domingo, 22 de setembro de 2013

DEFINIÇÕES

Entenda a diferença entre mediação, conciliação e arbitragem. Mediação – é uma forma de solução de conflitos em que um terceiro neutro e imparcial auxilia as partes; Conciliação – é uma forma de solução de conflitos em que as partes, por meio da ação de um terceiro, o conciliador, chegam a um acordo, solucionando a controvérsia; Arbitragem – é uma forma de solução de conflitos em que as partes elegem um terceiro, árbitro ou o Tribunal Arbitral, para resolver a controvérsia.

CARMONA

 Dr. Carlos Alberto Carmona, professor de Direito Civil na USP/SP, autor de várias obras sobre Arbitragem, coautor da Lei 9307/96 (Lei da Arbitragem no Brasil), estará em Joinville (SC) nesta segunda-feira (23) proporcionando a “aula magna” no 3º Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Santa Catarina (Secmasc). É uma grande oportunidade para advogados, acadêmicos de direito, administradores, contadores, economistas, corretores de imóveis, síndicos, empresários, ouvir Dr. Carmona falar sobre a Arbitragem dentro da economia nacional. As inscrições para este Seminário poderão ser feitas no dia abertura, na Sociesc, a partir das 14,30 horas. O Seminário termina dia 24, às 18,30 horas.

MAIS EMPREGOS

O Brasil criou 127,6 mil novos empregos com carteira assinada no mês de agosto, segundo dados do Sine/Caged, totalizando 1,07 milhão no acumulado de novas contratações este ano de 2013. Em Santa Catarina foram gerados 8,6 mil novos empregos no mês e um acumulado de 75,4 mil neste ano. Brusque gerou 288 empregos formais em agosto, totalizando 2.469 no período de oito meses (janeiro a agosto). Joinville com (+7.032), Blumenau (+5.958) e Itajaí (+4.026) são as cidades que mais geram empregos em SC neste ano.

ESPN DIVULGA CACR

O canal de televisão ESPN, através do programa “Loucos por futebol”, divulgou no sábado (14) e com reprise domingo (15), o centenário do Clube Atlético Carlos Renaux, de Brusque, com direito ao hino do Sport Club Brusquense, nome original do clube. Foi uma divulgação gratuita para Brusque, porque os homens, digo, os loucos por futebol divulgaram a cidade e o clube, que naquele dia (14) estava completando 100 anos de existência.

CATARINA MODA SHOPPING

Atualmente Brusque é o segundo maior polo têxtil do Brasil, concentrando 15,49% da produção nacional. O setor têxtil e de vestuário é o que mais emprega dentre as atividades industriais no Vale do Itajaí. Neste cenário, o Catarina Shopping se firmou como referência em shopping atacadista no Estado e está completando três anos de atividades. Com 116 marcas à pronta entrega, recebe semanalmente mais de 800 clientes lojistas, vindos de todas as partes do país. Hoje os clientes preferem Brusque, local mais seguro para suas compras. É o único shopping da região com um hotel. Conta com 180 leitos oferecidos gratuitamente aos clientes. O Catarina Hotel fica anexo ao empreendimento, proporcionando conforto e comodidade aos lojistas clientes. O shopping gera em torno de 400 empregos diretos.

LOGÍSTICA

Dados da Federação das Indústrias de SC confirmam que custa mais caro transportar um contêiner do Oeste de Santa Catarina ao Porto de Itajaí do que este mesmo contêiner para os EUA. Esses e outros temas ligados ao transporte de cargas e logística foram abordados na 6ª edição da Sul Trade Summit, que aconteceu entre 11 e 13 deste mês, em Itajaí.

MERCEDES-BENZ

A Mercedes-Benz ratificou a decisão de construir uma fábrica no Brasil. No jornal alemão Stuttgarter Zeitumg, o CEO da Daimler, grupo que controla a marca, informa que a empresa possui os produtos certos para competir no mercado brasileiro. O presidente da Mercedes-Bez confirmou à imprensa durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, que Santa Catarina e São Paulo são os Estados mais adiantados na negociação. A decisão será anunciada ainda neste ano.

