domingo, 12 de fevereiro de 2023

ECONOMIA & NEGÓCIOS

 Inflação em janeiro

O IPCA, que apura a inflação oficial do país, ficou em 0,53% em janeiro deste ano. A taxa é menor que as observadas em dezembro (0,62%) e em janeiro de 2022 (0,54%). A informação foi divulgada pelo IBGE. Com o resultado, o IPCA acumula inflação de 5,77% em 12 meses, abaixo dos 5,79% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. O principal impacto veio do grupo alimentação e bebidas, que teve alta de preços de 0,59% no mês. Entre os itens que contribuíram para a inflação dos alimentos figuram batata-inglesa (14,14%), tomate (3,89%), frutas (3,69%) e arroz (3,13%). Também tiveram alta importante de preços os transportes, que subiram 0,55% em janeiro por conta das altas de preços de itens como gasolina (0,83%), etanol (0,72%), emplacamento e licença (1,60%) e automóvel novo (0,83%). Ao mesmo tempo, vestuário foi o único grupo de despesa que teve deflação (queda de preços): -0,27%.

Arrecadação

Santa Catarina arrecadou R$ 3,6 bilhões entre 1º e 31 de janeiro de 2023. O desempenho corresponde a crescimento de 1,2%. Na prática, considerando a inflação de 5,9% (IPCA), houve queda real de 4,4% na receita neste início de ano. Os cálculos da Secretaria de Estado da Fazenda não levam em consideração o impacto dos decretos do final de 2021 que postergaram o recolhimento de ICMS dos combustíveis e da energia elétrica para início de 2022. Sem o dinheiro extra dos impostos, SC arrecadou agora praticamente os mesmos R$ 3,6 bilhões de janeiro de 2022. Se considerarmos o desempenho obtido com a postergação dos impostos, observamos uma queda ainda maior, de quase 10% na arrecadação tributária de um ano para o outro.

Posicionada

A Havan está entre as cinco melhores empresas do varejo para se trabalhar no Brasil, conforme o ranking Great Place to Work (GPTW). O resultado do prêmio foi divulgado dia 8, durante evento ocorrido em São Paulo. Pelo segundo ano consecutivo, a varejista concorreu na categoria Super Grandes, empresas com mais de 10 mil colaboradores. Os colaboradores que atuam nas 174 lojas presentes em 23 estados e no Distrito Federal, Centro de Distribuição e Administrativo, responderam, de forma anônima, uma pesquisa aplicada pela equipe de certificação. Em seguida, foram avaliadas as práticas da empresa em prol dos mais de 22 mil colaboradores. O selo GPTW é um reconhecimento dos colaboradores de que a Havan é um excelente lugar para se trabalhar.

Mais empregos gerados

A seguir, estamos listando as 10 cidades de SC com mais empregos gerados em 2022: 1) Florianópolis (+13.004), 2) Joinville (+12.787), 3) São José (+11.577), 4) Blumenau (+10.021), 5) Itajaí (+9.154), 6) Chapecó (+6.414), 7) Jaraguá do Sul (+6.091), 8) Palhoça (+4.984), 9) Balneário Camboriú (+4.890) e 10) Criciúma (+4.633). Brusque foi 13ª cidade do estado com a geração 2.698 empregos formais ano passado.

Importação indesejada

O Ministério Público de SC instaurou inquérito civil, para investigar e responsabilizar municípios que estão exportando moradores em situação de rua para Florianópolis que nunca, em tempo algum, registrou tantos sem teto, tanto no Centro como nas praias. Consta que algumas prefeituras alugam vans e ônibus no transporte, durante a madrugada, e que o local preferencial para largar tais pessoas é o limite geográfico dentre a Capital e a vizinha São José. É desnecessário dizer que tal prática é muito comum em boa parte dos municípios catarinenses, principalmente dos menores para os maiores.

