domingo, 18 de setembro de 2022

ECONOMIA & NEGÓCIOS

 Havan em Natal

A Havan está inaugurando a megaloja em Natal, a primeira no Rio Grande do Norte. Filial de número 174, com 14 mil m2 de área construída e investimento de R$ 45 milhões. Foram mais de 50 mil currículos recebidos para 200 vagas de empregos diretos. A nova loja conta com praça de alimentação, estacionamento gratuito, ambiente climatizado, mais de 350 mil produtos e conta também com a Estátua da Liberdade, grande símbolo que representa a empresa. O objetivo é oferecer uma experiência única a todas as pessoas que vierem visitar a nova loja. A megaloja está localizada na avenida Dão Silveira nº 6000, às margens da BR-101. O funcionamento será diário, inclusive aos sábados e domingos, das 9h às 22h. Fundada em Brusque (SC) em 1986 está presente em 23 estados e no Distrito Federal. Os mais de 350 mil itens, 95% são produtos nacionais. A Havan conta com 22 mil colaboradores, os quais 75% são mulheres e mais de 120 mil empregos indiretos. Possui um dos maiores e mais tecnológicos Centros de Distribuição do Brasil, situado em Barra Velha (SC).

Inflação oficial cai

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, inflação oficial do país) registrou queda de 0,36% em agosto, após recuo de 0,68% em julho, quando a taxa foi a menor desde o início da pesquisa, em janeiro de 1980. Com isso, a inflação acumula alta de 4,39% no ano e de 8,73% em 12 meses. Os dados foram divulgados pelo IBGE. A desaceleração na deflação foi influenciada pela tarifa da energia elétrica e pelos preços dos combustíveis.

NYFW

A empresária Helo Bertolini, de Brusque, esteve em Nova York acompanhando a semana da moda, porque sua marca, a Kohll Beauty, foi uma das parceiras do evento. Recebeu um convite irrecusável: assumir o assento de Doja Cat na primeira fila do desfile da grife A’kai Littlejohn, no Hotel 50 Bewery. O convite para assistir o desfile partiu de Marcello Costa, brasileiro que é diretor de beleza do evento e de outras importantes semanas de moda mundo afora. Além A’kai Littlejohn, outros três desfiles do NYFW ocorrem com a beleza assinada pela Kohl Beauty, empresa lançada há um ano em SC e que já mira alvos estratégicos para firmar seu posicionamento: representar a beleza brasileira em todo o mundo.

Escola da costura

A noite de quinta-feira (15), foi especial para 73 alunos e alunas da Escola de Costura, projeto da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), que concluíram o curso e receberam a entrega dos certificados. A solenidade de formatura ocorreu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Sintrivest) e reuniu familiares e amigos dos alunos, diretores da AmpeBr, parceiros do projeto e convidados. Com isso, a Escola da Costura já formou 525 pessoas, que encerram a capacitação aptas para o mercado de trabalho, sendo que 80% delas já estão atuando no setor, seja em empresas ou abrindo o próprio negócio. Ao todo 90 novos alunos iniciaram a capacitação na sede da entidade no mês de julho e 73 concluíram agora, demonstrando a boa intenção ao mesmo. Entre os alunos, 17 haitianos concluíram a capacitação, demonstrando a força de vontade e de apreender, que supera qualquer limitação, como a língua, por exemplo.

Ministra presidente

Que a ministra “suprema” Rosa Weber, finalmente, a mulher certa, no lugar certo, na hora certa. O brasileiro de bom senso quer um STF cumprindo seu verdadeiro papel, o de guardião da Constituição. Se não der entrevistas e se pronunciar somente nos autos ou durante as sessões, cumprirá o papel que tanto se espera dela.

Eco-ansiedade

Pesquisa respondida anonimamente por 250 estudantes de graduação em Ciências Biológicas, em março deste ano, coordenada pela UFSC e outras cinco universidades federais, identificou um alto número deles afetados pelo medo do colapso ambiental, conhecido como “eco-ansiedade” ou “luto ecológico”. Esse sentimento é uma nova e crescente fonte de sofrimento mental, que pode afetar particularmente a próxima geração de biólogos conservacionistas, explicam os pesquisadores.

Falsificação grosseira

O banco que autorizou saque com falsificação grosseira de assinatura deve ressarcir cliente. Conforme verificado no processo, o cliente tentou reaver o valor pela via administrativa, mas não teve sucesso. Assim, a instituição bancária foi condenada ao pagamento da reparação por danos materiais no valor de R$ 5 mil em favor de um cliente surpreendido por um saque indevido em conta poupança. Isto porque o valor foi retirado na boca do caixa por um terceiro, mediante falsificação grosseira da assinatura do autor na agência bancária. A sentença é do juiz Fernando Vieira Luiz, do Juizado Especial Cível da Comarca da Capital.

