domingo, 1 de julho de 2012


CLÍNICA DE IMAGEM BRUSQUE
A CIB (Clínica de Imagem Brusque), anexa ao Hospital Evangélico, é o resultado de uma parceria eficiente e comprovada entre as clínicas São Lucas e Ecomax, referências em diagnóstico por imagem no Estado. Conta com uma equipe médica altamente qualificada, experiente e especializada nas várias áreas de diagnóstico por imagem, com todos os médicos titulados pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. Com isso, oferece diagnósticos confiáveis, priorizando a qualidade, a eficiência e a segurança aos pacientes e médicos solicitantes. Dispõe de aparelho de Ressonância Magnética de alto campo (1,5T), além de Tomografia Computadorizada com tecnologia multislice, o que propicia diagnósticos mais preciso e maior rapidez na realização dos exames, consequentemente, trazendo bem estar ao paciente.
ALL ATACADISTA
Junho foi um mês com ótimos resultados. O lançamento do Alto Inverno movimentou o shopping e com ajuda de todos os lojistas e funcionários que trabalharam com comprometimento, conseguiu-se fazer deste evento um verdadeiro sucesso. Foram milhares de clientes de todo o país, que vieram prestigiar também o Brusque Polo Fashion – Alto Inverno. Além disso, o shopping voltou com força total às obras de ampliação, incluindo um hotel.
HAVAN: 26 ANOS
A Havan comemorou dia 26 de junho, 26 anos de uma história de sucesso, como a mais completa rede de lojas de departamentos do Brasil. Como tudo começou? Quando a Havan iniciou as atividades, em 26 de junho de 1986, com apenas um colaborador, o empresário Luciano Hang tinha expectativa de crescer, mas nunca imaginou que poderia ir tão longe. Hoje, 26 anos depois, a Havan se tornou referência de comércio no País. A empresa planeja chegar à marca de 50 lojas até o fim deste ano.  
TESOURO DIRETO
Em meio às mudanças promovidas pelo governo nos juros e na poupança nos últimos meses, o Tesouro Direto voltou a ser o foco das atenções dos investidores. Considerado por especialistas como o investimento mais seguro do mercado, a modalidade também desponta como a mais rentável no atual cenário brasileiro.
DEVOLUÇÃO PECÚLIO
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara aprovou projeto determinando que o aposentado que voltar a trabalhar deverá receber a grana paga a mais de contribuição ao INSS. Segundo a proposta, a devolução, chamada de pecúlio, seria feita em pagamento único no valor de todas as contribuições à Previdência após o pagamento do primeiro benefício quando o segurado se afastar definitivamente do trabalho.
PRÊMIO COMPETITIVIDADE
Estão abertas até 31 de agosto, as inscrições gratuitas para o MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. A iniciativa do Sebrae e do Movimento Brasil Competitivo tem como objetivo valorizar iniciativas, ações e atividades inovadoras. Informações: www.mbc.org.br/mbe
DELCO REMY
O empenho brusquense agora não está mais apenas registrado na história local, mas também reconhecido mundialmente pelos méritos de empresários da cidade. A empresa Delco Remy, de Brusque, acaba de receber três reconhecimentos em 2012, dignos de comemoração: o primeiro lugar, pelo segundo ano consecutivo, na Copa do Mundo EHS&S; o bronze do prêmio Shingo e o destaque Suplier Of The Year, da GM Motor, como fornecedor destaque da empresa automotiva, todos de repercussão internacional. A cerimônia de premiação aconteceu dia 27, em Brusque, com a presença de empresários e autoridades.
PATENTE
O Laboratório Catarinense, de Joinville (que nasceu em Brusque com o nome de Laboratório Boettger), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), realiza pesquisa inédita com os componentes da fórmula do Catuama para desenvolver medicação que poderá prevenir os males do coração, reduzir o risco de morte súbita e até substituir o uso do desfibrilador (choque elétrico) nos casos de ataque cardíaco. Os componentes já foram patenteados pela empresa catarinense.
HAVAN EM ITAPEMA
A rede de lojas de departamentos Havan, de Brusque, anunciou a construção de uma unidade em Itapema. Serão investidos R$ 18 milhões em terreno na margem da BR-101, no Bairro Morretes, próximo ao acesso à Meia-Praia. Serão 9 mil m2 com 200 vagas de estacionamento, com expectativa de gerar 200 empregos diretos.
CONSUMIDOR
O Código do Consumidor pode mudar. Novos pontos estão em análise: a regulamentação de normas de negócios via internet. Outro é o superendividamento do consumidor, que teria a mediação de um árbitro ou juiz para se buscar acordo entre credor e devedor. A terceira proposta é a que se refere à normatização de ações coletivas contra fabricantes ou prestadores de serviços.
BETO CARRERO INAUGURA VILA ESPERANÇA
Através de um passeio de trem, o visitante vai apreciar uma perfeita réplica de uma vila rural. O Parque Beto Carrero World abriu as portas de uma charmosa área temática. Na Vila Esperança o visitante vai se sentir em uma verdadeira vila rural, com traços de arquitetura do Brasil Colonial. São casas, igreja, oficina, entre outros cenários reais que remetem à uma cidade do interior.
DIARISTAS
A Comissão de Trabalho da Câmara alterou o projeto do Senado e estabeleceu que diaristas só podem trabalhar na mesma casa em vez por semana. Segundo o projeto, o trabalhador doméstico que frequentar a mesma casa duas vezes por semana ou mais terá de ser registrado.
CHOPE DE BRUSQUE
Muitos turistas questionam o porquê de não ser servido chope de Brusque (artesanal) junto à choperia na praça Barão de Schnèeburg. As pessoas quando chegam na cidade querem algo diferente. O chope servido nesta choperia é o mesmo que é servido em qualquer parte do Brasil. Precisamos acordar. Turismo não se faz com a mesmice. Isso é coisa do passado.
CANAL ONLINE DE COMUNICAÇÃO
Com a ajuda da tecnologia, os cidadãos brusquenses já podem usufruir de serviços públicos sem precisar sair de casa. O morador da cidade, por meio do Portal do Cidadão, pode informar à Prefeitura de Brusque, quais os problemas que estão ocorrendo na cidade, desde coisas simples como uma lâmpada queimada em via pública ou limpeza de valas, até situações mais inusitadas, como a queda de um poste no meio da estrada. O acesso ao novo Portal do Cidadão pode ser feito pelo endereço: portal.pmbrusque.com.br/atendenet
MUTIRÃO DA CAIXA
A Justiça Federal e a Caixa Econômica Federal estão promovendo na região um mutirão de audiências de conciliação para renegociação de dívidas do financiamento “Construcard”. A realização do mutirão foi solicitada pela própria Caixa, que iniciou uma campanha de recuperação de crédito, oferecendo descontos de até 80%. O mutirão em Brusque aconteceu com 22 contratos em pauta, no valor total de R$ 538 mil.
PIRATARIA
O combate à pirataria tende a radicalizar em SC. Um projeto de lei que começou a ser analisado na Assembleia Legislativa propõe a cassação da inscrição estadual dos estabelecimentos que comercializarem produtos falsificados. Outra implicação: o responsável pelo estabelecimento ficaria impedido de exercer o mesmo ramo de atividade e de solicitar a inscrição de uma nova empresa no período de cinco anos.
TAM CANCELA VOOS
O cancelamento dos voos da TAM direto de Porto Alegre para Buenos Aires (Aeroparque) a partir de julho preocupa o setor turístico em Santa Catarina. Agora, para embarcarem em um avião da TAM com destino a Buenos Aires, os passageiros que saírem de Porto Alegre terão de fazer escalas nos aeroportos de Guarulhos (SP) ou Galeão (RJ), aumentando o tempo médio da viagem, hoje de uma hora e meia, para pelo menos cinco horas.
HERDEIROS DE APOSENTADOS
Os herdeiros de um aposentado podem receber os atrasados (diferenças que não foram pagas pelo INSS nos últimos cinco anos) de até oito revisões. Se o segurado não tinha pensionista (mulher ou marido), poderão ser considerados herdeiros filhos, pais, sobrinhos ou irmãos.
MCDONALD’S NA PARADA HAVAN
A Havan anunciou a abertura de mais um empreendimento em seu complexo turístico Parada Havan, localizado na BR-101, em Barra Velha. Trata-se da inauguração do restaurante McDonald’s, mais uma opção para moradores e turistas, que vai se somar à estrutura já existente e que inclui uma mega loja Havan, Estátua da Liberdade com mirante e vista para o mar, além de outras atrações gastronômicas.
BOTUVERÁ
Atualmente, a indústria têxtil representa a maior parcela da economia de Botuverá, com cerca de 40% de participação. Na crise que balançou o setor têxtil no ano passado, a Dalfios, por exemplo, foi bem. Reduziu a produção e no final das contas, 2011 não foi um ano tão ruim, alega seus dirigentes. Quanto aos produtos que vêm da China, acreditam que não são o maior problema. A questão é o Brasil mesmo. O governo precisa fazer alguma coisa diferente no país, como a China faz lá. É por isso que os produtos chineses entram com facilidade aqui.
