domingo, 19 de janeiro de 2020

ECONOMIA & NEGOCIOS


Entidades filantrópicas
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que exigências para concessão de imunidade tributária à entidades filantrópicas podem ser definidas em lei ordinária. O entendimento valida, por exemplo, a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social, documento concedido pelo governo a organizações que atuam na saúde, educação e assistência social.

Sapiens Parque
O programa de privatizações e concessões do governo catarinense inclui a privatização do Sapiens Parque, o grande parque tecnológico situado no Norte da Ilha de SC. O empreendimento fundado há 18 anos pela Fundação Certi tem área de 4,2 milhões de m2 com parte de preservação permanente, abriga 39 empresas e cerca de 4 mil pessoas trabalhando.

Pronegócio
Foram cinco dias de muito trabalho. Na maior parte do tempo, os quase 200 boxes disponíveis para negociação estavam ocupados por clientes e fornecedores. O resultado foi mais de 1 milhão de peças negociadas nesta que foi a 52ª Pronegócio. O evento promovido pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região, mais uma vez trouxe para Brusque um número expressivo de compradores durante a última semana. Hotéis da cidade e região lotados mostrou que, com organização e talento, tudo é possível.

Cervejaria catarinense
A Lohn Bier vai receber um empurrão para crescer. Por meio da ZX Ventures, braço de inovação da Ambev, a marca de Lauro Mueller participará de um programa de aceleração de pequenas cervejarias. A iniciativa inclui mentoria de gestão e acesso a insumos e inovadoras tecnologias do ramo cervejeiro. A Lohn Bier publicou um comunicado anunciando a novidade. O texto informa: “um dos nossos sonhos era democratizar as cervejas artesanais do Sul do Brasil”. O plano da empresa, que tem capacidade de produção de 200 mil litros por mês, também é chegar outros estados do país.

Brasileiros em Portugal
O número de brasileiros em Portugal aumentou 43% em um ano, passando de 105,4 mil em 2018 para 150,8 mil em 2019. Os brasileiros representam 1 em cada 4 imigrantes no país. As informações foram divulgadas pelo SEF (Serviço Estrangeiro e Fronteiras) ao jornal português Público. O resultado representa o terceiro aumento consecutivo da comunidade brasileira em Portugal, após um período de queda entre 2011 e 2016.

Direitos reconhecidos
O INSS anunciou que a força tarefa criada para destravar a fila de 2 milhões de pedidos de benefícios vai aceitar direitos já reconhecidos pela Justiça, mas negados administrativamente até agora. Especialistas apontam que, entre eles, deverá estar o reconhecimento, na contagem da aposentadoria, do registro em carteira em que o empregador não fez a contribuição ao INSS.

Novos advogados
A subseção de Brusque da OAB entregou 41 carteiras para novos advogados em 2019. A média é de 50 carteiras anualmente. É a profissão que mais projeta profissionais no mercado de trabalho por ano. No Brasil, já são mais de um milhão e cem mil advogados. O mundo inteiro reunido não contém a quantidade de advogados que o Brasil reúne, assim como não contém o número de faculdades de direito. As faculdades de direito não tem a preocupação com o contexto social e sim capitalista da atividade. Ela não está preocupada em entregar ao mercado de trabalho o melhor profissional e sim em fomentar o desenvolvimento de uma faculdade que possa angariar recursos financeiros.

Bunge a maior
Com o maior equilíbrio entre receitas, lucros e investimentos, a Bunge, de Gaspar, ficou na primeira colocação entre as 500 maiores do Sul. Foi a única de Gaspar e figurar entre as 500 maiores. A transferência corporativa da Gerdau para São Paulo também ajudou a gasparense a assumir a ponta. As 10 maiores: Bunge (Gaspar), BRF (Concórdia), Copel e Controladas (Curitiba), Sicred (Porto Alegre), Grupo Weg (Jaraguá do Sul), Coamo (Campo Mourão), Banrisul (Porto Alegre), Klabin (Telêmaco Borba), Engie Brasil Energia (Florianópolis) e Rumo (Curitiba).

