domingo, 1 de setembro de 2013

CATARINA SHOPPING

Mais uma vez, o Catarina Moda Shopping comemora com sucesso mais uma edição do Brusque Polo Fashion. Milhares de lojistas de diversos lugares do Brasil vieram conferir as novidades da coleção verão 2014. O hotel, anexo ao Shopping, ficou lotado durante o evento. O movimento de vendas superou todas as expectativas. Foram 30% a mais que o mesmo período do ano passado.

ARBITRAGEM NA ADVOCACIA

De olho no número crescente de sociedades, a Ordem investe na arbitragem como mecanismo de solução de conflitos entre advogados. No Rio Grande do Sul, a Câmara de Arbitragem foi criada dia 12 de dezembro de 2012 e, no último mês, foi apresentada em eventos para os advogados. “Evita que os problemas sejam discutidos no Judiciário e faz com que a decisão parta de quem conhece o dia a dia da advocacia”, explica o diretor administrativo da seccional gaúcha da OAB.

RODADA DE ALTO VERÃO

Foram cinco dias de evento, na última semana, com 334 compradores e 149 empresas fornecedoras comercializando seus produtos na 10ª Rodada de Alto Verão e a 3ª Rodada de Cama e Banho promovida pela Ampe-Brusque. A edição apresentou peças da coleção Verão 2014, nos segmentos de confecção feminina, masculina e infantil, e ainda, cama e banho. Foram comercializadas 716 mil peças, o que representou um aumento de 16% sobre a 9ª edição de Alto Verão.

HAVAN NO NY TIMES

Uma equipe do jornal americano esteve em SC para produzir reportagem sobre as estátuas da liberdade brasileiras e, claro, sobre a criadora das réplicas. A informação é da assessoria de imprensa da Havan, em Brusque. Depois da polêmica em Bauru (SP), onde alguns queriam a retirada da estátua, é grande a expectativa pelo conteúdo da reportagem. Deve ser publicada nos próximos dias.

BRUSQUE CONVENTION

Juntos somos capazes, juntos somos melhores. Associe-se e contribua para o crescimento socioeconômico de Brusque e região.

RECEITA FEDERAL

A partir de agora, na página da Receita Federal na internet, os contribuintes vão poder acompanhar a análise de pedidos de restituições e de ressarcimentos. O serviço vale para todos os impostos de pessoas físicas e jurídicas. Para pedir restituição, ressarcimento de impostos ou compensação de dívidas, era preciso entrar na página da Receita e esperar pela decisão. Agora, antes da resposta definitiva, a Receita vai dizer ao contribuinte se está faltando algum documento ou informação. Qualquer contribuinte que se cadastrar no site da Receita poderá usar o serviço chamado de auto-regularização, fazer as correções e esperar pela resposta da Receita sem precisar comparecer a um posto. O novo sistema dá um prazo de 45 dias para o contribuinte corrigir as informações. São quase 100 mil pedidos de ressarcimento e restituições, de empresas e pessoas físicas, que chegam aos computadores da Receita todo mês. E muitos com erros simples. Segundo a Receita, erros que causam transtorno e perda de tempo para o contribuinte. 

TEKA

O futuro da blumenauense Teka, uma das mais tradicionais indústrias têxteis do Estado e que entrou com pedido de recuperação judicial, é incerto. A assembleia de credores que vai definir os próximos passos da empresa, que começou em 25 de junho, deveria ter terminado na última semana, mas foi mais uma vez suspensa. A continuação ficou marcada para o dia 2 de outubro.

TENDÊNCIAS INVERNO 2014

O diretor da Thom Zen Bureau Crèative, Rodrigo Zen, esteve em Brusque esta semana, apresentando o workshop Tendências Inverno 2014, no auditório do Sintrivest. Como pesquisador e diretor de criação no desenvolvimento de produção e campanhas de moda, tendo como clientes especiais o Grupo Osmoze, Camisaria Milani e Applicativo, para quem desenvolve trabalhos desde a direção criativa para estampas até campanha de moda.

DIREITOS HUMANOS

Cerca de 150 mil se reuniram em Washington para relembrar os 50 anos do evento pelos direitos civis em que Martin Luther King fez seu discurso histórico “I have a dream” (Eu tenho um sonho). Na quarta-feira (28), dia do aniversário, os sinos soaram e o presidente Obama, primeiro afro-americano a ocupar a Casa Branca, fez um discurso.

