domingo, 2 de outubro de 2022

ECONOMIA & NEGÓCIOS

 Valorização

Mesmo com a alta da taxa Selic, que atingiu 13,75%, os rendimentos das aplicações financeiras tradicionais têm perdido força quando comparados à valorização imobiliária. Entre as cidades brasileiras que mais tem se destacado neste setor está Balneário Camboriú, no litoral norte-catarinense, que lidera o ranking devido à alta valorização imobiliária. Em alguns casos, imóveis atingiram 90% de valorização em menos de um ano. Para se ter uma ideia, o tesouro direto teve um aumento, em média, de 14% e a poupança foi de 2,94% no último ano. Já os investimentos em imóveis em cidades com altos índices de valorização, como Balneário Camboriú (SC), podem ultrapassar os 80% de rentabilidade, segundo o especialista em investimentos imobiliários Bruno Cassola. Ou seja, mesmo com a vantagem da poupança ser isenta de Imposto de Renda, os imóveis têm sido uma alternativa mais vantajosa.

Empreendedorismo

O Núcleo do bairro Águas Claras da CDL de Brusque promoveu mais uma edição do projeto "Empreendedorismo nas Escolas". Na oportunidade, alunos do terceiro ano do ensino médio, da Escola de Ensino Básico Ivo Silveira puderam conhecer um pouco mais sobre a trajetória de vida do empresário Edson Becker, do Material de Construção Águas Claras. O projeto tem o intuito de fomentar o empreendedorismo para os alunos concluintes do ensino médio, ao mesmo tempo que busca a valorização do empresariado local. Os alunos questionaram sobre a trajetória do empresário, que transformou uma loja de brinquedos em um dos materiais de construção que é referência na cidade.

IGPM

Em setembro, o Índice Geral de Preços Mercado (IGPM) teve queda de 0,95%, após queda de 0,70% em agosto. A alta no ano (9 meses) está em 7,63% e no ano (12 meses) em 8,59%, que servirá de base para os reajustes em vigor a partir de 1º de outubro.

Certificação

Com o propósito de mudar o discurso padrão do mercado imobiliário e atrair a atenção de quem busca novas alternativas para morar e investir, a Neuhaus Incorporadora está comemorando nove anos de mercado neste mês de setembro. Administrada por três irmãos de Brusque e também sócios, a empresa que conta com mais de 100 colaboradores diretos e indiretos, comemora também a conquista da certificação Great Place To Work, que reconhece a empresa como um "Excelente lugar para se trabalhar no Brasil". Para o diretor e sócio-fundador da empresa, Rafael Schefer, a comemoração do aniversário traz orgulho para todos que fazem parte da história da incorporadora. A Neuhaus completou nove anos em 26 de setembro. Uma jornada de muitos desafios e conquistas. Nos orgulhamos da nossa história ate aqui e ficamos mais entusiasmados com o que está por vir. Para 2023, ano em que completará 10 anos, a incorporadora irá dobrar a quantidade de lançamentos, com previsão do Valor Geral de Vendas (VGV) atingir a casa dos R$ 100 milhões. Também orgulhosos estão seus pais, em Brusque, o pastor Cláudio Schefer e sua esposa Darly. 

Geração de empregos

Segundo números do Caged, o mês de agosto teve uma geração de empregos na ordem de 278.639. Os destaques ficaram com São Paulo com (+74.973), seguido do Rio de Janeiro com (+30.838), Minas Gerais (+27.381), Bahia (+17.416), Pernambuco (+15.119) e Paraná (+15.118). Santa Catarina teve um saldo de (+10.223). Por segmentos, tivemos: serviços (+141.113), indústrias (+52.760), comércio (+41.886), construção civil (35.156) e agropecuária (+7.724). Os números acumulados deste ano são: janeiro (+158.281), fevereiro (+341.673), março (+94.357), abril (+200.985), maio (+277.125), junho (+280.893), julho (+221.345) e agosto (+278.639). Se continuarmos neste ritmo, podemos alcançar neste ano de 2022 o montante de 3 milhões de novas vagas, o que não deixa de ser um resultado surpreendente pós pandemia. Em SC, os destaques em agosto ficaram com Florianópolis (+1.233), Itajaí (+1.017), Joinville (+953), Blumenau (+888) e São José (+801).

