Dinheiro
Todos os dias tomamos decisões que envolvem dinheiro, algumas certas,
outras equivocadas. Para fazer as escolhas mais coerentes, é fundamental
conhecer bem o tamanho do próprio bolso. No momento em que enfrentamos o
aumento de preços e a inflação corrói a renda, se não controlamos o dinheiro, é
o dinheiro que vai controlar a gente. Dinheiro não é dor de cabeça. A gente tem
que fazer do nosso dinheiro a solução. Em um país marcado historicamente pelas
desigualdades sociais, falar sobre dinheiro é quase um tabu.
Produção de veículos
A produção de veículos cresceu 11,6% em 2021, segundo balanço
divulgado pela Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos
Automotores). Foram fabricadas no ano passado 2,24 milhões de unidades,
enquanto em 2020 as montadoras produziram 2,01 milhões de veículos. Em
dezembro, foram 210,9 mil unidades. As montadoras fizeram um esforço para
contornar os problemas enfrentados nos últimos meses com a falta de componentes
em todo o mundo, segundo o presidente da Anfavea.
Reajuste
Os aposentados e pensionistas do INSS que recebem mais de um salário
mínimo terão reajuste de 10,16% em 2022. O aumento acompanha o INPC registrado
entre janeiro e dezembro de 2021. Os benefícios por incapacidade terão o mesmo
reajuste. O valor do teto passa de R$ 6.443,57 para R$ 7.087,22 a partir de 1º
de janeiro. O novo valor do salário mínimo foi definido em R$ 1.212. Os
segurados do INSS começam a receber os benefícios reajustados a partir de 25 de
janeiro.
Catharina Sour
Depois de uma revisão por cervejeiros e pelos especialistas do próprio
Ber Judge Certification Program (BJCP), cerveja ácida com adição de frutas
passa a ser a primeira representante do país entre os estilos. “O frescor e a
vibração do sabor, a qualidade refrescante, a acidez que realça os sabores da
fruta e o respeito com os ingredientes”. De acordo com o presidente do BJCP,
estas são as características que marcam a Catharina Sour. Criado em 2016, o
estilo brasileiro de cervejas foi incluído definitivamente no mais importante guia
de estilos do mundo no final de 2021.
Linha férrea Renaux (1)
A primeira tentativa de uso de trilhos para o transporte de cargas na
região de Brusque foi do Cônsul Carlos Renaux. Foi a única linha férrea
realmente finalizada, e que operou por mais de 20 anos na cidade. O contrato de
concessão foi assinado com o poder executivo municipal no ano de 1900 e
autorizava a implantação de uma linha férrea com a função de ligar a Fábrica de
Tecidos Carlos Renaux, na Avenida Primeiro de Maio, então um já importante
centro produtor de Brusque, e o porto fluvial, no centro da cidade. O contrato
tinha duas exigências que visavam o interesse público: estabelecia que, para
facilitar a passagem das carroças, principal meio de transporte à época, os
trilhos não poderiam atrapalhar as porteiras das propriedades e, ainda, que os
trilhos deveriam ficar à disposição da Prefeitura de Brusque para a condução de
materiais para obras públicas, quando esta necessitasse.
Linha férrea Renaux (2)
Brusque estava completando 40 anos quando a linha férrea foi
autorizada. Nos primeiros decêndios, o transporte fluvial era o meio mais fácil
de transporte. O porto fluvial de Brusque dispunha de um trapiche de pedras,
mastro de madeira e guincho, e estava implantando no centro, nas cabeceiras da
ponte Irineu Bornhausen (atual Ponte Estaiada). Ali aportavam os barcos, as
canoas e lanchas que visavam o abastecimento da população e o escoamento de
produtos para o porto marítimo, na atual cidade de Itajaí. Lanchas-peruas eram
utilizadas para transporte de cereais, como farinha de mandioca, milho, açúcar
grosso, pipas de cachaça, para escoar outras mercadorias, e também para o
transporte de pessoas. Naquele tempo o percurso entre Brusque e Itajaí pelo rio
levava de sete a oito horas, para a ida, e um dia para a volta.
Linha férrea Renaux (3)
A Fábrica Renaux também utilizava o porto fluvial de Brusque. Era por
ele que chegavam os equipamentos, materiais e as matérias primas para a
produção, e de onde se despachavam os tecidos produzidos pela fábrica. Assim, a
linha férrea foi implantada em ponto estratégico, ao lado do porto fluvial,
ligava o centro da cidade à fábrica, e servia tanto para transporte de pessoas
quanto de materiais. O carrinho de trem corria sobre os trilhos da linha
férrea, puxado por 2 cavalos, um atrás do outro, e facilmente descarrilhava:
quando isso acontecia, as pessoas desciam e o colocavam novamente nos trilhos.