Mutirão vai facilitar
O governo anunciou o novo mutirão para tentar acabar com a fila do INSS, que tem 1,9 milhão de pedidos na espera. Para acelerar concessões, o instituto deixará de negar benefícios nos casos em que o direito é amplamente reconhecido na Justiça. Também vai abrir mão da autenticação de documentos e aceitará certidões antigas. O governo prevê começar o mutirão em abril e regularizar tudo em seis meses.

O futuro do emprego
Professor de física e astronomia do Dartmouth College é o primeiro brasileiro a ganhar, em março, o Templeton, o “Nobel da espiritualidade”. Marcelo Gleiser afirma não se tratar de “ficção científica” ou “previsão catastrófica” imaginar que grande parte dos empregos atuais não existirá mais nas próximas décadas. Nos EUA já é realidade.

Mercado imobiliário (1)
Dentro do mercado imobiliário, é grande a quantidade de conflitos entre compradores e vendedores, ou locadores e locatários, que acabam indo parar no Poder Judiciário. Em muitos desses casos, porém, a situação pode ter sido resolvida sem a necessidade de abrir um processo, com todo o desgaste e custo que isso acarreta. É justamente para evitar a via judicial que existe a possibilidade de resolver os conflitos através da mediação e da arbitragem. Mas o que são e como funcionam essas modalidades de solução de conflitos?

Mercado imobiliário (2)
Primeiramente é preciso diferenciar os termos. A principal diferença entre eles é que na condição da mediação, a pessoa que busca o entendimento entre as partes não tem o objetivo de tomar uma decisão, ela apenas administra o procedimento para que as partes entendam suas razões e busquem uma solução pacífica para o conflito. Já na arbitragem, o árbitro toma a decisão, que recebe a nome de sentença arbitral, ou seja, aqui as partes delegam a uma terceira pessoa o poder de resolver o conflito. Ambas as modalidades podem ser aplicadas no mercado imobiliário, seja para contratos de compra e venda, seja para aluguel. Até porque, a escolha da mediação e arbitragem como etapa de solução de conflitos, oferece uma série de vantagens com relação aos processos judiciais como rapidez, simplicidade, economia e a preservação das relações que podem se desgastar em um embate jurídico.

Executivos sobrecarregados
Os executivos brasileiros estão trabalhando, em média, 11 horas por dia, sem contar uma hora e meia gasta no deslocamento até o trabalho. Os dados fazem parte da pesquisa da consultoria BMI com 100 profissionais de alto escalão em 70 empresas. Segundo o estudo, há claro desequilíbrio em desfavor da vida pessoal.

Brasil na OCDE
Os Estados Unidos devem formalizar que consideram uma prioridade o ingresso do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Os americanos entregaram uma carta à organização oficializando que querem que o Brasil seja o próximo país a iniciar o processo de adesão. “Os EUA querem que o Brasil se torne o próximo país a iniciar o processo de adesão à OCDE. O governo brasileiro está trabalhando para alinhar as suas políticas econômicas aos padrões da OCDE enquanto prioriza a adesão à organização para reforçar as suas reformas políticas”, segundo a embaixada dos EUA em Brasília.

TV fechada
A TV por assinatura vive momento de queda no Brasil. O serviço que chegou a ter 19,5 milhões de clientes em setembro de 2015 fechou setembro de 2019 com 16 milhões, queda de 17,8%. Em Brusque a diminuição no número de assinantes foi ainda maior, chegando a 27,3%. O total de clientes das operadoras na cidade em janeiro de 2015 era 15,2 mil. Foi registrando queda ano a ano até chegar a 12,2 mil em janeiro do ano passado e atingir 11,1 mil assinaturas em agosto de 2019.

