domingo, 18 de março de 2012

CAMPO COMANDANTE
Segue a iniciativa de construir um condomínio aeronáutico em Itajaí, bairro Limoeiro, próximo à divisa com Brusque. Ocupando uma área de 1,1 milhão de m2, terá inicialmente, pista de grama de 700 metros de extensão, com possibilidades de ampliação para 1,5 mil metros, 64 angares residenciais, 13 chácaras e 10 casas de campo. Tudo para atender quem possui aviões particulares e quer guardá-los na garagem de casa. A pista já está homologada pela Anac. Pelo menos, 12 áreas já foram vendidas, a maioria para proprietários de aeronaves da região e outra parte para investidores. O primeiro angar já está sendo erguido.
EMPREGOS
O Brasil gerou 150,6 mil novos empregos com carteira assinada no mês de fevereiro, com um acumulado no ano de 293,9 mil novas contratações. Santa Catarina gerou 15,7 mil novos empregos no mês e um acumulado de 33 mil no ano. Os destaques no mês ficaram com Blumenau (+2.507), Joinville (+1.771) e Itajaí (1.696). Os destaques negativos ficaram com Florianópolis (-1.577), Balneário Camboriú (-720) e Fraiburgo (-233). Brusque gerou 467 novos empregos formais, com destaques para a indústria com +372 novas contratações e serviços com +130. A construção civil fechou 55 vagas no mês. No acumulado do ano, Brusque tem um saldo positivo de 605 novos empregos gerados.
ICMS
Continua a polêmica sobre a resolução 72/11 do Senado, que trata da unificação de alíquotas de ICMS nas transações interestaduais. Antes da primeira audiência pública marcada para 20 de março, o ministro da Fazenda deverá ser reunir com governadores e parlamentares do Espirito Santo, de Santa Catarina e de Goiás para discutir compensações para enfrentar a provável redução de receita a partir da vigência de nova regra.
FALÊNCIA DA BUETTNER
A sentença de falência da Buettner decretada pela juíza Ana Vera Truccolo, teve seu efeito suspensivo negado junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, sendo encaminhado para deliberação do mérito junto à Câmara Cível Especial. Apesar dos procedimentos jurídicos, a empresa mantém o processo de recuperação dos negócios de maneira crescente. A Buettner conta atualmente com 650 funcionários.
BRUSQUE POLO FASHION
O Brusque Polo Fashion receberá um mega evento dia 25 de março (domingo), reunindo os shoppings atacadistas da cidade. Neste dia, o Catarina Moda Shopping irá abrir exclusivamente das 8 às 18 horas, para atender a grande demanda de clientes atacadistas que estarão na cidade, para conferir o que será tendência no mundo fashion e os looks que são sucesso nas araras das lojas do empreendimento. À noite, um grande desfile de moda, reunindo todos os shoppings atacadistas de Brusque, vai apresentar a moda outono/inverno 2012. O evento acontece no Pavilhão de Eventos da Fenarreco. São esperados cerca de 1.500 clientes.
TROCA DE APOSENTADORIA
Pela terceira vez em cerca de um ano e meio, o Supremo Tribunal Federal (STF) adiou a decisão sobre a troca de aposentadoria do INSS. A chamada desaposentação não tem previsão para ser analisada pelos ministros do STF. A decisão que define se os aposentados que continuam trabalhando têm o direito de trocar o benefício deverá ficar para depois do dia 19 de abril. Nesta data, ocorrerá a saída do atual presidente do STF.
MINHA CASA, MINHA VIDA
Em caso de separação, a mulher beneficiária do Minha Casa, Minha Vida deverá ficar com a casa. A nova regra valerá apenas para a faixa de beneficiários com renda de até três salários mínimos. A mudança ainda depende de MP da presidência da República.
CAPELA MORTUÁRIA
A Associação dos Moradores do bairro Águas Claras, em Brusque, recebeu neste domingo (18), as chaves da nova capela mortuária. A obra teve início em maio do ano passado. O espaço é climatizado, tendo cozinha, banheiro e um quarto. A capela tem espaço para atender a dois velórios simultâneos. A obra foi uma solicitação dos moradores à atual administração municipal.
ANEL VIÁRIO
Na última semana, esteve em Brusque o consultor canadense Peter Jauzems. Já esteve em Brusque pela primeira vez em 1987, no governo Bonatelli, a convite do CEAB, para um primeiro estudo viário da cidade. Agora, Peter foi contratado para realizar um projeto denominado de Anel Viário de integração regional que unirá as quatro rodovias (Ivo Silveira, Antônio Heil, Pedro Merízio e Gentil Archer). Trata-se de um projeto grandioso, como o Rodoanel de São Paulo, que também teve a consultoria de Peter e envolve um esforço coletivo de empresários, deputados e prefeito de Brusque.
