domingo, 6 de junho de 2010

ZEN: 50 ANOS
A Metalúrgica Zen, de Brusque, está completando 50 anos de existência. Fundada por verdadeiros empreendedores que acreditaram num sonho, os irmãos Hylário e Nelson Zen, ainda vivem o dia-a-dia da empresa e sabiam que este sonho somente seria concretizado com muita dedicação. Enfrentaram desafios, com perseverança e muita fé, e hoje se orgulham da organização que emprega quase mil colaboradores, exporta para mais de 60 países de todos os continentes. A Zen iniciou suas atividades na capital paulista e em 1973, por uma iniciativa do ex-prefeito César Moritz, a empresa transferiu-se para Brusque, e hoje, é orgulho para a cidade. Naquela época, chegou a se questionar que Brusque não tinha vocação metalmecânica. Tudo isso para que a Zen não viesse “atrapalhar” a mão-de-obra local, quase que exclusivamente na indústria têxtil.
PARQUE ZOOBOTÂNICO
O parque Zoobotânico de Brusque está de cara nova. Há meses, a Prefeitura investe no local, incrementando o bem-estar dos animais e a qualidade da visita para o público. A construção da Ilha dos Macacos e do Abrigo para o Tronco de Imbuia, a reforma parcial da Pirâmide e a padronização das placas do zoológico são exemplos disso. Atualmente, o Zoobotânico possui 160 animais de 60 espécies. Quem visita ou mora em Brusque, não pode deixar de conhecer ou rever o Parque Zoobotânico. O Espaço está aberto todos os dias da semana, das 8 da manhã às 17,30 horas da tarde. Crianças até 5 anos não pagam e o preço promocional é de apenas R$ 3.
VISTO PARA BRASILEIROS
Os vistos americanos para brasileiros passam a ter validade de dez anos. A nova regra vale apenas para os novos documentos expedidos. Há sete anos, a validade havia sido reduzida. Essa nova medida só foi possível devido a um acordo entre o Ministério das Relações Exteriores brasileiro e a Embaixada dos EUA no Brasil. Além de dobrar a validade, os países decidiram eliminar a cobrança de uma taxa extra feita para a concessão de vistos específicos para viagens de negócio, de estudos e de intercâmbio cultural.
NOVA SINALIZAÇÃO
Desde a última semana, a Avenida Beira-Rio recebe nova sinalização horizontal ao longo da sua extensão. São as chamadas faixas centrais canalizadoras, que próximo aos trevos, invadem uma das pistas e ficam protegidas por tachões. A nova sinalização prevê mais segurança no trânsito de Brusque. O trevo alemão, como é conhecido, facilita a entrada e saída de veículos nas vias transversais à esquerda. A avenida também recebe a pintura de faixa de ultrapassagem para disciplinar essas manobras. Durante muitos anos a Beira-Rio ficou sem sinalização.
SANCRIS
A Sancris, hoje com três unidades em Brusque (Sancris Fios e Linhas, Sancris Ziperes e Sancris Tinturaria) acaba de adquirir o imóvel da antiga Colcci (ex-Souza Cruz). Naquele local, a empresa pretende instalar uma fiação e ampliação da Sancris Fios e Linhas, que deverá ser relocada para aquele local. Na atual instalação da Sancris Fios e Linhas, na Gregório Diegoli, a empresa pretende montar sua quarta empresa em Brusque: a Sancris Alimentos. O grupo Sancris emprega atualmente 650 funcionários.
OLHO NO BRASIL
O bom desempenho do Brasil no cenário global em contrapartida à crise que assola a economia na Espanha tem estimulado muitos profissionais espanhóis a aprender o português. O objetivo é turbinar o currículo e, com isso, abrir alguma possibilidade de emprego em terras brasileiras. Atualmente, mais de 1 milhão de espanhóis estão estudando o idioma. Especialistas acreditam que esse número ainda deve crescer consideravelmente nos próximos anos.
COBRANÇA DO IPTU
O Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, por intermédio do seu Órgão Especial, reconheceu recentemente a constitucionalidade da Lei Municipal 153/2009, que institui a veiculação dos valores venais dos imóveis do município de Brusque para cobrança do IPTU/2010. O órgão é instância máxima do poder judiciário catarinense para reconhecer ações relacionadas à constitucionalidade ou inconstitucionalidade das leis. As decisões desse órgão vinculam decisões das demais instâncias judiciais catarinenses.