Dedução da doméstica
A dedução de gastos com o INSS de empregados domésticos não será mais aceita pela Receita Federal nas declarações do Imposto de Renda feitas a partir deste ano. A norma que trazia essa permissão perdeu a validade e não foi renovada pelo governo. A legislação definia que, ao enviar a declaração do imposto poderiam ser abatidas as contribuições patronais pagas à Previdência de empregados domésticos. O benefício teve validade até as declarações de 2019.

Impenetrável
O governo dos Estados Unidos alertou seus cidadãos em viagem a partes do Brasil que “não devem visitar” favelas e algumas cidades satélites de Brasília e evitar uma distância de menos de 150 quilômetros das fronteiras norte e sudoeste. Noutros tempos, poderia listar algumas favelas de Florianópolis, onde até recentemente, a polícia não entrava. Agora entra, resultado de ações silenciosas e nada midiáticas que resultaram até agora na prisão de líderes de facções rivais e criminosos.
Coamo antecipa sobras
A antecipação de parte das sobras de cada exercício já é uma tradição na Coamo. O dinheiro, apelidado de 13º dos cooperados, foi distribuído em dezembro, no valor de R$ 100 milhões. O restante somente após a Assembleia Geral Ordinária. É um momento aguardado com expectativa pelos agricultores associados e as comunidades na área de atuação da cooperativa no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. O comércio também espera pelas Sobras da Coamo para incremento das vendas a cada final de ano. 

Chineses
Santa Catarina não está na rota de investimentos dos chineses, pelo menos por enquanto. Conforme o jornal “O Estado de São Paulo”, eles devem injetar neste ano no Brasil US$ 7 bilhões, desde o Pará até o Paraná, com interesses em empresas de tratamento de água e esgoto e grandes projetos na área de infraestrutura, como construção e operação de estradas e ferrovias.

Despesa de acompanhante
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que os planos de saúde devem arcar com as despesas dos acompanhantes de idoso. A decisão reforça resolução da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e faz com que o Estatuto do Idoso seja cumprido. O artigo 16 do estatuto diz que o idosos internado ou em observação tem direito a acompanhante “devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico”.

Validade curta
As lojas com produtos de validade curta estão crescendo em Brusque. Atualmente existe quatro estabelecimentos. Os produtos são vendidos com preços mais baixos do que o praticado no mercado pois estão próximos do prazo de validade. Os produtos derivados do leite são os mais procurados como queijo, iogurte e nata.

Altos e baixos
Apesar do otimismo em alta, a economia nacional e catarinense ainda tem sobressaltos. Vem causando certo impacto o surpreendente recuo da produção industrial em 11 dos 15 estados pesquisados pelo IBGE, na passagem de outubro para novembro de 2019. Em SC a queda foi de -0,4%, quase nada diante do Paraná, -8%.

Alimento vencido
Alimentos que estão com a data de validade vencida não devem ser consumidos, mesmo que apresentem um bom aspecto visual. Além de estarem mais propensos à ação de fungos e bactérias, substâncias dos próprios alimentos começam a se modificar, depois deste período, podendo causar intoxicações. Algumas propriedades do alimento, depois do prazo de vencimento, já não agem da mesma forma. E o bom senso também. Isso começa já no primeiro dia pós-vencimento, mas é melhor evitar. Quando aberto, o que vale é o aspecto do alimento. Cor e cheiro, principalmente. Se tiverem diferentes do que normalmente aquele tipo de alimento deveria apresentar, não devem ser consumidos.

Fim da linha
Relegado a segundo plano, o transporte ferroviário vive situação de penúria no Brasil. Mesmo nas grandes cidades, a malha é escassa, tanto em linhas de metrô e trens como na modalidade VLT (veículo leve sobre trilhos). Já fora dos municípios, o transporte de carga é limitado e ultrapassado. Praticamente não há trens de passageiros. Estudo mostra que cerca de 30% dos trilhos no país estão inutilizados e que 23% não têm mais condições de operar. Dos 28 mil km de malha ferroviária nacional, 8,6 mil km estão sem uso. Em um país de dimensões continentais, só há dois serviços regulares de transporte inter-regional. Eles deslocam apenas 1,2 milhão de pessoas por ano. Para se ter uma ideia, a estatal americana Amtrak atende 32 milhões.