Foco comercial

O empresário Fernando José de Oliveira, diretor proprietário da brusquense Zehn Bier, assumiu a controle total da área comercial da cervejaria. O então diretor comercial nos últimos anos, Edson Bruning, se desligou da empresa no mês de janeiro, com foco em novos projetos. A partir deste mês de fevereiro, Oliveira, que realiza toda gestão da parte fabril da empresa, assume também a área comercial da Zehn Bier, que comemora em 2023, seus 20 anos de trajetória. Dentre as novidades para celebrar a data, estão o aumento da capacidade de produção e o lançamento de um novo estilo de cerveja.

Fenin 2023

A participação gaúcha cresce na Fenin, maior feira de moda da América Latina. O setor de moda e vestuário do Rio Grande do Sul marcou presença na 27ª edição da Fenin Fashion Gramado, na Serra Gaúcha. O espirito das marcas do ramo nos estandes é de retomada de espaço no cenário nacional. O Experimenta Farroupilha a Moda é uma iniciativa para fomentar a economia local, foram 30 expositores na feira antecipando as tendências para 2023. A Faroupilha tem a moda no DNA e está se tornando cada vez mais reconhecida nacionalmente por sua indústria. A Fenin 2023 está 30% maior que a edição anterior, com a previsão de até 15 mil CNPJs de todo o país, além de visitantes internacionais. Aconteceu de 24 a 27 de janeiro no Serra Park, em Gramado (RS).

Vagas de empregos

SC tem 6,5 mil vagas de emprego disponíveis pelo Sine, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico. As ofertas estão disponíveis em 72 cidades e englobam como pré-requisito do nível fundamental ao superior. Destaques para: Tubarão (628), Tijucas (531), Concórdia (424), Balneário Camboriú (368), Itajaí (301) e Itapema (222).

Apenas 26%

Não é de se admirar a indignação de milhares de turistas que tem vindo ao litoral de SC neste verão e encontraram praias e águas, em sua grande maioria, impróprias para banho. O último dado oficial: SC só coleta o esgoto de 26% de sua população. São 5,3 milhões de pessoas com saneamento precário. Onde está o prefeito que tem feito do saneamento uma prioridade municipal. Será que chegam a cinco?

Brusque e Itajaí

Um encontro entre representantes da política e do empresariado de Brusque e Itajaí voltou a tratar de um assunto antigo: obras do trevo da rodovia Antônio Heil. O grupo enviou uma carta conjunta ao governo do estado cobrando a realização do trabalho. O congestionamento no trevo em horário de grande fluxo de veículos é a grande  preocupação dos dois municípios. Várias ideias para solucionar o problema foram apresentadas. As melhorias de acesso à BR-101 funciona como uma avenida para os moradores de Itajaí. O trevo é de alta importância. Qualquer um que use o acesso, principalmente em momentos de maior movimento, precisa passar por um congestionamento longo na região.

Gallassini homenageado

O brusquense presidente do Conselho de Administração da Coamo, engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, recebeu homenagem histórica da diretoria do Banco do Brasil, por meio do projeto "Potência do Agro", em 30 de novembro, em Curitiba (PR). No evento foram reconhecidos os trabalhos e realizações de cinco dirigentes cooperativistas do Paraná. Além da Coamo receberam o reconhecimento por meio de vídeo documentário e suas trajetórias no livro "Cooperativas - Potência/Agro", os presidentes das cooperativas paranaenses, Lar e Coopavel, de Santa Catarina, Aurora Coop e do Rio Grande do Sul, Cotrijal. A diretoria do Banco do Brasil prestigiou a cerimônia, representada pelos vice-presidentes de Agronegócio e dos diretores de área internacional do BB. Com a Potência Agro, o Banco do Brasil quer lembrar da importância de todos que fazem parte dessa engrenagem, destacando o papel de cada peça e suas particularidades. O BB confia e aposta na potência do agronegócio brasileiro.

Altona

A Altona foi sondada por uma administradora de empreendimentos imobiliários que está de olho em um terreno da empresa em Barra Velha. O interesse chegou até a diretoria da metalúrgica blumenauense, que autorizou a elaboração de estudos de viabilidade que podem ou não culminar em uma negociação futura. Os investidores mirariam a construção de galpões logísticos na área. A empresa deve analisar a oferta com calma, já que não tem planos imediatos para o terreno. A área inicialmente estava prevista para abrigar a nova fábrica da Altona, que já anunciou que deixará Blumenau no futuro. Mas a companhia mudou os planos e decidiu construir o novo parque fabril em Gaspar. A Altona ainda tem uma área de cerca de um milhão de metros quadrados disponível em Barra Velha. Nos últimos anos, a varejista Havan já havia comprado outras partes do terreno original para ampliar o centro de distribuição. A Altona segue preparando o terreno em Gaspar, próximo da BR-470, com vistas à transferência definitiva das instalações. A expectativa é de que em até cinco anos a nova fábrica esteja rodando.

Esporte e saúde

Nem só de curativos e esparadrapos vive a Cremer. A empresa blumenauense quer dobrar as receitas da linha de produtos esportivos em 2023. Novos lançamentos, que estão chegando ao mercado neste ano, incluem tipoia ortodopética, cinta modeladora, munhequeira com tala de punho e coxal ajustável.

SC no cardápio

Depois de anunciar a abertura da primeira unidade em SC no I Fashion Outlet em Tijucas, a rede de hamburguerias Bullguer mapeia pelo menos outras cinco unidades no Estado. Balneário Camboriú, Florianópolis, Joinville e Criciúma são os mercados no radar. A expansão também mira o Paraná. A marca já tem 32 unidades, espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Brasília e Portugal.

Altenburg Haus

A centenária Altenburg lançou a terceira coleção da marca Altenburg Haus, focada no mercado de luxo. A coleção reforça o compromisso da empresa com a sua sustentabilidade, que tem como meta ampliar os produtos sustentáveis e zerar a emissão de carbono até 2030. A terceira edição da coleção é composta por roupas de cama, banho e decoração, produzidas com tecidos e texturas diferenciadas e estampas exclusivas.

Cooperativa como alternativa

As dificuldades que a economia brasileira ciclicamente enfrenta e as profundas transformações nas relações de trabalho têm levado, nas últimas décadas, muitos brasileiros a empreender e/ou mudar de atividade. Muitas alternativas se apresentam para esses pequenos agentes econômicos, como exemplifica o criativo surgimento do MEI, uma configuração jurídica para microempreendedores individuais que, no Brasil, somam 14 milhões e, em Santa Catarina, mais de 600 mil. Outra alternativa que oferece um aceano de possibilidades é o ingresso em cooperativas. As cooperativas, como reza o enunciado do primeiro postulado do cooperativismo (o princípio da adesão voluntária e livre) são organiações abertas à participação de todos, independentemente de sexo, raça, classe social, opção política ou religiosa. Para participar, a pessoa deve conhecer e decidir se tem condições de cumprir os acordos estabelecidos pela Lei 5764/1971 (Lei Geral das Cooperativas) e pelo estatuto de cada uma. Esse aspecto torna a Cooperativa uma instituição singular no panorama das organizações humanas. Apoio ao trabalho, abertura de empresa, viabilização de empreendimento, aumento da produção, qualificação profissional etc. são algumas das linhas de atuação das cooperativas, no País, estão organizadas em vários ramos (segmentos) como crédito, agropecuário, transporte, infraestrutura, saúde, trabalho, consumo, entre outros.

Minha Casa Minha Vida

Os condomínios residenciais Jardim Sesquicentenário (Limeira) e Minha Casa Minha Vida (Cedrinho), em Brusque, têm valores de taxas de condomínio a receber de apartamentos que foram abandonados por proprietários. Os residenciais pertencem ao programa de habitação Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Ao todo, 39 proprietários de imóveis nos condomínios saíram sem avisar e o processo para passar o apartamento para outro morador esbarra na burocracia. Os valores das taxas a receber giram em torno de R$ 600 mil, de acordo com a administração dos condomínios do programa. A situação gera transtornos. Tudo o que é feito nos condomínios é dividido por todos os apartamentos e, como o dinheiro dos imóveis abandonados não entra, o condomínio trabalha no vermelho.

