segunda-feira, 14 de agosto de 2023

ECONOMIA & NEGÓCIOS

 Turismo

O Conselho estadual de Turismo (CET) organizou um documento em forma de manifesto, sugerindo diretrizes no poder público, principalmente no governo estadual, para que um de nossos principais ativos econômicos seja desenvolvido ainda mais, com organização e sustentabilidade. O material enviado pelo trade turístico de todas as regiões do Estado de Santa Catarina foi analisado por um corpo técnico especializado, empenhado em unir forças para o crescimento deste segmento, que movimenta diversos setores da economia. A ideia é fomentar o turismo com foco na geração de emprego e renda, ainda da recuperação das empresas e atração de investimentos para SC.

Discrição

Reportagem do jornal norte-americano The New York Times vem sendo reproduzida em todo o mundo. Destaca que os bilionários de lá escondem riquezas e adotam “luxo discreto”. Tudo ao contrário do que acontece em certa cidade de SC, onde, pelo que dizem seus trocentos influencers, há o metro quadrado de mais autointitulados “milionários” no mundo.

Efeito inverso

Em redes sociais, muitos moradores de Jaraguá do Sul não gostam que a mídia divulgue tratar-se da cidade mais segura para se viver no Brasil, como revelou o Anuário 2023. Temem que isso traga para a cidade “gente indesejável”. Preocupação boba. Se o estranho que se der bem, tem que se adaptar ao perfil do lugar escolhido, no mínimo. Caso contrário, mais cedo ou mais tarde será pressionado a evaporar.

Costa Rica Malhas

Há mais de 27 anos com uma longa e sólida experiência no ramo têxtil, a Costa Rica é reconhecida nacionalmente pela qualidade e competitividade dos produtos fabricados, com lojas espalhadas por 26 estados brasileiros, cobrindo quase todo o território nacional. Com sua Matriz e centro de Distribuição localizados em Cambé (PR), juntamente com unidades em Nova Trento e Canelinha, em Santa Catarina, especializadas em fiação, tecelagem e tinturaria, respectivamente. Conta com 1000 colaboradores, 60 lojas, 1400 toneladas de fio por mês, 1500 toneladas de malhas por mês e 150 mil produção de peças por mês. Com verticalização da sua produção, equipamentos de ponta e profissionais altamente qualificados, oferece produtos com agilidade, qualidade padronizada e preços altamente competitivos. Em Brusque, a Costa Rica está localizada na Rodovia Antônio Heil, 2060 com loja para atender os confeccionistas.

Capital da Música

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa aprovou projeto que denomina o município de Itapoá, no Litoral Norte, como Capital Catarinense da Música.

Navegantes

O Aeroporto Internacional de Navegantes (NVT), administrado pela CCR Aeroportos, registrou um crescimento significativo do número de passageiros. Entre janeiro a junho deste ano, foram 1.100.364 passageiros que circularam pelo terminal. O aumento, em comparação com o mesmo período de 2022, quando 915.388 passageiros estiveram no Aeroporto de Navegantes, é de 20%. Os feriados prolongados, a ampliação da oferta de passeios e atrativos na cidade e do turismo de eventos cada vez mais frequentados, foram fatores que impulsionaram os bons números. Os dados positivos refletem os investimentos realizados periodicamente pela CCR, tornando o terminal mais confortável, negociando novos voos regulares e para a alta temporada, além de contribuir para a divulgação da região.

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão, a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo, administra 17 aeroportos brasileiros. Além de Navegantes, também administra em SC o terminal de Joinville. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.

Estranho

Merece uma aferição, um dado do Censo 2022, descoberto pela Agência Pública na terra indígena Guarani de Araça’i, que fica entre Cunha Porã e Saudades, no oeste de SC, onde moram 336 pessoas. Nenhuma delas se autodeclarou indígena. Estranho.

