domingo, 13 de outubro de 2019

ECONOMIA & NEGOCIOS


Quimisa vendida
A Quimisa, de Brusque, foi adquirida pela Brenntag, empresa líder de mercado global em distribuição de produtos químicos. Tem sede em Essen (Alemanha) e sedes regionais na Filadélfia (EUA), Houston (EUA) e Cingapura. A Brenntag conta com 16 mil funcionários, opera em 580 localizações, em 76 países e gerou vendas em 2018 no montante de 12,6 bilhões de euros. As ações da empresa são negociadas na Bolsa de Frankfurt (BNK). Por sua vez, a Quimisa tem uma forte posição de mercado no fornecimento de produtos químicos industriais e em especial para clientes regionais no Sul do Brasil. Além de Brusque, a Quimisa tem filiais em Itu (SP), Sapucaia do Sul (RS) e Nova Esperança (PR) e um escritório em São Paulo (SP).

Arbitragem
Antes de mais nada, não confunda arbitragem esportiva com arbitragem jurídica. No esporte, o árbitro esportivo conduz a partida de futebol, vôlei, etc. de acordo com as regras estabelecidas, dando oportunidade para que as equipes façam o seu jogo, saindo vitoriosa a melhor equipe. Na arbitragem jurídica, uma das pessoas envolvidas no conflito leva o problema a um árbitro ou Câmara de Mediação e Arbitragem, para que este árbitro conduza o procedimento, conforme as regras estabelecidas e de acordo com as Leis Federais 9.307/96 e 13;129/15. As outras pessoas envolvidas no conflito são chamadas a participar, apresentando provas e argumentações. Na arbitragem, o árbitro vai decidir o conflito proferindo uma sentença arbitral, que tem valor igual à do Juiz de Direito, no Poder Judiciário. São vários os benefícios que a arbitragem proporciona: rapidez, economia, sigilo, conveniência, eficácia, seriedade, experiência e preservação de relações.

Em tempos difíceis
Deixe a crise para os outros. Mude de tática na sua empresa, repense os jogadores, mas nunca pare de jogar. A história comprova que anunciar em tempos difíceis reforça sua posição de negócio e ajuda a perder menos vendas, até porque seus concorrentes podem estar parados e há menos disputa pela atenção do consumidor. Ou seja, há ainda mais espaço para seu investimento trazer maior retorno. Em todas as recessões que o Brasil enfrentou, sempre houve empresas que ganharam mercado e vendas. Nenhuma delas fez isso ficando para trás.

Recursos no INSS
Metade dos segurados que entram com recurso administrativo no INSS consegue uma decisão favorável. O trabalhador pode recorrer quando não concorda com uma decisão do INSS, como o valor do benefício, a contagem do tempo de contribuição ou um benefício negado. Neste ano, o volume de recursos dobrou em razão do pente-fino.

Nomeação
A advogada de Blumenau, Sandra Krieger Gonçalves, foi oficialmente nomeada integrante do Conselho Nacional do Ministério Público. O ato de nomeação da nova conselheira, assinado pelo presidente da República, acaba de ser publicado no Diário Oficial da União. Sandra é uma das duas representantes da OAB. Ela foi indicada pelo Conselho Federal da OAB depois de eleição intensa. Passou por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e posteriormente teve o nome aprovado pelos senadores. A cerimônia de posse ainda não foi agendada. Sandra é filha da brusquense Dinorah Krieger Gonçalves e neta de Aldo Krieger.

Fim da linha
Um dos mais tradicionais comércios de “armarinho” de Blumenau está encerrando as atividades. A Casa das Linhas, que ao longo de mais de 50 anos de história se tornou referência no fornecimento de fios, algodão, bordados e aviamentos, em geral de marcas da região, como Círculo e Karsten, encerrou suas atividades, no Centro. Todo o estoque está sendo liquidado. Foi um conjunto de fatores que levou a direção da casa a interromper uma história de mais de meio século. A começar pelo declínio do segmento. Ponto de encontro, no passado, de costureiras e alfaiates, o movimento enxugou nos últimos anos com quase extinção de pessoas que ainda se dedica a este tipo de ofício. Também influenciaram na decisão, a queda do fluxo de clientes e o alto preço do aluguel cobrado na tradicional Rua XV de Novembro e transversais.