ACECOMVI
A Associação dos Centros Comerciais Atacadistas de Santa Catarina (Acecomvi), com sede em Indaial, e que é integrada por um centro comercial de Rio do Sul, quatro de Indaial e um de Brusque (All Shopping), está impedindo os ônibus de trazerem visitantes e compradores a Brusque, para fazerem compras, no chamado “turismo de compras”, ou mais precisamente, de visitarem outros centros comerciais da cidade, hoje instalados na Rodovia Antônio Heil, e que não são filiados a esta associação. Esta prática fere o direito de “ir e vir” consagrado em nossa Constituição Federal (artigo 5º). Um verdadeiro absurdo, que logo pode tornar nossa região inviável de ser visitada pelos compradores do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina, bem como de muitas cidades do Paraná. A desunião, com esta prática, pode levar todo o sistema de vendas por atacado à ruína, pois vários guias já se negam a vir para nossa região.
INFLAÇÃO DO ALUGUEL
A inflação pelo IGP-M acelerou em maio e atingiu o maior patamar desde julho de 2008, pressionado por maiores custos no atacado, com destaque para o minério de ferro, reajustado recentemente. O indicador subiu 1,19% em maio, após alta de 0,77% em abril, informou a FGV. No ano, o IGP-M acumula alta de 4,79% e nos últimos 12 meses de 4,18%. O índice é utilizado para a correção de contratos de aluguel e como indexador de algumas tarifas como a de energia elétrica.
ICMS
A Secretaria de Estado da Fazenda desenvolveu um sistema de cálculo eletrônico do ICMS devido. A ferramenta está disponível no endereço www.sef.sv.gov.br no link “Substituição Tributária – cartilha e cálculo do ICMS devido”. O sistema é de acesso público, sem necessidade de senha. Até o momento, estão disponíveis para cálculo aproximadamente 100 produtos. Os outros entrarão no sistema gradativamente.
DESTINOS DE VIAGEM
O programa Viaja Mais Melhor Idade, do Ministério do Turismo, que conta com pacotes especiais para idosos, com condições de pagamento diferenciadas, está oferecendo saídas de 27 cidades para 35 destinos de todos os Estados do país. Santa Catarina tem quatro destinos: Balneário Camboriú, Caldas da Imperatriz, Florianópolis e Gravatal. Desde a sua implementação em 2007, até o ano passado, 390 mil pacotes foram comercializados. Os interessados podem consultar os pacotes no site: www.viajamais.com.br
CHINESES COMPRAM TERRAS
O primeiro grupo de investidores chineses se prepara para desembarcar no oeste da Bahia. Depois de muitas especulações sobre o interesse de estrangeiros na região, a empresa Pallas International assinou com o governo baiano um protocolo de intenções para se instalar no estado e produzir grãos para exportação, além de atuar em bioernergia. O grupo chinês, formado por investidores privados, mas com o governo da China como sócio, quer comprar de 200 a 250 mil hectares de terras, tanto no oeste da Bahia, quanto na região conhecida como Mapito, o cerrado do Maranhão, Piauí e Tocantins.
NOVAS EMPRESAS
Três distribuidoras de medicamentos estão prestes a instalar filial em Itajaí, que terá pólo de logística para produtos farmacêuticos que serão importados. As européias Nycomed e Roche, bem como a norte-americana Mead Johson, devem ingressar no pólo graças também aos incentivos do pró-Emprego, programa Estadual de relação tributária para atrair investimentos.
ANGELONI
A rede Angeloni completou 52 anos no dia 15 e vai inaugurar a 23ª loja neste ano. Será a segunda em Balneário Camboriú. Passam por todas as unidades 2,2 milhões de clientes por mês. O Angeloni, que foi a primeira loja de autosserviço no Estado, tem 22 supermercados, 19 farmácias, seis postos de combustíveis e um centro de distribuição. A empresa emprega 7 mil pessoas.
MESTRE CERVEJEIRO
Os interessados em aprender os segredos da produção de cerveja têm oportunidade na gigante Ambev, que busca talentos em um novo programa de trainee, exclusivo para engenheiros industriais e mestres cervejeiros. As inscrições estão abertas até 20 de junho em www.traineeindustrialambev.com.br A Ambev prevê investimentos de R$ 2 bilhões em 2010. A produção deve aumentar de 10% a 15%.
