terça-feira, 26 de janeiro de 2010

SANCRIS
Criada como uma empresa de distribuição de aviamentos, no ano de 1987, a Sancris cresceu motivada pelo comprometimento com os clientes e pela missão de inovar e manter um alto padrão de qualidade. Hoje, a empresa conta com três unidades: a Sancris Linhas e Fios, a Sancris Zíperes e a Sancris Tinturaria. Todas as unidades contam com equipamentos modernos, rigoroso controle de qualidade e versáteis processos de produção. As três unidades, construídas em endereços distintos, somam 50 mil m2 de área construída. Ter uma tinturaria exclusiva às fábricas de linhas, fios e zíperes, proporciona à Sancris mais agilidade e controle dos processos, garantindo prazos e a qualidade dos produtos, além de proporcionar a liberdade de inovar e criar as cores que estão na moda. Os produtos da Sancris são encontrados em todo o Brasil e na maioria dos países da América Latina.
BRUSQUARIUM
A prefeitura de Brusque pretende demolir o Brusquarium, o aquário gigante localizado no Parque Leopoldo Moritz, sob alegação de que o local não está em boas condições e pode oferecer riscos à visitação. O espaço passará às mãos do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Em alguns pontos da estrutura há passagem de corrente elétrica o que aumenta os riscos de choques. Além da visitação ser muito pequena, toda a estrutura está comprometida, com problemas de infiltração.
JUSTIÇA FEDERAL
Desde o dia 22, última sexta-feira, a Justiça Federal de Brusque está adotando o processo eletrônico. Em Santa Catarina, os municípios de Caçador, Concórdia e Lages já contam com o novo sistema. Em Brusque, a maioria dos processos é com relação à Previdência Social, o que dura aproximadamente de três a seis meses. Com a medida adotada, esse prazo cairá para a metade. Todos os funcionários e advogados já receberam o treinamento para poder mexer com o processo eletrônico. Cinco mil processos tramitam atualmente na Justiça Federal em Brusque.
DESISTÊNCIA
A rede Havan não vai mais integrar o mix de lojas no Joinville Garten Shopping. O empreendimento perdeu uma âncora importante e o grupo brusquense terá de encontrar outro ponto para abrir sua segunda loja na mais populosa e rica cidade de Santa Catarina.
TRIBUTOS
A indústria de bebidas enfrenta uma difícil batalha com o governo federal. O Ministério da Fazenda quer aumentar os impostos cobrados do setor para cobrir a queda de arrecadação do ano passado. As indústrias, lideradas pela Coca-Cola e AmBev, reclamam que já tiveram um aumento de 15% em IPI, PIS e Cofins em 2009, o que representou um impacto de 5% em seu custo final. Diante da crise, as empresas não repassaram o aumento para o consumidor, mas agora seria difícil continuar segurando os preços. Reservadamente, executivos dessas indústrias reclamam que o setor de bebidas está sendo chamado a bancar as contas do governo enquanto fabricantes de produtos como carros e eletrodomésticos ganham incentivos fiscais.
PIB
Em 2010, o Brasil deve manter a oitava posição entre as principais economias do mundo. Mas, pela primeira vez, o produto interno bruto alcançará 2 trilhões de dólares, segundo projeção da consultoria econômica LCA. A estimativa considera um crescimento de 6% para este ano. Até o final da década o PIB deve dobrar novamente.
LATAS DE ALUMÍNIO
O mercado de latas de alumínio cresceu 11% em 2009. A expansão da demanda foi tão grande que o número de unidades consumidas no país, 14,6 bilhões, ultrapassou a capacidade instalada da indústria, que é de 14,4 bilhões. Por isso, os principais fabricantes já planejam novas unidades.
CHEQUES SEM FUNDOS
O volume de cheques sem fundos bateu recorde no país em 2009. Foram devolvidos cerca de 26,5 milhões de cheques, o que representa 2,15% do total de compensados (1,23 bilhão). O índice cresceu bastante porque 2009 começou no meio da crise financeira, e a oferta de crédito parou o país. O único jeito que o comerciante tinha para financiar seus clientes era através do cheque pré-datado. Como o desemprego subiu na crise, quem tinha passado cheque para o primeiro semestre do ano passado e ficou desempregado não conseguiu pagar a dívida. Na segunda metade do ano, a situação melhorou.