Voo direto

A voadora Latam anunciou seu voo direto Florianópolis-Santiago de forma regular a partir de 1º de novembro. Mais: entre novembro deste ano e março de 2024, o voo será operado diariamente, reduzindo em até 50% o tempo de viagem entre as duas cidades, comparação com um voo com conexão no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Tudo depois que voadoras estrangeiras anunciaram voos baratos na mesma linha.

Rede Otto Atacarejo

A rede Otto Atacarejo inaugurou nova loja em Brusque, no bairro Souza Cruz. Essa unidade passa a ser a quarta em funcionamento da rede, que já possui lojas no Centro, no Santa Terezinha e uma em Gaspar. A loja mais atual se torna a maior da rede, que atua em Brusque desde 2009. A atual estrutura foi a primeira projetada do zero pela empresa, tornando-a a mais ampla e moderna.

Empresa brusquense é vendida

A empresa sul-africana Smollan, especialista global em varejo, que representa alguma das primeiras marcas de bens de consumo do mundo, anunciou a aquisição da empresa brusquense Hibrido, que auxilia o crescimento e operação de e-commerce de varejistas e fabricantes. No último ano, a Smollan adquiriu a eComplete, agência de e-commerce líder na África do Sul, juntamente com a manchete.systems, uma agência full-service, especializada da Amazon, com origem na Austrália. Com mais recente aquisição da Hibrido, a Smollan continua a desenvolver sua visão de ser o parceiro preferido de seus clientes e-commerce através de aquisições, a Smollan está construindo um conjunto global de soluções de digital commerce, tornando-se uma parceira para a marca. A Smollan atua no Brasil há 10 anos por meio de sua operação local, a Smollan iTrade, que adicionará sua camada de dados do ponto de venda off-line para oferecer às marcas um serviço orientado por dados.

Mercado de luxo

As embarcações da Ferretti Yachts, de 72 e 55 pés, que estiveram em exposição durante o Marina Itajaí Boat Show, em julho, em Itajaí-SC, foram destaques da maior feira náutica do Sul. A marca italiana, um dos principais produtores de iates de luxo do mundo e também com unidade de fabricação no Brasil (por meio da licença ao estaleiro OKEAN), surpreendeu milhares de clientes e visitantes em seu estande por estruturar um amplo “longe” com vista para a baía e as embarcações por meio de um belo espaço que mesclou a brasilidade, o contato com a natureza e a elegância italiana, os iates estiveram em exposição por meio da YACHTMAX, dealer exclusivo da Ferretti Yachts no Brasil.

Livraria Mosimann

A Livraria e Papelaria Mosimann, localizada na Avenida Monte Castelo, no Centro de Brusque, fechará as portas após quase 30 anos de funcionamento. A informação foi confirmada através da proprietária do estabelecimento. O local abriu as portas em 1994, quando funcionava na Galeria São José. Em maio de 1996, a livraria se mudou para o espaço onde é hoje, um prédio que pertence a Igreja Luterana. Fechar foi uma opção pessoal.

63ª Pronegócio

No período de 14 a 17 de agosto, Associação das Micros e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), em parceria com o Sebrae-SC, está realizando a 63ª Pronegócio. A maior rodada de confecção do país acontece no Pavilhão de Eventos, em Brusque, e apresenta a coleção Alto Verão 2023/2024 de 150 fabricantes de SC. Ao todo, 320 lojistas, que representam mais de 700 compradores de diversas partes do país, confirmaram presença no evento, onde negociarão os melhores produtos da estação mais quente do ano.

Despreparo

Fala-se tanto das catástrofes naturais que com frequência cada vez maior atingem SC, provocando milhões de prejuízos. Mas, o Estado está preparado para enfrenta-las? Nem tanto, apesar dos esforços. Numa audiência pública sobre o assunto, para se discutir projeto de lei que institui o “Socorro Imediato” às pessoas afetadas por inundações, tornados e deslizamentos, ou em situações de calamidade pública, informou-se, através do Colegiado da Defesa Civil, da Federação Catarinense dos Municípios, que em 73% dos municípios catarinenses a Defesa Civil não tem veículo. Mais: em 82%, o órgão não tem sede e em 60%, não tem orçamento nenhum. Há, sim, muito amadorismo.

