domingo, 7 de junho de 2020

ECONOMIA & NEGÓCIOS...


TCL assume a Semp
A chinesa TCL assumiu o controle da joint venture mantida no Brasil com a Semp. Com a operação, que não teve valor divulgado, o grupo aumentou sua fatia de 40% para 80% na Semp TCL. Os chineses também vão comprar a fábrica da companhia em Manaus e licenciar a marca Semp. A família Henner mantém 20% do negócio. 

TCE vê erro
Levantamento da área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) estima que até 8 milhões de benefícios referente ao auxílio emergencial podem ter sido pagos indevidamente pelo governo. Por outro lado, o mesmo estudo aponta que 2,3 milhões de pessoas podem ter sido consideradas “não elegíveis” indevidamente. 

Visita do governador
Na visita do governador do Estado, Pereira Oliveira, em 1905, a Brusque, nossas lideranças políticas queriam mostrar aos visitantes que, passados os tempos coloniais, Brusque vivia uma época de prosperidade, sustentada pelo matraque dos teares que, aos poucos, ia vencendo a tradicional produção agrícola. As autoridades estaduais estavam curiosas para saber sobre a nossa produção de arroz, de feijão, de milho e de fumo, considerada naquela época, tão bom quanto produzido na Bahia. E também, sobre o futuro da atividade têxtil, que já contava com duas importantes tecelagens: a Renaux e a Buettner. O jornalista de Itajaí registrou, entusiasmado, que Brusque era um exemplo de prosperidade, com suas fábricas de cerveja, licores, vinagre, suas cerâmicas e curtumes e com seus engenhos de arroz e de madeira. 

Benfeitoria eleva aluguel
A Corte Especial do STJ (Superior Tribunal de Justiça) modificou sua jurisprudência e passou a autorizar que o proprietário de imóvel promova ação revisional para aumentar o valor do aluguel em decorrência de benfeitorias realizadas pelo locatário, que deverão ser indenizadas no fim do contrato. 

Evite erros mais comuns
A quarentena do coronavirus fechou agências do INSS, mas não interrompeu a análise de revisões. Quem acredita que tem direito à correção na aposentadoria pode fazer o pedido pelo Meu INSS. O sistema permite que o segurado encaminhe a documentação necessária sem precisar comparecer a um posto do INSS, mas não alerta sobre erro no pedido. Muitos são os enganos na hora de pedir uma revisão. 

Saiba incluir trabalhos
O trabalhador que está perto de se aposentar pode acertar vínculos trabalhistas e salários que, por algum motivo, não estão corretamente anotados no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Desde 15 de maio, a atualização é solicitada diretamente ao INSS pelo telefone 135. Falhas nos registros são comuns e a correção pode garantir a concessão da aposentadoria ou resultar em um benefício melhor, por meio de revisão. 

Temporários
O INSS está contratando aproximadamente 600 trabalhadores temporários ainda este mês. Os profissionais vão trabalhar exclusivamente de pedidos de segurados. Eles fazer parte de um grupo de 5,3 mil servidores contratados para trabalhar por tempo determinado no órgão. Do total de inscritos, foram selecionados 1,9 mil militares inativos, 1,9 mil profissionais da carreira do seguro social e 1,4 mil aposentados das mais diversas áreas do governo. Por enquanto, os temporários que vão iniciar o trabalho devem atuar internamente, pois as agências do INSS permanecem fechadas até o dia 19 de junho. 

Reajuste dos remédios
O governo autorizou o reajuste anual nos preços dos medicamentos em até 5,2%. A alta já pode ser aplicada em 13 mil remédios. O índice maior é dos genéricos. 

Empresas emergentes
Se as condições financeiras continuarem a se deteriorar, em meio a pandemia, companhias não financeiras de países emergentes podem ter problemas para refinanciar dívidas em dólar que vencerá nos próximos meses, alerta o Banco de Compensações Internacionais (BIS). Depois da China, empresas do Brasil, Índia e México têm as maiores necessidades de financiamento. 

