domingo, 18 de setembro de 2011

EMPREGOS (1)
O Brasil gerou 190,4 mil novos empregos com carteira assinada no mês de agosto deste ano, com um acumulado de 1.825 mil de novas contratações no ano. Em agosto, o destaque ficou para o setor de serviços com 94,3 mil novas contratações, seguido do setor de comércio com 44,3 mil novos empregos. No ano, também o setor de serviços é destaque com 729 mil novos empregos, seguido do setor industrial com 329 mil, vindo a seguir a construção civil com 259 mil novos empregos criados.
EMPREGOS (2)
Santa Catarina gerou 7.597 novos empregos no mês de agosto, com 64.989 novos empregos criados ao longo do corrente ano. No mesmo período de 2010, SC havia criado 85.472 novas contratações. Os municípios que mais geraram empregos em agosto, pela ordem: Florianópolis (+1.153), Chapecó (+669) e São José (+623). Por sua vez, os municípios que apresentaram saldo negativo em agosto foram: Araranguá (-999), São Bento do Sul (-56) e Imbituba (-48). Em Brusque, foram gerados 210 novos empregos em agosto, para um acumulado de 811 novos empregos contratados ao longo do ano.
EMPREGOS (3)
Os municípios de Santa Catarina que mais geraram empregos com carteira assinada em 2011 no período janeiro a agosto: Joinville (+7490), Blumenau (+6746), São José (+5433), Itajaí (+3926), Chapecó (3909), Florianópolis (3908), Jaraguá do Sul (+2584), Criciúma (2088), Tubarão (1544), Videira (1409). Seguem outros municípios Concórdia (+1105), Navegantes (+975), Indaial (+863), Gaspar (+848), São Bento do Sul (+836), São Miguel do Oeste (+813) e Brusque (+811).
DESACELERAÇÃO DE EMPREGOS
Relatório divulgado nesta semana pelo Sistema Nacional de Emprego/SC, aponta desaceleração generalizada na geração de novos empregos em todos os ramos da indústria. Têxteis, calçados, fumo e borracha são os setores mais afetados, principalmente por câmbio sobrevalorizado e juros altos. De maneira geral, a criação de empregos está mais lenta em toda a economia, embora serviços, comércio e construção civil continuem crescendo, ainda que de forma lenta.
SANTORINI
Lançado na última semana, o luxuoso Residencial Santorini, com um apartamento por andar, com três suítes, em pleno centro de Brusque, na Rua Vereador Guilherme Niebuhr, será construído pela Construtora Otti, administrada pelos sócios Humberto Teruo Etto, Adelar Cesar Mariotti e Walter Besser.
BUROCRACIA
Maldita burocracia, lentidão e falta de interesse do poder público. Em Blumenau, por exemplo, 1,4 mil veículos apreendidos pela polícia ficaram submersos pela enchente. Quase todos terão perda total. Em Itajaí, também houve danos aos veículos apreendidos em pátio às margens da BR-101. E o leilão, que poderia arrecadar dinheiro à cidade, dificilmente acontece. Preferem deixar os carros apodrecerem ou serem levados pelas águas. Isso é o que se chama burocracia e irresponsabilidade.
SEMANA DE ANIVERSÁRIO
O Catarina Moda Shopping, de Brusque, comemorou a semana de aniversário com uma programação especial que se estendeu até o dia 16 de setembro. Uma equipe de maquiadores e cabelereiros esteve à disposição para quem quisesse retocar o visual. Os hóspedes do hotel ganharam havaianas personalizadas e bolinhos cupcake, além da participação de jantares no Catarina Gourmet. Dia 15, data oficial do aniversário do Shopping, os clientes, lojistas e vendedores comemoraram a data com um bolo gigante e espumante. Além disso, a promoção continua com o “Aniversário de Luxo”.
CONSULTORIA
A Embraed, com sede em Balneário Camboriú, está entrando no mercado de consultoria para quem quer investir em imóveis no Exterior. O serviço está focado em imóveis de Miami (EUA). Dois fatores pesaram na decisão de abrir o leque de negócios: o fato de o mercado americano ser referência para o brasileiro e o interesse dos clientes da empresa em imóveis nos Estados Unidos, para férias, temporadas ou investimentos.
DESCASO
A Controladoria-Geral da União (CGU) confirmou que as obras de duplicação da BR-101, no Sul do Estado, evidenciam o descaso, a falência do sistema de supervisão, com total conivência da fiscalização do Dnit. A 101, enquanto estiver em obras, seguirá enriquecendo muito peixe graúdo. E depois ainda será privatizada, ganhando diversas praças de pedágio. Presente da equipe Lula & Cia ...
HOMEM ATEIA FOGO EM APARTAMENTO
Na madrugada de sábado (17), o aposentado Ilácio Hélio Lemke, 64 anos, entrou no apartamento da ex-mulher na Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, derramou gasolina, ateou fogo e depois se jogou do 17º andar. Ilácio, ex-síndico de muitos anos, se separou da mulher e estava impedido pela Justiça de chegar próximo do apartamento. Também residiu em Brusque, onde foi gerente do Banco Sulbrasileiro por muitos anos.