Era uma forma simples e rudimentar de logística, mas tinha pouco custo e não
poluía o meio ambiente.
Linha férrea Renaux (4)
Em 1920, Carlos Renaux estava vivendo na Holanda, onde adquiriu um
caminhão Mannesmann, que foi despachado via Alemanha para o Brasil. O caminhão
substituiu os carrinhos que serviam como trem e a pequena linha férrea, uma
simples plataforma de três quilômetros de extensão, da qual há muitos anos não
restam quaisquer vestígios. Depois de mais de 20 anos, a pequena ferrovia
perdeu seu uso, pois o transporte começou a ser feito por caminhão. Iniciava-se
o período capitalista industrial brasileiro, quando as ferrovias passaram a ter
menor importância, dando lugar às estradas de rodagem, símbolo do transporte no
período e de custo reduzido para as necessidades de um país continental como o
Brasil.
Tabuleiro
Houve um tempo, há décadas passadas, em que se praticava xadrez nas
escolas públicas e privadas de SC. Quem sabe, retorne. Projeto aprovado no
Senado determina que as escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental e
médio promovam a prática. Originalmente, o projeto obrigava. Optou-se pelo
incentivo.
Lei rasgada
Há uma desolação geral entre motoristas de aplicativos e empresas do
ramo depois que o Tribunal Superior do Trabalho (TST), em decisão do final do
ano passado, entrou em desacordo com lei aprovada no Congresso e reconheceu que
há, sim, vínculo empregatício entre ambos. Assim, ambos deixam de contratar.
Uma decisão mais que funesta em tempos tão difíceis para todos.
Poupança
Pressionada pelo fim do auxílio emergencial, pelos rendimentos baixos
e pelo endividamento maior dos brasileiros, a caderneta de poupança registrou
em 2021, a terceira maior retirada líquida da história. No ano passado, os
investidores sacaram R$ 35,5 bilhões a mais do que depositaram, segundo o Banco
Central. A retirada líquida, diferença entre saques e depósitos, só não foi
maior que a registrada em 2015 (R$ 53,5 bilhões) e em 2016 (R$ 40,7 bilhões).
Naqueles anos, a forte crise econômica levou os brasileiros a sacarem recursos
da aplicação.
Minério de ferro
O preço do minério de ferro estendeu ganhos e avançou pelo terceiro
pregão consecutivo. A perspectiva para a
demanda dessa matéria-prima para fabricação de aço melhora após um 2021
turbulento. Os contratos futuros em Singapura saudaram o novo ano com um ganho
de 4,4% no início do pregão. Os investidores se animaram com a contínua
expansão da atividade nas fábricas da Ásia no mês passado e esperam aumento da
produção de aço na China no final de fevereiro.
BR do Mar (1)
Aprovado pelo Congresso, o Projeto de Lei 4199/2020 que institui o
Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem (BR do Mar) estimula o
transporte de cargas entre os portos e pode baratear o custo de alimentos.
Muita gente se arrepiou com a possibilidade de uma nova paralisação dos
caminhoneiros. Afinal, é bem difícil esquecer como foram aqueles 10 dias em
maio de 2018 quando a turma da “carga pesada” desligou os motores. Vira e mexe
o pessoal das cadeias produtivas do agronegócio retoma o debate sobre a
dependência do transporte rodoviário, que carrega cerca de 65% de todas as
cargas que giram pelo País. Em vez de uma greve dos profissionais da boleia,
2021 trouxe, ainda que no finalzinho, duas boas novas na área de logística e
infraestrutura, pauta antiga do agro e de várias outras atividades econômicas.
BR do Mar (2)
Uma delas foi a aprovação pelo Congresso Nacional do Projeto de Lei
4199/2020 que institui o Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem,
também chamado de BR do Mar. A grosso modo, a iniciativa pretende estimular o
transporte de cargas entre os portos, aquecendo a concorrência no setor e
esfriando os custos, além de estimular a atualização da frota marítima e a
indústria naval. São quase 8 mil quilômetros e importantes pontos de parada
para as embarcações, mas apenas 11% do transporte de cargas no Brasil passa por
esse modal. O Ministério da
Infraestrutura prevê que em três anos a capacidade da frota marítima dedicada à
cabotagem possa aumentar 40% e que a quantidade de contêineres transportados,
que em 2019 foi de 1,2 milhão de TEUs chegue a 2 milhões já este ano.