Transmissão de rádio
A relação entre a CBF e os veículos de imprensa poderá apresentar uma modificação a partir do ano que vem. A ideia, que já vinha sendo discutida internamente, ganhou visibilidade depois da entrevista do presidente do Corinthians. Ao questionar a presença de vários veículos de comunicação na cobertura de jogos, o mandatário corintiano disse que só deve transmitir os jogos quem pagar e isso inclui as rádios. Os valores ainda não foram colocados em discussão. A ideia é cobrar de emissoras de rádio tradicionais, webrádios, portais e blogs.

Luciano homenageado
O empresário brusquense e proprietário da rede varejista Havan, Luciano Hang, foi o homenageado na cerimônia de abertura da 36ª Oktoberfest, em Blumenau, que ocorreu na noite do dia 9, no Eisenbahn Biergarten, do Parque Vila Germânica. Coube a ele retirar o caneco da primeira festa (1984) da Krugplatz (Praça do Caneco) e entregá-lo aos monges que o conduziram ao palco onde estavam as autoridades. O ritual já é uma tradição na abertura da Oktoberfest. O caneco fica guardado durante o ano nessa praça, que fica na área aberta do parque. Ele é retirado pelo homenageado do ano. A homenagem foi justificada pelo fato de Hang ser o responsável por cuidar da manutenção de um dos mais importantes pontos turísticos da cidade, o Castelinho da Rua XV e por gerar mais de 20 mil empregos diretos no Brasil.

Revista RCSC
Já está circulando a sétima edição da RCSC (Revista Catarinense de Solução de Conflitos), uma publicação que busca trazer informações e novidades para profissionais, especialistas, professores, acadêmicos e entusiastas dos MASCs (Métodos Adequados de Solução de Conflitos). Por meio da Fecema (Federação Catarinense das Entidades de Mediação e Arbitragem), neste ano de 2019, está sendo apresentado um conteúdo diversificado para todos os públicos. Não deixe de ler.

Trabalho na infância
O trabalhador que foi aluno-aprendiz em escolas técnicas pode contar o período de estudo como tempo de contribuição para a aposentadoria, segundo a Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais. Isso antecipa a aposentadoria ou aumenta o benefício. Conheça outros trabalhos na infância que devem entrar no INSS.

Educação no Brasil
O futuro do Brasil como uma grande nação é investir em educação. Pense nas grandes potências econômicas mundiais. Todos apostaram muito na solução de suas crianças, seus jovens e seus trabalhadores. Coreia do Sul e Singapura, entre outros, cujas economias são destaques mundiais recentes, eram mais pobres que o Brasil há 50 anos. Estes países se transformaram porque entenderam que o desenvolvimento de um país é diretamente proporcional ao desenvolvimento educacional de seu povo. A tecnologia é um grande aliado para ganharmos escala e aumentarmos a produtividade e a competitividade da nossa economia. As maiores empresas do mundo: Amazon, Apple, Google, são focadas em tecnologia. Na área da educação também tiveram grande impacto digital.

Negativa
Pela primeira vez nos 34 anos de realização da Oktoberfest, a Prefeitura de Blumenau não contará com apoio financeiro do governo do Estado. A Santur negou o pedido formulado pela organização, alegando que tinha outras prioridades.

Internazionale
Brusque está perto de ter a sexta escolinha de futebol da Internazionale, da Itália, em Santa Catarina, ainda com local a definir, a unidade da Inter Academy, será a terceira a ser aberta pelo ex-jogador Adriano Bertolucci, após as experiências consolidadas em Blumenau e Indaial. Os trâmites para a abertura da franquia já estão finalizados, após uma extensa verificação dos requisitos por parte do clube italiano. Falta apenas a definição do local onde a escolinha funcionará.

