS substitui o PIS e a Cofins, que hoje giram em torno de 8,8% e o IBS substitui o ICMS e o ISS, com uma alíquota conjunta estimada entre 17% e 18%. Com a soma dos dois tributos, a carga tributária cheia pode chegar a 27%. É uma diferença muito expressiva. Mesmo com alguns benefícios previstos na lei, a carga final tende a ser substancialmente mais alta do que se pratica hoje.

Primeira banda musical

Em 1874, foi criada a primeira banda de Brusque. Seu idealizador foi Augusto Maluche, que também dirigiu o grupo. Em 2024, a data completou 150 anos. O registro consta na revista Notícias de Vicente Só, periódico que registra a história de Brusque. A primeira apresentação da banda aconteceu na Festa de Páscoa da Sociedade Schutzen-Verein Brusque, atual Clube Caça de Tiro Araújo Brusque.  Consta que a primeira banda era composta pelos seguintes instrumentos: um clarinete, dois pistões, um bugle, um trombone e um bombardão. Neste período, o grupo ficou conhecido pela população brusquense e passou a se apresentar em festas locais. Também foi criada, em março de 1910, a pequena orquestra de Câmara, sob a direção de Primo Diegoli. Faziam parte dela Wilibaldo Stracke, Júlio Laux, Gustavo Krieger, Luiz Luebke e Guilherme Diegoli.

Ganho de bilhões

Estudo do Instituto Trata Brasil constatou que entre 2021 e 2055, a universalização do saneamento em SC pode gerar um valor de ganhos com o turismo de R$ 5,4 bilhões. Ganhos resultantes da valorização ambiental que pode ser obtida com a despoluição dos rios e córregos e a oferta universal de água tratada, pré-condições para o pleno exercício das atividades de turismo. Oficialmente, conforme dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico tendo 2023 como o ano base, 89,6% da população de SC tem acesso à água potável e somente 34% tem coleta de esgoto. A relação entre saneamento e turismo vai além da atração de visitantes, como também fomenta diretamente a geração de emprego e renda local, com impactos tantos diretos quanto indiretos. O crescimento do setor turístico impulsiona a demanda por serviços em hotéis, restaurantes, agências de viagens, transportes e outros segmentos. Ademais, impacta setores como o comércio, infraestrutura e agricultura, que fornecem insumos essenciais, atraindo investimentos para o Estado.

Lula e Janja

O portal Poder Data publicou que a avaliação positiva de Lula entre mulheres recuou para 21%. É a pior taxa entre eleitoras durante seu mandato. No início do governo, em janeiro de 2023, o percentual era de 45%. Enquanto isso, a deslumbrada e entojada primeira-dama Janja da Silva, continua escarnecendo dos brasileiros com seus gastos desmedidos. Assim, a avaliação só tende a piorar cada vez mais.

Nomeação suspeita

Sobre nota já publicada, a Comissão de Ética Pública do governo federal avalia abrir processo para ver se houve falha no procedimento de nomeação de Vinicius Marques, Anielle Franco e Carlos Lupi como conselheiros na empresa Tupy, de Joinville. É uma companhia aberta em que o governo tem participação minoritária.

Filas no Imigrantes

O médico e diretor-técnico do Instituto Maria Schmitt (Imas), que administra o Hospital Imigrantes, se manifestou durante o evento de lançamento do programa de acesso gratuito à saúde para colaboradores, sobre as filas recentes registradas na unidade. As reclamações são pontuais e que segundo pesquisas internas, a satisfação dos pacientes chega a 97%. A maioria das reclamações recebidas pela unidade de Brusque, vem de moradores que passam em frente ao hospital e veem muitas pessoas aguardando. Segundo o diretor-técnico, em grande parte, as filas são formadas por pessoas que vêm de outras cidades do estado, chegam cedo à unidade e aguardam atendimento. É impossível não haver fila no início do dia com apenas cinco atendentes no hospital.

Moratta Empreendimentos

A Moratta Empreendimentos Imobiliários está completando 28 anos de atuação em Brusque. Com uma trajetória marcada pela entrega de projetos no prazo e compromisso com a qualidade, a construtora se consolida como o mais tradicional da cidade, em um setor marcado pela chegada de novas empresas e lançamentos constantes. Ao longo de quase três décadas, a construtora já executou mais de 68 mil m2 de área construída, entregando 15 empreendimentos e atendendo mais de 600 famílias. Atualmente possui uma obra em construção e mais dois lançamentos muito aguardados (2025/2026). Fundada por Hilário Zen, a Moratta nasceu com o propósito de entregar não apenas um imóvel, mas um lar, pois sabe que para muitos clientes, cada apartamento representa a realização de um sonho que vai além da compra de um bem material.

Carestia

Florianópolis voltou a registrar alta entre as capitais com maior inflação do país. Além de apresentar o segundo maior acumulado em 12 meses entre as 17 cidades analisadas (5,28%), acima da média nacional (4,46%), também ocupa o segundo lugar no acumulado do ano de 2025, com 4,72%, ficando atrás apenas de Vitória (4,75%). Em novembro, a inflação mensal de Florianópolis ficou 0,22%, próxima da taxa nacional (0,18%) e no centro de distribuição entre as capitais pesquisadas.

Lavar a alma

De lavar a alma o brilhante artigo do jornalista, compositor, escritor, roteirista, produtor musical, teatrólogo e letrista Nelson Motta em O Globo sobre os abusos do STF e a motivação de seu presidente em propor um código de condutas, sob forte reação dos amantes da boca-livre que comanda, que se acham acima de todos nós. Acham? Não! Eles têm certeza disso.

