domingo, 22 de novembro de 2020

ECONOMIA & NEGÓCIOS

 Melhores & Maiores

A rede catarinense Havan acaba de ser premiada como a melhor empresa de varejo da edição “Melhores & Maiores” da revista Exame. É a primeira vez que a Havan recebe este reconhecimento, que é considerado o “Óscar” das empresas brasileiras. A premiação está na 47ª edição e no ano passado, a empresa havia ficado em segundo lugar entre as melhores do varejo.

Turismo em discussão

Dia 1º de dezembro, a Secretaria de Turismo de Guabiruba vai realizar o 2º Fórum de Turismo de Guabiruba. Em função da pandemia, o evento será virtual. Será apresentado um balanço do Plano Municipal de Turismo de Guabiruba e as prioridades e tendências para o setor. O encontro terá a presença de Carlos Cappellini, consultor de turismo e elaborador do Plano Municipal de Turismo do município. Também haverá uma discussão sobre o papel dos conselheiros e eleição para os novos conselheiros municipais, principal objetivo do Fórum. A reunião inicia às 19h.30.

Kimberly fecha fábrica

A Kimberly-Clark, fabricante de absorventes íntimos, das fraldas Huggiese, do papel higiênico Neve, vai fechar sua fábrica em Correia Pinto (SC). Em maio do ano passado, já havia fechado a fábrica de absorventes em Eldorado do Sul (RS). Os fechamentos são parte de uma reestrutura global para reduzir em 13% a força de trabalho.

Mercado norte-americano

O mercado norte-americano oscila entre ser o primeiro e o segundo para as exportações catarinenses. Isso faz estreita a relação entre SC e EUA em oportunidades, exigências riscos e peculiaridades de um mercado altamente importador não só de gêneros alimentícios, mas também de móveis, produtos de madeira e equipamentos. Por isso, a eleição de Biden é considerada positiva diante da retomada do multilateralismo e da abertura de espaço para novas negociações comerciais. A avaliação é da presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

Som livre

A Globo iniciou estudos para vender a gravadora Som Livre, terceira maior do país pelo critério de receita, atrás da Sony e Universal. A decisão parte do processo de transformação da companhia, baseado no modelo D2C (direto ao consumidor, na sigla em inglês), no qual a empresa controla todas as fases de produção e distribuição.

Integridade do CPF

A Receita Federal iniciou a operação de integridade e apurações de fraudes no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), qualificando a identificação do cidadão e, consequentemente, aprimorando a administração tributária e a eficiência de políticas públicas que se utilizam desse cadastro, como o Auxílio Emergencial. Com esse objetivo, está promovendo uma apuração na base de dados para suspender CPFs cujos titulares tenham indício de óbito. Essa operação será baseada em lotes mensais, que somam mais de 1 milhão de CPFs, sendo que no primeiro lote serão suspensos 100 mil.

Banco Central

Numa época do ano em que o mercado já costuma sofrer com a saída de recursos, o Banco Central está atento aos movimentos ao câmbio para definir sua atuação na oferta de liquidez em moeda estrangeira. No “Live do Valor”, o diretor de política monetária do BC, deixou claro que a instituição atuará para suavizar a pressão de uma compra massiva de dólares pelos bancos, devido ao ajuste no “overhedge”.

Trevo BR-101

Excelente a reportagem da TV sobre o trevo da Rodovia Antônio Heil com a BR-101 bem no horário de pico, onde a confusão é grande e o perigo ronda os veículos. O movimento de caminhões que se utilizam da Multilog, com contêineres, é cada vez maior. Mas não é só isso, mais empresas estão se instalando ao longo da rodovia Itajaí/Brusque e a previsão de que o movimento seja maior ainda em pouco tempo. Enquanto isso, nossas autoridades ficam “brincando” de quem é a responsabilidade para um trevo decente e menos perigoso. Quem se utiliza desse local diariamente pode confirmar isso. As duas cidades, Itajaí e Brusque, merecem mais atenção por parte de nossos governantes e pelo volume de impostos e contribuições que são responsáveis.

Grandes bancos

Os maiores bancos privados do país estão em meio de reestruturações. Com lucros em queda e desempenho das ações durante a pandemia, buscam formas de gerar valor e ganhar mais eficiência. O passo mais recente foi do Santander, que estuda transformar a Gemec em uma empresa independente. O desenho é parecido com o que o Itaú pretende fazer com sua fatia na XP.

Aposentadoria em 90 dias

O governo assinou um acordo no qual se compromete com o Ministério Público Federal analisar pedidos de benefícios do INSS em prazos que variam entre 30 e 90 dias. Hoje, o prazo oficial do órgão para dar respostas às solicitações é de 45 dias. Na prática, muitos segurados esperam meses. Os novos prazos do INSS, que começam a valer em seis meses, vão variar conforme o tipo de benefício solicitado.