Certificação
O complexo Multilog, que tem sede em Itajaí, completou em outubro cinco unidades com certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA). O certificado é concedido pela Receita Federal e leva em conta o atendimento a normas internacionais de qualidade e segurança nos processos logísticos, com padrão simplificado para desburocratizar processos. Estão credenciados as unidades de Itajaí (SC), Barueri (SP), Campinas (SP), São Paulo (SP) e agora, também Santos (SP).

Novas regras
O Procurador-Geral da República admitiu a possibilidade de questionar trechos da reforma do INSS no Supremo. Segundo ele, foram identificados problemas de transição em certas carreiras. Especialistas acreditam que muitos pontos da reforma vão parar na Justiça, como as mudanças na concessão da aposentadoria especial.

Previsão de público
Em 2019, a organização da Oktoberfest espera que o público nos setores do Parque Vila Germânica, em Blumenau, chegue a 600 mil pessoas, superando o número de visitantes que prestigiou o evento no ano passado. Ao longo dos 19 dias de festa, a estimativa é superar os 623 mil litros de chope que foram consumidos em 2018. Para isso, os festeiros terão à disposição 56 rótulos e 31 estilos da bebida.

Cursos de inserção
Estão em andamento na sede do CRAS de Guabiruba as oficinas socioeducativas oferecidas em parceria com o Centro Integrado Empresa Escola (CIEE) para adolescentes interessados em se preparar para o mercado de trabalho. Serão quatro aulas no total, que tem como objetivo de oferecer informações e auxiliar no planejamento de vida, com orientação profissional para que o jovem saiba como pode se inserir no mercado trabalho. Qualquer adolescente de Guabiruba pode participar das aulas.

AmpeBr em Brasília
Diretores da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região estiveram em Brasília, onde foram recepcionados na Câmara dos Deputados, juntamente com representantes de federações de todo o país, para uma homenagem pelo que vem fazendo a micro e pequena empresa em todo o Brasil. Estiveram também na sede do Sebrae Nacional, onde apresentaram os projetos realizados pela AmpeBr, como a Pronegócio, as Rodadas Internacionais e o Projeto Amor pela Costura, recém iniciado e que de forma gratuita capacita profissionais para o mercado de trabalho.

Encontro Filatélico
Será realizado dias 19 e 20 de outubro, o 20º Encontro Filatélico e Numismático de Brusque. O evento, idealizado pelo Clube Filatélico Brusquense, ocorrerá na Sociedade Esportiva Bandeirante, das 9h às 17h em ambos os dias. Mais informações, pelos telefones 99969-1516 e 99631-4480.

Aumente a aposentadoria
Aposentados e pensionistas podem contar com vantagens capazes de ampliar a renda mensal. O acréscimo depende da capacidade do beneficiário de comprovar direitos não requisitados ou ignorados pelo INSS. Um deles é a possibilidade de acumular pensão por morte e aposentadoria. O acúmulo de aposentadorias do INSS e de regimes próprios de servidores públicos também é permitido. Conheça outros direitos para os aposentados aumentar a renda sem precisar ir à Justiça.

Eficiência
Consumidores com geladeiras, freezers e aparelhos de ar condicionado antigos, que gastam muita energia, poderão renová-los com 50% de desconto, graças ao Bônus Eficiente. O programa da Celesc acaba de ser lançado em sua 6ª edição. As vendas de aparelhos já estão acontecendo. Outro projeto, o “Sou Legal, Tô Ligado” vai beneficiar famílias de baixa renda de 45 municípios com a troca de chuveiros elétricos e lâmpadas residenciais.

Aumento da fiscalização
Já foi dado início a operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para intensificar a fiscalização durante as festas de outubro no Vale do Itajaí. Apesar de ter como foco a Oktoberfest, em Blumenau, as ações também incluem as rotas próximas de festas como a Fenarreco (Brusque), Marejada (Itajaí) e Festa do Imigrante (Timbó). Durante a operação, que segue até o dia 27 de outubro, a PRF terá aumento de efetivo.