Festa alemã

No último dia 7, feriado nacional, a loja Fort Atacadista de São Bento do Sul sediou um “esquenta” para uma das festas típicas mais tradicionais do Planalto Norte catarinense, a Schlachtfest. A festa alemã, em sua origem no sul da Alemanha, e significa “festa das carnes”. Na véspera, a loja do Fort proporcionou aos clientes atrações musicais e de danças típicas, além de degustações de comidas e bebidas, como pizzas e chope artesanal. Segundo o gerente da unidade do atacado de São Bento do Sul, iniciativas como essa têm como objetivo “valorizar cada vez mais a cultura e as tradições da comunidade local”.

Melhores e maiores

A Havan garantiu, mais uma vez, espaço na lista de “Melhores e Maiores Empresas” feita pela Revista Exame. Na categoria Atacado/Varejo, a empresa aparece como uma das seis melhores entre as 400 marcas do setor. Em 2021, a varejista ficou na 27ª posição, subindo 21 posições em um ano. O prêmio, considerado  o mais tradicional e prestigiado de negócios da economia brasileira avaliou as empresas que apresentam maior crescimento em indicadores financeiros e em práticas sociais, ambientais e de governança no ano de 2021. O dono da Havan diz que é um orgulho receber esse reconhecimento. É uma conquista de todos os 22 mil colaboradores.

Tecnologias de ponta

A indústria brasileira sabe que ser líder mundial em alguma tecnologia requer pesquisa e capital. Assim, tem conseguido alguns destaques, eventualmente com a participação de empresas de SC. É nessa linha que a Tupy, de Joinville, um dos players globais de peças ao setor automotivo, e o Senai-SC organizaram dia 15, um evento sobre rotas tecnológicas com discussões sobre manufatura aditiva, economia circular e captura de carbono. O evento reuniu 15 dos 26 institutos Senai de Inovação do Brasil, dos quais três são em SC. O desafio foi identificar tecnologias voltadas a essas três áreas estratégicas para a indústria e a preservação do clima no planeta.

Sem judicializar

Sai de cena o advogado que só ajuiza causa, entre em cena o advogado capacitado e dotado de habilidades para gerir e resolver conflitos dos clientes. A Mediação é utilizada há décadas nos EUA e em diversos outros países com muito sucesso, onde se tem a cultura de resolver conflitos em tempo recorde. Já no Brasil, ainda prevalece a cultura da judicialização, mesmo com a Lei da Mediação em vigor e o CPC tendo a instituído como etapa obrigatória no processo judicial. Por aqui, os cursos de Direito não preparam o advogado para essa nova cultura. Por isso, a nossa proposta é justamente  conferir novas habilidades ao advogado, capacitando-o para a obtenção de resultados para o cliente, mediante a Mediação. É mais rápido e eficaz.

Schumann: 25 anos

Presente em 70 municípios diferentes pelo Sul do Brasil e com mais de 90 lojas distribuídas por Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, a Schumann Móveis e Eletrodomésticos está novamente entre as mais lembradas na categoiria loja de eletrodomésticos pelos catarinenses da região Oeste. Para seguir no topo pelos próximos anos, a empresa aposta em novas oportunidades de negócio e, principalmente, em inovação, para continuar construindo o sonho de tornar a vida das famílias mais prática e completa. Fundada há 25 anos, a empresa está atenta às mudanças tecnológicas e às principais tendências globais. Mesmo sendo uma marca consolidada no segmento de móveis e eletrodomésticos, a Schumann reconhece que mudanças podem proporcionar crescimento.

Made in Brazil

Apaixonados em aviação bem puderam reconhecer o Legacy 600, fabricado pela Embraer, no primeiro voo do rei Charles III. O jato, procedente da Escócia, pertence a Daniel Levy, proproetário do Tottenham Hotspur - time de futebol de Londres, e que realiza a locação da aeronave para a família real britânica. O avião foi usado pela primeira vez numa viagem oficial para a Alemanha, quando a rainha Elizabeth e principe Philip visitaram campos de concentração nazista e tiveram encontros com sobreviventes do Holocausto.