RH DA BMW
Executivos alemães do setor de RH da montadora BMW já chegaram a Joinville. Vieram para se familiarizar com a cultura local. Ficam na região para saber como conseguir vistos de entrada definitivos no Brasil para seus funcionários, avaliar escolas, locais de moradia, ambientes corporativos e como se relacionar com as pessoas e as instituições. É uma prévia para saber onde contratar profissionais. Tudo isso mostra o que só falta tornar-se oficial: é esperado para este mês o anúncio de Araquari como sede da fábrica de cinco linhas de produção de automóveis da marca. Basta o governo federal confirmar o novo regime automotivo, com redução do IPI para as montadoras estrangeiras que ainda não se instalaram no País.
CRESCIMENTO DO PIB
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro apresentou um crescimento de 2,7% em 2011, segundo dados divulgados pelo IBGE. Com esse resultado, o Brasil passou a ser a sexta economia mundial ultrapassando o Reino Unido. O resultado não surpreendeu os especialistas e o mercado financeiro, que projetavam um crescimento entre 2,6% e 3% para o ano passado.
NOVAS REGRAS DO FGTS
As mudanças no FGTS para garantir maior rendimento ao fundo e para que o trabalhador possa sacar o lucro começam a ser discutidas pelo Senado. A expectativa da Subcomissão Temporária do FGTS é a de que as mudanças sejam votadas até dezembro.
TEXFAIR HOME
A Texfair Home confirmou sua posição como referência do setor de têxteis para o lar e decoração. Maior feira comercial sul-americana dos setores de cama, mesa, banho, tapetes, cortinas e decoração, terminou na sexta-feira (9) em Blumenau, consolidando-se como o mais completo evento de lançamentos do segmento e único no País a reunir os principais fabricantes que sinalizam as tendências que irão conquistar os consumidores na próxima temporada. Com um número de expositores 10% maior em relação à edição passada, representando mais de 300 marcas, a Texfair Home recebeu 12,1 mil visitantes de todo o País e exterior.
BRUNSWICK EM JOINVILLE
Os iates da americana Brunswick começam a sair da linha de produção, em Joinville, em outubro. A empresa está investindo R$ 24 milhões e deve criar 160 postos de trabalho. As obras da unidade estão 60% concluídas e, quando finalizadas, terão área total de 13 mil m2. A unidade terá capacidade para produzir 400 barcos de luxo de esporte e passeio por ano. Eles terão entre 23 e 37 pés. A fábrica vai atender principalmente ao mercado nacional. A escolha por Joinville partiu de um pacote de vantagens: mão-de-obra qualificada, incentivos fiscais, logística favorável, bom IDH, acesso ao governo do Estado, entre outras.
CORREÇÃO POR DEMORA DO INSS
Pelo menos 119 mil segurados de todo o país aguardam uma resposta há mais de 45 dias sobre o pedido de concessão ou de revisão de um benefício do INSS. Essa demora, por outro lado, garante que a grana a receber será paga com a devida correção monetária ao segurado. A correção é válida tanto pelo atraso por culpa do INSS como por parte do segurado, como na falta da entrega de um documento. Quem tiver direito receberá os valores corrigidos pelo INPC.
GUERRA DOS PORTOS
Em uma página inteira, a FSP expôs a chamada “guerra dos portos”, acusada de tirar R$ 80 bilhões da indústria e deixar de criar um milhão de empregos. A principal acusação é contra o governo de SC. Estudo da Federação das Indústrias de São Paulo aponta o programa Pró-Emprego de SC, como o que mais tem trazido prejuízo à indústria brasileira e do próprio Estado. Por ele, através dos portos localizados no Estado, se importam produtos, sem similar local, pagando 3% de ICMS ao invés da alíquota convencional de 17%. Esses produtos acabam disputando, com vantagens, o mercado nacional.
NOVO RENDIMENTO
O governo deve reunir a equipe econômica para discutir mudança no cálculo da caderneta de poupança. Com a queda nos juros da economia, o governo teme que os investidores retirem dinheiro de outras aplicações financeiras para depositar na poupança. A proposta que mais agrada o governo é a que define a correção da poupança com base num percentual da taxa de juros do Banco Central. Hoje, a poupança tem rendimento de 6% ao ano mais a TR.
MUDANÇAS NA LEI TRABALHISTA
O governo vai propor ao Congresso mudanças nas leis trabalhistas para criar duas novas formas de contratação: a eventual e por hora trabalhada. A proposta vai beneficiar o setor de serviços, que é o que mais emprega no país, estimulando a formalização de trabalhadores que hoje não têm carteira assinada. A alteração faz parte do Plano Brasil Maior, como é chamada a política industrial.