Menos pior

SC ganhou destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2021, divulgado da última semana. Mérito para o realmente dedicado esforço do Ministério Público para garantir aos estudantes acesso à educação de qualidade, sobretudo durante a pandemia. SC ficou em primeiro lugar em seis das 10 avaliações realizadas com os estudantes do ensino fundamental e médio. O Estado alcançou o melhor resultado do país nos anos iniciais do ensino fundamental, com um índice de 6,5. Em uma de suas ações o MPSC disponibilizou um formulário de busca ativa, que trouxe de volta mais de 12 mil alunos para as escolas apenas no primeiro ano de pandemia. Além disso, teve uma participação fundamental na aprovação do ICMS Educacional, lei que tem a finalidade de aperfeiçoar a distribuição de repasses do tributo para recompensar municípios catarinenses com os melhores índices educacionais.

Condomínio

O condomínio, representado pelo síndico, pode ajuizar ação voltada à reparação de problemas de construção no interior das unidades habitacionais autônomas. Com tal entendimento, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região confirmou, por unanimidade, o direito de um condomínio residencial de Timbó em representar os condôminos em processo que envolve pagamento de indenização e reparação de danos no interior dos mais de 100 apartamentos. Que sirva de alerta a muitos vigaristas que andam por aí nesse segmento.

Engenharia Química

Agora as empresas de Brusque e região podem contar com uma série de serviços disponibilizados, gratuitamente, pelo curso de Engenharia Química da Unifebe. Por meio do Núcleo de Pesquisas e Serviços de Engenharia Química, professores e acadêmicos contribuem comconhecimento científico para aperfeiçoar processos e serviços com foco em biotecnologia, bioprocessos e gestão ambiental da cadeia produtiva. Dentre os 15 serviços ofertados pela instituição estão os de adequação legislativa para o tratamento de efluentes, mapeamento de processos industriais, elaboração de tabela nutricional, rotulagem de produtos alimentícios e otimização de processos.

Internacional

O empresário Luciano Hang foi mencionado em matéria do jornal The New York Times, em matéria publicada no setor Democracy Challenged. A reportagem disseca a relação de Alexandre de Moraes, ministro do STF, com as bancadas ideológicas da política brasileira, além de analisar a operação que apreendeu aparelhos telefônicos e congelou contas bancárias de diversos empresários brasileiros, sendo um destes o brusquense Luciano Hang. "Sentimo-nos violados após ter a polícia federal aparecendo às seis horas da manhã para recolher nossos telefones", disse o empresário. Os agentes federais investigaram a casa de oito empresários. As autoridades congelaram suas contas bancárias, retendo finanças, telefones e dados digitais, além de solicitar às redes sociais para que suspendessem algumas de suas contas. Segundo a reportagem do veículo norte-americano, Alexandre de Moraes agiu de forma unilateral em muitos casos, agindo como investigador, promotor e juiz todos de uma só vez nestes casos. Líderes políticos da esquerda e grandes veículos jornalísticos do Brasil apoiam as decisões de Moraes, vendo como uma ação necessária contra atos antidemocráticos.

Agilidade

O TJ-SC está anunciando uma novidade: a Vara de Cumprimento de Sentenças Cíveis e Execuções Extrajudiciais, criada em agosto. Tem competência para processar e julgar as execuções extrajudiciais e os cumprimentos de sentença de todos os processos que tramitam nas sete varas cíveis da comarca da Capital, de forma especializada. Conta com um juiz titular e dois juízes especiais, além de uma estrutura robusta com 22 servidores.

Posição do Brasil

Os meios adequados de resolver conflitos no Brasil estão avançando. Avançamos muito na última década. Em arbitragem o Brasil é um dos países que está na dianteira da CCI (Câmara de Comércio Internacional). Somos o terceiro grupo a usar a arbitragem na CCI. Ficamos rivalizando com França, Alemanha, ou seja, é uma posição notável. Em arbitragem andamos muito bem, principalmente no sul e sudeste do país, onde a arbitragem se desenvolve muito. É exatamente onde os negócios comerciais se desenvolvem mais. Em relação à conciliação o país avançou muito com a lei de mediação e o Código de Processo Civil (CPC). Mas em mediação e conciliação o Brasil precisa caminhar. Falta confiança nos juízes desses métodos, incentivo na criação de centros (os Cejuscs), desenvolvimento das estruturas geográficas e na formação dos mediadores e conciliadores. Os advogados ainda não estão muito confiantes nesses métodos. Os centros de mediação estão procurando formar mais mediadores comerciais, de causas societárias. São palavras do Dr. Carlos Alberto Carmona, um dos autores da lei de arbitragem de 1996 (Lei 9307) e também na revisão do dispositivo em 2015.

