sábado, 8 de outubro de 2011

ANAPREVIS EM BRUSQUE
Já está funcionando em Brusque, uma unidade da Anaprevis (Associação Nacional dos Aposentados e Pensionistas), na Rua Adriano Schaefer nº 57, sala 101, edifício Érico Habitzreuter, com telefone 3044-4650.
RIOVIVO AMBIENTAL
A empresa catarinense Riovivo Ambiental, uma das maiores empresas nascidas em Brusque, fechou contrato com a prefeitura de Sertãozinho, no interior de São Paulo. A equipe da Riovivo venceu a licitação para a operação da estação de tratamento doméstico e industrial da cidade paulista. Enquanto isso, em Brusque, nosso esgoto sanitário segue todo para o Rio Itajaí-Mirim, sem qualquer tratamento, de onde provém nossa água para uso doméstico. O velho ditado está mais uma vez presente: “santo da casa não faz milagres”.
VOTO ELETRÔNICO
O criador do voto eletrônico, o desembargador Carlos Prudêncio, acaba de receber uma homenagem. Trata-se do lançamento do livro “A Revolução do Voto Eletrônico”. A autoria é dos escritores Saulo Adami e Celso Deucher. O livro conta momentos marcantes do processo histórico, social e cultural do sistema de votação brasileiro. Criado por Carlos Prudêncio, em Brusque, o voto eletrônico é hoje praticado em países de todo o mundo. Americanos, por exemplo, nos visitam para descobrir como funciona o sistema inovador. O obra literária é distribuída em todo o Brasil e já está sendo requisitada por outros países.
ALL SHOPPING
Outubro está sendo um mês de festas no All Shopping, em Brusque. Fundado em 2005, o empreendimento completa seu 6º ano de bons resultados e um importante diferencial: a exclusividade de vendas no atacado. Possui 118 salas com 70 empresas instaladas, gerando 350 empregos diretos. A meta deste ano é alcançar um crescimento de 20% sobre os números de 2010.
USINA DE ASFALTO
As primeiras toneladas de asfalto produzidas pela Usina Municipal de Asfalto estão chegando às ruas de Brusque. Com a produção de asfalto concentrada no município, Brusque dá início ao maior plano de pavimentação de sua história. A estimativa é de que a usina e o britador gerem uma economia de 40% no valor investido para as ações de pavimentação asfáltica e tapa buracos na cidade. A nova usina tem capacidade para produzir 80 toneladas/hora e deve começar a operar à plena capacidade nos próximos dias.
IMPOSTOS
O Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) realizaram no final de semana, mais uma edição do Feirão do Imposto. A ação foi desenvolvida a nível nacional e tem por objetivo passar informações sobre o tamanho da carga tributária inserida nos produtos. O Feirão expôs uma série de itens, desde gêneros alimentícios e de higiene, até veículos, os respectivos preços, com e sem impostos. A ação aconteceu no Centro, na Praça Barão de Schnèeburg.
ACADEMIAS
Em uma área de 150 m2, uma academia corporativa do Sesi foi inaugurada na Irmãos Fischer, em Brusque, empresa que produz material de construção, bicicletas e eletrodomésticos. O Sesi orienta a montagem e faz a gestão do espaço. Já há academias da entidade em 13 cidades do Estado.
PLANO DE RECUPERAÇÃO
Aconteceu dia 30 de setembro uma assembleia entre trabalhadores e credores da Buettner, para análise do plano de recuperação judicial apresentado pela empresa. Inicialmente os trabalhadores analisaram e aprovaram o plano. Mas, ao ser analisado pelos credores com crédito especial, o plano foi rejeitado. Diante desse impasse, competirá à Justiça definir, através da Vara Comercial, se o plano será ou não homologado da forma como foi apresentado pela empresa. Existem duas situações quanto aos trabalhadores e créditos trabalhistas: os que já possuem crédito líquido, ou seja, já estão com os valores definidos pela Justiça e os que transcorrem nas vias judiciais e que aguardam uma decisão. De acordo com o plano de recuperação judicial apresentado pela empresa, os trabalhadores que já possuem valores definidos receberiam no prazo de 12 meses. Já os trabalhadores que aguardam a decisão judicial terão de esperar pela liquidação do crédito e a definição do valor, o que poderá levar mais de um ano até que tudo seja quitado.
INFLAÇÃO DO ALUGUEL
O IGP-M usado para reajustar a maioria dos contratos e conhecido como a inflação do aluguel, acumula no ano, alta de 4,15% e, em 12 meses, de 7,46%. O indicador acelerou de 0,44% em agosto para 0,65% em setembro, segundo a FGV.
POLUIÇÃO
Pelo menos 2 milhões de pessoas morrem no mundo devido à má qualidade do ar causada pela poluição. A conclusão é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que analisou dados de 1,1 mil cidades de 91 países, com mais de 100 mil habitantes. Segundo especialistas, a contaminação do ar pode levar a problemas cardíacos e respiratórios. A poluição do ar é provocada por vários fatores, como os gases de escapamentos dos veículos, a fumaça de fábricas e fuligem das usinas de carvão.
PLANO VERÃO
Ex-clientes do banco Bamerindus, que tinham poupanças durante o Plano Verão, entre janeiro e fevereiro de 1989, podem pedir a correção da grana na Justiça, mesmo sem ter entrado com uma ação. O STJ (Superior Tribunal de Justiça) garantiu o direito dos clientes pedirem o valor com base em uma ação coletiva do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), que já foi terminada e que beneficia todos os clientes que tinham caderneta nesse banco na época. O HSBC, banco que comprou o Bamerindus, tentou derrubar a decisão no tribunal, alegando que o STF (Supremo Tribunal Federal) deverá julgar até o fim deste ano as ações dos planos econômicos e criar um entendimento geral sobre o tema. No entanto, o STJ negou o pedido e a correção para o poupador será de 20,36%.
IMÓVEIS DE LUXO
Cada vez mais catarinenses estão escolhendo o sol, as praias, a segurança e as ótimas opções de compra de Miami como quintal de casa. Com a desvalorização dos imóveis nos EUA após a bolha imobiliária e a crise de crédito e financeira que eclodiram em 2008, muitas propriedades no sul da Flórida se tornaram um negócio mais vantajoso do que as alternativas disponíveis no Brasil. Até o ano passado, os corretores de imóveis que atuam nos EUA estavam acostumados a fazer negócios com paulistas, cariocas e mineiros. Mas, de lá para cá, começaram a aparecer mais compradores da Região Sul, inclusive catarinenses.
DEDUÇÃO DE DOMÉSTICA
A Receita Federal prorrogou a dedução do INSS pago sobre o salário de empregadas domésticas até declaração de 2015 (referente ao que foi pago até 2014). O valor máximo que poderá ser deduzido por ano é de R$ 844,80 independentemente do salário pago pelo empregador à doméstica. Essa dedução no IR pode aumentar a restituição ou diminuir o imposto a pagar.
MOSTRA DE JÓIAS
O Brasil é o tema da maior e mais completa mostra de joias já realizada na Alemanha. Cerca de 55 joalheiros de diversos Estados brasileiros participam, até 21 de outubro, do evento que acontece no Centro de Exposições da Embaixada do Brasil, em Berlim. Dividida em duas seções, uma histórica, que conta a história do Brasil por meio de joias, e outra moderna, com peças de joalheiros contemporâneos, o evento reúne cerca de 100 peças que deixam evidente a diversidade, a criatividade e as influências de cada região do Brasil.
ESTALEIRO HOLANDÊS
Mais um grande estaleiro pode se instalar na Foz do Rio Itajaí-Açu nos próximos meses. O Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (Rima) da unidade produtora da holandesa Huisman já está na Fatma. O órgão estadual prevê a realização de uma audiência pública para apresentar e discutir o projeto com a comunidade ainda neste mês de outubro. A Huisman produz embarcações e equipamentos usados na exploração de petróleo e quer instalar em Navegantes a primeira fábrica nas Américas. Hoje, ela tem unidades produtoras na República Tcheca e China, além da Holanda. Se aprovada, a fábrica deve gerar cerca de 800 empregos diretos.
BENEFÍCIO MAIOR
Os trabalhadores que já completaram 35 anos de contribuição ao INSS ou 30 anos, no caso de mulheres, têm possibilidade de escapar de um desconto maior no valor do benefício. É que, em 1º de dezembro, entra em vigor a nova tabela do fator previdenciário, o índice que reduz o benefício de quem se aposenta mais cedo. O fator é calculado a partir da nova tabela de expectativa de vida.
CONSUMIDORES NO SPC
A inadimplência está crescendo em todo o País, fruto do descuido do consumidor com as contas domésticas. É prestação atrás de prestação sobre a renda mensal. E o resultado no final não é dos mais agradáveis. Levantamento da Confederação Nacional do Comércio mostra que o número de famílias com algum tipo de dívida cresceu nos últimos 12 meses. Ela passou de 59,2% em setembro do ano passado, para 61,6% neste ano.
AÇÕES
A queda na Bovespa este ano que atingiu 24,50% em 30 de setembro, está motivando a recompra de ações por parte da tesouraria das grandes empresas.
REDE HOTELEIRA
É de 160 mil o total de leitos oferecidos pela rede hoteleira de Santa Catarina, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC). A entidade lançou em Florianópolis a edição 2011 do Guia de Hotéis do Estado. Lista todos os meios de hospedagem com destaque para os associados. O Estado conta hoje com 2,5 mil meios de hospedagem.
TROCA DE APOSENTADORIA
O presidente do INSS estima que a Previdência deverá ter um gasto adicional de R$ 10 bilhões caso a troca de aposentadoria tenha sentença final favorável no STF (Supremo Tribunal Federal), o que poderá ocorrer ainda neste ano. Afirmou que o órgão deverá fazer uma reunião com o governo para estudar uma forma de realizar o pagamento. Mesmo com a hipótese de derrota do INSS, o governo federal, por intermédio da Advocacia-Geral da União, deverá insistir na devolução do dinheiro já recebido pelos segurados. Esse procedimento tornaria muitas vezes desvantajosa a conquista do novo benefício, já que o aumento poderá ser menor do que a provável dívida com a Previdência.
JUROS
As despesas com juros incorporadas à dívida pública, que inclui o governo federal, os Estados, municípios e empresas estatais, somaram R$ 160 bilhões de janeiro a agosto deste ano. A marca é um novo recorde histórico para o período, segundo números divulgados pelo Banco Central. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a despesa com juros da dívida pública subiu 28%. Em todo o ano passado, estes gastos somaram R$ 195 bilhões. Para o ano de 2011, a despesa com juros deve ficar, pela primeira vez, acima da barreira dos R$ 200 bilhões.
CRESCIMENTO
A carga tributária subiu 0,42% em 2010 e chegou a 33,56% do PIB, segundo a Receita Federal. O crescimento do país foi responsável pela alta.
ACORDOS
Os tribunais do país farão, entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, a semana de conciliação. A proposta é fazer acordos de ações com temas já julgados pelo STF (Supremo Tribunal Federal). O Ministério da Previdência não confirmou sua participação no mutirão.
DESTAQUE
A SC Gourmet – 1ª Mostra Brasileira de Queijos, Vinhos e Delikatessen ganhou destaque de quatro páginas na revista nacional Prazeres da Mesa, da Editora 4 Capas. O evento que ocorreu em julho, no Parque Vila Germânica, em Blumenau, chamou a atenção pelos produtos diferenciados e pela participação das vinícolas. Do Vale do Itajaí, ganharam destaque a Nugali, fábrica de chocolates de Pomerode, e a Bottarga Gold, produtora da iguaria produzida com ova de tainha, de Itajaí.
MOTORISTA INFRATOR
O INSS se prepara para cobrar do motorista os valores que forem gastos com o pagamento de benefícios para as vítimas de acidentes. A Advocacia-Geral da União irá entrar com ações na Justiça exigindo o ressarcimento para os cofres públicos dos valores gastos com pensão, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. A AGU está esperando as primeiras decisões da Justiça para entrar com novas ações. Se o entendimento da Justiça for favorável ao INSS, as ações serão estendidas para os demais benefícios.
SUL-COREANOS
Uma comitiva de empresários da Coreia do Sul esteve em Araquari para discutir detalhes da instalação de uma fábrica de tratores na cidade. O grupo também visitou o porto de São Francisco do Sul, que seria usado para escoar a produção na unidade catarinense da companhia. Os sul-coreanos pretendem começar sua atuação em 2012, primeiro, importando as máquinas. Depois, a intenção é montar os tratores, e mais tarde, fabricá-los aqui. Estima-se que 400 empregos diretos serão abertos com a instalação da fábrica na cidade.
PROFISSIONAIS LIBERAIS
Os profissionais liberais têm as maiores taxas de inadimplência do Brasil. Pesquisa divulgada pelo Banco Central mostra o nível de calote entre os brasileiros que trabalham por conta própria em atividades com arquitetura, contabilidade, direito e odontologia é a mais elevada entre todas as categorias de clientes identificados pelo BC. Em todas as regiões do Brasil, clientes com a ocupação “profissional liberal” ocupam o desconfortável primeiro lugar na lista de inadimplentes. A segunda categoria com mais calotes é a dos empresários.
ESTUDANTES DE ARBITRAGEM
A Associação Brasileira dos Estudantes de Arbitragem nasceu de uma iniciativa entre estudantes da UF (MG), PUC (SP), PUC (RJ), UF (PR) e Universidade Presbiteriana Mackenzie. Lançada dia 13 de setembro, visa promover o estudo da matéria (Lei 9307/96 – Lei da Arbitragem no Brasil) que vem crescendo exponencialmente desde a promulgação da lei. O propósito é fazer com que os estudantes que dividem este interesse em comum se ajudem e possam crescer juntos. O projeto é apoiado por diversas Câmaras Arbitrais do Brasil e do exterior.
FÁBRICA DE LATICÍNIOS
A cidade de Maravilha, em SC, vai contar com uma das maiores indústrias de laticínios do Sul do Brasil. Foi inaugurada a fábrica da Piracanjuba, uma das maiores marcas do segmento lácteo brasileiro, com investimentos na ordem de R$ 35 milhões. É a primeira unidade fabril da empresa fora do Estado de Goiás, que, inicialmente, vai ter capacidade de produção de 450 mil litros/dia. A previsão é de que, até 2015, esse número chegue a 1,2 milhão de litros/dia.
PARA REFLETIR
Ser mais rico ou menos pobre, não faz diferença para quem não sabe o que quer. Só valoriza as pequenas coisas aqueles que nada têm. O dinheiro não é importante para quem não sabe gastar. Vive melhor quem vive com o pouco, porém, com objetividade. Vê-se o rico não pelo que gasta. Dinheiro guardado não ostenta riqueza.

domingo, 2 de outubro de 2011

VALORIZAÇÃO RECORDE
O dólar foi o melhor investimento de setembro. A moeda americana fechou o mês com alta de 17,94%, cotada a R$ 1,88. É a maior valorização mensal para o dólar desde setembro de 2002. A bolsa, por sua vez, está na lanterna do ranking de investimentos há seis meses consecutivos. No mês perdeu 7,38% e no acumulado do ano, as perdas somam 24,50%.
INTERESSADOS
A Havan tem sido assediada constantemente por fundos que investem em companhias. A rede que nasceu em Brusque, tem 27 lojas e está se expandindo no Oeste do Paraná.
CITIBRUSQUE & ASSEVIM
O Centro de Incubação, Tecnologia e Inovação (Citibrusque) e a Assevim firmaram uma parceria para estimular os empreendedores brusquenses. O termo de compromisso com a entidade foi assinado durante a apresentação dos 12 projetos inscritos no programa. Na ocasião, os representantes das entidades e apoiadores do projeto fizeram um balanço das ações já realizadas até o momento e projetaram os próximos passos da incubadora.
FGTS
Um decreto assinado pela presidente da República, autoriza o saque da conta do FGTS por todos os moradores de Brusque e das demais cidades de SC que declararam estado de calamidade pública em função das enchentes do mês de setembro. O valor do saque está limitado ao total do saldo existente na conta vinculada na data da solicitação, que deve ser formalizada em até 90 dias a partir da publicação no Diário Oficial da União.
CASAN
O governo de SC conseguiu aprovar na Assembleia autorização para vender 49% das ações da Casan. Isso é ótimo, só sobreviveram 51% dos problemas. Durante três décadas, a Casan deteve o monopólio do mercado e conseguiu colocar Santa Catarina atrás do Piauí em cobertura de esgotos. Balneário Camboriú, por exemplo, sabe muito bem quanto vale a Casan: nada.
VENDE-SE
Terreno com 675 m2 (15x45) plano, pronto para construir, livre de enchentes, no Loteamento Vale Verde, ao lado do Bruchal, em Brusque. Inf. 9989-0720.
STOP SHOP PATROCINA BRUNO MORITZ
O Stop Shop está patrocinando o músico brusquense Bruno Moritz, o Bruninho, na 64ª Copa Mundial de Acordeon, em Shangai, na China. Incentivar a cultura, o esporte e os costumes de nossa terra, com este intuito, o Stop Shop está viabilizando a ida de Bruno Moritz no evento, nesta edição de 2011. Músicos de vários países estarão reunidos nos dias 01 a 06 de outubro para disputar o mais concorrido título no mundo dos acordeonistas. A Copa de 2009 foi realizada na Nova Zelândia e Bruno estampa em seu currículo a conquista do título de 4º melhor acordeonista do mundo. Este ano participa em duas modalidades: Bruno Moritz solo, onde se apresenta em dois rounds de 10 minutos cada.
ALTO VERÃO 2012
O Catarina Moda Shopping realiza de 3 a 7 de outubro, a semana de lançamento Alto Verão 2012, com os próximos hits da estação. Serão 5 dias de muita moda pelos corredores do shopping, além de promoções especiais. Os clientes atacadistas e agentes de viagem ganharão almoço gratuito, brindes surpresas e poderão se hospedar gratuitamente no Hotel Catarina, anexo ao empreendimento.
PREVENÇÃO (1)
Santa Catarina e outros seis Estados vão receber um total de R$ 440 milhões até 2013, para investimentos em obras de drenagem que vão prevenir contra os efeitos de enchentes. Os recursos, provenientes do PAC e do orçamento do Ministério da Integração Nacional, serão aplicados em canalizações de córregos, dragagens de canais, construção de galerias pluviais, pavimentação das ruas, contenção de encostas, desassoreamento e recuperação de sistemas de drenagem. No Sul, Santa Catarina é o Estado com mais obras em planejamento, com nove no total, beneficiando mais de 130 mil pessoas.
PREVENÇÃO (2)
A estação de telemetria que está instalada às margens do Rio Itajaí-Mirim, próxima à ponte Irineu Bornhausen, será a primeira unidade da região a receber novos equipamentos com o objetivo de modernizar o sistema de prevenção de enchentes. O local receberá investimentos por meio de uma parceria entre a Agência Nacional da Água (ANA), Epagri/Ciram e Prefeitura de Brusque. A expectativa é de que até o dia 15 de outubro a manutenção na estação de telemetria de Brusque esteja concluída. Hoje, os dados são repassados por sinal de celular, mas esse modelo é falho. Após a modernização, o procedimento passará a ser feito via satélite.
JUSTIÇA TROCA BENEFÍCIO
Um aposentado do Paraná conseguiu aumentar o benefício trocando a aposentadoria proporcional, que começou a ser paga em 1995, por uma por idade, em 2010, usando só as contribuições (14 anos) feitas depois de receber o primeiro benefício. Com a mudança, o valor mensal pago pelo INSS para o segurado passará de R$ 1.726 para R$ 2.647 (aumento de 53%), segundo decisão do TRF 4 (Tribunal Regional da 4ª Região), que abrange os Estados do Sul. O benefício do segurado ficou maior por conta do cálculo da aposentadoria por idade. Isso porque a aposentadoria original perdeu o valor ao longo dos anos por conta dos baixos reajustes.
EMPRESAS NO SIMPLES
A Secretaria da Fazenda do governo do Estado prepara fiscalização sobre empresas que estão enquadradas no regime de tributação do Simples Nacional. Há muitas empresas que declaram esta condição no seu Imposto de Renda, mas não recolhem impostos. Só a fatia referente ao ICMS que não chega aos cofres do Estado é estimada em R$ 15 milhões. Pelos dados, a arrecadação mensal soma R$ 35 milhões, mas deveria superar os R$ 50 milhões só deste tributo estadual. As empresas serão intimadas.
REVISÃO ANULADA
O STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou a revisão da aposentadoria por invalidez originada a partir de um auxílio-doença. Essa revisão proporcionava um reajuste de até 16% e valia apenas para benefícios concedidos antes de novembro de 1999.
IMPOSTO A MAIS
O INSS está aplicando um desconto do Imposto de Renda maior do que o devido ao realizar o pagamento de atrasados. A cobrança indevida acontece tanto nos casos de concessão de benefícios como nos pedidos de revisão feitos nos postos. O motivo é que o instituto ainda não atualizou o seu sistema de pagamento com a nova regra que a Receita Federal divulgou em fevereiro deste ano. Pela nova regra, o imposto deve ser cobrado, no caso de uma revisão, sobre o valor do benefício mensal correto do segurado. A forma de cobrança anterior era sobre o total da bolada, o que fazia com que muitos segurados isentos pagassem Imposto de Renda.
CARTEL PARA EMPRESÁRIO
O governo quer aumentar a pena para os empresários e dirigentes de empresas que participam de cartéis. O objetivo é equipará-los a pessoas que cometem furtos qualificados. Hoje, a pena é de dois a cinco anos de prisão ou pagamento de multa. Pelo projeto que será enviado ao Congresso, a punição seria de dois a oito anos de prisão, acrescida necessariamente de multa. Ou seja, além de ir para a prisão, o empresário vai sentir a punição no bolso.
ABERTURA PARA SC
O governador de SC apresentou para empresários de São Paulo, o programa sc@2022, apontado como novo modelo econômico a ser implantado no Estado. O objetivo é preparar o Estado para o desenvolvimento futuro e para o mercado competitivo mundial. O evento ocorreu na Associação Comercial de São Paulo e reuniu integrantes do conselho de políticas sociais e de economia da entidade. Alguns dos projetos em SC já estão em andamento.
TRABALHO TEMPORÁRIO
O trabalhador que teve atividade temporária, comum em períodos como o Dia da Criança e o Natal, pode usar esse tempo no cálculo da aposentadoria. Para ter os benefícios do INSS, é preciso obter, junto à empresa, a assinatura de um contrato de trabalho temporário, que deve ser registrado em carteira. Quem não teve o trabalho temporário considerado na conta da aposentadoria deve pedir a inclusão no INSS.
A VEZ DE ARAQUARI
Nos últimos 30 meses, surgiram mais de mil novas empresas em Araquari. Isto prova que chegou a hora do crescimento, embora a grande parte destas empresas seja de microempreendedores. Incrível, mesmo, é a diversidade de empresas que procuram terreno por lá. Depois da multinacional coreana Hyosung, outra coreana pode se instalar em Araquari: produz tratores para movimentação de terra. Empresas dos ramos de ferro e aço (como a paulista Sampaio) também escolheram Araquari. Outras duas paulistas, do mesmo ramo, estão negociando possível vinda. Do RS, a Ferramentas Gerais vai construir fábrica de máquinas e instalar por lá. A cidade já respira especulação imobiliária.