BENEFÍCIO ÀS MULHERES
A partir desta semana, as empresas poderão optar pela adesão ao Programa Empresa Cidadã que permite a prorrogação por mais dois meses do prazo de licença-maternidade, passando dos atuais quatro meses para seis meses. Até agora, a lei privilegiava apenas as mulheres no serviço público. As empresas que quiserem conceder o benefício às suas empregadas poderão abater a despesa do Imposto de Renda devido. Para aderir ao programa, a empresa deve fazê-lo no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br), por meio de um requerimento de adesão. A empregada deve pedir a prorrogação diretamente à empresa. O pedido tem de ser feito até o final do primeiro mês após o parto. As empresas incluídas no Simples ou que pagam IR pelo sistema de lucro presumido não têm como abater a despesa do IR devido, o que impede que as suas empregadas possam pedir o benefício.
PENSÕES
A Receita Federal já disponibilizou em seu site uma versão de teste para aperfeiçoamento do programa que será usado para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2010, ano-referência 2009. Dentre as alterações deste ano está uma de maior preocupação com a fiscalização das pensões recebidas por viúvos, por exemplo.
EMPREGOS
O Brasil fechou 415 mil empregos de carteira assinada no mês de dezembro, encerrando o ano com 995 mil empregos criados, frustrando o governo que acreditava na criação de 1,5 milhão de novas vagas no ano de 2009. Em Santa Catarina não foi diferente. Fecharam 24,5 mil vagas em dezembro, terminando o ano com apenas 51 mil novos empregos, o pior desempenho do Estado desde o ano de 2003. Somente na indústria em SC, foram fechados 10,5 mil empregos de carteira assinada em dezembro. Uma grande preocupação para a economia catarinense. Em Brusque, foram fechadas 1.309 vagas em dezembro, sendo 442 na indústria, 708 no setor de serviços e 111 no comércio. Ao longo do ano, o município ainda gerou 1.187 novas vagas, puxadas pelo comércio (686) e por serviços (534). O setor industrial, principal economia da cidade, acabou não criando novas vagas em 2009. Pelo contrário, acabou fechando 29. É preocupante esta situação em Brusque, já que a economia da cidade é industrial, principalmente dos setores têxtil e metalmecânico. Nossas autoridades precisam ficar mais atentas a este fato. Empresas que deixaram Brusque e outras que poderiam estar aqui instaladas estão fazendo falta na economia brusquense.
OAB
Alvo de constantes críticas devido aos altos índices de reprovação e denúncias de fraude, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou que, a partir de agora, o exame para aqueles que querem atuar na profissão será nacional. A prova da OAB será a mesma nas 27 seccionais do país.
INTELBRÁS
Apostando no nicho esportivo, a Intelbrás, líder no mercado brasileiro de Telecomunicações, lançou no final do ano os telefones oficiais dos dois maiores clubes de futebol de Santa Catarina: TC20 Avaí e TC20 Figueirense. Com design exclusivo e totalmente personalizado, os aparelhos apresentam os hinos completos no fone do telefone, além das cores dos times: preto e branco para o modelo Alvinegro e azul e branco para o modelo do Leão da Ilha de Florianópolis. A Intelbrás é uma empresa 100% nacional, com sede em São José, na grande Florianópolis. Possui filiais em São José dos Pinhais (PR), Santa Rita do Sapucaí (MG) e Manaus (AM).
PRESTAÇÃO MENOR
Nova regra passa a valer nas agências a partir de 18 de fevereiro. Quem assinar um contrato de financiamento imobiliário terá mais de uma opção de seguro obrigatório. Hoje, não há concorrência entre as instituições e o mutuário tem de aceitar a proposta do banco. O preço do seguro deve cair em média 20%. Já as prestações podem ficar até 3% mais baratas. Os valores vão depender da idade do segurado. O seguro é descontado todo mês da prestação e a cobertura inclui morte e invalidez.
DECIBÉIS
A Organização Mundial de Saúde confirma que pessoas expostas a ruídos constantes acima de 55 decibéis durante o dia e 40 decibéis à noite podem sofrer graves problemas de saúde. O risco de derrame em homens aumenta quase 70% e quase 140% em mulheres. As chances de sofrer de doenças coronárias aumentam em 37% para eles e 110% para elas. Como exemplo, um ar condicionado velho produz ruídos de 60 decibéis. Restaurante cheio 65 decibéis e rua com tráfego intenso 70 decibéis. Por isso, afaste-se dos idiotas com som alto no carro. Esses débeis emitem decibéis altamente prejudiciais à saúde.
