segunda-feira, 16 de novembro de 2020

ECONOMIA & NEGÓCIOS

 Novas empresas

O Brasil teve saldo positivo de 231,2 mil novos negócios no mês de outubro, quando foram abertas 320,5 mil empresas e 89,3 mil foram fechadas. Os dados são do Mapa de Empresas, ferramenta digital do Ministério da Economia para acompanhamento dos registros empresariais no país. Entre as unidades da federação com maior aumento percentual em relação ao registro de novas empresas, o Amapá foi o que mais cresceu. Em outubro, foram abertos 755 novos empreendimentos no estado, um crescimento de 15,62% se comparado com setembro.

Bebidas

A atividade econômica com maior crescimento em outubro foi o comércio varejista de bebidas, que teve aumento de 4,81% no registro de novos negócios, na comparação com o mês anterior. Transporte rodoviário de cargas cresceu 4,77% e promoção de vendas, 3,26%. Para o Ministério da Economia, os números são mais uma evidência da retomada da atividade econômica, após os efeitos causados pela pandemia do novo coronavirus e do impacto das medidas de simplificação e melhoria do ambiente de negócios, bem como de transformação digital, implementadas pelo governo.

Inflação e juros

O mercado continuou elevando as projeções para a inflação enquanto o grupo dos analistas que mais acertam as previsões passou a ver a taxa básica de juros mais alta em 2021, segundo pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central. O levantamento mostrou que as expectativas para o IPCA (inflação oficial) subiram para 3,20% em 2020 e para 3,17% em 2021. A taxa Selic segue calculada nos atuais 2% neste ano e em 2,75% em 2021.

Pela regra 85/95

As regras 85/95 e 86/96, que somavam idade e tempo de contribuição e garantiam uma aposentadoria do INSS maior foram extintas pela reforma da Previdência, mas alguns trabalhadores ainda podem usá-las ao solicitar o benefício. Para isso, é preciso se encaixar nas regras até dezembro de 2018 e novembro de 2019, respectivamente.

Mercado Livre em SC

O maior portal de comércio eletrônico da América Latina, o MercadoLivre, anunciou a instalação de um novo centro de distribuição em SC.A cidade escolhida foi Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis. A expectativa é de geração de mil empregos na unidade. A unidade terá, inicialmente, 32 mil m2, com capacidade de expansão para até 71 mil m2. A previsão é que o centro de distribuição fique pronto em meados de 2021. A chegada do Mercado Livre, que se soma a outras multinacionais que já aportaram aqui, agrega valor à nossa matriz econômica, aliada à tecnologia e inovação, por meio da economia colaborativa e criativa. É sinônimo de mais oportunidades, mais desenvolvimento, esperança, confiança e prosperidade ao estado catarinense.

Inadimplência

A situação é comum em praticamente todos os conselhos regionais de diferentes profissões em Santa Catarina: a inédita taxa de inadimplência, devido à pandemia, que custou o emprego de muitos profissionais. A estratégia de alguns é propor cobranças amigáveis.

Renda em prisões

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está anunciando a criação de um plano nacional de geração de trabalho e renda em prisões. Consta que o que se faz na área em Santa Catarina foi muito considerado, já que aqui a maioria dos presos trabalha, enquanto no resto do país não passa de 20%.

Produção da indústria

Pela primeira vez desde o início da pandemia, a produção da indústria catarinense apresentou um crescimento mensal em comparação com o ano anterior. Dados mostram que no mês de setembro de 2020 o parque fabril de SC produziu 7,6% a mais que no mesmo período em 2019. O levantamento foi realizado pelo IBGE. Santa Catarina teve a quarta maior elevação da produção entre os estados brasileiros e ficou atrás apenas do Amazonas (14,2), Ceará (8,2) e Pará (8,1). O crescimento médio nacional entre os dois períodos foi de 3,4%.