Sem comprador
Não apareceram interessados no leilão da Justiça Federal,  da antiga garagem da empresa Nossa Senhora da Glória, em Blumenau. O imóvel de 10 mil m², no entanto, continua disponível. Nova tentativa deve ocorrer nos próximos dias, agora por preço mínimo de R$ 1,5 milhão, metade do valor inicial da avaliação.

Sistema tributário
O Governo Federal instituiu um grupo de trabalho, presidido pelo ministro da Economia, para propor medidas de aperfeiçoamento do sistema tributário brasileiro. Segundo a portaria, o grupo terá 60 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, para apresentar o relatório final.

Pedido de revisão
Os segurados que se aposentaram entre outubro de 1988 e abril de 1991 podem ganhar revisão dos seus benefícios que paga mais de R$ 300 mil em atrasados. Para isso, também devem ter contribuído para o INSS sobre valores iguais ou próximos ao teto da época. Em julgamento recente, um aposentado conseguiu uma bolada de atrasados de R$ 381 mil.

Atraso nos precatórios
O Senado aprovou a proposta de emenda à Constituição que prorroga até o final de 2028 o prazo de vigência de pagamento de precatórios. O prazo atual para esse pagamento termina em dezembro de 2024. A proposta que dá mais tempo para que estados e municípios possam pagar débitos vale para dívidas com empresas e não afeta servidores e aposentados.

Varejo de SC
O volume de vendas do comércio catarinense no mês de agosto cresceu 1,6% frente ao mês anterior (julho), na série com ajustes sazonais. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, teve alta de 11,4% e tanto no acumulado do ano quanto nos últimos 12 meses, quando subiu 7,2%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE. No Brasil, em volume, o comércio teve alta de 0,1% em agosto frente ao mês anterior e de 1,3% em relação a agosto do ano passado. Considerando receita nominal (sem descontar a inflação), SC cresceu em agosto 2% frente ao mês anterior e 14% em relação a agosto do ano passado. O varejo do Estado tem crescido acima da média nacional porque segue com a melhor empregabilidade do Brasil.

Cadastro positivo
O Banco Central autorizou os quatro birôs de crédito brasileiros a receber informações de instituições financeira, tirando do caminho o último obstáculo regulatório para funcionamento do novo cadastro positivo, cuja promessa é reduzir a inadimplência e os juros. Dificuldades de diálogo com empresas como concessionárias de energia e telecomunicações devem atrasar a plena operação do novo banco de dados. A lei que autoriza a inclusão automática de pessoas em um cadastro histórico de pagamentos foi sancionada em 9 de julho. A partir daí, SPC, Serasa, Boa Vista e Quod poderiam receber as informações de contas de consumo e crediário de varejistas. Nada aconteceu.

Orçamento do Estado
O governo do Estado encaminhou para a Assembleia Legislativa de SC o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2020. O documento elaborado pela Secretaria da Fazenda, detalha todas as receitas e as despesas do Estado para o próximo ano. As receitas estimadas somam R$ 28,9 bilhões. Já as despesas foram fixadas em R$ 29,7 bilhões. A Previdência Social dos servidores públicos será a maior despesa do governo em 2020, totalizando R$ 5,9 bilhões, seguida da educação com R$ 4,5 bilhões.

Nova logo
A Das Bier, cervejaria artesanal de Gaspar, vem de cara nova para a 36ª edição da Oktoberfest. O início da festa marcou o lançamento da nova logomarca, que traz três leões e imagens que representam o lúpulo, a coroa e a pá cervejeira. Os leões são uma referência ao brasão da família Schmidt que administra a cervejaria.

Referência
A cidade de Chapecó contará com um moderno complexo hospitalar a partir desta semana (18). Será inaugurado o novo Hospital da Unimed. A cooperativa médica já atua como referência na assistência médico-hospitalar de toda a região de Chapecó, aliviando a demanda do Hospital Regional Lenoir Vargas Ferreira.