Caixas eletrônicos
Muito cuidado ao entrar junto aos caixas eletrônicos após o expediente bancário e principalmente nos finais de semana. Os espertalhões estão por lá a procura de pessoas com menos experiência em fazer operações bancárias. Eles normalmente são pessoas gentis, de fácil palavreado, querem ajudar, quando na realidade estão preparando mais “um golpe” no cidadão, principalmente em pessoas idosas. Os bancos em nossa opinião, deveriam manter um segurança no período que os caixas eletrônicos estão à disposição de seus clientes. Afinal, o banco é guardião de nossos recursos.


Infrações de trânsito
Destacamos a seguir, as principais infrações de trânsito, ou seja, as que mais provocam multas a seus condutores: 1) Transitar utilizando o celular; 2) Deixar de usar o cinto de segurança; 3) Veículo registrado e não licenciado; 4) Estacionamento irregular; 5) Não identificação do condutor infrator (Pessoa Jurídica); 6) Executar conversão em local proibido; 7) Dirigir sem atenção e os cuidados indisponíveis à segurança; 8) Não habilitado; 9) Transitar com calçados que não se firme aos pés; 10) Conduzir veículo em mau estado de conservação.

Cheque especial
A resolução 4765 do Banco Central, publicada no Diário Oficial da União em 2811 e que passou a valer a partir de 06/01/2020, estabelece que haverá cobrança de 0,25% por mês para quem tem cheque especial superior a R$ 500,00 e não usa. A tarifa será cobrada mesmo que o cheque especial não seja utilizado. Quem já usa o chque especial poderá descontar o valor da tarifa dos juros pagos. Para limite especial de R$ 500,00 não haverá tarifa.


CVM estuda adoção do open broker
A CVM iniciou estudos que podem resultar na implantação do que estão chamando de “open broker”. O objetivo é permitir que novas tecnologias, em especial o “blockchain”, sejam testadas para o compartilhamento dedados cadastrais dos clientes de corretoras, a exemplo da proposta do Banco Central para o “open banking”.

Novo aumento
O governo afirmou que fará novo reajuste do salário mínimo para recompor integralmente a inflação. A partir de fevereiro, ele será de R$ 1.045. O salário deste mês de janeiro será mantido em R$ 1.039. A mudança também atinge o piso do INSS.

Expectativa para 2020
Este ano guarda em si série de expectativas. Estamos iniciando os anos 20 do atual século, com olhos na recuperação da economia nacional e na retomada de crescimento, mesmo ainda tímido, que são benéficas a todo cidadão brasileiro. Mas, mais que isso, vivemos momento em que se estabelecem novos conceitos de sociedade, modelos econômicos e comportamento humano.
Milho
O Brasil tornou-se em 2019 o maior exportador de milho do planeta com o embarque de 44,9 milhões de toneladas, um crescimento de 88% em relação ao ano anterior. Superou até os Estados Unidos. É uma situação que tem dois lados, enquanto beneficia o plantador de milho, ameaça acarretar sérios prejuízos para as cadeiras produtivas da proteína animal e para o parque agroindustrial. A cotação na BMF/SC já está em mais de R$ 50,00 a saca.

Insuficiência de milho
Será em decorrência de fatores naturais (seca, queimadas, atraso no plantio e redução de área cultivada) e econômicos (aumento das exportações do grão em face da situação cambial favorável). A tendência é de um quadro de oferta apertado em relação à demanda. Por isso, o mercado brasileiro de milho inicia 2020, com perspectivas de preços firmes pelo menos para este primeiro semestre.