JEANS

A clássica calça jeans chega diferente, com cores bem vivas como azul, mostarda, vermelho, verde e branco. Nas lavagens do jeans, o estonado e o destroyed, garantem peças modernas, rasgadinhas e despojadas, ideais para looks casuais e esportivos. Para uma produção mais elegante, combine a calça jeans com sandálias metalizadas e camisas em tecidos de seda, garantindo um visual sofisticado e glamoroso.

ALTA DO DÓLAR

Produtos vendidos internacionalmente, e que portanto têm a influência do câmbio, acumulam inflação acima de 7% em 12 meses até julho, segundo o Banco Central. Um ano antes, a taxa era de 3%. A alta de preços no segmento reflete dois fatores: alta de 19% do dólar entre fevereiro e julho de 2013 e disparada nos preços das commodities (mercadorias comercializadas em todo o mundo) em 2013.

SUL TRADE SUMMIT

Itajaí sedia em setembro a segunda maior feira do setor de transportes de carga, logística e comércio exterior do Brasil. É a Sul Trade Summit, de 11 a 13, no Centreventos. O acesso é gratuito mediante cadastro prévio no site www.tradesummit.com.br

RISCO PARA CONSUMIDOR

Ladrões usam dados roubados para conseguir crédito ou fechar negócio, deixando as dívidas em nome das vítimas. No primeiro semestre, foram 1,2 milhão de tentativas. No ano passado, foram 1,18 milhão. O segmento de telefonia é o principal meio usado por golpistas, aponta a Serasa.

SINAL VERDE

O caminho para o início das obras da BMW em Araquari está livre para o projeto sair do papel. Das 1.150 vagas operacionais a serem criadas, 800 devem ser preenchidas até o fim do ano que vem. Os demais postos de trabalho serão ocupados em 2015. O quadro funcional ainda prevê outras 150 vagas voltadas para especialistas. Parte dos profissionais receberá treinamento na Alemanha, EUA e Reino Unido. A maior procura é por profissionais das engenharias elétrica e mecânica.

LIDERANÇA MUNDIAL

Pela primeira vez em 18 meses, a GM vendeu no segundo trimestre mais veículos do que a Toyota e retomou a liderança mundial como fabricante de veículos. A norte-americana registrou no período 2,49 milhões de unidades, a japonesa, 2,48 milhões. A GM contou com a recuperação da economia nos EUA e o crescimento de vendas, enquanto que no Japão, o mercado continua em queda.

FENARRECO

A Fenarreco (Festa Nacional do Marreco), nasceu em 1985, inspirada na criação da Oktoberfest, de Blumenau, para atender aos inúmeros turistas que chegavam à cidade à procura da carne de pato (nosso marreco). A primeira edição da festa deu-se em 1986 e foi lançada no Congresso da Abav, em Belém (PA). A maioria dos brusquense não entendia o que aqueles “quatro” membros da antiga Comutur foram fazer lá longe, divulgando a Fenarreco. E o resultado veio já no primeiro final de semana. O Caça e Tiro lotado e o estoque de marrecos se esgotou. Faltou comida. Aí o bicho pegou. Ou seja, a festa. Até a pequena “feira” montada, paralela à festa, faltavam produtos.

APOSENTADORIA

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) vai determinar qual nível de exposição a ruído garante ao trabalhador direito à aposentadoria especial. O julgamento vai unificar o tema na Justiça Federal.

DÓLAR, PÃES E TURISMO

O dólar, na casa dos R$ 2,40 empurra para o alto os preços de passagens aéreas, de pacotes turísticos para o exterior, do pãozinho de cada dia e de produtos com muitos componentes importados. Se, neste patamar, a cotação prejudica os negócios de agentes de viagens focados em mercados internacionais, abre oportunidade para que os destinos catarinenses preferenciais (Balneário Camboriú e Florianópolis) se consolidem, ainda mais, como opções desejadas nos meses de férias de verão.

ESPERA PELO GÁS

Levantamento da SCGás indica que 60 indústrias precisam de gás natural para produzirem mais no Estado. Há necessidade de 150 mil metros cúbicos de gás. A Petrobrás, contudo, limitou o fornecimento a 2 milhões de metros cúbicos. Há meses a SCGás aguarda resposta do pedido de elevação da cota. A Petrobrás tem monopólio do gás. Não responde e não diz nada.

MOTOS

Foi de 13,2% a queda nas vendas de motos novas em SC de janeiro a julho de 2013 em relação ao mesmo período de 2012. No Brasil a queda é de 10,6%. A maior dificuldade para obter crédito é uma das causas apontadas para a queda. No Estado, a venda de veículos novos caiu 2%. Os números são da Fenabrave/SC.

