quarta-feira, 30 de novembro de 2022

ECONOMIA & NEGÓCIOS

 Escanteio

Além do tombo da Argentina na Copa do Catar, na primeira rodada, pondo em luto os quase 10 mil argentinos que moram em Balneário Camboriú e entorno, outra notícia causou ecos em SC: a Havan decidiu não renovar seu patrocínio com o Brusque FC para 2023. O corte também atinge outros clubes, como Flamengo, Atlético Paranaense e Chapecoense.

Tarifa zero

A grande notícia dos últimos dias em Florianópolis, de interesse de milhares de pessoas, inclusive turistas, foi dada pelo prefeito: seu transporte coletivo terá tarifa zero nos fins de semana, sábados e domingos, em dezembro e janeiro. Quem sabe a cidade se livre, pelo menos em parte, dos fenomenais congestionamentos de veículos.

Destinos

A plataforma Airbnb divulgou os 10 destinos em alta no Brasil para o período das celebrações de fim de ano. Entre eles, quatro cidades de SC: Joinville, Palhoça, Itapema e Itajaí. Joinville é o principal destaque e aparece como a cidade que teve maior crescimento de buscas na plataforma no terceiro trimestre de 2022. As pessoas estão viajando de forma diferente e os viajantes estão dispostos a descobrir locais inexplorados, fora das rotas convencionais do turismo tradicional.

Ensinar em casa

Enquanto projeto na área empaca no Congresso, a educação familiar é um tema “adiantado” em SC. Tanto que na semana passada foi julgada no TJ-SC, e declarada inconstitucional, lei municipal de Chapecó que, entre outras providências, dispõe sobre o assunto. A ação foi ajuizada pelo MP-SC, agindo por delegação da Procuradoria-Geral de Justiça.

Sem cruzeiros

Apesar de incontáveis reuniões, testes com um transatlântico de um levantamento hidrográfico dos pontos para parada de cruzeiros em Florianópolis, ainda em 2018, um receptivo adequado junto  a um trapiche para recebê-los, continua sem horizonte. Para o presidente da Associação Náutica Brasileira (Acatmar) a solução seria a construção de um receptivo entre Jurerê Internacional e Canasvieiras, os locais mais adequados para a chegada dos navios. Infelizmente ainda estamos a “ver navios” passarem ao largo da Ilha, logo na temporada mais promissora para este segmento, lamenta. Isso tudo ocorre na outrora chamada “Capital Turística do Mercosul”.

Deboche

Ministros de STF deveriam ser exemplares. Lamentavelmente não são. Seis deles: Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski, sabe-se com que diárias e custos para o otário contribuinte, estiveram presentes no evento privado “Lide Brazil Conference”, para discutir, em Nova York, vários temas que tanto afligem os brasileiros.

Quem manda

Dezenas de prefeitos de SC estão indignados com o Ministério Público do Estado que recomendou ao atual governador a suspensão de recursos às prefeituras para obras do Plano 1000. O que a maioria se pergunta é se tal “recomendação” cabe ao MPE ou a quem, aparentemente, de direito, Tribunal de Contas, que está calado.

Premiado

Liderados pelos chefs Luana Sabino e Eduardo Nava Ortiz, o restaurante Metzi, em São Paulo, traz para seu público uma experiência única através da união da culinária mexicana e ingredientes tradicionais brasileiros. A operação acaba de estrear na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina, ocupando a 27ª posição. Na cozinha do restaurante, está Mireli Nicolodi, brusquense que recentemente mudou-se para a capital paulista especialmente para a função. Em seis anos de experiência, a cozinheira também soma no currículo, a experiência no Casarão Garaibaldi, onde trabalhou ao lado do chef Marlon Petzinger, o Curikita, em Brusque.

Gastronomia

A equipe que dá vida ao restaurante Metzi se viu com um sentimento de grande orgulho ao receber a notícia da premiação, por saberem que estão realizando um bom trabalho de alta qualidade. Em apenas dois anos, o restaurante alcançou este marco em sua história, conseguindo superar restaurantes com maior experiência de mercado. Morelli fala sobre a responsabilidade que vem junto ao título e a expectativa gerada por ele. “Há uma maior expectativa já que agora muitos clientes vão sabendo que somos um dos melhores da América Latina, e com o intuito de julgar e provar nossos pratos”, finaliza a cozinheira da equipe do Metzi.

Registro dispensado

Chegará o dia em que aquele humilde colono que, por décadas, produz seu próprio vinho para consumo da família, tenha que ter registro em um conselho de classe. No Rio Grande do Sul, o Conselho Regional de Química tentou mas não conseguiu obrigar uma vinícola a pagar multa de R$ 100 mil por não ter um profissional da categoria na empresa. O entendimento do Tribunal Regional Federal foi de que a fabricação a granel ou envaze de vinhos não se situa em tal área.

Não

Seguindo parecer de órgãos ambientais, a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa rejeitou um projeto de lei para incluir a oxirredução na Política Estadual de Resíduos Sólidos. O oxirredução é um processo de tratamento que deixa inerte a totalidade dos resíduos sólidos processados, sem liberar gases (fumaça) ou efluentes (chorume).