Ferrovias
A segunda boa nova foi a aprovação do Marco Legal das Ferrovias,
criado pela MP 1065/2021, que viabiliza a ampliação da malha ferroviária do
País com capital privado e outorga por meio de autorização. A Agência Nacional
de Transportes terrestres já bateu o carimbo de aprovado em cinco projetos que
certamente poderão favorecer o transporte agro, pois atravessam importantes
polos produtivos. Essa capilaridade de trilhos tende a se multiplicar ainda
mais. Já estão na mesa do Ministério da Infraestrutura 24 propostas de novas
ferrovias que podem passar de R$ 100 bilhões em investimentos e acrescentam
quase 7,6 mil quilômetros de ferrovias. As notícias serão ainda mais interessantes
quando se confirmar a conexão entre esses e os demais modais, otimizando os
transportes de maneira geral, o que certamente vai gerar mais equilíbrio e
segurança, em todos os sentidos.
Polo Carmópolis
A Petrobrás assinou a venda da totalidade de sua participação dos
campos terrestres de Polo Carmópolis para a Carmo Energy, em uma operação que
soma US$ 1,1 bilhão. O valor do negócio está dividido em um sinal de US$ 275
milhões, outros US$ 550 milhões no fechamento da operação e mais US$ 275 milhões
após 12 meses da conclusão. O Polo Carmópolis compreende 11 concessões de
produção terrestres, localizadas no Estado de Sergipe. Inclui ainda acesso à
infraestrutura de processamento, escoamento, armazenamento e transporte de
petróleo e gás natural.
Destinos (1)
Urubicí e Balneário Camboriú representam o Sul do Brasil na lista dos
cinco destinos brasileiros para se conhecer em 2022, conforme o site
internacional Booking.com. A pesquisa sobre previsões de viagem para este ano
revelou que os brasileiros estão mais otimistas em relação às férias, irão
aproveitar ao máximo cada momento e aceitar qualquer oportunidade de viagem que
apareça, desde que caiba no orçamento. Os outros três destinos são Maragogi
(Alagoas), Trancoso (Bahia) e Cumbuco (Ceará).
Destinos (2)
O que atrai muito em Urubicí são suas atrações naturais, com
cachoeiras, trilhas, mirantes e cavernas, que favorecem os amantes de esportes
radicais. Alguns pontos turísticos conhecidos são a Cascata do Avental, local
que permite a prática de rapel e o Morro da Igreja, um mirante com vista
panorâmica da região. Urubicí também é conhecida pelas baixas temperaturas
durante o inverno. Balneário Camboriú dispensa maiores apresentações.
Baly Bier
A pequena cidade de Treze de Maio (SC), produz a cerveja Baly Bier, em
puro malte. Vendida em latas de 350 ml, com preço bastante favorável, é
superior a muitas marcas existentes no comércio. O mais espantoso é que a
cerveja é produzida numa pequena cidade e o sucesso da cerveja já é considerado
grande. Outras cidades, como Brusque, com seus 140 mil habitantes, não tem uma
marca de cerveja produzida e vendida em latas de 350 ml. Pesquisem e fiquem
sabendo a população de Treze de Maio. Vergonha para nossas grandes cidades de
SC.
Eventos e turismo
Antes de encerrar 2021, foi celebrado o convênio que garantirá a
construção do Centro de Convenções de Blumenau. Com investimento de R$ 28
milhões do Governo do Estado repassados para o município, o empreendimento deve
ser entregue à comunidade em dezembro de 2023. A expectativa é de que a
construção diminua a sazonalidade do turismo na região, atraindo eventos de
médio porte para a cidade durante o ano inteiro. Depois de alguns ajustes
necessários, é uma alegria encerrar o ano com a celebração deste convênio. É o
Estado trabalhando para levar o desenvolvimento e qualidade de vida para os
catarinenses, tanto por meio de execução de obras estaduais, quanto por meio de
parceria com os municpípios, destacou o secretário de Estado de Infraestrutura
e Mobilidade.
Sem crise
Com a reabertura de hotéis, atrações turísticas e aceleração da
campanha de vacinação, um dos destinos mais cobiçados por milhares de turistas
do Brasil e exterior, Balneário Camboriú está preparada para receber mais de um
milhão de visitantes nesta temporada de verão. A projeção é do BC Convention
Visitors e Bureau, associação organizada e dirigida pelos empresários locais
relacionados à cadeia produtiva de viagens, eventos e turismo, e corrobora com
a alta demanda por hospedagem na região. Além da rede hoteleira, proprietários
de imóveis comemoram as reservas antecipadas para a temporada. De acordo com
levantamento da Sort Investimentos em imóveis, apartamentos de luxo na
temporada podem custar mais de R$ 6 mil a diária.
Desperdício
Relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) mostra que o Estado de
SC encerrou o ano de 2019 com 269 obras com recursos federais paralisadas,
empreendimentos que custaram mais de R$ 1,5 bilhão aos cofres públicos. A CGU
analisou 32,4 mil contratos em nível nacional até dezembro de 2019. Destes,
10,9 mil estavam paralisados, o que significa uma a cada três obras no país. O
custo total desses contratos ultrapassa os R$ 100 bilhões.