NOITE DA MODA

A conferência “O negócio da moda” com o produtor Paulo Borges, um dos principais nomes da moda do Brasil, marcou o bate-papo com empresários da região na noite do dia 19, em Brusque. Segundo Borges, que é o criador do São Paulo Fashion Week, Brusque é um polo reconhecido no país e tem muito a ensinar. Destacou que moda é roupa. A moda tem que trazer espírito, criatividade, emoção, desejo, e isso a roupa não precisa ter. A roupa é trabalhada do ponto de vista prático, já a moda é surpresa, mudança, exclusividade e criatividade.

AZAMBUJA

O hospital de Azambuja reinaugurou as alas materno-infantil e pediatria, que nos últimos dois meses passou por ampla reforma, totalizando investimentos próprios de R$ 60 mil. Os pacientes passarão a contar com um ambiente agradável, limpo e seguro.  O espaço recebeu o nome da irmã Isaura Cartesi, que há 19 anos trabalha no Hospital em Brusque e tem 53 anos de dedicação à saúde em sua vida profissional.

NO NY TIMES

O império que o empresário Luciano Hang está construindo com a Havan foi tema de uma reportagem publicada no jornal New York Times. Citando Hang como um “magnata” que está abrindo lojas a cada 15 dias em diferentes cantos do País, o jornal diz que a estratégia de Hang, de incentivos ao consumo, é uma forma de reavivar a economia do Brasil.

NOTÍCIAS DE VICENTE SÓ

A Sociedade Amigos de Brusque (SAB), conhecida como Casa de Brusque, fez o lançamento da edição de nº 60 da Revista Vicente Só, em edição comemorativa ao centenário do Clube Atlético Carlos Renaux. Estudiosos, historiadores e jornalistas resgatam a história do vovô do futebol catarinense. Edição que recomendamos adquirir e guardar para a história.

MAIS FELIZ

O Relatório Mundial da Felicidade 2013, publicado pela ONU, mostra como o bem-estar deve ser um componente importante na medida do desenvolvimento econômico e social do planeta. Coloca a Dinamarca como o país mais feliz do mundo, seguido da Noruega. Os nórdicos foram os campeões e mantiveram a liderança do ano passado. O Brasil, em 24º lugar, superou a França (25º) e a Alemanha (26º).

COSMÉTICOS PROIBIDOS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comércio e uso, em todo o território nacional, de uma série de produtos do mercado erótico. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União e está em vigor.

ELEVAÇÃO DA COMARCA

Mais uma vez foi adiada a decisão do Tribunal de Justiça (TJ/SC) sobre a elevação da Comarca de Brusque para entrância especial. O pleito é antigo, principalmente da classe da advocacia. Na prática, a alteração de entrância permite que juízes que buscam ascensão na carreira, chegando ao próprio Tribunal de Justiça, permaneçam mais tempo na comarca. Atualmente, Brusque possui entrância final, o que faz com que haja rotatividade frequente de magistrados.

RIO ITAJAÍ-MIRIM

O Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan) realizou audiência pública para apresentação do estudo de concepção do projeto de Recuperação das Margens do Rio Itajaí-Mirim. O objetivo deste trabalho e servir de base para a montagem de projetos específicos de ações de contenção e revitalização das margens do rio, em função dos problemas de deslizamentos causados pelas enxurradas e enchentes.

CASAIS INTELIGENTES

Gustavo Cerbasi, autor do livro “Casais inteligentes enriquecem juntos”, que deu origem ao filme “Até que a sorte nos separe”, estará em Brusque para a palestra “Como conquistar e manter sua independência financeira”. O evento acontece dia 15 de outubro, às 19,30 hs na Sociedade Esportiva Bandeira. A palestra é promovida pela CDL.

PLANOS DE SAÚDE

A população de Brusque tem mais duas opções na área de assistência médica. O município já conta com os serviços da Unimed desde 1996, agora conta também com a atuação da União Saúde e Agemed.