SEGURO CONTRA ERROS
O perigo de terem que arcar com indenizações por erros no recolhimento de impostos de seus clientes tem levado as empresas de contabilidade a contratar seguros de responsabilidade civil. As vendas do produto cresceram 27% no primeiro trimestre, na comparação com igual período de 2009.
EXPATRIADOS
Atingidos pela crise nos EUA e na Europa e atraídos pelo bom momento brasileiro, milhares de pessoas que haviam sido “expatriadas” pelas crises do Brasil estão de volta ao país. Estima-se que retornaram nos últimos anos aproximadamente 400 mil, cerca de 13% dos 3 milhões que viviam e trabalhavam foram do país.
DECISÃO ARBITRAL (1)
A arbitragem é um meio privado de solução de conflitos. Isso significa que as partes se comprometem livremente em utilizar a arbitragem para solucionar qualquer conflito que possa surgir de um determinado contrato. Ao se comprometerem, por meio de uma cláusula arbitral, os envolvidos abrem mão de ir ao Judiciário em caso de desavenças. Sendo assim, quem decidirá a disputa são árbitros escolhidos pelas partes e não um magistrado. As decisões arbitrais não podem ser reformadas pelo Poder Judiciário. A Justiça só pode avaliar um processo arbitral caso constate-se alguma irregularidade no procedimento. Neste caso, o juiz não avalia o teor da decisão, mas a sua validade.
DECISÃO ARBITRAL (2)
As arbitragens podem ser conduzidas por câmaras de arbitragens ou serem ad hoc. No primeiro caso, a câmara oferece todo o suporte necessário para a realização de uma arbitragem, assim como as regras a serem seguidas, e um quadro de árbitros que pode ou não ser utilizado pelos envolvidos nos conflitos. Já na arbitragem ad hoc, as partes sozinhas estabelecem as regras a serem seguidas em uma disputa futura. No caso de homologação de sentenças estrangeiras, proferidas em outros países, ela é necessária para reconhecer ou permitir a execução do laudo arbitral no Brasil. Para que isso ocorra, a parte interessada deve propor o pedido na Corte superior e cumprir uma série de requisitos formais, como a tradução juramentada da decisão. No Brasil, a norma é regulamentada pela Lei 9307 de 1996, julgada constitucional em 2001 pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
EXPERIÊNCIA ALEMÃ
Consultores aposentados alemães podem ajudar a desenvolver empresas de Santa Catarina. Os serviços do programa Senior Experten Service, apoiado e financiado por entidades empresariais e pelo Ministério de Desenvolvimento alemão, sendo o mais atraente, além da experiência compartilhada é o baixo custo, já que os profissionais não cobram salários ou honorários. Informações com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (3336-4515).
AUMENTO DE PREÇOS
O consumidor que pensa em equipar sua casa com eletrodomésticos ou em comprar um carro novo se surpreendeu nos últimos meses com o aumento dos preços de produtos fabricados com aço. Itens de material de construção também tiveram alta. Segundo a FGV, para o consumidor, subiram com força os preços de geladeiras (3,98%), máquinas de lavar (6,18%) e automóveis novos (2,77%). Os reajustes ocorreram por dois motivos: aumento de mais de 90% no preço do minério de ferro, insumo básico do aço e aquecimento da economia.
APOSENTADOS QUE TRABALHAM
O texto, que isenta os aposentados que ainda trabalham de pagar as contribuições à Previdência, precisará de sanção presidencial, caso seja aprovado na Câmara dos Deputados. No Senado já foi aprovado. O INSS não permite ao aposentado que trabalha acumular benefícios. Então vai nossa pergunta: para que serve a contribuição do aposentado e da empresa, se nenhum benefício lhe seja atribuído? É totalmente injusta esta contribuição. Por isso mesmo, uma grande parte de aposentados que trabalham, estão recebendo “por fora”, sem nenhum desconto. Perde o governo, porque nada disso é declarado no Imposto de Renda. E mais, um aposentado que trabalha, está contribuindo inutilmente, e caso se acidentar no trabalho, não tem direito algum. Para que contribuir? Mas, a empresa recolhe regularmente, sua contribuição, inclusive o seguro acidente do trabalho.
DECISÃO DO STJ
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a restituição do Imposto de Renda não pode ser penhorada quando vier de ganho salarial. O caso envolveu um contribuinte que deveria pagar R$ 1.393,57 a um shopping, grana que viria da restituição do IR.