segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

ECONOMIA & NEGÓCIOS

 Mercado de trabalho

Os MASCs abrem novos mercados de trabalho para advogados. Entre as vantagens de ser árbitro ou mediador estão a flexibilização na carga horária, possibilidade de atuar em várias empresas, um novo mercado de trabalho e uma forma eficaz e rápida de resolver o conflito do cliente. Com a crescente popularização dos Métodos Adequados de Solução de Conflitos (MASCs), o campo de atuação para advogados e outros profissionais que trabalham na área tem aumentado cada vez mais. Negociação, conciliação, mediação e arbitragem ampliam o mercado de trabalho de diversas formas, ao contrário do que muito ainda receiam. Não é perda de mercado, mas sim a ampliação. Conheça melhor a Câmara de Mediação e Arbitragem de Brusque que este ano estará comemorando 20 anos de atividades.

Governança Municipal

Brusque é a segunda melhor cidade de SC (a primeira é Jaraguá do Sul) e está entre as dez primeiras cidades do Brasil com mais de 100 mil habitantes segundo o Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) 2020. O índice é realizado pelo Conselho Federal de Administração e leva em consideração os quesitos: finanças, gestão e desempenho. A divulgação do IGM aponta Brusque no grupo das 163 cidades mais bem avaliadas no Brasil, com índice de 7,61, onde Indaiatuba (SP) lidera com 8,11. O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. É elaborado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras.

Auxílio-doença por Covid

Afastamento do trabalho por doença respiratória cresceram 166% no ano passado, a maioria por coronavirus. Quase 40 mil dos 51,3 mil auxílios-doença concedidos pelo INSS em 2020 por doenças respiratórias foram em decorrência da Covid-19. Para ter direito ao benefício, o segurado precisa provar que a exposição ao vírus ocorreu no trabalho ou por responsabilidade do empregador. Documentos, fotos e e-mails podem ajudar na comprovação.

Empregos formais

Santa Catarina teve o melhor resultado do país na geração de empregos formais em 2020. O dado foi confirmado pelo Caged e divulgado pelo Ministério da Economia. Ao todo, foram geradas 53.050 vagas com carteira assinada no Estado no ano passado. O número representa 37,1% de todos os 142.690 empregos criados no Brasil em 2020. Santa Catarina se manteve com a menor taxa de desemprego do país ao longo dos últimos anos. Isso reflete a confiança do setor empresarial no estado, onde há segurança jurídica e boas condições para se investir, gerando emprego e renda. Todos os setores econômicos registraram incremento no número de vagas no ano passado em SC. O melhor resultado veio da indústria com um saldo de 25.452 empregos gerados. Na sequência, aparece o setor de serviços, com 17.776 de saldo. O comércio surge em terceiro lugar, com 7.141 empregos criados em 2020. A construção civil com 2.051 e a agropecuária com 630 fecham a lista. Em 2019, SC já havia sido destaque nacional ao registrar a melhor geração de emprego dos últimos nove anos, com 71.406 novas vagas. O emprego representa a dignidade das pessoas em poder pagar suas contas. SC é um estado diferenciado e o destaque no cenário nacional reforça a capacidade empreendedora do catarinense mesmo frente às adversidades.

Nova loja Milium

Brusque vai ganhar em breve a segunda unidade da loja Milium, que abrirá as portas ainda no primeiro semestre de 2021. O ponto estratégico fica situado na esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Lauro Mueller, local que abrigou a antiga Hermes Macedo e agências bancárias como HSBC e Bradesco. A rede de lojas que tem como slogan “tem de tudo”, foi fundada em 1976, em Joinville. Hoje conta com mais de 70 unidades distribuídas por SC e PR e mais de 2 mil funcionários.

Recuperação Judicial

A quantidade de pedidos de recuperação judicial no país em 2020 totalizou 1.179 no período de janeiro a dezembro. O montante é 15% menor que o total registrado no mesmo período de 2019. Os dados  foram divulgados pelo Serasa Experian. Com a facilitação de prazos feita pelos credores, os juros mais baixos e as novas linhas de crédito disponibilizadas, os donos de negócios recorreram menos à recuperação judicial, que já é naturalmente o último recurso das empresas com dificuldades financeiras. Muitos empresários optaram por aguardar a resolução da nova Lei de Falências, sancionada pelo governo federal no final de dezembro, que permite, por exemplo, que as empresas façam financiamento durante a recuperação judicial.

Alta do aluguel

O valor do aluguel residencial com aniversário em fevereiro poderá ter reajuste de 25,71%, maior percentual de correção dos últimos 18 anos. A alta vale para contratos em andamento e corrigidos pelo IGP-M, medido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Em junho de 2003, o IGP-M foi de 28,23%.