UPA EXEMPLO
A secretária adjunta da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania elogiou a Unidade Prisional Avançada (UPA) de Brusque, pelas iniciativas tomadas na unidade, como os convênios que proporcionam trabalho aos detentos e a parceria com o Conselho da Comunidade e com o juiz responsável pelas Execuções Penais. Brusque é um exemplo para Santa Catarina. É bem diferente dos outros municípios. A ideia de dar emprego aos presos funcionou tão bem em Brusque que será ampliada em breve. Uma nova parceria com a Fischer deve ser feita para a produção de fornos no Presídio da Canhanduba, em Itajaí.
INDÚSTRIA SE MOSTRA
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) está lançando campanha publicitária em jornais, revistas, TV e internet. Nos anúncios, com slogan “A indústria tem pressa, o Brasil não pode esperar”, os empresários sugerem mudanças urgentes no sistema tributário e na legislação trabalhista. Pedem ainda mais qualidade na educação, redução da burocracia, investimentos em infraestrutura e em inovação.
TARIFAS DE BANCOS
Deflagrada em abril pelos bancos públicos em segundo momento pelos privados, a guerra aos juros altos trouxe um efeito aos clientes: um aumento generalizado de tarifas. Levantamento pelo Procon/SP mostra que, em 12 meses, encerrado em maio, houve aumento de até 40% no preço de pacotes de serviços bancários.
TEMPO ESPECIAL
O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se o segurado do INSS que usou equipamento de proteção tem direito à contagem de tempo especial na aposentadoria, o que pode aumentar o benefício. A decisão do STF para o caso deverá ser seguida por juizados e tribunais de todo o país.
FENAHABIT
Foram 42 mil o número de visitantes da Fenahabit 2012, um pouco abaixo dos 50 mil esperados. Apesar disso, a organização comemora. Metade dos 196 expositores já confirmou presença na feira de 2013.
ORDEM DE PENHORA
Um aposentado conseguiu suspender a ordem de penhora de 10% de seu benefício por mês para pagar uma dívida trabalhista. A decisão é da Subseção 2 Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que unifica o entendimento da Corte quando há diferentes decisões. A decisão também determina a devolução do que já foi descontado da aposentadoria pela Justiça trabalhista até o momento.
RESIDENCIAL JARDIM SESQUICENTENÁRIO
Para 336 famílias brusquenses, domingo, 24 de junho, foi um dia de um novo começo. O início de uma vida mais tranquila para 1300 pessoas, em um lugar longe de enchentes e deslizamentos: o Jardim Sesquicentenário. O residencial localizado no bairro Limeira é o maior empreendimento em habitação realizado pelo município, através do programa Minha Casa, Minha Vida. As chaves das moradias foram entregues logo após o ato inaugural, que contou com um show do padre Fábio de Melo.
COBERTORES PARAHYBA
Depois de décadas traumáticas e imbróglios jurídicos, a produção dos famosos cobertores Parahyba volta a crescer pelas mãos dos funcionários que se organizaram em cooperativa para assumir a Tecelagem Parahyba, em São José dos Campos, interior de São Paulo, dando origem a Coopertextil. A empresa faz planos de crescimento de 25% para este ano e já estuda a implantação de uma nova unidade fabril na região do Vale do Paraíba. O nascimento da cooperativa foi marcada pela reciclagem da mão de obra e conscientização sobre o cooperativismo por meio de cursos. Os funcionários passaram a decidir sobre mudanças de processos produtivos e o primeiro setor a receber investimentos e modernização foi o da fiação, considerado o coração da fábrica. Essas mudanças fizeram com que a cooperativa se tornasse competitiva.
EVANGÉLICOS AUMENTAM
O número de evangélicos e espíritas aumentou na última década, segundo dados do Censo 2010. Os evangélicos representam 22,1% (em 2000, no censo anterior, eles eram 15,9%). Os espíritas passaram de 2,7% para 4,7%. A religião católica ainda predomina, mas perdeu adeptos. Em 2000, 68,1% se diziam católicos, contra 58,2% no último censo.
PARA REFLETIR
Nem sempre se sabe o que é bom para todos. A discordância não é só um estado de espírito mas também uma questão de preferência pessoal. Às vezes somos obrigados a mudar de procedimento só porque a maioria quer. Mas isso não