Protocolo espanhol

Deve ser implantado proximamente, começando pela região metropolitana de Florianópolis, o Protocolo No Callen. Existente desde 2018 na Espanha, consiste no treinamento de funcionários de boates, bares, casas de shows e congêneres que aderirem, para lidar com o assédio e responder a ele, sempre com foco na vítima. Além das restrições, inclui medidas preventivas como evitar critérios sexistas de acesso à sala ou bebidas, como desconto apenas para mulheres e aumentar a vigilância de áreas escuras ou isoladas.

Metas de ensino

A Junior Achievement, uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, lançou suas metas para 2023 em SC. O objetivo é beneficiar cerca de 60 mil alunos de escolas públicas e privadas em 250 cidades do Estado. A procura de novos horizontes, a entidade mobilizará projetos com foco em beneficiar cidades de baixo IDH. Em nível mundial, a ONG está presente em mais de 100 países e agora contempla como público-alvo jovens de até 29 anos.

Desarranjo

Notícia recorrente durante quase um mês no Brasil e fora dele, com destaque na mídia da Argentina, Uruguai e Paraguai, o notável surto de diarreia em Florianópolis teve um viés positivo, finalmente. Os atendimentos nas unidades de pronto atendimento caíram mais de 80% nos últimos dias.

Crescimento da economia

A economia catarinense registrou a segunda expansão consecutiva, agora no valor de 0,6%, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central, referente novembro de 2022. A média brasileira registrou queda de 0,5% e em comparação aos estados brasileiros, SC teve a terceira maior expansão da atividade econômica no mês, até outubro, é o que aponta análise do Observatório Fiesc. Após queda em outubro, o setor de serviços expandiu 0,4% em novembro, estimulado pela expansão nas atividades de transporte e de serviços pessoais, como lavanderias, cabeleireiros e clínicas de estéticas. A indústria cresceu 0,3% na análise mensal, após registrar três quedas consecutivas em sua produção física. A metalurgia e a fabricação de produtos de metal também subiram 4,1% e 4,5%, respectivamente. Os setores também foram impulsionados pelas exportações, com destaque para as vendas de laminados plano de ferro e fios de cobre. O destaque foi a atividade de máquinas e equipamentos, que recuperou parte da queda do mês anterior, com crescimento de 25,9% ante outubro. O resultado está associado ao aumento das vendas internacionais de compressores de ar para os Emirados Árabes e máquinas agrícolas para os países da América Central.

Golpes em Brusque

A Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Acibr) alerta a comunidade para uma tentativa de golpe que vem sendo relatada por várias empresas. As organizações têm recebido, através de e-mail, uma falsa notificação extrajudicial, que cobra o pagamento de uma Taxa Única Associativa, emitida pela Associação dos Empreendedores de Brusque ou pela Associação de Empresários de Brusque (o nome da entidade entre os e-mails denunciados). A Acibr reforça que nenhum pagamento deve ser feito e que os dados disponibilizados neste contato, como a chave PIX para o depósito, e-mail e outros, devem ser registrados em boletim de ocorrência, que pode ser feito de forma on-line. O link para este serviço, inclusive, é disponibilizado no site da Acibr: www.acibr.org.br

Alerta da OAB

A OAB catarinense divulgou nota na qual alerta que tem sido cada vez mais frequente a prática de golpes contra pessoas que têm processos tramitando na Justiça. Em geral, estelionatários fazem contato com as partes se fazendo passar por advogados ou representantes de escritórios de advocacia, alegando que estas precisam transferir certa quantia ou pagar guias e boletos para que seu processo possa ter continuidade, e até mesmo para que possam receber valores pleiteados judicialmente. Em muitos casos, os golpistas emitem boletos falsos, que incluem dados de processos que de fato existem, da parte e até do seu representante legal, inclusive com uso de marcas visuais de escritórios.