Taxa de rejeição do Pix

A taxa de rejeição de transferências e pagamentos por meio do Pix ficou em 6,5% e 6,7%, depois de atingir 9% no primeiro dia de funcionamento do novo sistema. A informação é do Banco Central. Essa taxa de rejeição ficou próxima das transferências feitas por DOC, que é de 5%. A rejeição ocorre quando há inserção de dados incorretos como o número do CPF.

Qualicorp

Maior administradora e corretora de convênios médicos por adesão, a Qualicorp comprou 75% da concorrente Plural Saúde, por R$ 202 milhões. A intenção é ampliar a oferta de planos para o contingente de usuários em risco de cancelar o convênio em razão da crise e da volta dos reajustes em 2021. A Plural atua em 8 Estados.

Contra a Oi

A pouco mais de uma semana dos primeiros leilões, Itaú, Santander, Banco do Brasil e Caixa, tentam na Justiça, mais uma vez, suspender a venda de ativos da Oi ou bloquear os recursos provenientes dessas alienações futuras. No centro da disputa estão alterações no plano de recuperação judicial da operadora, aprovados em setembro.

Confiança no comércio

O índice de confiança do comerciante catarinense teve uma alta de 19,5%, passando de 91,7 pontos em setembro para 109,6 pontos em outubro. O indicador, calculado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio-SC), varia de 0 a 200, onde valores acima de 100 indicam otimismo. Este é o quarto mês de alta seguida e a primeira vez desde abril em que os comerciantes do estado demonstram estar otimistas.

Otimismo

O otimismo tem sido puxado pela expectativa que o empresário tem para o futuro. Neste quesito, o índice está em 153,2 pontos, 10,6% de incremento em relação a setembro. Outro fator que tem contribuído para o clima otimista é a melhora considerável da situação atual dos comerciantes. Nessa avaliação, o índice cresceu 43,8% em outubro, chegando a 84,3 pontos. Com as expectativas em alta e as condições favoráveis, cresce também a intenção de contratar funcionários. Este indicador passou de 74,5 pontos em setembro para 116,6 pontos em outubro, voltando a um patamar de otimismo.

Apostas na Mega

O Banco Central autorizou que os jogos de loteria sejam pagos pelo Pix, sistema brasileiro de pagamentos instantâneos. Para isso, as contas das lotéricas foram incluídas na lista de habilitadas no sistema. Segundo o BC, a medida já entrou em vigor, mas as lotéricas só oferecerão o serviço quando prepararem para receber com Pix e depende da decisão de cada uma. Com a mudança, o consumidor poderá jogar na Mega, por exemplo, e pagar com o Pix.

Escanteio

Milhões que já foram apaixonados por futebol e não mais tanto, por se indignar vendo os jogadores da Seleção, como foi sofrível jogo contra a Venezuela, pelas Eliminatórias da Copa, recebendo o tempo inteiro, instruções do técnico. “Craques” que não estão nem aí para o espetáculo que já foi de futebol da Seleção. Com uma ou outra exceção, são mercenários, indignos do papel que pensam representar.

Roca compra fábrica

A Roca venceu o leilão pela fábrica de louças sanitárias da Cia. Sulamericana de Cerâmicas, que pertencia à Eternit. O negócio foi fechado por R$ 102 milhões, após disputa com a Duratex, que atua no segmento com sua divisão Deca. O valor apresentou ágio de 89% sobre o valor mínimo pedido pelo ativo.

Voos do 737 Max

Após 20 meses de proibição, os aviões 737 Max poderão voltar a voar, inicialmente nos EUA. A Federal Aviation Administration (FAA), também liberou a Boeing a retomar a entrega do modelo que ficou marcado por dois acidentes que matou 346 pessoas na Indonésia e na Etiópia. No Brasil, só a Gol opera com o modelo.

Apagão e seca

Menos de quatro meses após assinatura de empréstimo para reduzir aumentos na conta de luz, as tarifas voltam a pressionar pela seca e pelo apagão do Amapá, que demandam a contratação de térmicas para poupar água nos reservatórios das hidrelétricas e para garantir o abastecimento aos amapaenses. O Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico decidiu manter a operação de térmicas a gás natural e ampliou autorização para que a Eletronorte contrate usinas emergenciais a óleo para o Amapá. No primeiro caso, os custos são repassados à conta de luz dos brasileiros nas bandeiras tarifárias. No segundo, a conta é via encargos setoriais pagos pelos consumidores. O tamanho da conta vai depender de quanto tempo as medidas serão necessárias.