Nos prédios
A pandemia do novo coronavirus mudou práticas comuns em condomínios. Receber uma encomenda, por exemplo, requer atenção com as embalagens, limpeza de superfícies e higienização dos itens e das mãos. É necessário seguir as orientações das autoridades. Apesar de os decretos não se aplicarem aos condomínios, pode-se adotar medidas de segurança e saúde. Há síndicos que pedem para o condômino utilizar máscaras para buscar encomendas ou que não permitem a entrada de entregadores sem o equipamento de proteção individual. Além disso, todos os funcionários do condomínio devem receber e utilizar itens de proteção, como as máscaras. 

Demissões
O Brasil fechou 763 mil empregos formais no período de janeiro a abril deste ano. Só em abril foram 860 mil. As principais atividades econômicas afetadas: agricultura, pecuária (+10.032), construção civil (-21.837), serviços (-280.718), comércio (-342.748) e indústria de transformação (-127.886). Em Santa Catarina foram fechados 73,1 mil empregos formais em abril. No ano, de janeiro a abril, o saldo é negativo em 31,2 mil vagas. A retração de abril é a maior registrada pelo Caged em SC desde 2004. 

Em alta
As estações dos principais “soft commodities” exportadas pelo Brasil resistiram aos efeitos negativos da pandemia do novo coronavirus. Em maio, os preços de suco de laranja, algodão e açúcar superaram os de abril, em Nova York. Apenas a cotação de café caiu nessa comparação. 

Cinema
Nos últimos 10 anos, o setor do cinema foi um dos que mais cresceram na economia brasileira. Em 1998, o cinema a brasileiro produzia de 8 a 9 filmes por ano e agora produz 150. Mas tudo parou nesta epidemia. O setor está um pouco desesperador. 

Imóveis
Incorporadoras de imóveis listadas na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) enfrentam o segundo trimestre desafiador no segmento de clientes de média e alta renda, tanto do ponto de vista de lançamentos, quanto de vendas. Já as empresas com foco em famílias de baixa renda têm encontrado menos dificuldades e tendem a aumentar sua fatia no mercado. 

Escolas perdem receitas
Levantamento em 480 escolas de pequeno e médio portes (150 e 240 alunos) em 83 cidades brasileiras, mostra que a receita média desse grupo caiu 52% com a pandemia do novo coronavirus, segundo a Explora, startup de análise de dados na educação. Em 95% delas, 10% dos alunos cancelaram as matrículas. 

Turismo
O setor de turismo só espera uma recuperação da demanda, e mesmo assim parcial, a partir do quarto trimestre. Em abril, as vendas no segmento de turismo de negócios diminuíram 92% em comparação com o mesmo período do ano passado, com a perda de quase R$ 1 bilhão. No segmento de lazer a queda foi de 90%. 

Vale descarta venda menor 
A Vale vai fornecer à China neste ano, um volume de minério de ferro igual ou superior ao de 2019, segundo o diretor-executivo de ferros da mineradora. O avanço da pandemia no Brasil tem levado integrantes desse mercado a questionar se haverá uma limitação na oferta, o que tem contribuído para alavancar os preços da commodity. 

Viajantes do Brasil
Um documento que proíbe nos Estados Unidos de estrangeiros que tenham estado no Brasil nos últimos 14 dias como mais uma medida para tentar conter o avanço do coronavirus no país, foi assinado pelo governo norte-americano. O documento engloba todos os estrangeiros que tenham passado pelo território brasileiro nas últimas duas semanas. Há exceções para os portadores de green cards (residência permanente nos EUA) e para os cônjuges de americanos residentes no país. 

Reflexos
A crise econômica causada pela atual pandemia já tem fortes impactos nas 11 universidades e cinco centros universitários que integram a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Algumas instituições já enfrentam inadimplência que alcança o preocupante índice de 50%. 