Onda conservadora

A onda conservadora que só cresce em SC, os vários projetos aprovados há dias no Legislativo são o exemplo maior, avança agora sobre o naturismo. A famosa Praia do Pinho, em Balneário Camboriú, poderá perder a condição nudista. Moradores do seu entorno fizeram um abaixo-assinado pedindo que ela volte a ser aberta a todos, sem mais “atos obscenos, abordagens a pedestres, descarte irregular de resíduos e danos à vegetação”.   

Fórum próprio

Foi inaugurado o fórum de Guabiruba, que passa a atender oficialmente as demandas judiciais do município. O espaço no Centro da cidade, que antes funcionava como uma agência bancária, foi adaptado para sediar as atividades do poder Judiciário. O prédio foi organizado com foco na acessibilidade e no atendimento ao público. No térreo, onde se concentra grande parte dos serviços, o acesso é facilitado. Já os andares superiores, que abrigam gabinetes e cartórios, contam com elevadores.

Economia milionária

Trabalhar levando a termo o que manda o regulamento, em bancos estatais, nem sempre funciona como uma garantia de emprego. É o caso de dois gerentes da unidade Caixa Asset, que se opuseram no ano passado à compra de um lote de R$ 500 milhões em letras financeiras do Banco Master, consideradas arriscadas demais para os padrões do banco. Eles elaboraram uma justificativa técnica e fundamentada. Foram demitidos por causa disso. Agora, estão acionando a Justiça trabalhista para processar a Caixa após perderem os seus cargos. O negócio nunca foi concretizado. A conduta correta dos profissionais representou uma economia de R$ 500 milhões aos cofres da Caixa Econômica Federal.

Descrédito

É com tais decisões que nosso “Supremo” está indo para o descrédito total. O que dizer da decisão do ministro Dias Toffoli de proibir o acesso da CPI do INSS aos dados de quebra de sigilo bancário, fiscal e telemático de Daniel Vorcaro e de outros diretores do vigarista Banco Master presos na Operação Compliance Zero, da Polícia Federal? De estarrecer. De estarrecer mais ainda é saber que não há limites para as barbaridades desses magistrados.

Serviços ambientais

Assunto que se discute há décadas tem, enfim, uma definição: o governo estadual, com aprovação legislativa, vai instituir a Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais. Proprietários de terra que prestem serviços ambientais, como conservação de vegetação nativa ou restaurem áreas degradadas, receberão um pagamento, em dinheiro ou na forma de serviços e benfeitorias do poder público.

Qualificação

Por iniciativa do Sebrae, o projeto TramPOW, voltado ao empreendedorismo e à integração social de migrantes, está sendo realizado em Brusque. O programa é destinado a imigrantes de outros países e migrantes de diferentes regiões do Brasil, com o objetivo de promover integração, capacitação e acolhimento, incentivando os participantes a buscarem oportunidades dentro do município. Com aulas semanais, o conteúdo aborda autodesenvolvimento, empreendedorismo e gestão de negócios, fortalecendo a autonomia econômica e a integração social dos novos moradores.

Boom imobiliário

O boom imobiliário no litoral de SC, de Florianópolis para o norte, continua ilimitado em investimentos. A novidade é a entrada de Porto Belo no mapa, como é o lançamento do Lagom Perequê, das empresas GT e ABC Empreendimentos, de R$ 2,5 bilhões, com quatro torres de apartamentos numa área de 120 mil m2 dentro do Parque Natural Municipal da Lagoa do Perequê, na praia homônima.

Desesperança

Com um dilema sobre o que mais influi, hoje, para desesperança nacional, sentida por dezenas de milhões de brasileiros e, com imensa tristeza, muitos jovens entre eles, que ainda se acham do lado do bem: se é o Congresso, o Judiciário supremo ou o Executivo. Sem esperança é o fim.

Missão de SC na China

Missão brasileira por representantes de instituições de SC, liderada pela Acate, embarcou para a China para participar da Global Innovators’Zhejiang Tour 2025, evento que reúne setores de tecnologia, energia, nanotecnologia, comunicação e educação técnica. Do estado, seguiram representantes do Sebrae-SC, Crea-SC, Acif, IFSC, além da Acate. O programa incluiu visitas técnicas a centros de pesquisa e parques de inovação. A missão ficou em Jiaxing, cidade entre Xangai e Hangzhou, na província de Zhejiang, uma das mais industrializadas e inovadoras da China. Com cerca de 65 milhões de habitantes e um PIB superior a US$ 1 trilhão, concentra polos de tecnologia e manufatura avançada. É sede de empresas como Alibaba, Hikvision, Geely, DeeSeek e Netease, além de abrigar dezenas de parques tecnológicos e centros de pesquisa.

Turismo

Santa Catarina acaba de ganhar uma entidade inédita de turismo, a Associação de Guias de Turismo (AGT-SC). A entidade foi fundada por um grupo de 21 guias de turismo profissionais de todas as regiões do Estado e elegeu para presidente Mário Costa Júnior, de Florianópolis, que está finalizando este mês o seu mandato à frente do Destino Floripa & Região.

Repaginada

A Appel Home encerra as celebrações de seu cinquentenário com chave de ouro ao anunciar a 50ª ação de seu plano estratégico: uma robusta ampliação de 2,5 mil m2 na sede em Brusque. O projeto contempla a revitalização da área administrativa e um novo showroom, focando no bem estar dos colaboradores e na evolução estrutural da marca. O ano festivo foi marcado por conquistas históricas, como a compra da Casa Argival, o selo GPTW pelo terceiro ano consecutivo e a expansão logística. Sob a liderança do CEO Rafael Appel, a empresa consolidou sua presença nacional, atingindo 100% das cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes.