domingo, 5 de maio de 2013



METALÚRGICA SIEMSEN

Dia 25 de abril de 2013 a Metalúrgica Siemsen, de Brusque, completou 50 anos de atividades, marcado de muitos desafios e vitórias, conquistadas graças ao apoio que tem recebido de clientes e fornecedores, e em especial, dos colaboradores que ajudaram a construir a história da empresa. A Siemsen agora encontra-se em novo local, em Brusque, na Rodovia Ivo Sil


HAITIANOS EM BRUSQUE

O apagão de mão de obra continua prejudicando várias indústrias de Santa Catarina. Em Brusque, não é diferente. O grupo Fischer está oferecendo 400 vagas. A partir da última semana, começou a admitir trabalhadores vindos do Haiti. Um deles tem formação universitária e a esposa é professora. Estão chegando todos legalizados e se a experiência der certo, outros virão.

MERCEDES-BENZ EM JOINVILLE

Técnicos da Mercedes-Benz estiveram em Joinville conversando com o atual prefeito municipal. Foi a primeira conversa formal. Os alemães conheceram a infraestrutura e logística do município e da região. Também colheram informações sobre outros  aspectos de Joinville, a cidade mais industrializada do Estado. O objetivo da empresa é construir nova fábrica no Brasil.

SEGURO-DESEMPREGO (1)

O fenômeno registrado no Oeste, se repete em outros municípios de Santa Catarina. Em Chapecó, por exemplo, tem hoje mais de 5 mil vagas abertas em diferentes áreas e tem mais de 8 mil trabalhadores recebendo seguro-desemprego. Alguma coisa está errada no sistema.

SEGURO-DESEMPREGO (2)

Ou o Brasil acaba com o seguro-desemprego ou o seguro-desemprego acaba com o Brasil.

TINTA NO RIO

Dia 1º de Maio (feriado) foi dia de interrupção da captação de água por parte do Samae, em Brusque, devido a grande quantidade de produtos químicos coloridos que foram despejados pela madrugada no Rio Itajaí-Mirim, próximo da estação de captação. Mais um crime ambiental registrado em pleno feriado nacional, prejudicando toda a população brusquense que se utiliza desta mesma água para sua sobrevivência.

TROFÉU 100 ANOS

O campeão catarinense de futebol deste ano receberá o troféu 100 anos do vovô do futebol catarinense, o Clube Atlético Carlos Renaux, de Brusque. A Renauxview patrocinou o troféu. Já está exposto na mídia do Estado. Enquanto isso, continuam os preparativos para o centenário do clube no mês de setembro deste ano.

NA MIRA DO LEÃO

A Receita Federal já identificou pelo menos 21 mil fraudes em órgãos públicos. Esse tipo de desvio é quando o encarregado de declarar o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) aumenta o valor beneficiando laranjas, funcionários inexistentes ou familiares. A fraude é identificada com frequência em alguns Estados e municípios. Os responsáveis, além de ter que pagar a correção dos valores e a aplicação de juros e multa sobre o montante, devem responder criminalmente por falsidade ideológica e formação de quadrilha, entre outras punições.  

HOSPITAIS

A situação do Hospital de Azambuja, em Brusque, não é um caso isolado e que várias instituições de saúde passam pela mesma situação na região, como os hospitais de Balneário Camboriú, Itajaí, Camboriú e Tijucas, e críticas não faltam à saúde. O governo estadual não quer nem saber do problema dos hospitais. O governador nem sabe onde é Brusque. Estão até sugerindo que se faça um novo mapa para indicar ao governador como se chega a Brusque.

TRABALHADOR QUE VIU A CLT NASCER

A reportagem sobre os 70 anos da CLT publicada na edição da revista Exame traz um personagem conhecido dos catarinenses. O gerente de vendas da Renauxview, de Brusque, Walter Orthmann, ilustra com destaque as duas primeiras páginas do texto, que traça um paralelo da história da CLT com a evolução da carreira dele. Tamanha a visibilidade, claro, só foi possível graças aos 75 anos de trabalho na mesma empresa, completados este ano. Testemunhou a chegada da CLT e viu o quanto ficou estagnada nos dias de hoje.

TROCA DE INFORME

O INSS irá intensificar os trabalhos e dar prioridade aos pedidos de correção do informe de rendimentos dos aposentados que receberam atrasados em 2012 e tiveram desconto a mais no Imposto de Renda. Esses casos terão tratamento especial “para que o segurado não tenha problemas depois na restituição com a Receita”.

PONTE VIDAL RAMOS (1)

Extraímos do Jornal O Tempo, de Itajaí, o texto abaixo, ilustrado pelo nosso conhecido, João José Leal, colaborador daquele semanário. No dia 21 de novembro de 1905, véspera do grande acontecimento, chegou a Brusque o coronel Pereira Oliveira, governador do Estado. Não sem uma primeira parada gastronômica na casa de um tal Floriano Fischer, nas imediações da divisa com o município de Itajaí. Após uma fatigante viagem, por uma estrada que estava mais para picada, o Governador e sua numerosa comitiva bem que mereciam uma pausa para alimentar o corpo. Imagino que se deliciaram, alguns se empanturraram mesmo, com o farto café colonial servido pelo humilde súdito provinciano. Dali, a comitiva prosseguiu a histórica viagem, diz a imprensa da época que era um séquito com 20 carros, sem especificar se carros de mola, charretes ou se algumas carroças, até a casa de Guilherme Krieger, conhecido como um dos “capitalistas”, um dos líderes políticos da cidade. No local, já estavam formados estudantes dos dois colégios, autoridades e muita gente curiosa para a devida saudação e acolhida à autoridade maior do nosso Estado.

PONTE VIDAL RAMOS (2)

No entanto, era preciso chegar ao destino final. E o séquito, cada vez mais numeroso, continuou rumo ao imponente palacete do Coronel Carlos Renaux, superintendente municipal, espécie de prefeito da época, da então Vila de Brusque. Foi o momento dos eloquentes discursos de boas-vindas e agradecimentos, proferidos do alto da escada da bela mansão que, até sua demolição, despontava altaneira de frente para o largo que, mais tarde, seria transformado na Praça Barão de Schnéeburg. A comunidade sentia-se honrada por tão importantes autoridades de corpo presente, que aqui permaneceriam por três dias prestigiando a terra fundada pelo Barão de Schnéeburg. Oradores e suas entusiásticas palavras, aplausos marcados por gritos de “vivas”, como mandava o costume da época, acordes de um glorioso dobrado executado pela banda musical Irmãos Orthmann e o pipocar do foguetório. Os brusquenses sempre gostaram de música e foguete.

PONTE VIDAL RAMOS (3)

Naquele momento, o estrondo dos fogos projetava nas alturas o incontido sentimento de gratidão, virtude provinciana, por excelência, pela grande obra a ser inaugurada no dia seguinte. Como o périplo governamental não vive apenas de discursos, palmas e música, nada mais natural do que um banquete assentado num cardápio da cozinha alemã – penso que mais especificamente alsaciana – servido às 14 horas, no palacete do Coronel Renaux. Novamente, era preciso alimentar o corpo para fazer frente à programada caminhada pelas principais ruas da cidade que, àquela época, não eram muitas, mas novembro sempre apronta com suas tardes escaldantes. A comunidade brusquense tinha uma forte razão para tanta festa e entusiasmo. Afinal, as autoridades aqui haviam chegado para inaugurar a primeira ponte construída sobre o rio Itajaí-Mirim. Mas isto ficará para uma outra crônica.

AUXÍLIO-DOENÇA SEM PERÍCIA

A Previdência mantém os estudos para elaborar um sistema que, no futuro, vai permitir a concessão do auxílio-doença sem que o segurado tenha que passar por perícia médica. Isso só valerá para determinadas situações, como afastamentos curtos. Porém, não há data para a conclusão dos trabalhos.

INFLAÇÃO

“A inflação vai cair no Brasil”, afirma o atual ministro da Fazenda, Guido Mantega, o ministro das previsões furadas. Uma hora ele deve acertar.

TROCA DE APOSENTADORIA

Levantamento mostra que, dos 81 senadores, 39 se dizem a favor do projeto que permite que o aposentado que continua trabalhando troque o benefício por um novo que inclua as contribuições adicionais ao INSS. Em votação com plenário cheio, seriam necessários 41 votos para aprovação. Além dos que disseram favoráveis, 6 senadores afirmaram que são contra o projeto, 28 não quiseram se manifestar e 8 não responderam. A troca de aposentadoria foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

JOINVILLE SERÁ SEDE

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) já aprovou o nome da cidade de Joinville para sediar o 33º encontro econômico Brasil-Alemanha, em 2015. A vinculação histórica, cultural e econômica do município com o país europeu são fatores decisivos. O município de Joinville vai ser confirmado em maio, no encontro Brasil-Alemanha, a ser realizado em São Paulo.

CBF x GOVERNO

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o governo da presidente Dilma não se entendem. E não é de hoje. Antes da renúncia de Ricardo Teixeira, em março do ano passado, a situação já era ruim. Depois que José Marin assumiu, só piorou. Embora a CBF sempre repita que é uma entidade particular e que não precisa seguir as ordens do Ministério do Esporte, o fato é que sem dinheiro do governo não haveria Copa em 2014. Além disso, muitos clubes devem fortunas em impostos que não foram pagos e não podem posar de independentes diante do poder público. O atual ministro dos Esportes aproveita o momento de vantagem do governo para dar uma enquadrada no futebol. Para renegociar as dívidas, quer que os clubes respeitem limites de gastos e de tamanho dos elencos.

DECLARAÇÃO DO IR

A consulta do extrato da declaração já pode ser feita no portal e-CAC, em www.receita.fazenda.gov.br, da Receita Federal. Para acessá-lo, é preciso utilizar o código de acesso gerado no site ou ter certificado digital. Neste ano, o processamento da declaração leva menos de 48 horas.

NOVO CONTROLE

A americana UnitedHealth pagou R$ 2,87 bilhões pela operadora Amil e deverá fechar o capital da maior empresa privada de saúde do Brasil. Foram três anos de negociação. Com a compra, a companhia americana passou a ser controladora das operações da brasileira, inclusive dos 22 hospitais da empresa.

TRIBUNAL FACILITA

Decisão da Justiça Federal garantiu a concessão do auxílio-doença a segurada do INSS cuja incapacidade para o trabalho começou antes de ela completar o mínimo de 12 meses de contribuições à Previdência. O INSS dá o benefício ao segurado considerado, pela perícia médica, incapacitado parcialmente ao trabalho. Em 2004, a perícia do INSS alegou que a doença era preexistente e negou o benefício. Para a Justiça, a segurada tinha direito ao auxílio, pois a doença começou quando ela já pagava a Previdência.

MAIS ÁLCOOL NA GASOLINA

As medidas anunciadas pelo governo para estimular o setor sucroalcooleiro pretendem “reforçar o etanol” e não há compromisso de redução imediata no preço do combustível. O governo aumentará o porcentual de álcool anidro à gasolina, de 20% para 25%, lembrando que isso é possível porque a produção de etanol  aumentou.

FERROVIAS

Santa Catarina projeta fazer ferrovias com padrão e velocidade de Primeiro Mundo, que permitem trafegar de 80 a 100 quilômetros por hora. Por isso, tanto a Ferrovia do Frango, quanto a Litorânea, serão viáveis economicamente e poderão até levar passageiros. A Ferrovia do Frango será fundamental para escoar o agronegónio, produtos e outros setores como móveis e máquinas e motivará maior diversificação da economia regional. O projeto visa ligar o Litoral até Dionísio Cerqueira.

HERING

A Cia. Hering teve, no primeiro trimestre do ano, uma receita bruta de R$ 454 milhões, aumento de 16% em relação ao mesmo período de 2012. Já o lucro líquido foi de R$ 69,4 milhões no trimestre. A marca Hering Kids registrou aumento de 21,7% nas vendas brutas. Só a rede de roupas para os pequenos já inaugurou 25 lojas em pouco mais de um ano. A empresa mantém otimismo em relação ao ano. Prevê sinais de crescimento.  

AVALIAÇÃO DA RENDA

Uma idosa conseguiu, na Justiça, migrar para um plano de categoria inferior ao que havia contratado. O pedido foi negado pela empresa que argumentou ter cláusulas prevendo a proibição da transferência. A Justiça levou em conta a situação financeira da segurada.

MAIS CUIDADO

Os contribuintes não devem abrir e-mail que fala sobre pendência na declaração. Contribuintes estão denunciando e-mails com vírus que têm como assunto “Processo Malha Fina”. A mensagem explica que a Receita analisou as declarações feitas em 2011 e 2012 e que incluiu a vítima na malha fina. É enviado um link “demonstrativo dos números apresentados”.

TESOURO DIRETO

O Tesouro Direto vendeu em março R$ 270 milhões em títulos, valor 14,5% maior do que no mês anterior (R$ 236 milhões) e 40% menor do que em março de 2012 (R$ 454 milhões). Segundo o balanço, os resgates no mês somaram R$ 291 milhões, sendo R$ 171 milhões relativos a recompras e R$ 120 milhões referentes a vencimentos. Os títulos mais demandados pelos investidores foram os indexados ao IPCA (NTN-B e NTN B Principal), com participação nas vendas de 53%. Quanto ao prazo de emissão, o Tesouro informou que 31% das vendas no Tesouro Direto em março corresponderam a títulos com vencimentos acima de 10 anos.

AUXÍLIO-ACIDENTE

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que o auxílio-acidente deve entrar na contagem de tempo de contribuição para a concessão da aposentadoria por idade. A decisão foi tomada na ação de segurado que recebia auxílio-acidente desde 1978. Quando atingiu a idade mínima para aposentadoria, estava desempregado. Ele precisava de 12 anos de contribuição ao INSS, mas tinha pouco mais de dez. A Justiça havia negado duas vezes a contagem do auxílio. Para o Tribunal Federal da 4ª Região, o benefício não poderia ser considerado porque não substitui o salário. Mas o STJ entendeu que a lei não exclui o auxílio quando diz que benefícios por incapacidade devem ser contados. O INSS recorreu.

ASSISTÊNCIA MÉDICA

Neste ano, a soma dos valores gastos para pagar serviços como planos e seguros-saúde deve chegar a R$ 169 bilhões. Em 2002, foram gastos R$ 110 bilhões. Hoje o número de usuários de planos no Brasil é de 48,7 milhões, informa a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

ABAIXO-ASSINADO

Foi criado um abaixo-assinado em uma comunidade online pedindo um índice de correção mais elevado para a tabela do Imposto de Renda do que a atual de 4,5%. A correção ajuda a definir quais trabalhadores precisam fazer a declaração, além de impactar nos limites das despesas dedutíveis. Na petição, é sugerido que a tabela seja corrigida anualmente segundo a inflação do ano anterior.

RESTITUIÇÃO DOS ATRASADOS

O INSS enviou informes de rendimentos errados para os segurados que receberam atrasados diretamente no posto em 2012. Os documentos do instituto não separaram os atrasados dos demais pagamentos, o que aumentou o imposto devido. O INSS informa que vai corrigir o documento, mas a nova versão não deve ficar pronta a tempo de declarar o IR.

DESOBEDIÊNCIA ÀS LEIS

As pessoas que ganham até dois salários mínimos e as que tem mais de 60 anos acreditam mais na efetividade das leis e regras estabelecidas, tais como atravessar na faixa de pedestres ou estacionar apenas em locais permitidos. A conclusão é do Centro de Pesquisas da Fundação Getúlio Vargas. A ideia da FGV é avaliar o grau de percepção do brasileiro em relação ao respeito às leis e às ordens de algumas autoridades. Do total, 82% consideram que “é fácil desobedecer as leis no Brasil”.

MAIS AUTOMÓVEIS

Santa Catarina atingiu em abril a marca de 4 milhões de veículos e chega à média de um automóvel para cada 1,5 habitante. É o resultado das vendas de automóveis novos e também da realocação de antigos, cujos donos se mudaram para SC e agregaram ao Departamento Estadual de Trânsito mais emplacamentos ao Estado que, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), tem a 6ª maior frota do País. Enquanto isso, motoristas e pedestres se preocupam com a infraestrutura necessária para dar conta do trânsito diário. Em uma década, a frota catarinense cresceu 118%. 

NOVO TRIBUNAL

Apesar de ainda não saber quais impactos a mudança terá na vida dos catarinenses, a criação de quatro novos tribunais federais no País afeta o Estado. Hoje, as causas catarinenses que envolvem a União têm que tramitar no Tribunal Federal da 4ª Região (TRF4) em Porto Alegre, onde são julgados os casos dos três Estados da região Sul. Uma vez oficializada a mudança, o TRF4 deve analisar somente os processos gaúchos. Santa Catarina e Paraná estarão do TRF6, junto com Mato Grosso do Sul.

SIMPLES DAS DOMÉSTICAS

O governo concorda com a criação do Simples das Domésticas, proposta já apresentada no Congresso Nacional para simplificar e unificar as contribuições a serem pagas pelo empregador. Já houve reunião com técnicos dos ministérios da Fazenda, do Trabalho e Emprego, da Receita Federal e da Caixa. Eles discutiram a regulamentação da Emenda das Domésticas e formas de ajudar os patrões a arcar com os gastos extras decorrentes da nova lei.

PARA REFLETIR

A vida não pode ser enrolada em barbante e entregue a você como num pacote arrumadinho. A vida é um processo. Permanece a surpresa. Divirta-se.