COTAS DE ENCHENTE
Com a desgraça da última enchente em Brusque, ficou claro o despreparo da sociedade para se defender quando há a ocorrência de cheias alarmantes. É absolutamente necessário que o Poder Público Municipal, seja sob a gestão de quem for, e a comunidade em geral iniciem imediatamente um trabalho de definição de cotas de enchente, para todas as ruas e áreas possíveis de serem alagadas, como o ocorrido neste mês de setembro. É uma tarefa emergencial. Cada morador precisa saber quando será necessário tomar medidas urgentes para salvar vidas e patrimônio. Esse seria um trabalho urgente envolvendo, principalmente os municípios banhados pelo rio Itajaí-Mirim (Vidal Ramos, Botuverá, Brusque e Itajaí) e as secretarias regionais (SDRs) com sede em Brusque e Itajaí.
ESTRUTURA
E a região tem um sistema de monitoramento do rio que funciona por telefone celular. Deveria funcionar, mas só falha quando é necessário, nas enchentes. Quanto custa uma enchente? Qual o custo econômico social e emocional? E várias enchentes se repetindo periodicamente, quanto custam? Quanto custa um sistema de monitoramento ou uma barragem? É bem menos do que o superfaturamento da BR-101 ...
TRATORES
Fabricante coreana de tratores analisa a viabilidade de se instalar em Araquari. A empresa precisa de uma área com pelo menos 100 mil m2 e já avaliou três espaços às margens da BR-101. A empresa deve dar uma resposta em 90 dias. A BMW continua pedindo informações sobre aspectos de infraestrutura à Prefeitura de Araquari.
INFLAÇÃO
O resultado mostra o IPCA cada vez mais distante do teto da meta de 6,5% para o ano e amplia pressão sobre o Banco Central após o corte de juros. A inflação acumulada em 12 meses até agosto pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a chamada inflação oficial, é a maior em oito anos. Segundo dados divulgados pelo IBGE, no período de um ano, até agosto, a variação de preços no País foi de 7,23%. A maior variação acumulada neste mesmo intervalo até então havia sido registrada em 2003, quando o IPCA teve avanço de 15,07% pelo critério anualizado. No acumulado do ano, de janeiro a agosto, o índice de preços teve avanço de 4,42%, a maior alta para o período em três anos.
HERING NO IBOVESPA
As ações da Hering passam a integrar o Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa brasileira. Elas formam a carteira teórica que vai vigorar até 29 de dezembro. O índice Bovespa considera 68 ativos de 63 empresas que, nos 12 meses anteriores, apresentaram índices pré-estabelecidos de negociabilidade, participação no volume financeiro e presença em pregão. Outra catarinense no índice é a BRF Brasil Foods.
EXPORTAÇÕES DE SC
As exportações catarinenses acumulam alta de 18,4% de janeiro a agosto, para US$ 5,89 bilhões. A alta se deve ao bom desempenho dos embarques de carne de frango (23,2%), motores e geradores elétricos (34,5%), carne suína (42,4%) e blocos de motores (47,4%). As vendas de frango, produto líder entre os dez mais vendidos ao exterior, somaram US$ 1,37 bilhão no período, com expectativa de crescimento nos próximos meses.
VAGAS
A Azimuth-Benetti, que já emprega mais de 250 funcionários prevê chegar a mil empregos nos próximos dois anos com a construção do polo náutico em Itajaí, que será a maior estrutura do gênero no País. O projeto de construção terá a sua primeira fase concluída no início do ano que vem. Trata-se da maior estrutura náutica de lazer do Brasil em uma área de 200 mil m2. Hoje, instalada em uma estrutura provisória de 10 mil m2, a fábrica tem mais de 100 vagas disponíveis para contratação imediata, essencialmente no setor de produção nas áreas de laminação, montagem mecânica, montagem elétrica, montagem de móveis e estofaria.
CONSTRUÇÃO
O custo unitário básico (CUB) da construção civil já subiu 8,36% no ano, em Santa Catarina. Em 12 meses fechados em agosto, a alta chegou a 8,80%. O percentual de aumento dá bem a ideia da pressão inflacionária originada do setor, em razão da forte demanda por obras. O teto da meta de inflação anual estabelecida pelo governo é de 6,5% para este ano.
MONOPÓLIO
Observação feita no “Seminário Desenvolvimento e Ferrovias: Diagnóstico e Estratégias das Ferrovias em SC”, pelo porto de Itajaí são exportadas mensalmente 100 mil toneladas de frangos, além de outras produções. Todo este volume chega ao terminal marítimo totalmente por via terrestre.
SOZINHAS
Segundo o IBGE, Florianópolis é a segunda capital brasileira onde as pessoas moram sozinhas. A primeira é Porto Alegre. Em 1991, os domicílios brasileiros com somente um morador eram 2,4 milhões. Atualmente, são 6,9 milhões.