Alto padrão

As incorporadoras com foco na média e alta renda tiveram bons resultados no 3º trimestre, com crescimento de receita, margem e em decorrência, melhora na última linha dos balanços. As empresas aproveitaram o período para lançar projetos e atender a demanda represada nos primeiros meses da pandemia. A expectativa de continuidade do bom desempenho no 4º trimestre.

SC atrai mais empresas

Dados apresentados pela Junta Comercial de SC, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, mostram um crescimento na retomada econômica e no índice de confiança do investidor. Com um saldo positivo de 344 novos empreendimentos, SC teve 74% a mais de empresas que aportaram em terras catarinenses do que as que migraram para outras regiões. Outro destaque está na abertura de empresas, quando comparado ao mesmo período do ano passado. De um total de 144 mil constituições, o Estado obteve um saldo positivo de 97,7 mil, entre 1º de janeiro e 3 de novembro de 2020. Um crescimento de 14,4% em relação a 2019, que teve um saldo de 85,4 mil.

Esperando o pior

Levantamento do sistema InfoGripe, assinado pela Fiocruz com base em registros do Ministério da Saúde, prevê dias ainda piores que o atual para Florianópolis em relação à Covid-19. Detectou uma forte tendência (superior a 95%) de avanço da pandemia. Foi a única capital do país onde não houve um período de estabilização após o pico da pandemia. Os casos voltaram a crescer logo em seguida, provavelmente devido à desmobilização da população.

Dificuldades no setor industrial

O pagamento de impostos e tributos foi citado por 78% dos executivos industriais como o maior empecilho no enfrentamento à crise econômica oriunda da pandemia do novo coronavirus. É o que aponta a pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 509 empresas entrevistadas por telefone. Em segundo lugar estão os salários e encargos sociais, 48% dos administradores citaram a incumbência patronal como fator crítico na prestação de contas durante o isolamento social. Para a ampla maioria, 92% dos entrevistados, o governo federal deveria adotar políticas públicas para ampliar a competitividade da indústria nacional.

Futuro da economia

Questionados sobre o futuro da economia brasileira, os dois setores destacados como principais contribuintes para a retomada econômica no pós-pandemia foram a própria indústria, em primeiro lugar com 75% das referências, e depois o agronegócio, com 64% das referências. As expectativas são boas. Entre as gerências do setor industrial, 43% apostam em crescimento da receita ainda em 2020, com lucro comparado a 2019. Mas 37% esperam fechar o ano com receita menor ao ano passado. Outros 19% acreditam que vão ficar na mesma faixa do período anterior. Restam dois meses para fechar o ano.

Impaciência

Está sendo cada vez mais chato ver os noticiários da Globo, da madrugada até à noite, com a maioria das notícias negativas contra o governo, direta ou indiretamente. Governo que usa uma estratégia pouco usual, que parece funcionar: quase não lhe dá respostas ou explicações, o que deixa ainda mais explícita a parcialidade da emissora. O mesmo se pode dizer do marrento presidente Bolsonaro, que implica com tudo e com todos. O que custa reconhecer a vitória de Joe Biden e encerrar este assunto? E esse negócio das vacinas? Encheu!

Destravar a revisão

O INSS tem levado 169 dias para dar uma resposta a quem faz o pedido de revisão na primeira instância neste ano. Para diminuir a espera e receber o benefício com valor correto, o segurado deve ter alguns cuidados. É preciso fazer o pedido no INSS antes de ir à Justiça e reunir o maior número de documentos possíveis para provar o erro.

Dívida trabalhista

O Tribunal de Justiça de SP decidiu que uma empresa em recuperação judicial pode incluir em seu plano de pagamento uma dívida trabalhista de outra companhia do mesmo grupo, que não está no processo de recuperação. A decisão, incomum, é ainda mais peculiar porque o pedido de inclusão foi feito pelo credor, e não pela companhia.

Voo de galinha

O Brasil está entre os piores no que se refere à dinâmica da dívida pública. Assim, por maior que seja o alívio nos mercados locais decorrentes do resultado da eleição americana, o investidor local não deve se iludir: sem resolver nossos problemas, o valor que vimos nos mercados recentemente será apenas um voo de galinha, alerta o diretor da Westerm Asset.

Milho safrinha

Responsável por mais de 70% da produção de milho no Brasil, a segunda safra ganhou um aliado para reduzir riscos de perdas por conta do clima. A Embrapa desenvolveu o Sistema Antecipe, que permite o plantio mecanizado cercal nas entrelinhas da lavoura de soja, antecipando a semeadura em até 20 dias.