SOCIEDADE ESTÁ PERDENDO A PACIÊNCIA
“Temos que repensar o Judiciário antes que seja tarde, porque os limites da paciência e tolerância da sociedade estão se esgotando”. O alerta foi feito pelo ministro do STJ Jorge Mussi, em encontro com advogados de SC, seu Estado de origem. Afirmou que o Judiciário brasileiro passa por um momento muito difícil e que “a sociedade reclama, com toda razão, da demora na entrega da prestação jurisdicional”. Atualmente, tramitam no Brasil 86 milhões de processos judiciais, volume impossível para o contingente de 15 mil juízes. Por isso, ele defende a união de advogados e magistrados para estimular a mudança da cultura do litígio e buscar a mediação e a conciliação.
MANIFESTAÇÃO
Algumas das principais lideranças nacionais da indústria e de trabalhadores vão promover a primeira manifestação pública do ano contra a política industrial. Será em Itajaí, no dia 28 de março. A cidade foi escolhida porque é por lá que chegam toneladas de mercadorias importadas para competir com a indústria nacional. Os organizadores, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) à frente, querem reunir entre 15 mil e 20 mil pessoas. As lideranças do chamado “grito de alerta” vão pedir para que os empresários catarinenses liberem parte dos funcionários e os levem até o local da manifestação para engrossar o protesto.
AMANTES DA CERVEJA
Integrantes da Associação Brasileira de Degustadores de Cerveja (Abradeg) devem vir em peso para o Festival Brasileiro da Cerveja. Cerca de 100 dos 700 associados já manifestaram o desejo de estar em Blumenau no fim deste mês. Tem gente reunindo interessados para fretar um avião. A Abradeg reúne amantes da cerveja de todo o país que trabalham para dar oportunidade ao consumidor de conhecer os mais diferentes tipos da bebida. Cursos e pesquisas sãos os principais serviços prestados pela entidade que já foi até reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento.
LEI AOS OBESOS
Já aprovado no Senado, um projeto de lei que determina a instalação de assentos especiais para pessoas com obesidade mórbida no transporte público está para ser votado pelo plenário da Câmara. A data ainda não foi definida. Pela proposta, as empresas de transportes deverão colocar dois assentos contíguos para usuários que não cabem em um único lugar.
GOLPE
A Receita Federal alerta para o envio de e-mails falsos, por golpistas, apontando supostas pendências com o Imposto de Renda. Segundo o órgão, trata-se de mensagens com vírus ou programas espiões. A Receita destaca que não envia cartas ou e-mails solicitando ou intimando os contribuintes a regularizar dados cadastrais.
PERIGO NAS ESTRADAS
Representantes de empresas de transporte turístico de SC vão cobrar do poder público medidas de segurança para o setor. A ideia é reduzir assaltos aos ônibus que fazem rotas de turismo de compras, em especial nas estradas que ligam Foz de Iguaçu e São Paulo. O tema foi um dos destaques do 2º Encontro Estadual das Empresas de Transporte Turístico e Fretamento de SC, realizado no último final de semana, na estância termal de Piratuba.
PRAZO MAIOR
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que os aposentados que continuam trabalhando podem pedir a troca do benefício a qualquer momento. Na ação de uma segurada, o INSS negou a troca argumentando que aposentados antes de 1997 têm prazo de 10 anos, contados da concessão do benefício, para fazer o pedido. O STJ considerou que esse prazo vale apenas para pedidos de revisão do benefício. O STF (Supremo Tribunal Federal) está para decidir se os aposentados que continuam trabalhando podem pedir a troca do benefício por outro maior sem ter que devolver para o INSS os valores que já foram recebidos.
MAIS FALÊNCIAS
Aumentou o número de pedidos de falência nos dois primeiros meses deste ano. Em fevereiro, houve mais pedidos de falência do que no mês anterior. Sinal da falta de caixa, resultado da elevada inadimplência por parte dos clientes. Em janeiro e fevereiro deste ano foram 276 pedidos de falência e 135 de recuperação judicial. A informação é da Serasa Experian.
VENDE-SE
Terreno com 675 m2 (15x45), plano, pronto para construir, localização privilegiada, livre de enchentes e alagamentos, rua asfaltada. Inf. 9989-0720.
PARA REFLETIR
Toda certeza se mostra na realidade. Nada se pode advinhar. Embora sejamos convictos, a coincidência é que conclui nossos cálculos. Certeza mesmo só depois que acontece. Acreditar com pensamento positivo é chegar mais perto da realização. Há maior favorecimento para quem tem o ideal de conseguir.