JUROS MAIORES

Após quase um ano, a TR (Taxa Referencial) deixou de ser zero e deve permanecer acima desse patamar pelo menos até o final deste ano, o que melhora a rentabilidade da poupança. Uma outra consequência, no entanto, é que financiamentos imobiliários ficam mais caros.

LIMITE DE IDADE

Projeto aprovado pelo Senado, elevando o limite de idade de 21 para 28 anos para dependentes no Imposto de Renda. A nova lei também permite dependentes até 32 anos, desde que estejam na universidade ou em cursos técnicos. O argumento é que o ingresso das pessoas no mercado de trabalho é cada vez mais tardio, tornando os filhos dependentes dos pais por mais tempo.

NAVEGAÇÃO COSTEIRA (1)

O transporte de mercadorias via navegação costeira, a chamada cabotagem, movimentou 415 mil contêineres no Brasil no ano passado, equivalente a 0,6% do total transportado por caminhões (72 milhões de contêineres). Os navios trazem televisores e motos da Zona Franca de Manaus e sobem do Sudeste para o Norte e Nordeste levando bens de consumo e produtos alimentícios, principalmente refrigerados.

NAVEGAÇÃO COSTEIRA (2)

O mercado brasileiro de cabotagem tem potencial para ser 6,5 vezes maior do que é hoje, contribuindo para reduzir o movimento de caminhões nas estradas. Transportar mercadorias por cabotagem custa de 20% a 25% menos do que no transporte rodoviário, mas o tempo de viagem maior (são 15 dias, 3 a 4 dias a mais do que no caminhão) o torna menos atraente para algumas indústrias.

NAVEGAÇÃO COSTEIRA (3)

O modal também é afetado pela burocracia e outros gargalos em portos. Cada vez que os navios de cabotagem atracam em um porto, eles preenchem os mesmos papéis novamente, como se estivessem navegando por águas internacionais. Um estudo mostra que, se 2,7 milhões de contêineres fossem transportados via cabotagem, ao invés de utilizarem caminhões, o país economizaria US$ 125 milhões em custo de manutenção das rodovias e evitaria 36 mil acidentes.

4G EM SC

A operadora Vivo é a primeira a fazer testes em SC para instalação do sistema 4G de telefonia móvel. O anúncio foi feito por um diretor da empresa. As primeiras cidades a serem beneficiadas com o moderno sistema são Florianópolis e Joinville. Previsão para fim de setembro.

DIREITO NAS EMPRESAS

O Instituto Catarinense de Desenvolvimento e Defesa Empresarial (Incade) quer reunir de 600 a 700 profissionais de todo o país na 1ª Conferência Nacional Direito e Empresa, evento que ocorrerá de 7 a 9 de novembro, em Blumenau. Nos três dias, os participantes ouvirão e discutirão sobre assuntos relacionados aos aspectos jurídicos do meio empresarial. Terá um viés menos acadêmico e mais prático. Por isso são esperados mais empresários e executivos que advogados.

APERTO

A Secretaria Estadual da Fazenda está enviando correspondências pedindo comprovação de nota fiscal e regularidade de aquisição de veículos. A fiscalização aperta o cerco contra supostas vendas feitas por concessionárias sem o recolhimento de ICMS.

RENDA DO TRABALHADOR

Com a inflação em patamar elevado, a renda média dos trabalhadores caiu pelo quinto mês seguido em julho, segundo o IBGE. O rendimento em julho ficou em R$ 1.848,40 o equivalente a 0,9% abaixo de junho. Há uma influência da inflação e da perda no poder de compra dos trabalhadores. O IPCA, índice oficial da inflação, tem alta de 6,27% nos 12 meses encerrados em julho, próximo do teto da meta do governo (6,5%).

PIRATAS

Nos últimos 12 meses, 61 milhões de brasileiros teriam consumido produtos piratas, mostra pesquisa Data Popular realizada com 1.500 pessoas em 100 cidades do País. O levantamento registra que 56% dos brasileiros fizeram compras de produto ilegal neste período. A classe A, que mais reclama de excesso de tributos, é a que mais compra itens fraudados.

LEITE

A Tirol anuncia, nos próximos meses, a cidade escolhida para o maior investimento em infraestrutura de sua história: a construção de unidade para processamento e industrialização de leite e derivados, que deverá operar com mais de 2 milhões de litros de leite por dia. Serão criados 500 empregos.

PARA REFLETIR

Empresas e pessoas têm que ser, hoje, sofisticadamente simples, ou seja, simples, porém cheias de charme e beleza. Simples, porém, chiques na simplicidade. Simples, mas que chamem a atenção pela diferença. Pessoas simples, profissionais simples, empresas simples, serão as vencedoras. Pense nisso.