Escolas de Negócios

Balneário Camboriú deve ter dois pontos de escolas de negócios, na região sul e no bairro das Nações, já pensando no futuro polo tecnológico que a cidade planeja ter. O foco é trabalhar na mão de obra para empresas, incentivando que jovens de BC estejam preparados. Balneário vem vivendo grandes mudanças, assim como outras cidades, e que o município possui vocação para a criação da nova matriz econômica, que une tecnologia, inovação e sustentabilidade, destaca o prefeito municipal. A inovação é a grande bola da vez. 

Recurso do MP-SC

O STF formou maioria pela constitucionalidade da execução imediata da pena no tribunal do júri. O que quase ninguém sabe é que o julgamento de agora decorre de recurso extraordinário do Ministério Público de SC, interposto pela sua Coordenadoria de Recursos Criminais, que teve a repercussão geral reconhecida pela corte suprema, cuja decisão afetará processos em todo o país.

Criminalidade

A Operação Maseratti III, deflagrada com cumprimento de 88 mandados judiciais, sendo 46 de busca e apreensão e 42 mandados de prisão preventiva, não deixa de preocupar os catarinenses. A operação visou combater uma organização criminosa paulista cujo objetivo mais próximo era ampliar sua atuação por aqui.

Comarca própria

Reivindicação antiga do município de Guabiruba poderá passar a ter a própria comarca. O início dos estudos necessários para a instalação foram autorizados dia 4 de agosto pelo presidente do Poder Judiciário de SC. A notícia é boa e mostra que Guabiruba apresentou um desenvolvimento ao longo dos anos que permite sonhar em ter a própria comarca. Pelo menos 8 mil processos da comarca de Brusque poderão ir para Guabiruba, devendo facilitar em muito a vida dos moradores.

Problema de fora

Causou imensa surpresa a informação da Fiesc de que as exportações de SC recuaram 10,5% em julho deste ano. O motivo também preocupa, embora não seja surpresa: o baixo nível de atividade econômica dos países desenvolvidos e importadores de nossos produtos.

Forças de segurança

Aconteceu dia 9 de agosto, a abertura do curso de multiplicador de atendimento pré-hospitalar (APH) policial em Brusque. A turma, que é a primeira de SC, é formada por policiais de todo o Brasil e de diversas categorias. O cerimonial aconteceu no auditório da Uniasselvi, no Centro. O curso segue até o dia 20. Entre as corporações de Brusque participantes estão o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil. Entre os alunos há oficiais também do BOPE, Polícia Científica e outras categorias especiais.

Nova sede do INSS

A agência local do INSS em Brusque já está operando em seu novo endereço. Antes localizada na rua Rodrigues Alves, agora atende na rua Barão do Rio Branco, número 206, defronte a Loja Talinda. No prédio onde fica o INSS atualmente em Brusque, deverá ser construído no espaço um novo centro comercial. Em contrapartida, o INSS recebeu a nova estrutura na Barão do Rio Branco (novo endereço). O público será atendido em um local adequado e digno, atendendo às suas necessidades.

Ozonioterapia

Em plena pandemia, o prefeito de Itajaí, que também é médico, foi ridicularizado na mídia nacional e até internacional por recomendar a ozonioterapia no tratamento da Covid. Chegou a ser ameaçado de responder por isso nos tribunais superiores. Agora, o presidente Lula sancionou lei federal que permite tal técnica, que consiste na introdução do ozônio no corpo por diferentes meios. O Conselho Federal de Medicina condenou, o de Farmácia aplaudiu.

Uso comum

Ainda aguarda votação no Legislativo catarinense projeto de lei que proíbe as instituições de ensino de SC de instalarem banheiros de uso comum por pessoas de sexos diferentes. Projeto igual foi anunciado recentemente pela Câmara dos deputados, para quem a flexibilização dos banheiros pode favorecer atos criminosos cometidos por pessoas mal intencionadas, como pedófilos, aliciadores e estupradores.

Arrecadação alta

O governo de SC registrou em julho o melhor desempenho econômico de 2023. A arrecadação do estado totalizou R$ 3,8 bilhões no período, o que representa crescimento de 10% na comparação com julho de 2022. Já o aumento real foi de 6,7% descontando a inflação acumulada de 3,16% (IPCA) no período. É a maior alta deste ano na comparação com os mesmos períodos do ano passado. O resultado mantém a receita estadual numa curva crescente pelo quinto mês consecutivo, após percentual negativo entre janeiro e fevereiro.

Setores

Conforme os indicadores monitorados pela Fazenda, o desempenho do último mês de julho está associado aos bons resultados dos setores de supermercados (alta de 25%), metalomecânico (24,3%) e das grandes redes de varejo (22,6%). A recente implementação do ICMS monofásico para a gasolina, diesel e biodiesel também contribuiu com o aumento da receita em julho (alta de 11%), a nova sistemática instituiu o imposto único e uniforme em todo o país, com o valor fixo por litro em vez da cobrança em percentual.

Vaidades

A praia principal de Balneário Camboriú é o local de trabalho de vários influencers, disso e daquilo, praticamente todos com forte viés para a futilidade, paga, evidentemente. Mas um deles não quer areia. Sua especialidade é pegar carona e ao vivo e a cores exibir os novos ricos da cidade pelo que eles querem mais mostrar como sinal exterior de sua riqueza: seus carros milionários, tipo Ferrari e Porsche.

Bom senso

Ainda há bom senso entre os “supremos” deste país. A maioria votou para que a pena de um réu seja aplicada imediatamente após a condenação pelo tribunal do júri. Mas, como sempre, ficou uma pendência: não deliberaram se a decisão vale apenas para penas superiores a 15 anos ou se para toda e qualquer que leve ao encarceramento.

Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Brusque está em segundo lugar no país no ranking de cidades com menor índice de mortes violentas no Brasil, junto com Botucatu (SP), conforme aponta o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em primeiro lugar está outro município catarinense: Jaraguá do Sul. O levantamento considera as cidades com mais de 100 mil habitantes. O índice analisa a taxa de mortes violentas intencionais, que engloba os casos de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal, seguida de morte, em municípios com mais de 100 mil habitantes.

É justo

A Federação das Indústrias de SC (Fiesc) tornou público seu apoio ao governo do estado pela sanção de projeto que isenta das despesas com luz, água e esgoto as empresas parceiras do sistema prisional catarinense na ressocialização dos detentos. Santa Catarina é um bom exemplo: tem a quarta maior taxa de ocupação laboral do Brasil em presídios e penitenciárias. Mais de um terço dos 24.700 detentos nas 52 unidades prisionais do Estado trabalham diariamente em troca de um salário mínimo e da remissão de suas sentenças: um dia a menos de cadeia para cada três trabalhados.

Tarifa zero

Utopia até tempos recentes no Brasil, cresce a cada dia o movimento pela tarifa zero no transporte público, que já é realidade em 78 cidades. Em SC é bandeira de alguns parlamentares, incluindo Florianópolis, que tem uma das tarifas mais caras do país (R$ 6), seja a primeira capital a implantá-la, já em prática nos municípios de Governador Celso Ramos, Forquilhinha, Garopaba, Bombinhas e Balneário Camboriú.

Opções

Houve um tempo em que o bar, com venda de bebidas alcoólicas inclusive, eram os pontos mais frequentados no campus da UFSC, em Florianópolis. Agora, conforme levantamento da instituição nas cinco cidades onde tem presença, as cafeterias e lanchonetes são serviços mais desejados.