Fibra Físio

O maior Centro de Fisioterapia e Reabilitação Esportiva do Brasil está em Brusque. Com ampla estrutura de 2 mil m2, a Fibra conta com equipamentos de alta performance com foco em eletroterapia, hidroterapia, Pilates e reabilitação infantil. São ambientes projetados prontos para atender atletas amadores e profissionais, pacientes neurológicos, crianças com dificuldades motoras, cadeirantes, idosos, estudantes e médicos ortopedistas e de outras especialidades. O espaço fica na Villa Schlosser, ao lado da Uniasselvi.

Desconto do 13º antecipado

O INSS vai cobrar da família os valores pagos a mais no 13º adiantado do aposentado que morreu em 2020. O instituto vai descontar do saldo pago a dependente do aposentado no ano passado a diferença do 13º antecipado na pandemia. Por exemplo, se a morte ocorreu em agosto, o segurado teria direito ao 13º de janeiro a aquele mês. A diferença, de setembro a dezembro, será descontada do que dependentes recebem. As pensões não serão alteradas.

Parque das Esculturas

O Parque das Esculturas em Brusque está aberto para visitação. O local funcionará todos os dias, entre 9h e 21h, e adotará todos os protocolos de prevenção contra o coronavirus. É mais uma opção de lazer e ao ar livre, para as famílias e turistas. O parque possui 40 obras esculpidas em mármore, de artistas de várias partes do mundo. O local é considerado o maior do gênero a céu aberto da América do Sul. O acervo inclui obras de Giò Pomodoro, Amilcar de Castro, Oscar Niemeyer e Tomie Ohtake, entre outros. O Parque das Esculturas esteve fechado para visitação nos primeiros dias de 2021, após as férias coletivas de 23 de dezembro a 4 de janeiro.

Granas extras

Conheça as granas extras que o aposentado pode ter. Os trabalhadores e aposentados, na ativa ou não, têm direito. FGTS e abono do PIS estão entre as verbas que o trabalhador pode receber. Já os aposentados no mercado de trabalho podem fazer o saque mensal do FGTS. Para quem não está mais trabalhando, as revisões dos benefícios são alternativa para ter uma grana a mais.

Bandeira amarela

A bandeira tarifária das contas de luz segue amarela em fevereiro, segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Com isso, a energia fica em R$ 1,34 para cada 100 quilowatts consumido por hora, mesmo valor de janeiro. Apesar de fevereiro ser tipicamente mais chuvoso, os reservatórios das hidrelétricas seguem em recuperação lenta, o que requer maior contenção do consumo. As informações são da Agência Brasil.

Carnê-leão

A Receita Federal vai mudar a forma como o contribuinte preenche o carnê-leão, que é o recolhimento mensal obrigatório de imposto para quem recebe rendas de aluguel, pensão alimentícia, trabalho autônomo, entre outras. A partir deste ano, o preenchimento do carnê-leão será no site da Receita Federal. A mudança já valerá para as rendas recebidas em janeiro, cujo recolhimento do imposto deverá ser feito até o fim de fevereiro. Para utilizar o novo sistema do carnê-leão, o contribuinte precisará ter um código de acesso e senha para entrar no Centro de Atendimento Virtual (Portal e-CAC) da Receita Federal. No sistema, acesse “Meu Imposto de Renda”, localize “Declaração” e clique em “Acessar carnê-leão”.

Confiança na Arbitragem

Com cerca de 90 milhões de processos tramitando no Brasil, não é incomum que casos até simples fiquem anos aguardando julgamento. A situação pode se tornar ainda muito mais grave se o processo envolver questão de alta complexidade técnica. Uma solução que tem sido cada vez mais aplicada, especialmente por empresas, é o instituto da Arbitragem. Numa corte arbitral, as partes aceitam se submeter à decisão do árbitro, que não é necessariamente advogado ou juiz, podendo ser um especialista da área onde há a controvérsia. Esse sistema é um método complementar de solução de controvérsias legais, disponível para empresas e cidadãos.

Preços das frutas

Os preços da maçã, banana e melancia subiram fortemente na maioria dos mercados em dezembro, mostra o Boletim Prohort de 2021 divulgado pela Conab (Cia. Nacional de Abastecimento). O boletim destaca que os preços no último mês do ano, como de costume, refletem o impacto do verão e das festas de fim de ano sobre o comportamento do consumidor. As informações são da Agência Brasil.