CIDADE MAIS VERTICAL
Três das 10 cidades brasileiras mais verticalizadas são catarinenses. Estudo do Ibope Inteligência revela que Balneário Camboriú aparece em segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas de Santos (SP). Florianópolis ocupa a sexta posição e São José, a nona. Campeã no Estado, Balneário Camboriú também deverá abrigar, a partir de 2016, o segundo maior edifício da América do Sul, um projeto com 63 andares. Hoje, 57% dos imóveis da cidade são apartamentos. Em Santos, o índice é de 63%.
SEM SEGURANÇA
O consumidor prefere pagar as compras a prazo. Segundo a Fecomércio, a compra de móveis, eletrodomésticos, TVs e computadores devem ser feitas na maioria das vezes com esta forma de pagamento. E isso sem uma rede de proteção, pois só 15% colocaram dinheiro na poupança no mês anterior à realização da pesquisa. A prática de olhar só para a prestação ainda é comum: uma em cada seis pessoas faz isto. O planejamento deve ser feito com uma poupança sólida. A vida é feita de imprevistos, que muitas vezes desestruturam o orçamento das famílias.
PRODUTOS CHINESES
A cada dia, 227 brasileiros chegam à China em busca de oportunidades de negócios. A importação dos produtos chineses, entretanto, está matando a indústria brasileira, causando desemprego e queda de renda. Em médio e longo prazo, a crise brasileira deixará de ser uma marolinha. Vai ser um tsunami.
ICMS NOS PRODUTOS
No Japão, cobra-se imposto de 5% do consumidor, pago somente no momento da compra do bem. Já o rico brasileiro paga 27% só de ICMS no produto, incidente em toda a sua escala de produção. E aí, vem a forte sonegação.
NOVO VISUAL
A Auto Viação Catarinense lançou a sua nova identidade visual, com a apresentação de 31 veículos. Com investimento de R$ 15 milhões, estes ônibus trazem sistemas que impedem que os pneus arrastem nas frenagens bruscas, mesmo em pista molhada. Aos 83 anos de atividades, a empresa mais antiga do transporte rodoviário brasileiro intensifica a exploração de outros nichos de mercado, como o fretamento e as linhas de turismo. O crescimento está fundamentado em algumas ações: parcelamento das passagens em até 10 vezes no cartão, o projeto de disponibilizar espaços para publicidade dentro dos ônibus, o lançamento de uma revista de bordo e o incremento de vendas pela internet. Hoje, a frota é composta por 350 ônibus. Atualmente a Catarinense tem sua sede em Florianópolis, quando foi transferida de Blumenau. Na década de 60, o capital social da empresa era controlado por sócios residentes em Brusque (Érico Bianchini e João Bauer).
RECICLAGEM
É de 5 mil o número aproximado de empregos diretos gerados pelo setor de reciclagem de plástico no Estado, segundo pesquisa encomendada pelo Sindicato da Indústria de Plástico de Santa Catarina. Foram identificadas 105 empresas de reciclagem espalhadas por todas as regiões. O Estado é responsável pelo processamento de 14% de todo o plástico reciclado no país.
TURISMO NA FRONTEIRA
Santa Catarina está entre os 10 Estados abrangidos pelo Programa Turismo de Fronteiras (Frontur) cuja portaria de criação foi publicada no Diário Oficial da União. A ideia é incrementar o fluxo de turistas entre os países vizinhos, auxiliar a preparação dos Estados fronteiriços para os megaeventos de 2014 e 2016, fortalecer a formatação de roteiros turísticos integrados e aprimorar os sistemas de informações e de atendimentos dos portões de entrada.
DÍVIDAS DE CONDOMÍNIOS
Recente decisão do TJ-SC, por unanimidade, permite que a dívida de condomínio seja cobrada do ex e do atual proprietário de imóvel. Por isso, antes de adquirir um apartamento, verifique a situação condominial do imóvel.
200 CLIENTES
A SCGás já chegou a 200 clientes no setor industrial. A empresa que levou a esse número foi a fábrica de fios elastano da multinacional sul-coreana Hyosung, que vai entrar em operação em Araquari ainda neste ano. O investimento na instalação da nova unidade é superior a US$ 100 milhões e deverá produzir, inicialmente, 10 mil toneladas por ano.
JAC J3
“Você confia nos chineses? Eles dominam o mercado paraguaio”. Este é o trecho da mensagem que circula na internet contra o Jac J3, carro chinês que tem a qualidade colocada em dúvida. Revista de veículos, por exemplo, estimaria forte depreciação do carro após um ano de uso. A mensagem termina a impactante frase: “mais um lixo nas ruas do Brasil”.
VENDE-SE
Terreno com 675 m2 (15x45), plano, pronto para construir, livre de enchentes, no Vale Verde, ao lado do Bruchal, em Brusque, em localização privilegiada. Inf. (47) 9989-0720.
PARA REFLETIR
Só conhece a saudade quem teve momentos felizes por qualquer razão. É um sentimento tão sublime que não existe outra forma de expressar. Saudade é uma palavra que não tem sinônimo nem antônimo. Portanto, não se pode comparar a nada. Saudade é simplesmente saudade. Ela só se adapta às coisas boas.