Grupo Pereira
Rede líder no segmento atacarejo no Sul do Brasil, o Fort Atacadista, confirmou para ainda este ano a abertura de quatro novas lojas somente no estado de SC. As próximas lojas, algumas com obras já em fases avançadas, serão inauguradas em Balneário Camboriú, Florianópolis, Blumenau e Navegantes nos meses de julho, setembro, outubro e novembro, respectivamente. Com as quatro novas lojas serão gerados mais de 700 empregos diretos. 

Revisão da vida toda
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu o julgamento de todos os processos de revisão da vida toda até a avaliação de um recurso do INSS. Essa revisão inclui todas as contribuições no recálculo da aposentadoria. A suspensão não impede porém, que os aposentados entrem na Justiça. Assim, quando as ações voltarem a andar, mais meses serão incluídos na conta. 

Pagamento indevido
A Controladoria-Geral da União (CGU) acaba de divulgar a lista de todos os brasileiros que receberam auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal por causa da pandemia do novo coronavirus. Na listagem publicada, onde aparece o nome e alguns números de CPF do beneficiário, há opção para denunciar um benefício concedido de forma indevida ou, ainda, apontar que o próprio cidadão recebeu o crédito indevidamente. 

Roubo de cargas
A Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Polícia Civil de SC apresentou os números de ocorrências registradas em 2019. Segundo os dados, o número de furtos caiu 75% no período. Houve também queda do número de roubos, com redução de 70%. O total de ocorrências, que também inclui saques, passou de 198 em 2018 para 60 em 2019. Em 2017, foram 572 ocorrências e em 2016, 635. 

Na contramão
O país começou a experimentar um enfraquecimento do isolamento mesmo antes de diminuir o número de mortes diárias pela Covid-19. Entre os 10 países com mais mortes no mundo, só brasileiros e mexicanos estão nessa situação. Terceiro país com mais óbitos, acaba de somar uma morte por minuto, a maior parte delas em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pará e Pernambuco. 

Fundos de pensão
A exposição em renda variável de fundos de pensão da América Latina, Oriente Médio, África e Ásia aumentou cinco pontos percentuais desde 2014, enquanto no Brasil as fundações fizeram o contrário, resultado das taxas de juros elevadas historicamente praticadas no país. Um quadro que começa a mudar, segundo a consultoria Mercer. 

Crédito imobiliário
Os bancos estão trabalhando para lançar novas formas de crédito imobiliário para pessoas jurídicas, com taxas de juros balizadas pelo rendimento da poupança ou Certificado de Depósito Interbancário (CDI). As instituições com planos mais adiantados nesse sentido são o Itaú e o Bradesco. 

XP investe em saúde
O fundo de private equity captado pela XP Assit no início do ano fez sua primeira aquisição, no setor de saúde. O FIP Private investiu R$ 200 milhões no hospital oftalmológico Centro Brasileiro de Visão (CBV), em Brasília. A intenção é dar início a um processo de consolidação de clínicas. O fundo levantou R$ 1,3 bilhão há três meses e tem mais de 5 mil investidores pessoas físicas. 

Hospital de Azambuja
O Hospital de Azambuja recebeu a notícia de que será agraciado pelo governo do Estado com a doação de 10 respiradores para novos leitos de UTI. A notícia foi bem recebida pela diretoria da instituição, que no início de abril pleiteou o credenciamento de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva para o tratamento de pacientes com a Covid-19, expondo a necessidade de equipamentos para isto. 

Aéreas
O presidente Bolsonaro vetou dispositivo que zerava o Imposto de Renda sobre o pagamento de arrendamento de aeronaves e motores, previsto na lei de socorro às empresas aéreas. “Sempre que se desalinha do mercado internacional, a aviação brasileira fica mais cara e menos competitiva”, segundo dirigente da Abear. 

Era do self
Os bilionários podem ser diferentes do resto de nós. Mas também diferem entre si, na forma como ficaram ricos. Geralmente se dividem entre herdeiros e pioneiros. O surpreendente sobre os 10 maiores bilionários dos EUA é que eles são, em sua maioria, pioneiros. Vários deles criaram suas empresas de tecnologia, entre eles Bill Gates. 