Superlife Colchões

A rede Superlife Colchões inaugurou sua nova loja em Brusque. Agora, os melhores colchões magnéticos podem ser encontrados em novo endereço, na esquina da Avenida Otto Renaux com a Barão do Rio Branco, na área central da cidade. Esta é a maior loja da rede, que está presente também em Tijucas (matriz), Navegantes e Itapema.

Na fila de espera

Mais de 70% das ações são de benefícios por incapacidade. O segurado pode recorrer da decisão em até 30 dias. Mais de 1,1 milhão de processos em fase de recurso no INSS estão aguardando julgamento, segundo dados confirmados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a grande maioria são de benefícios envolvendo parecer dos peritos federais. Além dessa fila, o INSS tem mais 1,2 milhão de pedidos à espera de resposta.

Financiamento imobiliário

Os financiamentos imobiliários com recursos da poupança bateram uma sequência de recordes em 2020, o ano da pandemia de Covid-19 e levam o setor a apostar em um crescimento na faixa de 20% neste ano. Em dezembro, a concessão de R$ 17,5 bilhões representou o maior volume nominal mensal desde o lançamento do Plano Real em julho de 1994. As 55,9 mil unidades financiadas também foram um recorde mensal, e marcaram crescimento de 76% ante o mesmo período do ano anterior.

Sistema para simplificar

O Ministério da Economia lançou o Balcão Único, um projeto que permitirá aos cidadãos abrirem uma empresa de forma simples e automática, reduzindo o tempo e os custos para iniciar um negócio no Brasil. De acordo com o ministério, por meio de um formulário único e totalmente digital, empreendedores podem abrir empresas em apenas um dia e sem necessidade de percorrer vários órgãos públicos. Tudo poderá ser feito no mesmo ambiente virtual. O Balcão Único permitirá ainda que os empreendedores possam, no momento da abertura da empresa, realizar o cadastro de empregados pelo e-Social.

Atrasados na revisão

O aposentado do INSS que ganhou uma ação trabalhista pode usar a decisão para aumentar o valor do seu benefício. Para isso, é preciso pedir uma revisão da aposentadoria. A primeira solicitação pode ser feita diretamente ao INSS. Se o pedido for negado, a Justiça é o caminho para o segurado. Neste caso, a orientação dos especialistas é que o aposentado faça a solicitação da revisão logo após a conclusão da ação trabalhista. Também é importante lembrar que o segurado só poderá receber atrasados de até cinco anos antes do pedido ao INSS.

Pior índice

O Senado brasileiro encerrou suas atividades em 2020 com o menor índice de aprovação de projetos em quase duas décadas. Os parlamentares deliberaram sobre 383 matérias e aprovaram 204, o que corresponde a 53% do total. Embora a quantidade de projetos apreciados tenha se mantido estável, os últimos anos foram marcados por índices de propostas aprovadas na Casa de 60% ou mesmo acima de 70%.

Condomínios

O novo coronavirus voltou a matar como em meados de 2020 e condomínios que sonhavam com a reabertura total neste ano já começam a rever seus planos. Cautela, precaução, bom senso e atenção às normas estaduais são algumas das recomendações dadas por especialistas em direito condominial. Por dias seguidos, o Brasil tem registrado mais de mil mortes diariamente, em média, em decorrência da Covid-19. O sistema de saúde começa a ficar sobrecarregado nas grandes cidades e os condomínios podem colaborar positivamente no controle da doença.

Justiça paga atrasados

Trabalhadores aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS que recorreram à Justiça para pedir a concessão ou a revisão de benefícios previdenciários estão recebendo um total de R$ 847 milhões em RPVs (Requisições de Pequeno Valor). Os recursos deverão beneficiar 59 mil pessoas.

Prova de vida

Aposentados e pensionistas do INSS que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e fevereiro deste ano não terão benefícios bloqueados, segundo nota publicada pelo órgão. A portaria prorroga a interrupção do bloqueio de pagamentos de benefícios até o fim de março. Entre os fatores que pesaram na decisão para a manutenção da dispensa da renovação de senha está o aumento das internações por Covid-19. O INSS destacou que a rede bancária que paga os benefícios permanece obrigada a realizar a renovação de senha dos beneficiários que quiserem fazer o procedimento. Em situações normais, a prova de vida é feita para comprovar que o segurado está vivo.

Preço dos combustíveis

Mesmo com o reajuste no litro da gasolina, os preços dos combustíveis da Petrobrás continuam defasados, segundo especialistas do setor. O preço da gasolina vendida pela estatal está 7% abaixo do preço da gasolina internacional. Com relação ao diesel, o percentual de defasagem é estimado entre 11% e 14%. A postura da Petrobrás de segurar os preços vem sendo mantida por um tempo maior do que o habitual.