Arte brasileira

O conhecido muralista brasileiro Eduardo Kobra, 47 anos, finalizou um novo mural de 24 metros de comprimento por 14 metros de altura (336 m2) em uma das fachadas da ONU, em Nova York. O mural surge em um momento importantíssimo, já que de 19 a 26 de setembro acontece na Organização das Nações Unidas a Semana de Alto Nível da 77ª Assembleia Geral, a primeira totalmente presencial desde o início da epidemia do Covid-19. Sob o tema "Um Momento Divisor de Águas: Soluções Transformadoras para Desafios Interligados", representantes de 193 países, a maioria líderes mundiais, vão discutir questões como a reconstrução pós-Covid, Guerra na Ucrânia, desenvolvimento sustentável e direitos humanos.

Segurança jurídica

De todas as decisões proferidas pelo Tribunal de Justiça de SC nos oito primeiros meses deste ano, 93,3% foram confirmadas pelo STJ e pelo STF. Significa, sobretudo, uma invejável qualidade dos julgamentos aqui realizados e uma consequente segurança jurídica, em todos os sentidos. Do total de 7,5 mil decisões apreciadas pelos tribunais superiores no período, 7 mil foram mantidas e apenas 502 foram reformadas.

Reflexão

Sábia reflexão do escritor Deonísio da Silva: "A maioria dos políticos está mais distante das pessoas comuns do que as assombrações. Cercados de seguranças, dentro de jatos particulares ou de carros blindados, os candidatos são muito diferentes do povo que dizem representar e em cujo nome querem governar. Mas todos querem o voto das pessoas comuns, pois elas são a maioria".

Novo polo de feiras

O lançamento da Exposuper 2023, convenção e feiras da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) no Expocentro Balneário Camboriú é mais um voto de confiança de que a bela e moderna cidade do litoral de SC, além de praias e arranha-céus, entrou forte este ano no turismo de eventos. Tanto o presidente da Acats, quanto o presidente do conselho da entidade e o prefeito da cidade ressaltaram o maior espaço do Expocentro Julio Tedesco, ampla rede de hoteis e restaurantes, atrativo turísticos, a rodovia duplicada da BR-101 e a proximidade de três aeroportos: Navegantes, Florianópolis e Joinville. A migração da Fenin Fashion e de uma nova edição da Móvel Brasil para o espaço mostra o potencial do novo centro de eventos, que segundo o idealizador do projeto em 1989, abriu com 30 anos de atraso.

Posicionamento

Antes discreta e reclusa na hora de emitir sua opinião em público, Andreia Benvenutti Hang passou a mudar sua postura nas redes sociais e dado seu tom. Desde que o STF bloqueou as contas de Luciano Hang no Instagram e Twitter, uma movimentação interna na Havan buscou outros meios para continuar repercutindo as publicações da rede social do empresário. Com a voz ativa, Andréia passou rapidamente a assumir mais de 10 mil seguidores em sua conta no Instagram. As publicações recorrentes são de repúdio à conduta do STF em relação aos bloqueios de Luciano Hang e outras pautas políticas de apoio aos candidatos Jair Bolsonaro e Jorge Seif - sem mencionar Jorginho Melo, candidato na mesma chapa e que concorre ao governo de SC.

Censo 2022

Os recenseadores do IBGE de Brusque estão em campo realizando a pesquisa do Censo Demográfico 2022 desde o começo de agosto. Trata-se da 9ª edição do Censo, que historicamente realiza o trabalho a cada dez anos, desde 1940. De acordo com o IBGE de Brusque, notícias falsas vêm atrapalhando os trabalhos recentemente. A agência local informou que histórias alarmantes compartilhadas pelo WhatsApp apareceram nas últimas semanas. Uma das imagens teria relacionado o trabalho dos recenseadores com pesquisas políticas, o que é falso. O IBGE esclarece que os recenseadores nunca, em hipótese alguma, estão autorizados a realizar pesquisas de intenção de voto ou outros levantamentos relacionados às eleições.

Fairtec 2022

A Feira Tecnológica da Construção Civil (Fairtec) de 2022 reuniu mais de 80 expositores de 8 a 11 setembro, no pavilhão de eventos  em Brusque e atraiu um grande público, que pôde conferir de perto, todas as novidades trazidas para a feira. Mais de 15 mil pessoas circularam pelos corredores da feira, que transformou o pavilhão em um cenário repleto de soluções voltadas ao setor da construção civil, mobiliário, decoração, além de lançamentos imobiliários e tecnologia em produtos e equipamentos. A próxima Fairtex deve ser realizada, excepcionalmente em 2023. É sempre realizada a cada dois anos, porém há possibilidade de realizar uma nova edição no próximo ano.