Confiança

O empresário catarinense é, sobretudo, um otimista. A confiança dele no futuro da economia, em setembro, atingiu o maior patamar do ano: 61 pontos, numa escala de 0 a 100. No resto do país a expectativa não é bem assim. Saiu o Índice de Confiança da Indústria (ICI), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV): recuou 0,8 pontos neste mês de setembro.

Conquista pessoal

O ego do empresário brusquense Luciano Hang inflou um pouco. O site de Veja publica que o fundador da Havan é um dos 15 bilionários "self-made" do Brasil que fazem parte da lista da Forbes, ou seja, fizeram sua fortuna com o fruto de seu trabalho, sem herdar heranças ou empresas. Aos 59 anos, o "velho da Havan" tem um patrimônio de R$ 24,5 bilhões e é o sexto na lista dos brasileiros mais ricos.

Curso de Engenhari Química

O curso de Engenharia Química do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) foi avaliado pelo Ministério da Educação e obteve o conceito 4,36, em uma escala de 1 a 5, de acordo com o MEC. A nota é resultado da avaliação realizada entre os dias 19 a 21 de setembro deste ano, pela comissão avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), composta por dois professores com formação na área do curso.

Pena alternativa

A Central de Penas e Medidas Alternativas da comarca de Joinville aplicou, como medida educativa para pessoas envolvidas em delitos de trânsito, a obrigação de assistir a um vídeo com orientações e dicas sobre como dirigir um automóvel com segurança.

Unifebe Profissões

Faltam poucos dias para o maior evento de integração entre a comunidade e o Centro Universitário de Brusque: o UP (Unifebe Profissões). Mais de 2,5 mil estudantes de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento, São João Batista, Major Gercino, Tijucas, Canelinha, Itajaí e Gaspar poderão conhecer e vivenciar o dia a dia da universidade. O evento será realizado dia 20 de outubro, no campus Santa Terezinha, e terá início no período matutino às 8h e no período noturno, às 19h. Este ano, a temática central do UP será o aluno como protoganista do seu aprendizado, por meio das metdologias ativas ao ensino. Para proporcionar que os estudantes do Ensino Médio conheçam as várias áreas de atuação profissional e os cursos de Graduação ofertados pela instituição, a Unifebe abrirá seus laboratórios e promevrá uma série de experiências interativas.  A escolha do futuro profissional pode, muitas vezes, será bem difícil nesta fase da vida em que muitas outras responsabilidades se apresentam.

Espelho retrovisor

Por estarem sempre olhando para o espelho retrovisor, aos economistas brasileiras, especialmente os que escrevem ou comentam para a grande mídia nacional, recomenda-se uma reciclagem, urgente. No começo de 2022, os mais otimistas apontaram uma alta do PIB de no máximo 0,5% neste ano. O Banco Central acaba de revisar sua previsão, de 1,7% para 2,7%.

Jogatina

O presidente sancionou a lei federal 14.455/22, que autoriza a União a criar duas modalidades lotéricas, as loterias da Saúde e do Turismo. Os recursos arrecadados com as apostas, deduzidos de impostos e do valor do prêmio, serão destinados para o Fundo Nacional da Saúde (FNS) e para a Agência Brasilaira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), conforme percentuais definidos na lei. Destino idêntico terão os prêmios não reivindicados pelos vencedores.

Perto do fim

Todos os 26 estados e o Distrito Federal divulgaram as informações da pandemia na última semana e 16 não registraram mortes em decorrência da doença na data. Dentro eles SC.

Pena alternativa

Condenado em primeira instância a pagar indenização de R$ 300 mil por danos morais coletivos por conta de publicações em redes sociais consideradas ofensivas à OAB e aos advogados, o empresário Luciano Hang fez um acordo de conciliação: vai financiar uma campanha de valorização da advocacia, com aprovação da OAB-SC, em TV aberta, e se manifestar em redes sociais reconhecendo a importância da entidade.

Duplicação de rodovia

Autorizado em junho, o edital para a licitação da duplicação da rodovia Ivo Silveira (SC-108), no trecho que liga os municípios de Brusque e Gaspar, ainda não foi divulgado. A obra cobre uma extensão de aproximadamente 17 quilômetros da rodovia, com investimento de R$ 400 milhões. O prefeito de Brusque afirma que a situação é preocupante. Ele explica que os recursos anunciados para a obra são próprios do governo do estado e o fato de a licitação ainda não ter sido lançada deixa tudo em aberto.