segunda-feira, 28 de novembro de 2011

BRUSQUE CONVENTION & VISITORS BUREAU
O coquetel de lançamento do Brusque Convention & Visitors Bureau foi realizado na noite do dia 23 de novembro, no Hotel Monthez. O principal objetivo da entidade é fomentar o turismo de lazer e de compras na cidade, em uma parceria firmada pela iniciativa privada com o poder público do município. Além do apoio à captação de eventos, o Convention trabalhará de forma organizada, seguindo um planejamento estratégico para o aperfeiçoamento dos associados e do setor turístico de Brusque e região. O principal idealizador do Brusque Convention foi o administrador da Rede Master de Shoppings Atacadistas, Cléberson Cristiano Poloto Ferreira. Hoje, no Brasil existem mais de 70 conventions constituídos, dos quais 14 em Santa Catarina.
FATURA
O Banco Central desistiu da medida de aumentar para 20% o limite mínimo para pagamento da fatura de crédito, a partir de dezembro. A medida objetivava controlar a oferta de crédito, que vem aumentando fortemente nos últimos meses. O limite mínimo permanece em 15%.
CRESCIMENTO
A avicultura industrial catarinense cresceu 6% no faturamento e 4% em volume. Santa Catarina é o segundo maior produtor de aves do Brasil e o maior exportador. A receita com as vendas externas supera US$ 1 bilhão. O abate anual é de 700 milhões de aves. O Estado reúne 13 mil avicultores.
TEARES NA LOJA
Com 800 metros quadrados de área e dois teares dentro da loja, a KiPano, fabricante de felpudos e tecidos decorativos, tem chamado a atenção na FIP, em Brusque. O ponto de venda e a produção estão separados por um vidro e o cliente pode conferir como o produto é feito. Em um mês, a estratégia parece ter dado certo. Muitas pessoas entram na loja para conhecer o processo e entender porque aquelas grandes máquinas foram instaladas dentro do centro comercial.
ONG RESGATE
Mais uma vez, voluntários de uma ONG não governamental de Navegantes voltaram a pedir dinheiro nas ruas de Brusque, e mais uma vez os cidadãos se sentem constrangidos com a ação dos jovens, que se dizem estar a serviço da ONG Resgate, de Navegantes, que funcionaria como casa de recuperação para dependentes químicos, moradores de rua e lar para crianças. As secretarias de Saúde e Assistência Social de Navegantes alegam que a ONG Resgate não existe e funciona de forma irregular.
CORREÇÃO DA POUPANÇA
O vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) afirmou que a decisão sobre a correção da poupança “não está entre as prioridades” de julgamento dos ministros neste ano. A decisão ficará, portanto, para 2012. Os ministros irão decidir se os bancos aplicaram corretamente a correção na poupança durante os planos Bresser (1987), Verão (1989), Collor 1 (1990) e Collor 2 (1991). Os bancos alegam que os poupadores não têm direito à correção. Se o Supremo julgar a favor das instituições financeiras, todos os processos serão extintos. Do contrário, a grana da correção será paga aos poupadores.
EMPREGOS
O Brasil gerou 126 mil novos empregos com carteira assinada no mês de outubro, totalizando 2,2 milhões de novas contratações no acumulado do ano. Santa Catarina gerou 13,1 mil novos empregos no mês, com destaque para serviços (+4177), comércio (+4097), agropecuária (+2587) e indústria (+1987). No acumulado do ano, SC registra 94,6 mil novos empregos. Brusque gerou 310 novos empregos em outubro, destaques para a indústria (+157) e comércio (+119). No acumulado do ano, Brusque tem um saldo positivo de 1.526 novas contratações. Destaques para o comércio (+806), serviços (+555) e construção civil (+225). O setor industrial registra apenas 35 novos empregos no ano.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUÇÃO
Agora é oficial. A partir de agora o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense será instalado em Brusque. A confirmação ficou acertada após a assinatura da escritura de doação do terreno onde será instalado o campus do IFC. O ato de doação aconteceu dia 25, no Cartório Gevaerd, em Brusque, após o registro das assinaturas do prefeito de Brusque e do reitor do IFC de Blumenau. A data registra mais um marco histórico na cidade, pois a instalação do IFC determina uma nova era na educação do município. O terreno fica no Jardim Maluche e tem uma área superior a 20 mil m2, devendo proporcionar 1.200 vagas para o ensino médio e técnico a partir de 2013.