Urna eletrônica

Neste 15 de novembro, completou 31 anos da implantação do voto eletrônico no Brasil. A experiência bem sucedida aconteceu durante as eleições presidenciais em 1989. Naquele dia, a 90ª seção eleitoral de Brusque foi montada no Fórum, transformando o município na primeira cidade a votar de forma eletrônica. Na ocasião, 373 eleitores votaram pela primeira vez usando um computador. Brusque virou notícia em todo o país, pois foi a primeira cidade a ter os resultados da votação, logo após o encerramento, às 17 horas. Nos dias que se seguiram à eleição, jornais de todo o Estado e do país deram destaque para o feito. A cidade mais tarde, chegou a ganhar o título de “Berço do Voto Eletrônico no Brasil”.

Regra anterior à reforma

Trabalhadores que atingiram as condições de se aposentar antes de a reforma da Previdência entrar em vigor, em novembro de 2019, têm garantido o direito de pedir o benefício pelas regras antigas. A principal vantagem é o cálculo da aposentadoria, feito pela média das 80% maiores contribuições, o que eleva o valor a ser pago pelo INSS.

Falta suporte

Relatório global sobre o teletrabalho na pandemia mostra uma contradição. Ao mesmo tempo em que as empresas dizem acreditar que os funcionários precisarão estar no centro do design dos espaços de trabalho do futuro, a maioria reconhece que não mudou as políticas para os escritórios de modo a dar maior suporte aos empregados em trabalho remoto. Em muitos casos, funcionários em home office tiveram de usar seus próprios equipamentos.

Irregularidades

A Febraban (federação dos bancos) proibiu, permanentemente, dois correspondentes bancários de oferecer consignado a clientes em nome dos bancos. Correspondente bancário é a empresa que tem os serviços contratados por um banco, atuando como intermediário entre instituições bancárias e clientes, como, por exemplo, lotéricas, lojas de crédito e fintechs. A federação dos bancos afirma que não divulgará o nome das instituições.

Altas na bolsa

A Bolsa brasileira surfa a onda da vitória do democrata Joe Biden nos EUA e a eficácia de 90% da vacina da Pfizer com a BioNTech, somada aos resultados das empresas no terceiro trimestre. O Ibovespa teve várias altas, chegando aos 105 mil pontos, maior valor desde 27 de julho. A alta foi impulsionada por fortes valorizações de Petrobrás e bancos.

Queda da inadimplência

Apesar do cenário de pandemia, a inadimplência no setor de comércio em SC está em queda, segundo levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL-SC). O estudo mostra que, de janeiro a outubro de 2020, a taxa de consumidores no vermelho encolheu 11,6%. Além disso, a inclusão de novos devedores reduziu 24,2% no período.

Troca de benefício

Segurados do INSS que recebem aposentadoria especial por insalubridade estão indo à Justiça para trocá-la pelo benefício comum. Em junho, o STF decidiu que o INSS pode cortar aposentadorias especiais de quem volta a exercer atividades de risco. Assim, para continuar trabalhando ou voltar ao mercado, eles tentam mudar o benefício.

Limites

Em nota pública, mais de 140 organizações da sociedade civil estão condenando a tentativa do governo federal de controlar o trabalho realizado por ONGs no Brasil, especialmente na região da Amazônia. É preciso dizer que ali, com exceções, há petulantes. Um exemplo a estrangeira Greenpeace conseguiu há mais de cinco anos a proibição, única no mundo, da observação embarcada de baleias em SC. Por que nenhuma brasileira assumiu a demanda?

 

Pacotaço

O pacotaço de reformas para flexibilizar o Orçamento e reduzir gastos completou na última semana um ano desde o envio ao Congresso e continua sem aprovação e em meio a indefinições. As três PECs (propostas de emenda à Constituição) do Plano Mais Brasil foram anunciadas em novembro e seguem com tramitação prejudicada por problemas de articulação política, pela pandemia, por interesses eleitorais e incertezas sobre novo programa social.

Marcas

A Whirlpool (leia-se Cônsul), detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, está completando 70 anos em Joinville este mês de novembro. A primeira geladeira brasileira foi produzida na cidade (dizem que foi em Brusque) com investimento do empresário cônsul Carlos Renaux, que deu origem ao nome da marca, em um pequeno galpão onde hoje funciona um hospital infantil.