Parceria de sucesso

Sócias no trabalho e no amor, Leila Pinheiro e Angela de Azambuja Monguilhott recém comemoraram os 11 anos de sucesso do Boteco Zé Mané, tradicional reduto de culinária mané e música brasileira na via gastronômica de Coqueiros, em Florianópolis, e uma das casas precursoras na região em valorizar a comida de boteco. A dupla, com ampla bagagem em gastronomia e entretenimento, também comanda outras duas operações de sucesso: a cervejatia Beer and Pork e a Na Brasa Costelaria, todas em Coqueiros.

Nossos bilionários

Saiu mais um ranking 2022 de bilionários brasileiros, que são 284. Mas o que chama a atenção na lista da Forbes Brasil é SC, que depois de São Paulo, com 113, tem 38, dos quais 29 são acionistas da multinacional de energia WEG, com sede em Jaraguá do Sul e onde boa parte deles vive. Bilionários, de fato, e discretíssimos, diga-se: ao contrário dos autointitulados e mais que exibidos "trilionários" de araque de certa cidade sulina catarinense.

Cooperativismo

Informação do Banco Central: mais de 75% (270 mil) dos 362 mil habitantes de Blumenau são associados de cooperativas de crédito. Assim, pode ser considerada líder nacional no quesito. Para comparação: na cidade de São Paulo são 192 mil. Tanta união dos negócios estimula o empreendedorismo e a educação, resultando no desenvolvimento econômico e social, que gera trabalho e renda para toda a comunidade.

Nepotismo no Sistema S

Em um amplo acompanhamento para avaliar unidades do Sistema S em todo o país, o Tribunal de Contas da União encontrou inúmeras irregularidades, como a constatação de empresas de dirigentes ou funcionários das entidades (102 casos) e nepotismo (1.370). No primeiro caso foram cientificados, para tomada de providências imediatas, o Senac, Sesi e Senai de SC. No Sesc, especialmente, há casos históricos de nepotismo, de décadas sob comando dos mesmos dirigentes. Conforme orçamentos aprovados para o exercício de 2020, o Sistema S tem R$ 32,4 bilhões de recursos para este ano, dos quais R$ 22,7 bilhões (70%) advindos de contribuições compulsórias.

Barragem de Botuverá

A abertura dos envelopes para licitação de construção da barragem de Botuverá foi prorrogada para 5 de outubro. A informação foi divulgada pela Cia. Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Anteriormente, a autarquia do governo de SC havia divulgado que as propostas seriam abertas dia 8 de setembro. O motivo para a prorrogação da data, segundo a Casan, foi em virtude de várias solicitações de informações e esclarecimentos sobre o processo licitatório que precisam ser respondidos pela empresa.

Dispensa

Mais um cancro burocrático é eliminado em SC. Recomendada pelo MP-SC, a Celesc está deixando de exigir reconhecimento de firma na troca de titularidade em contas de energia elétrica. Perguntar não ofende: em que tal estúpida exigência dava mais ou menos credibilidade à operação? A Celesc ia (ou vai) verificar se aquele reconhecimento era (ou é) não autêntico?

Cerveja (1)

O Brazilian Beer Project tem lançamento em setembro deste ano com o objetivo de unir cervejarias de todo o país para produzir rótulos de cervejas brasileiras para fomentar a produção de cervejas com insumos e ingredientes nacionais. A iniciativa do Schience ou Beer Institute é destinada a cervejarias de SC devidamente registradas no Mapa que desejam se unir aos jurados e juradas da 3ª edição do concurso Brasil Beer Cup. O selo e identidade do projeto poderão ser utilizados pelas marcas participantes que irão produzir cervejas colaborativas com diversos profissionais nacionais e internacionais do segmento da cerveja. Além disso, as cervejarias que aderirem ao projeto terão isenção de inscrição da cerveja no Brasil Beer Cup 2023.

Cerveja (2)

O projeto é conjunto à edição inédita da categoria Brazilian Beer na edição do concurso de 2022, que se integra ao estilo Catharina Sour para promover e incentivar a produção e comercialização de estilos brasileiros. Segundo a diretora do concurso, Amanda Reitenbach, diz que está animada com a perspectiva do projeto: "Trazer mais uma inovação que dê destaque para o mercado nacional faz parte do escopo do Brasil Beer Cup, e temos certeza que estamos dando mais um passo na construção de uma cultura cervejeira com a cara do Brasil através da valorização de nossas frutas, ervas e madeiras".