Juros
A Caixa anunciou a redução de até um pequeno percentual nas taxas de juros para financiamentos imobiliários com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. A menor taxa passou de 8,5% para 7,5%. Já a maior foi de 9,75% para 9,5% ao ano. As novas taxas já estão em vigor.

Mínimo pela inflação
O Congresso Nacional aprovou projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020 com salário mínimo reajustado somente pela inflação e despesas com custeio e investimentos no patamar mínimo histórico. O reajuste do salário mínimo foi o grande ponto de divergência entre os parlamentares. Cálculos da equipe econômica estimam que, a cada R$ 1 de acréscimo, haveria impacto de cerca de R$ 300 milhões. E com ganho real, como muitos parlamentares (156) queriam, poderia chegar a R$ 3,3 bilhões, sem contar o efeito sobre estados e municípios.

Quase lá
Boa notícia para os motoristas que reclamam dos transtornos causados pelas obras da Autopista Litoral Sul na BR-101, em Itajaí. A previsão de conclusão da ponte na marginal do canal Itajaí-Mirim e das reformas nas pontes sobre os Rios Canhanduba e Itajaí-Mirim, é para este mês de outubro. Ou seja, antes da chegada do verão.

Sulfabril
O sindicato que representa os trabalhadores têxteis de Blumenau informa que os cálculos para o pagamento dos saldos que ex-funcionários da Sulfabril ainda têm a receber foram atualizados pela contadoria do Fórum. A soma total chega a R$ 9 milhões. Um novo rateio foi autorizado pela Justiça no início de setembro. A decisão determinou que cada um recebesse metade do que ainda tem direito.

Banda
Entre as atrações internacionais da Oktoberfest este ano está a Banda dos Mineiros da cidade de Plessa, situada a sudoeste de Berlim. No primeiro desfile foi um dos grupos mais aplaudidos pelo público, exibindo um uniforme azul com acessórios.

Varejo
A Kyly acaba de inaugurar loja em formato de outlet na Rua XV de Novembro, em Blumenau. A empresa também prepara um investimento milionário na criação de uma fiação própria em Pomerode, que deve começar a operar em dezembro.

Dados unificados
O governo instituiu, por meio de decreto, o Cadastro Base do Cidadão, uma base integrada de dados pessoais de brasileiros. Terá, inicialmente, dados biográficos relacionados ao CPF, como nome, data de nascimento, sexo e filiação. Depois, será acrescida de outras bases temáticas, cujas informações serão vinculadas ao CPF. No decreto, o governo define como “base integradora” uma base de dados que integra os atributos biográficos ou biométricos das bases temáticas. Os atributos biométricos, segundo o texto, são características biológicas e comportamentais, tais como a palma da mão, as digitais dos dedos, a retina ou a íris dos olhos, o formato da face, a voz e a maneira de andar.

Balneário na FIT
O projeto Visite Balneário Camboriú e Região Costa Verde & Mar, encabeçado pelo Convention & Visitors Bureau, levou um grande número de empresários e parceiros à Feira Internacional do Turismo da América Latina (FIT), que terminou no último final de semana em Buenos Aires. O estande, interativo, com espaço para colorir a região, o grupo participou também de rodadas de negócios com operadores locais de turismo. Em tempos de crise no país vizinho, vender bem o destino foi fundamental para reduzir as perdas de verão. O brusquense Valdir Walendowsky, atual secretário de turismo de BC, coordenou o grupo.

Novo píer
A prefeitura de Penha lançou edital de licitação para reforma do píer da Praia de da Armação. A estrutura, que está interditada, será reaberta com nova função, além de atender as embarcações de pesca, também passará a ser receptivo para os turistas que chegarão à cidade a bordo dos transatlânticos. A empresa de cruzeiros MSC prevê uma escala-teste em Penha ainda neste verão. A entrada de Penha no mercado de cruzeiros é cobiçada pelas operadoras, já que a cidade tem como chamariz o Beto Carrero World, local para onde vão muitos dos passageiros que desembarcam nas escalas em Balneário Camboriú, por exemplo.