Fraudes

A liberação de precatórios é uma das alegações mais frequentes. As mensagens e ligações falsas têm como objetivo atrair pessoas que, na sua maioria, são representadas por advogados em processos, para obter dados e valores de modo fraudulento, alerta a presidente da OAB-SC. Os estelionatários se aproveitam de que muitas guias judiciais são, de fato, pagas diretamente pelos cidadãos que moveram processos. E como muitas ações são públicas, os golpistas podem obter os dados das partes desta forma. A recomendação é que, ao receber uma ligação telefônica, e-mail, mensagem por aplicativo de conversa ou SMS, solicitando pagamentos ou transferências de valores supostamente relacionados a processos, a pessoa faça contato imediatamente com o escritório de advocacia ou advogado que a representa judicialmente, a fim de confirmar sua autenticidade.

Negócio da moda

Ivan Jasper está movimentando a maior edição de O Negócio da Moda em todo o seu histórico de eventos. O evento acontece desde 2015, mas diferentemente das edições anterioresm este ano o ONDM aumentou o seu palco, tendo capacidade para receber aproximadamente 1080 pessoas na plateia. Serão quatro apresentações por dia. Nesse ano temos um escalonamento, o evento está se tornando muito maior. Tínhamos em torno de 25 expositores sempre, e agora vamos para 180 espaços, aumentando consideravelmente para onde estamos indo, destaca.

Expectativa

A expectativa é grande para a edição atual, e deve superar a média de R$ 7 milhões que movimentou no último evento. Esperamos 12 mil pessoas, aproximadamente uma média de 4 mil pessoas por dia, mas todas elas com poder de decisão dentro das suas empresas. Estaremos recebendo a América Latina para esse grande evento voltado para o mercado da moda e o mercado têxtil, finaliza o gestor. A edição do ONDM está marcada para ocorrer entre 3 e 5 de outubro no Expocentro, em Balneário Camboriú. A venda de ingressos inicia em março.

Conteúdo criativo

Entre tantos projetos e clientes atendidos em 2022, a MM Conteúdo Criativo, com sede em Florianópolis, foi a agência responsável por toda a produção executiva, desde o conceito criativo até a roteirizaçãodos vídeos, da marca Batata Strike. E um dos trabalhos coordenados pela MM, que é comandada por Manuella Moreira, Mariana Perassa e Gabriela Humeres, foi exibido no maior telão de LED da América Latina, que foi instalado na faixa de areia da praia central de Balneário Camboriú.

Internato médico

O Hospital Azanbuja está recebendo a primeira turma do internato médico do curso de medicina da Unifebe. Nesta primeira turma, são 40 alunos divididos em três cenários: 20 na clínica médica, 10 na obstetrícia e 10 na pediatria do hospital, que atuarão na instituição pelos próximos dois anos. No final de janeiro, o grupo foi recebido pelo diretor administrativo do Hospital e pela equipe, momento em que receberam todas as orientações necessárias e regimento interno da instituição. O internato é uma fase importante na formação e estudos dos médicos. Eles acompanharão bem de perto o doente e para isso o hospital se sente contente em poder colaborar com a Unifebe, para que seus alunos tenham esse conhecimento. O hospital vai acolhê-los da melhor forma possível, é uma casa que recebe todo mundo e que está aberta 24h por dia, os 365 dias do ano. 

Reação

O Balneário de Jurerê, em Florianópolis, é um dos destinos mais procurados do Brasil para o Carnaval. Os hoteis estão com ocupação de 80%, devendo lotar nos próximos dias. Para receber os turistas, que vêm principalmente de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, haverá uma intensa programação para alegrar foliões de todas as idades. As atrações acontecem nos dois hoteis e também Jurerê Open, com muitos shows ao vivo de samba, marchinhas, axé, blocos, bailinhos infantis e DJs.