Comunicação clara e objetiva
Os avisos em condomínios devem ser bem distribuídos e direcionados a todos os moradores, não apenas a um grupo. Todo condomínio já precisou fazer ao menos uma campanha para alertar seus moradores a respeito de práticas de segurança, regras de convivência ou cuidados com animais. Ao preparar esses avisos, recomenda-se que sejam sempre escolhidos termos de comunicação coletivos, e nunca direcionados para um único morador ou grupo de moradores. Essas medidas são importantes para evitar conflitos. As vezes um condômino acha que a campanha está falando diretamente com ele e isso gera desentendimentos quando, na verdade, eram recados gerais. O importante é fazer o recado chegar aos moradores.

Aposentadoria agora
Para os segurados do INSS que vão se aposentar com o salário mínimo, as alterações provocadas pela reforma não farão diferença. O primeiro passo para saber se deve se aposentar já é verificar se as contribuições a partir de julho de 1994 foram majoritariamente sobre o mínimo. Se for o caso, o melhor é se aposentar. Mas, para quem sempre contribuiu sobre valores elevados ou alternou recolhimentos altos e baixos, a reforma precisa ser levada em consideração.

Nova troca de aposentadoria
O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 6 de fevereiro um julgamento que poderá definir se o aposentado que volta a trabalhar tem o direito de trocar o seu benefício por um novo, com valor mais alto e calculado somente com as contribuições previdenciárias realizadas após a aposentadoria. Esse tipo de ação tem sido chamada de reaposentação. No julgamento, o STF analisará um pedido de esclarecimento (embargos de declaração) sobre a decisão da corte que, em 2016, anulou a desaposentação.

Tirar o nome é difícil
A saída do cadastro positivo, cuja adesão passou a ser automática, exige registro e fornecimento de dados pessoais em sites de birôs de crédito. Empresas já podem consultar o banco de dados dos chamados bons pagadores para avaliar a nota das pessoas e decidir quais condições de empréstimo podem ofertar sem risco de calote. Quem não quiser fazer parte dessa lista, um direito estipulado na lei, enfrenta dificuldades. Nas quatro empresas que atuam no segmento (Serasa, SPC, Boa Vista e Quod), o interessado que busca o cancelamento é direcionado a uma página que nada mais é do que um “registre-se no site da companhia”.

Exportações em queda
As exportações catarinenses fecharam o ano em queda. Na comparação com 2018, as vendas externas recuaram 4,6%. No Brasil o cenário é semelhante, com recuo de 6,4%. O resultado negativo das exportações de SC foi impulsionado pela queda das vendas de soja. Terceiro principal produto da pauta exportadora catarinense, com participação de 7,4%, as vendas desse grão caíram 31,5% no ano.

Carnes em destaque
Apesar do cenário de queda, destacam-se as vendas de carnes de aves e de carne suína se mantendo como os principais produtos exportados no ano. As vendas de carne suína fecharam o ano com crescimento de 35%, tendo como principal destino a China (US$ 413 mil). Já as carnes de aves cresceram 2,12% no ano. Neste caso, as vendas foram destinadas principalmente ao Japão (US$ 344 mil) e a China (US$ 264 mil).

Destinos
O Google analisou os destinos que tiveram maior crescimento em buscas por hotéis no ano passado e começo de 2020. O primeiro lugar coube a Da Nang, no Vietnã e o segundo para a cidade de São Paulo. Entre os destinos nacionais Florianópolis comparece em quarto lugar, depois do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Gol
Como não é bobo, o dono da Havan se animou de fato ao acertar o patrocínio da sua empresa com o time de futebol do Vasco da Gama em 2020 só após constatar que foi um sucesso extraordinário a campanha para o aumento de sócios-torcedores do clube, encerrada há dias. De cara, arrecadou R$ 13 milhões e o número de sócios passou de 33 mil para 150 mil.