BUETTNER

Enquanto funcionários do setor de produção da Buettner, em Brusque, tiveram os salários pagos, o setor administrativo apela ao Ministério Público do Trabalho. Após ameaças de greve e denúncias ao MPT, a totalidade dos salários de agosto foi paga dia 12. No entanto, funcionários do setor administrativo estão com seus vencimentos em atraso e estão requerendo seus direitos na Justiça. A empresa é companhia aberta, com ações na Bolsa de Valores. Atualmente cumpre processo de recuperação judicial.

ADRVALE

John Siever, ex-dirigente do PDT catarinense afirma ter recebido salário por serviços partidários de uma ONG brusquense (ADRVALE), contratada pelo Ministério do Trabalho. O suposto esquema irregular de pagamento ocorreu em 2008 e durou pelo menos seis meses. A denúncia foi feita em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, na última semana, quando afirma que o esquema foi montado pelo atual Ministro do Trabalho, Manoel Dias. Os pagamentos eram feitos pela ONG, com sede em Brusque. Na época, a entidade firmou seis convênios com o Ministério, na gestão de Carlos Lupi, também do PDT, recebendo R$ 11,3 milhões para qualificação profissional. Segundo o Portal da Transparência do governo, os recursos do Ministério do Trabalho foram liberados para a ADRVALE entre 2007 e 2012. O consultor da ONG brusquense, na época da fundação, era o ex-prefeito de Brusque, Danilo Moritz.

DEPÓSITOS ANTIGOS

O rendimento da antiga caderneta de poupança, de quem aplicou grana antes de 4 de maio de 2012, supera, pela primeira vez em cinco meses, a inflação oficial medida no país.
CUSTOS
Lojistas de tamanho médio, estabelecidos em shopping centers, arcam com custos mais elevados de energia, mão de obra, aluguel e condomínio. Estes são itens de custos fixos, com acréscimo anual acima da inflação. Além disso, a concorrência aumenta e a margem de rentabilidade fica reduzida. Isso obriga a demitir os trabalhadores de salários mais altos. Isso explica, também, a saída e a mudança de lojas nos shoppings.

TV POR ASSINATURA

SC tem 611 mil assinantes de TV por assinatura, ou seja, de cada 10 domicílios, três já tem o serviço. Mas a qualidade não é lá essas coisas. As operadoras estão entre as que têm maiores queixas dos clientes.

CRISE NA ESPANHA

Sem dinheiro para bancar altos custos, proprietários vendem animais que já valeram uma fortuna por 150 euros. A carne é exportada para toda Europa, principalmente para a França e a Itália.

MODOS DE PAGAMENTO

A venda com cheques é mínima e se reduziu drasticamente. Atualmente, não representa mais do que 10% dos negócios. Há dez anos, essa modalidade de pagamento participava com 60% do total das transações. Hoje, o cartão (débito e crédito) é que participa com 60% do volume.

MAIORES DO SUL

A revista Amanhã divulgou o ranking das 500 maiores empresas do Sul. O grupo gaúcho Gerdau lidera a lista, seguida da BRF Brasil Foods, de Itajaí e da Bunge Alimentos, cuja sede fiscal permanece em Gaspar. Das 500 maiores do Sul, 18 são de Joinville, 17 de Florianópolis e 10 de Blumenau. Brusque e Itajaí têm três cada uma e Gaspar, duas.

SMITH

O grupo gaúcho Smith Co está anunciando para novembro o início das obras do seu shopping em Itajaí, com 216 lojas e investimentos de R$ 200 milhões. Será focado nas vendas para as classes B e C e terá bandeira ParkCity.

RECUO DA ECONOMIA

Após forte crescimento de abril a junho, a economia brasileira começou o terceiro trimestre em queda. O forte aumento das vendas do comércio em julho não compensou o fraco desempenho da indústria e da agricultura, o que provocou uma queda no PIB, segundo estimativa do Banco Central. A queda da atividade econômica em julho foi espalhada e liderada pela indústria, informa o relatório do Itaú. Em agosto, o banco calcula que houve nova queda da produção.