Destinos mais procurados

Apesar da pandemia, praias do Nordeste e o Rio de Janeiro continuam a liderar o ranking dos destinos mais buscados pela CVC. Neste ano e em 2020, o lugar mais procurado foi Fortaleza. As cinco cidades mais buscadas foram as mesmas nos dois anos. Porto Seguro (BA), Natal e Maceió também aparecem na lista.

Inflação

Os brasileiros acreditam que a inflação acumulada nos próximos 12 meses no país será de 5,2%, segundo pesquisa de opinião feita em janeiro deste ano pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa é a mesma da pesquisa de dezembro de 2020, mas superior aos 5% do levantamento de janeiro de 2020. A pesquisa é feita com base em entrevistas com 2100 consumidores em sete capitais.

Câncer de pele

Os casos de câncer de pele no Brasil são preocupantes e correspondem a 33% de todos os diagnósticos da doença no país por ano, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Os números de incidência do câncer de pele são maiores do que os de próstata, mama, cólon e reto. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Quanto mais profundo o câncer de pele, mais vai aumentando o grau dele e a chance de metástase (quando o câncer se espalha pelo corpo).

Produção de petróleo

Enquanto a Petrobrás prevê manter estável sua curva de produção de petróleo a partir de 2022, o volume produzido no Brasil pelas demais petroleiras deve mais que dobrar nos próximos anos. O programa de venda de ativos da estatal e novos projetos no pré-sal deve acrescentar ao menos 900 mil barris/dia a essas empresas.

Juros para famílias

As famílias e empresas pagaram taxas de juros mais baixas em 2020, de acordo com as Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgada pelo Banco Central (BC). No crédito às famílias, a taxa média atingiu 37% ao ano em dezembro, o menor nível da série histórica iniciada em 2011, com reduções de nove pontos percentuais se comparado a 2019 e de 1,2 ponto percentual em relação a novembro. As informações são da Agência Brasil.

Energia solar

Brusque é o 10º município em geração de energia por radiação solar em SC. O dado é retirado do sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que compila as informações sobre o sistema fotovoltaico no Brasil. Apesar de ter sido registrado um crescimento em 2020, a cidade ainda está atrás de municípios menores, como Tubarão e Gaspar, por exemplo. Em Blumenau o fomento é mais antigo e em Jaraguá do Sul, por exemplo, a presença da Weg, que é fornecedora de painéis fotovoltaicos, contribui para um bom desenvolvimento do sistema na cidade. O sistema fotovoltaico é antigo, mas no Brasil é algo muito novo. O desafio do setor como um todo é mostrar que veio para ficar e é uma tendência mundial. Há países onde a legislação já prevê a inclusão de um sistema de nergia solar em toda construção.

Villa Café

O Villa Café abriu as portas de sua terceira unidade em Brusque. Agora, além de estar presente na praça de alimentação da FIP e da Havan, o Villa Café está no bairro Santa Rita, na rua Victor Meirelles, esquina com a rua Pomerode. Com o lema de que o "Amor é o principal ingrediente de todas as receitas da vida", a nova panificadora e confeitaria conta com uma bancada de café colonial, além de uma linha de produtos de fermentação natural e diversos tipos de pães, bolos, doces, salgados e bebidas. Funciona das 6h às 20h.

Mais vendidos

Em um ano conturbado para todos os tipos de indústrias por conta da Covid-19, a Automotiva, registrou queda de 21,6% nas vendas de automóveis em 2020 na comparação com 2019, segundo a Fenabrave. Mesmo com todos os impecilhos, as montadoras registraram vendas pouco abaixo dos anos anteriores. As cinco montadoras que mais venderam no Brasil: 1) Chevrolet com 338,4 mil unidades. Em 2019, a norte-americana registrou vendas de 475,6 mil unidades; 2) Volkswagen com 330,6 mil unidades vendidas; 3) Fiat com 321,8 mil; 4) Hyundai com 167,4 mil e 5) Ford com 139,1 mil. 

Judiciário catarinense

Com um ano marcado pelas restrições decorrentes da pandemia do novo coronavirus, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) manteve índices expressivos de produtividade de janeiro a dezembro de 2020. Foram proferidas 809,2 mil sentenças pelos magistrados de 1º grau, além de outros 173,3 mil julgamentos realizados em 2º grau. Isto significa que quase 1 milhão de processos contaram com um desfecho na Justiça para os conflitos em questão. Ao longo do ano também foram registradas 1,3 milhão de decisões pelos juízes catarinenses no 1º grau. Outros indicadores apresentaram patamares elevados nas 111 comarcas do estado: 2,1 milhões de despachos; 2,5 milhões de atos ordinários e 98,3 mil audiências.