Expansão
Durante a pandemia, os eventos que caracterizam as inaugurações das lojas Havan se reduziram a abertura mais discreta, mas com o mesmo feeling do patrão. Na última semana a rede inaugurou a loja de Gravataí, no Rio Grande do Sul, dentro de um pacote que prevê R$ 100 milhões de investimentos para 2020. 

Novos bafômetros
A Polícia Militar de SC anunciou que fará a distribuição de 370 bafômetros para os municípios do estado. Os equipamentos têm um investimento de R$ 750 mil e agilizarão o processo de fiscalização durante as blitzes e barreiras policiais realizadas pelo estado. A PM informou que todos os municípios do estado receberão, pelo menos, um equipamento. 

Senai 
O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou uma auditoria operacional no Senai para avaliar o desempenho dos seus cursos de formação inicial e continuada e de educação profissional técnica de nível médio. Constatou que quanto ao custo hora-aluno destaca-se o Departamento Regional de SC, com média de R$ 8,24 e R$ 10,44 respectivamente. Bem menor que a média nacional da instituição. Na outra ponta está o Piauí, com R$ 32,05 e R$ 29,37. O Senai tem mais de 2,3 milhões de matrículas e suas ações de educação profissional e tecnológica custam R$ 3,5 bilhões/ano. 

Comida
A mandioca, uma das poucas espécies nativas do Brasil de importância vital na cozinha de milhões, vem enfrentando queda de consumo e preço devido à pandemia em SC. Estava R$ 500 por tonelada há dois anos e atualmente em E# 350. O que poucos sabem em relação à batata, sua principal concorrente, ela tem algumas vantagens, entre elas o dobro de carboidratos, energia, cálcio, magnésio e vitamina C, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. 

BFC reduz salários
O Brusque Futebol Clube reduziu os salários de seu elenco em 25% durante três meses, com o primeiro pagamento com a redução sendo feito em 15 de maio. A medida foi feita para minimizar os impactos causados pela pandemia do novo coronavirus (Covid-19) nas finanças do clube, que incluem interrupção de cotas de patrocínio, cotas de TV, publicidade, planos de sócio-torcedor e perda de renda com bilheteria. Até abril, os vencimentos dos atletas foram pagos integralmente, contando com o auxílio de R$ 200 mil da CBF. 

Renegociação de dívidas
O volume de contratos renegociados nos bancos quase quintuplicou em pouco mais de um mês e meio. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as instituições financeiras renegociaram 9,7 milhões de acordos, o equivalente a um saldo devedor de R$ 500 bilhões, de 1º de março a 22 de maio. O último levantamento dos bancos, em 7 de abril, registrava 2 milhões de pedidos de renegociação, que respondiam por R$ 200 bilhões. 

Itaú vai ressarcir
O Itaú terá que ressarcir 4,7 milhões de clientes por tarifas cobradas indevidamente de 2008 a 2018. Em acordo firmado com o Banco Central, publicado dia 4, a instituição terá que pagar R$ 18 milhões aos clientes. O valor total cobrado foi de R$ 75,6 milhões, mas o banco afirmou já ter devolvido R$ 57,5 milhões ao longo dos anos. 

Um menino da roça
É uma das obras do Pastor Lindolfo Weingaertner, recém-falecido. O livro traz histórias interessantes e curiosas. No capítulo 31, por exemplo, no sepultamento do Cônsul Carlos Renaux, o pastor Lindolfo foi chamado de Ibirama para Brusque, porque o pastor local não falava português e no sepultamento haviam muitas autoridades estaduais presentes, inclusive o governador Nereu Ramos. Tem outras histórias curiosas, mas não vou contar. Comprem o livro se quiserem saber. O pastor Lindolfo serviu a Comunidade Luterana de Brusque por muitos anos.