Sem arte

A Assembleia Legislativa manteve veto do governador atual a projeto que visava regulamentar a concessão do Selo Arte aos produtos artesanais de SC, como já se faz em alguns Estados. A iniciativa foi apontada como “inexequível”, por ser incompatível com o sistema jurídico vigente e inconstitucional, por invadir competência exclusiva do Poder Executivo. Uma pena.

Global

Através de Florianópolis, o Brasil recebe o Fórum Global, evento que reúne uma comunidade internacional de especialistas e profissionais da área de identificação de riscos de desastres. A última edição, em 2020, registrou cerca de 2,6 mil participantes de 179 países. Entre os expositores do evento estão Google, Nasa, Tik-Tok, Canada Image Cat, Antecipation Hub, Programa de Resiliência de Cidades e Parceria Digital Barth, entre outros. Representantes da Google e da Nasa também participarão de sessões com a apresentação de temas técnicos com foco em gestão de risco.

Tempos doidos

Muitos brasileiros e alguns catarinenses que estiveram na Conferência Mundial do Clima, no Egito, tiveram que se preocupar com a questão ao conferir o noticiário  sobre SC: caiu uma pequena camada de geada nesta época em São Joaquim. Algo inédito para estes dias.

Vingança

Os ministros "supremos" tupiniquins agora prometem se vingar das contundentes manifestações de hostilidade de que foram alvo em Nova York, recentemente. Querem processar quem os insultou, ignorando que lá sua Corte Suprema, fundada em 4 de março de 1789, garante o direito à livre expressão. O que falta aos nossos "supremos" todos sabem, é ser o exemplo de integridade.

Raça & Negócios

O Atlas dos Pequenos Negócios 2022, do Sebrae, relativo ao quarto trimestre de 2021, revela que 52% de donos de negócio se auto classificavam como negros, que é a soma de pretos e pardos. Nas regiões Norte e Nordeste seu total chega a 84% enquanto em SC e no Rio Grande do Sul, eles são 15%.

O farsante

Foi condenado a cinco anos e quatro dias de reclusão, em regime inicial fechado, um homem acusado de utilizar documentos falsos para alugar imóveis e depois se evadir sem pagar os valores devidos, além de se apropriar de eletrodomésticos e eletrônicos instalados nas residências. A sentença é da 2ª Vara Criminal da Capital. Serve de alerta para os "estrangeiros" que aqui aparecem a procura de imóveis.

Aviação de baixo custo

Mais uma low cost vai começar a operar no Brasil. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acaba de autorizar, a empresa JetSmart Airlines a iniciar suas operações regulares internacionais no país. A empresa sinalizou que deve começar as rotas, no início de dezembro, para a Argentina. Mudanças regulatórias que tornem o mercado nacional mais atrativo e ampliem a concorrência vêm sendo realizadas nos últimos anos pela Agência. O tempo estimado para concessão de autorização para operar, cujo processo levava mais de 200 dias, foi reduzido para aproximadamente 30 dias, a contar do prazo da entrega de toda a documentação necessária pela empresa.

Internacionalização

Foi um evento único comemorar os 30 anos da Fundação Empreender e desta parceria com a Câmara da Alemanha, que trouxe para Santa Catarina o modelo dos Núcleos Setoriais. A Associação Empresaarial de Brusque, junto com as associações de Blumenau e Joinville, foram as pioneiras neste projeto de associativismo, que traz para o diálogo empresas concorrentes. Juntas, elas promovem cursos de capacitação, melhoram a gestão, realizam missões empresariais e trabalham em parceria, fomentando o desenvolvimento do setor. Por essa história, a associação de Brusque foi uma das três contempladas com uma menção honorosa, durante o evento em Joinville.

Acibr: 88 anos

Mais de 400 empresários participaram do jantar em comemoração aos 88 anos da Associação Empresarial de Brusque (Acibr) na noite do dia 21. O evento teve como convidado especial o presidente da Federação das Indústrias de SC, Mário Cézar de Aguiar, que falou aos empresários sobre "Santa Catarina: um estado de oportunidades". Em seus discurso, a presidente da Acibr destacou a importância do associativismo para o crescimento da economia.

Produção de petróleo e gás

A produção de petróleo e gás natural no país registrou um recorde no mês de outubro. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) atualizados, foram 3,24 milhões de barris por dia de petróleo e 148,7 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural. Considerando apenas a produção no pré-sal, houve um aumento de 4,75% na comparação com setembro. Do total nacional registrado em outubro, 75% corresponde ao pré-sal.

Prefeito inovador

O prefeito de Brusque, na manhã do dia 17, foi um dos contemplados com o título Prefeito Inovador 2022, concedido pela Rede Cidade Digital e entregue durante o 5º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, em Balneário Camboriú. Esta é a segunda premiação concedida ao município no mês de novembro. A premiação tem relação com os investimentos em tecnologia na educação do município.