LIXO

A Receita Federal apreendeu, no Complexo Portuário de Itajaí, a maior carga de vidros contaminados já retida no país. As 353 toneladas do material, contendo chumbo estavam em 15 contêineres vindos dos EUA. O carregamento de lixo chegou ao terminal da Portonave, em Navegantes, com a descrição de resíduos de vidro. Ao abrir um dos contêineres e enviar parte do material para análise, ficou especificado que se tratava de vidros de tubos de raios catódicos, que são usados em televisores antigos. Material que contenha chumbo é proibido no Brasil.

CAMINHÕES

Sinotruk é a terceira maior montadora de caminhões do mundo, a maior da China e, pelo que parece, está decidida a instalar uma unidade em Lages (SC). O acordo prevê a criação da joint-venure Sinotruk Brasil Indústria de Veículos, com a participação da importadora Elecsonic, que foi habilitada no Inova-Auto, da CNHTC, Cotia Trading e o governo do Estado, por meio da SC Par. O projeto prevê a abertura de 400 empregos diretos e mais 2 mil indiretos, formados por empresas que produzirão peças para a montadora.

GESTÃO DE PESSOAS

Colaboradores de cinco empresas instaladas em Joinville têm motivos de sobra para estarem satisfeitos com o lugar onde trabalham. Pelo menos é o que indica o resultado da 17ª edição do ranking As Melhores Empresas para Trabalhar, realizada pelas revistas Exame e Você S/A. Das 155 companhias que mais investem na motivação e no reconhecimento de seus funcionários, estão nomes como Embraco, Tigre, Whirlpool, Fundação Pró-Rim e Selbetti. Dudalina, de Blumenau e Intelbrás, de São José, completam o time catarinense na lista nacional.

AÇÕES INDENIZATÓRIAS

Um grupo de minoritários da petroleira OGX em Santa Catarina decidiu entrar com ações indenizatórias contra a empresa e seu controlador, Eike Batista, ex-diretores e possivelmente contra a CVM. As ações devem ser ajuizadas entre 60 e 90 dias. Uma das principais bases dos argumentos é a política de divulgação da OGX. Entre abril de 2009 e maio de 2012, a empresa enviou 55 fatos relevantes ao mercado com informações otimistas sobre o campo de Tubarão Azul, na Bacia de Campos, justamente a área que a empresa abandonaria em julho por não ser viável comercialmente. A cada fato relevante, as ações subiam.

GÁS NATURAL (1)

Nunca o Estado consumiu tanto gás natural como em agosto, segundo a SCGás. No mês passado foram distribuídos 59,9 milhões de metros cúbicos. Isso equivale a 1,9 milhão de metros cúbicos por dia. O contrato de fornecimento junto à Petrobrás autoriza a venda de 2 milhões de metros cúbicos diários. Se passar de 2,1 milhões, a empresa é multada.

GÁS NATURAL (2)

Os números refletem a situação do esgotamento da oferta de gás natural em Santa Catarina. A SCGás mantém lista de espera de clientes que já possui mais de 60 empresas. A estatal aguarda resposta da Petrobrás para a solicitação formal encaminhada pelos membros do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul, na qual pede-se uma solução para o aumento do suprimento para o Sul do Brasil.

SELO DE QUALIDADE

O Angeloni é a primeira rede catarinense de supermercados a comercializar cestas básicas com selo de qualidade do Inmetro. A certificação, cujo processo começou em novembro do ano passado, atesta que todas as normas de segurança alimentar e padrões sanitários e nutricionais, desde a escolha das matérias-primas até o armazenamento final, determinados pelo governo federal, são obedecidos pela empresa. O Angeloni tem 23 lojas em Santa Catarina e outras quatro no Paraná.

VAGAS EXISTEM

Só não trabalha quem não quer. Vagas existem por todos os cantos de Brusque. Algumas até bem chamativas: “contratamos pessoas dispostas a trabalhar”.

PARA REFLETIR

A dor – emocional, física, mental – traz uma mensagem: “Sua vida seria mais animada se você fizesse mais isso” e “Seu amor seria mais amável se você fizesse menos isso”. Deixe falar a sua dor. Siga seu conselho, e você se curará.