Exemplo contrário
Mesmo com a ampliação da praia e assim abrandar as sombras dos
edifícios em boa parte do dia, Balneário Camboriú é tomado como um exemplo a
não seguir em famosas cidades do litoral brasileiro, como Ubatuba, em São
Paulo, onde um grande movimento da população quer impedir, por lei, a
verticalização na quadra da praia, que também receberá engordamento. A
propósito, o famoso destino de verão dos paulistas está sendo cunhado de
"cortiço de ricos", enquanto Balneário Camboriú se encaminha para
ganhar o título de capital das lavanderias do país.
Permuta de imóvel
O INSS prorrogou o processo para buscar interessados em permutar um
imóvel em Brusque para o funcionamento da Agência da Previdência Social. O novo
prazo para protocolar e oficializar o interesse é 26 de janeiro. O edital está
disponível no site do INSS, na opção Liicitações e Contratos, dentro do menu
Acesso à Informação. A abertura das propostas acontecer dia 27. O prédio está
localizado na rua Rodrigues Alves, no Centro de Brusque e está cercado de
tapumes e escoras. O local não está em obras e o escoramento da marquise do prédio
foi feito para garantir a segurança dos usuários. O INSS concluiu que a melhor
solução para este imóvel é a permuta por outro imóvel que melhor atenda às
necessidades do Instituto e da população. O prédio é avaliado em mais de R$ 10
milhões.
Centro de referência
Devido à alta demanda de imigrantes em Brusque, a prefeitura criou o
Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante (Crai). A unidade atenderá as
pessoas que chegam em Brusque em situação de vulnerabilidade e auxiliará com as
questões de documentação, inserção no mercado de trabalho e social. Atualmente,
todas as pessoas são atendidas juntas na secretaria de Desenvolvimento Social,
mas a ideia é ter um atendimento personalizado para os imigrantes. O local
funcionará na Praça da Cidadania, no Centro da cidade. Tem crescido cada vez
mais essa demanda e é preciso de uma atenção especial. Depois que estiverem
aptos para trabalhar, serão encaminhados ao Sine e para as empresas que tem
vagas disponíveis para eles ingressarem no mercado de trabalho.
Escola cívico-militar
Brusque consta na lista de cidades que terão uma escola
cívico-militar, conforme divulgado pelo governo federal. Outras cidades de SC
também serão contempladas com escolas cívico-militares. São elas: Porto União,
Lages, Itapema, Maravilha, Balneário Camboriú, Rio do Sul e São Joaquim.
Vagas abertas
O ano inicia com mais de mil vagas de emprego abertas em Brusque. As
oportunidades são para diversas áreas no município. Só o Sine conta com
aproximadamente 200 vagas. São empregos para diversos setores, desde recepção,
auxiliar de limpeza, de cozinha e lojista, em diversos bairros. O início do ano
é mais lento na abertura de vagas. Contudo, o aumento das oportunidades neste
mês, difere de outros janeiros. Geralmente as empresas abrem vagas em fevereiro
e março, mas já estão abrindo desde já. A empresa Tempo e Trabalho também conta
com 200 vagas em aberto além de 60 oportunidades para outras cidades. Outra
empresa, a Céu RH Agência de Empregos conta com mais de 1,4 mil vagas nas áreas
operacionais e administrativas.
Flagelo
O índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos chegou a
espantosos 7% o acumulado em todo o ano passado, o que não se registrava desde
1982. Lá, como aqui, os custos de energia chegaram a 29,3% no ano, impulsionada
pelo salto de 49,6% nos preços da gasolina.
Itália
Depois de uma longa e difícil batalha, dentro e fora dos corredores
parlamentares, o assento da América do Sul no Parlamento da Itália tem um novo
representante: é Fábio Porta, que entra no lugar de Adriano Cario, que teve seu
mandato cassado no fim de 2021 por fraude eleitoral. Nascido em Caltagirone, na
região da Sicília, Porta tem 58 anos e construiu sua carreira política como
representante da comunidade italo-brasileira. Mora em São Paulo, tem visitado
SC com certa frequência e pertence ao PD (Partido Democrático) de centro-esquerda.
Já havia sido deputado por uma década.
Leilão de rodovias
O BNDES anunciou a abertura de consulta pública para concessão de
2.565 quilômetros de rodovias entre Rondônia, Mato Grosso e Goiás. Organizado
em quatro lotes, prevê investimentos de R$ 13,6 bilhões ao longo dos 30 anos de
concessão. O Ministério da Infraestrutura prevê que o edital do leilão seja
publicado no terceiro trimestre de 2022. Quando concedidos, os trechos, que
serão uma importante via de escoamento da produção do agronegócio, formarão um
corredor logístico desde Porto Velho (RO) até o porto de Santos (SP).