Mercadorias apreeendidas

A operação Black November, da Receita Federal, realizada no camelô do Centro em Brusque dia 18, resultou na apreensão de cerca de R$ 700 mil em mercadorias contrabandeadas. A informação foi repassada pela Receita. O planejamento indicava em torno de R$ 500 mil, mas o valor foi superior ao que projetava a Receita. A ação foi realizada em oito estabelecimentos de Brusque. Vinte servidores da Receita, entre auditores fiscais, analistas tributários e servidores administrativos, participaram da operação. Foram apreendidos smartphones, relógios, caixas de som, perfumpes e outros equipamentos eletrônicos.

Transporte marítimo

Depois de décadas de idas e vindas, Florianópolis vai iniciar, mesmo que experimentalmente, a operação com transporte marítimo de catamarã a partir de dezembro, segundo o prefeito municipal. Inicia com uma embarcação de 250 lugares e, a partir de janeiro, com uma de 400. Será uma operação voltada para passeio nas baias norte e sul, ao largo do Centro da Ilha de SC. Será um importante teste para se implantar o sonhado transporte marítimo, que está sendo trabalhado entre as prefeituras da região e o governo do Estado.

Gol contra

O Sportradar, agência de monitoramento de apostas esportivas em âmbito mundial, identificou, até o mês de outubro deste ano, mais de 130 partidas suspeitas de manipulação de resultado no futebol brasileiro, a maioria em ligas inferiores. Cláusulas confidenciais a impedem de revelar quais partidas apresentaram suspeitas.

Escola militar

Aconteceu uma audiência pública em Urussanga, no Sul do Estado, para discutir a implantação de uma escola cívico-militar no município. Se isso depender de recursos federais, a perspectiva é ruim. O presidente eleito não tem simpatia nenhuma pelo modelo.

Diálogo

A Federação das Indústrias de SC (Fiesc) iniciou diálogo com o governador eleito para tentar dar realismo às suas propostas inseridas na Carta da Indústria, documento que o então candidato recebeu durante a campanha. O encontro aconteceu na sede da entidade. O setor quer ações na infraestrutura, especialmente em transportes, sistema tributário, qualidade da educação, inovação, planejamento de longo prazo para o desenolvimento do Estado, competitividade, internacionalização, ambiente melhor para os negócios e disponibilidade de capital para investimento, além de pautas no campo trabalhista e ambiental.

Conta

Com o quilo da picanha a R$ 60, o presidente eleito precisaria de R$ 155 bilhões para cumprir a promessa de campanha de garantir ao menos um quilo por mês daquela apreciada carne para os brasileiros, calcula um colunista. Mas seria quase o triplo se fosse considerado o preço dela em Florianópolis, de inacreditáveis R$ 159 no supermercado Hippo.

Carestia na Capital

Nos primeiros convites que o governador eleito de SC tem feito para ocupação de cargos na futura administração estadual, os convidados residentes no interior do Estado não tem dito que "sim" de imediato. Querem pensar antes de decidir, não tanto por questões político-partidárias, mas por um motivo especial: o alto custo de vida em Florianópolis e os baixos salários que o governo paga.

Excessos

Algumas categorias profissionais andam se excedendo na busca de direitos. Uma delas é a dos médicos veterinários. Um serviço de banho e tosa de animais de estimação de Balneário Camboriú teve que ir à Justiça, onde obteve liminar, porque o Conselho Regional de Medicina Veterinária o multou por não ter inscrição no órgão e não ter contrato com médico veterinário como responsaável técnico.

Túnel do tempo

A propósito da exclusão de Florianópolis de todas as escalas de transatlânticos de turismo neste verão, por não ter a mínima estrutura para recebê-los, quem não lembra da famosa poita, espécie de grande âncora, comprada em 2006 por R$ 250 mil e fixada ao largo das praias de Canasvieiras e Jurerê, no norte da Ilha de  SC para uso dos navios de turismo com escala pela região? Usada pouquíssimas vezes, foi esquecida. Deve ter afundado e levado junto as boas intenções de sempre. Esse é, ainda, o nível do tratamento "profissional" que o turismo recebe na capital catarinense.

Glória

O atual governador vai terminar seu mandato muito prosa com algumas conquistas recentes de SC. Uma delas, que será anunciada nos próximos dias, aponta o Estado como o primeiro do Brasil em renda per capita.

Premiada

A empresa criadora da técnica de maquiagem ultra resistente, conhecida como Base Blindada, ganhou, o Prêmio Atualidade Cosmética na categoria Maquiagem. Em sua 30ª edição, o evento teve a inscrição de 160 linhas/produtos, as quais foram inscritas por 62 empresas. A brusquense Kohll Beauty, junto com a técnica Pele Blindada, vencedora de uma das principais categorias, concorria com outros cinco produtos na etapa final.

Resultado

A técnica que resultou no produto ganhador foi desenvolvida em 2020 pela influenciadora Natanne Rosa, de Blumenau. A Kohll Beauty busca abranger todas as mulheres brasileiras, aliando tecnologia com altos índices de aprovação aos resultados. "Estamos honradas e felizes com esse resultado, nossa marca procura abranger pessoas por todo o Brasil e de todos os tipos de pele, nos inspiramos em nossos clientes, e ficamos muitos satisfeitas em receber um retorno tão bem", segundo Helo Bertolini fundadora da marca