PARQUES
Representantes da Associação Internacional de Parques de Diversões e Atrações (Iaapa) estiveram no Parque Unipraias, em Balneário Camboriú. A visita fez parte de uma ação do Sindicato Nacional de Parques e Atrações Turísticas e tem como objetivo estimular novos projetos e o intercâmbio entre os associados, trabalho que é acompanhado pela associação. O grupo também passou pelo Parque Beto Carrero, em Penha, e conheceu a estrutura instalada nos 14 milhões de metros quadrados. O Iaapa tem 90 anos e é a maior associação do gênero no mundo, representando mais de 4 mil estabelecimentos em 90 países.
PRONEGÓCIO
Foi de 1,18 milhão de peças negociadas durante a 26ª Pronegócio, Rodada de Negócios de Inverno que ocorreu em Brusque na última semana. O número representa um crescimento de 20% em relação a edição passada. A Ampe e o Sebrae já marcaram a rodada de verão para o período de 17 a 21 de maio.
RÚSSIA
O Brasil poderá exportar mais carne bovina para a Rússia neste ano. A quota da qual o País faz parte passou de 73 mil toneladas para 448 mil toneladas (aumento superior a 500%). O governo russo divulgou que também aumentarão os volumes para as carnes suína e de aves, a partir deste mês.
VAREJO
A rede de lojas One Store, da Marissol, de Jaraguá do Sul, planeja dobrar de faturamento neste ano, no embalo dos negócios com foco na classe C. Este grupo de brasileiros já representa 44% do consumo no País, mostra a pesquisa do Boston Consulting Group. Em 2000, o percentual era de 34%.
GUERRA FISCAL
A Secretaria da Fazenda do governo catarinense quer parcerias com a UFSC e com a UDESC para elaboração de estudos sobre efeitos dos incentivos a setores econômicos, que já estão sendo concedidos há muitos anos a diferentes setores econômicos. A intenção é verificar se os benefícios fiscais, especialmente postergação e/ou renúncia de cobrança de ICMS ainda se justificam. O que está em jogo são a arrecadação, a guerra fiscal e a competitividade para atrair mais companhias para o Estado.
ENERGIA
A companhia argentina Impsa que pretende instalar dez parques eólicos (gerando energia a partir dos ventos) no Estado de Santa Catarina, trabalha no desenvolvimento de uma tecnologia de equipamentos de mais de 4 MW para serem entregues ao mercado nos próximos anos. O investimento total em pesquisa, desenvolvimento e fabricação soma mais de R$ 90 milhões.
ALTENBURG
É de 1 milhão o número de travesseiros produzidos por mês pela Altenburg, de Blumenau. O número coloca a empresa no topo da lista do mercado nacional. Sucesso atribuído ao aprimoramento no mix de produtos, pesquisas e parcerias com distribuidores.
TESOURO DIRETO
As vendas de títulos públicos para pessoas físicas pela internet pelo governo federal, por meio do programa conhecido como Tesouro Direto, somaram R$ 1,56 bilhão em todo ano de 2009, o que representa um crescimento de 0,27% sobre o ano anterior. Ao longo do ano passado, segundo a instituição, 28,7 mil novos investidores se cadastraram no Tesouro Direto, alcançando um total de 174,6 mil investidores.
CLASSE MÉDIA
Depois do bolsa-esmola, do vale-gás, da isenção da conta de luz, do bolsa-celular, do bolsa-presidiário (cada apenado com filho ganha mais R$ 700 por mês), vem aí o “seguro-funeral”, destinado a pagar os gastos fúnebres da massa. Bobamente, fica óbvio que é mais cômodo e fácil ser pobre ocioso, do que classe média trabalhadora.
PEQUENAS CERVEJARIAS
Sem citar as catarinenses, o jornal O Estado de São Paulo dedicou reportagem sobre a profissionalização das pequenas cervejarias. Segundo o texto, o Brasil tem cerca de 100 pequenos produtores, a maioria no Sul, e todas dividem fatia de 1% do mercado nacional da bebida mais apreciada do país.