Microempreendedor

O Projeto de Lei Complementar 252/20 aumenta, de um para dois, o número de empregados que poderão ser contratados por Microempreendedor Individual (MEI) ou por empreendedor que exerça as atividades de industrialização, comercialização e prestação de serviços no âmbito rural. O texto altera a Lei Complementar 123/06.

Regiões metropolitanas

O Brasil tem atualmente 74 regiões metropolitanas. O Estado com maior número é a Paraíba (12). Na sequência está SC (11), depois Alagoas (9) e Paraná (8). Os dados fazem parte da lista autorizada dos municípios que compõem as RMs divulgadas pelo IBGE. O objeto das RMs é integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

Diarista

A Helpie, plataforma digital que conecta consumidores e fornecedores de serviços de qualquer natureza fez um ranking dos serviços que mais têm demanda pelo seu app em SC, Paraná e Rio Grande do Sul, e o primeiro da lista foi o de diarista.

Moratória

Os débitos tributários das pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional que venceram durante o estado de calamidade decorrente da pandemia de Covid-19, poderão ser adiados para meados de 2021, caso seja aprovado o PL Complementar 254/20 que estabelece a moratória. Segundo o texto, ficará instituída moratória para todos os tributos abrangidos pelo regime do Simples Nacional com vencimento entre 1º de abril a 30 de dezembro de 2020. As pessoas jurídicas que aderirem à moratória deverão pagar a dívida tributária até 30 de junho de 2021, com possibilidade de parcelamento em até 90 meses. A lista de tributos do Simples, estabelecido pela Lei Complementar 123/2006, inclui IRPJ, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, ICMS e Contribuição Patronal Previdenciária, mas exclui outros como IOF, ITR e FGTS.

ICMS e ISS por empresas

Foi apresentado projeto que flexibiliza a forma como as empresas devem pagar o ICMS e ISS. Pela proposta (Projeto de Lei 261/2020), a empresa poderá escolher o critério de recolhimento de suas receitas, à medida em que vão recebendo. A legislação atual do ICMS e ISS, ao impor o regime de competência na apuração de tributos, onera as empresas de menor porte.

Enxaqueca (1)

A enxaqueca é uma das doenças mais incapacitantes do mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Ela é um tipo de dor de cabeça, mais frequente em mulheres. Em geral, é mais recorrente em pessoas entre 30 e 45 anos, mas pode aparecer desde a infância. Segundo o professor da Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de SP, pessoas com enxaqueca podem ter atividades do cotidiano e sua produtividade comprometidas devido a doença. Muitas crises são tão fortes que a pessoa não consegue trabalhar.

Enxaqueca (2)

A enxaqueca tem uma relação com genética familiar. Se o pai ou mãe têm, a chance do filho ter é muito alta. Quem tem predisposição para a enxaqueca costuma ter “gatilhos” que desencadeiam a dor. Os gatilhos não são a causa da doença e variam de pessoa para pessoa. Entre os exemplos estão a falta de sono, estresse, problemas emocionais como ansiedade e depressão, ingestão de alimentos embutidos, frituras e bebidas alcoólicas. Parte dos pacientes com enxaqueca podem ter aura antes de uma crise de dor. Isso significa que a pessoa terá alterações na visão, como pontos brilhantes. Em caso de dor de cabeça súbita ou persistente por mais de três dias, é recomendável procurar um especialista para saber o que é.

Enxaqueca (3)

O que causa a enxaqueca: ingerir vinho tinto, bebidas alcoólicas, chocolate, queijos, frituras, alimentos industrializados, embutidos como salame, mortadela e presunto. Dormir pouco ou em excesso. Mudança de tempo, sol quente, local abafado. Estresse, preocupação excessiva ou nervosismo. Ansiedade, depressão e transtorno do pânico. Devido a alterações hormonais, mulheres podem ter enxaqueca antes ou durante a menstruação. As crises podem durar de quatro horas a três dias. Há pessoas que têm crises de enxaqueca uma vez por ano e outras, mais de uma vez por mês. É essencial fazer um acompanhamento com o neurologista para definir o tratamento. 

Só o cargo

Quem não conhece políticos, no âmbito estadual ou municipal, que eleição após eleição, a cada dois anos, comparece como candidato ao governo estadual ou Congresso Nacional, dependendo do resultado, para prefeito e até vereador, só para ter um mandato? Evidentemente que sem nenhum compromisso com seus eleitores e sim para atender vaidade pessoal e até para aumentar ainda mais seu patrimônio, não o político, mas sim o financeiro. Em suma, ter um cargo. Finalmente, parece, que o eleitor está percebendo esta expertise, em todos os sentidos, e aprendendo a escolher o melhor.