Produção

A produção industrial aumentou em 11 dos 15 Estados pesquisados pelo IBGE em setembro, em relação a agosto, e nove recuperaram o patamar de produção pré-pandemia: SC está com o honroso índice de 4,5%, seguido por Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Pará, Paraná e Rio Grande do Sul.

Aves mais caras

Os preços de aves e suínos registraram em outubro as maiores altas de 2020, segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados). Na primeira categoria, a inflação chegou a 9,16%. Já os cortes suínos subiram 8,44%. A entidade diz que esses índices devem se repetir em dezembro e impactar produtos como peru e tender. O dado vem do IPS (Índice de Preços dos Supermercados), calculado pela fundação de pesquisas econômicas.

Mercado norte-americano

O mercado norte-americano oscila entre ser o primeiro e o segundo para as exportações catarinenses. Isso faz estreita a relação entre SC e EUA em oportunidades, exigências riscos e peculiaridades de um mercado altamente importador não só de gêneros alimentícios, mas também de móveis, produtos de madeira e equipamentos. Por isso, a eleição de Biden é considerada positiva diante da retomada do multilateralismo e da abertura de espaço para novas negociações comerciais. A avaliação é da presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

Imigrantes qualificados

A boa notícia é que, apesar de muitas diferenças tanto democratas quanto republicanos concordam que os EUA precisam de novos imigrantes qualificados com carreiras bem-sucedidas e formação acadêmica avançada, e que desejem contribuir com o mercado de trabalho americano em áreas que exijam conhecimento técnico e experiência, o que deve atrair ainda mais a chegada de imigrantes brasileiros aos Estados Unidos nos próximos anos. Sem dúvida o sistema imigratório americano caminha para um cenário que irá cada vez mais privilegiar imigrantes bem qualificados.

Alerta

Entre janeiro e agosto deste ano 2020 foram realizadas 3,4 mil cirurgias de hérnias da parede abdominal via SUS em Santa Catarina, 51,4% a menos que 2019. O número reduzido devido a pandemia, acende um alerta para as possíveis complicações causadas por hérnias abdominais, que podem levar à gangrena (morte do tecido devido à falta de irrigação sanguínea), alerta a Sociedade Brasileira de Hérnia.

Transferências para o exterior

As transferências pessoais de dinheiro entre o Brasil e o exterior podem ficar mais fáceis. O Banco Central colocou em consulta pública proposta de aperfeiçoamento da regulamentação cambial, considerando as inovações tecnológicas e os novos modelos de negócios relacionados a pagamentos e transferências internacionais. A consulta pública ficará aberta até o dia 29 de janeiro de 2021 e após essa fase o BC definirá a nova regulamentação.

Centro de Inovação

Atualmente 98% concluída a obra do Centro de Inovação Tecnológica de Brusque. Era uma das seis do tipo em SC que o Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável pretendia inaugurar até o final de 2020. O presidente do comitê de implantação estima que a obra seja entregue no início de 2021, por conta da pandemia e das eleições. A obra está contratada por R$ 6,59 milhões, 11,97% a mais do que o valor original de R$ 5,89 milhões. O prédio, no bairro Limoeiro, terá uma área de 3.140 m2 e é resultado de parceria entre o governo estadual, prefeitura e iniciativa privada.

Estiagem

Setembro e outubro deste ano, tiveram os valores de precipitação abaixo da média histórica para todas as regiões de SC, piorando a condição de armazenamento de água no solo, que se encontra bastante baixo para as regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste. Em outubro, os níveis de disponibilidade hídrica atingiram o patamar mais crítico de toda a série histórica para estas regiões. Segundo a Epagri/Ciram, os dados apontam para 120 municípios com chuva abaixo de 60% em Santa Catarina.

Indústria

Por décadas se disse que em Florianópolis havia a “indústria da ponte Hercílio Luz”, cuja restauração levou centenas de milhões do contribuinte e deixou alguns corruptos milionários, ainda soltos. Em outras cidades de SC há clones disso, como Guaramirim, onde as obras do Centro de Educação Profissional se arrastavam por quase 10 anos a um custo de R$ 10 milhões. Sete empresas ganharam diferentes licitações e desistiram, não sem antes levar o seu.