ATENDIMENTO A IDOSOS
Envolvido com diversas atividades voltadas aos idosos, o médico que atende no plantão da Policlínica de Guabiruba, Marcelo Zalli, é o organizador e autor do livro intitulado Geriatria para Clínicos, com 800 páginas e lançado pela Editora Revinter, bastante conhecida no meio médico por editar importantes livros na área da medicina. Além dos atendimentos que realiza em Guabiruba, Zalli também é orientador e presidente-fundador da Liga Interdisciplinar da Terceira Idade de Blumenau, cidade em que atua como médico da família e onde aplica a medicina do envelhecimento desde que passou no concurso para a prefeitura.
MENOS TRIGO
A safra de trigo que iniciou no Estado deve ser bem menor do que a do ano passado. De acordo com o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri, a previsão de colheita é de 240 mil toneladas, 12% a menos que no ano passado.
PROCESSOS NO INSS E NA JUSTIÇA
A Previdência cancelou a regra que exigia que os segurados não poderiam ter nenhuma ação na Justiça para continuar com o pedido de revisão ou de concessão de um benefício no posto. Agora, o segurado poderá manter os dois processos enquanto aguarda sair o primeiro resultado. Antes, quem fazia o pedido na Justiça e no INSS era chamado em uma agência previdenciária para assinar um termo de desistência do processo judicial. Com a mudança na regra, a Previdência apenas informará ao segurado se a revisão será concedida no posto. A Previdência informou que o objetivo da nova regra é acelerar a análise dos benefícios nas agências.
COMPLEXO MULTIUSO
A assinatura do Grupo Riviera está presente no primeiro complexo multiuso de Santa Catarina, que integra área residencial, comercial e hotelaria em um mesmo endereço. A apresentação do projeto aconteceu dia 17, na Praia Brava, entre Balneário Camboriú e Itajaí. O Riviera Concept inaugura uma nova geração de produtos imobiliários em SC, com base na tendência urbana mundial que é integrar espaços. Contempla dois edifícios de alto padrão com projeto arquitetônico contemporâneo. A previsão de entrega da obra é setembro de 2016.
ANVISA PROÍBE
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, fabricação e importação de alimentos e bebidas à base de aloe vera. De acordo com o órgão, não há comprovação da segurança do uso do componente e nem registro para esse fim. A restrição foi publicada no Diário Oficial da União. A aloe vera é uma planta conhecida popularmente como babosa e é usada principalmente em produtos para o cabelo, mas recentemente também era encontrada em bebidas e alimentos.
FATOR PREVIDENCIÁRIO
Os trabalhadores que completaram o tempo mínimo para se aposentar, no caso dos homens, 35 anos de contribuição, e das mulheres, 30 anos, têm até o fim deste mês para pedir benefício e escapar de um desconto maior na aposentadoria. O novo fator previdenciário, que reduz o benefício de quem se aposenta mais cedo, valerá a partir de 1º de dezembro. A tabela calculada pelo IBGE, usa a expectativa de vida do trabalhador, que está cada vez maior. Em 2010, quando mudou a tabela, o segurado teve que trabalhar mais 62 dias para se aposentar. Neste ano, a previsão é que esse tempo se repita.
TRANSATLÂNTICOS
Mais de mil turistas brasileiros e alemães desembarcaram dia 18 (sexta-feira) do primeiro transatlântico da temporada 2011/2012 a atracar em Itajaí. O navio Aida Cara, da companhia alemã Aida Cruises, chegou por volta das 8 horas e partiu no início da noite. Durante o dia, os visitantes aproveitaram para conhecer os pontos turísticos da cidade e região. O próximo transatlântico chegará dia 4 de dezembro. Até 5 de março de 2012, quando atraca o último navio, Itajaí deverá receber cerca de 40 mil turistas vindos pelo mar.
PARALELO
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) investiga 819 magistrados brasileiros. Se o Piauí lidera o número de processos (211), Santa Catarina é um dos Estados com menor número de ocorrências: apenas duas.
APOSENTADORIA FACILITADA
A Justiça Federal de MG concedeu a aposentadoria por idade a uma trabalhadora que havia deixado de pagar o INSS e tinha um tempo menor de contribuição. A decisão argumenta que todos os trabalhadores que se inscreveram na Previdência até 24 de julho de 1991 têm direito de se aposentar por idade com INSS menor. Para esses segurados é aplicada uma tabela de tempo de contribuição que varia de 5 a 15 anos, de acordo com o ano em que a pessoa completou a idade mínima, 65 anos, homem, e 60 anos, mulher. Quem começou a pagar INSS após 1991 precisa ter 15 anos de contribuições.
DESACELERAÇÃO
A economia avança cada vez mais devagar e o mercado reforça a aposta de que o Brasil vai crescer em 2011 menos da metade do ano passado. Pesquisa divulgada pelo Banco Central mostra que a previsão dos analistas para a expansão do país neste ano caiu de 3,20% para 3,16%. Em 2010, o PIB avançou 7,50%. A recente piora das previsões é resultado dos sinais de que o Brasil sente cada vez mais os efeitos da crise.
CALOTE MAIOR
A inadimplência do consumidor teve alta de 23% nos dez primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2010. Considerando apenas outubro, houve alta de 19,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados são da Serasa Experian.
AUTÔNOMOS
A Justiça está reconhecendo o direito de autônomos que exercem atividades prejudiciais à saúde a contar o tempo de trabalho como atividade especial. Essas decisões ainda são raras, pois poucos profissionais têm conhecimento desse direito. Para converter um período trabalhado até 1995, basta mostrar que exerceu uma profissão incluída na lista das atividades insalubres na época. Depois dessa data, é preciso comprovar o trabalho insalubre com um laudo técnico. Entre as profissões favorecidas estão caminhoneiros, funileiros, dentistas e químicos, entre outros.
NOVO MCDONALD’S
Brusque ganhou uma loja do McDonald’s. Fica em área de mil metros quadrados cedida pela Havan, com 600 metros quadrados de área construída. O salão tem capacidade para 80 pessoas e foi montado de acordo com os novos layouts da rede, com iluminação especial e ambientes mais aconchegantes. Está gerando 70 postos de trabalho.
COFINS
Uma decisão do ministro do STF, Luiz Fux, pode indicar uma possível mudança de entendimento da Corte sobre a cobrança da Cofins de sociedades civis de prestadores de serviços profissionais, como escritórios de advocacia, de arquitetura e consultórios médicos. A decisão permite que um escritório de advocacia do Ceará, passe a pagar a Cofins somente a partir do julgamento da ação rescisória da União. Desde que o Supremo declarou constitucional a cobrança da Cofins, a União tem ajuizado ações rescisórias para tentar cobrar a Cofins que elas deixaram de pagar no passado.
NOVO CPC
O novo Código de Processo Civil vai reduzir o risco jurídico brasileiro e diminuir as chances de que o passado seja, como é hoje, uma fonte de surpresas desagradáveis para as empresas em suas relações com o Fisco. Segundo o ministro Luiz Fux, do STF, duas mudanças vão afetar diretamente a vida das empresas. A primeira é que as companhias que têm os mesmos pedidos na Justiça tenham a mesma decisão. A segunda é que as mudanças de entendimento do Judiciário, que trazem inesperados custos adicionais de impostos e de produção às empresas, só podem valer a partir de posição definitiva dos tribunais superiores.
DESAFIOS
Não admira que os mercados globais estejam tão nervosos. As três maiores economias do planeta não podem continuar seguindo a trajetória atual e todo mundo sabe disso. Os investidores esperam nervosamente por sinais de que a China esteja rumando para o desaquecimento brusco, que os Estados Unidos vão afundar de novo na recessão e a zona do euro vai simplesmente implodir. Nos três casos, empurrar com a barriga tem mitigado o desastre até agora, mas a tarefa está cada vez maior e mais pesada. Qual economia será a primeira a tropeçar nos seus problemas?
CORTE DE SUBSÍDIOS
O governo argentino anunciou um novo corte de subsídios, desta vez ao consumo de água, gás e energia, que representam cerca de US$ 17 bilhões, ou quase 4% do PIB nacional. Ao contrário do primeiro anúncio, em menos de 30 dias, envolvendo setores de baixo impacto, como jogos de azar, agora não se tratou de um gesto simbólico: foram cortados cerca de 4 bilhões de pesos, equivalentes a US$ 925 milhões. Quatro setores foram atingidos: processamento de gás, produção de biocombustíveis, agroquímicos e refino de petróleo. O corte para o setor produtivo somou 80% do total das reduções. O restante será obtido com a diminuição dos subsídios a dois dos bairros de maior renda de Buenos Aires: Puerto Madero e Barrio Parque, afetando 230 mil usuários.
CERVEJA DUFF
A cerveja Duff, famosa por ser preferida de Homer Simpson na série Fox, será produzida em Santa Catarina para o mercado brasileiro. A Duff Brasil, que possui os direitos sobre a marca no país, fez uma parceria para produzir a bebida na Cervejaria Santa Catarina, de Forquilhinha, no Sul do Estado. O lançamento da cerveja aconteceu na última semana, em São Paulo. Apesar de produzida aqui, ainda não há previsão de distribuição da Duff no mercado catarinense. Vai ficar por enquanto só em São Paulo. Depois, deve seguir para as grandes capitais.
PARA REFLETIR
A saúde é o fator principal em nossa vida. Não faça extravagância. Aproveite o dom que Deus lhe deu e usufrua moderadamente de tudo o que você gosta, Considerando que nosso corpo é semelhante a uma máquina, é interessante que a conservamos sempre bem regulada. Bebida e noite perdida tornam a vida mal vivida.