PORTO
O complexo portuário de Itajaí/Navegantes fechou agosto com crescimento de 14% em relação ao mesmo mês de 2010. Em comparação com julho de 2011, houve queda de 4,6%. Mesmo assim, com uma movimentação de 91,75 mil TEUs, agosto foi o segundo melhor mês de todos os tempos. O complexo registrou 96 atracações no mês passado, ante 104 em julho. No acumulado do ano, aconteceram 838 escalas, contra 805 escalas em igual período do ano passado.
INSS CORRIGE VALORES
Por um erro do sistema de informática da Previdência, todos os atrasados (diferenças não pagas nos últimos cinco anos) foram contados a partir da data da ação coletiva da revisão pelo teto. Assim, todas as revisões abrangiam o período entre 5 de maio de 2006 a junho de 2011, último mês antes do reajuste que foi dado nos postos. Para quem fez um pedido administrativo ou tem uma ação na Justiça, o atrasado será maior, pois o total devido pelo INSS nos últimos cinco anos deve ser contado desde essas datas. A Previdência vai enviar uma carta com os novos valores. Segundo o INSS, os comunicados ainda não têm data para serem postados.
SC EM NÚMEROS
A Fiesc lançou a edição 2011 do Santa Catarina em Dados, publicação com estatística socioeconômicas do Estado com ênfase no setor industrial. Pode ser baixada em www.fiescnet.com.br, no menu publicações. O trabalho mostra que, em 2010, o Estado registrou o segundo maior crescimento de arrecadação de tributos federais do país. No mesmo período, a indústria de transformação foi a maior geradora de empregos.
INSS ANTECIPA PAGAMENTOS
O INSS havia programado o pagamento dos atrasados para o dia 31 de outubro, mas decidiu antecipá-lo para o início do próximo mês. O valor já está disponível no extrato do próximo pagamento da Previdência Social. Os beneficiados são aqueles que têm até R$ 6 mil a receber. Os atrasados são as diferenças não pagas nos cinco anos anteriores ao pedido de correção. Ao todo, são 126 mil segurados que irão receber o valor dos atrasados na revisão pelo teto. A Previdência analisa ainda a inclusão de mais 11 mil benefícios na lista. Quem tem direito a mais de R$ 19 mil, receberá no último lote, em 2013, de acordo com o cronograma do INSS.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Santa Catarina será o primeiro Estado no País a oferecer formação inicial e continuada gratuita pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O planejamento para a realização dos cursos foi discutido pelas principais instituições de educação profissional da Fiesc. O programa vai oferecer 6 mil vagas, com 1.754 na área industrial, realizados pelas unidades do Senai. Os cursos vão começar dia 13 de outubro. Para o próximo ano, a expectativa é de abrir 5 mil vagas em cursos técnicos e outras 15 mil em cursos de formação inicial.
MUTIRÃO
A corregedora nacional da Justiça anunciou a meta de finalizar até dezembro deste ano todas as ações contra o INSS com decisão de primeira instância nos juizados especiais federais. O mutirão também forçará o cumprimento dos acordos feitos pela Previdência e o fim de processos sobre temas já decididos pelo Supremo.
GUERRA FISCAL
Os benefícios fiscais (redução da alíquota de ICMS) concedidos a importadores do Estado são destaque em reportagem da revista Exame especial nº 1000. Servem de exemplo para as distorções do sistema tributário nacional e, segundo especialistas, ajudam na desindustrialização do país. De acordo com a reportagem, nos primeiros sete meses do ano as importações cresceram 28% em SC, enquanto as exportações produziram 2,4% menos.
ALTA DO DÓLAR
A valorização da moeda americana que subiu assustadoramente em setembro, deve aumentar os preços do macarrão e do pão de forma em outubro. Os eletrônicos deverão ficar mais caros no Natal.
CORTE DOS PADRINHOS
A nova corregedora do Conselho Nacional de Justiça diz que é comum a troca de favores entre magistrados e políticos. Em entrevista à revista Veja, Eliana Calmom mostra o porquê de sua fama. Ela diz que o Judiciário está contaminado pela politicagem miúda, o que faz com que juízes produzam decisões sob medida para atender aos interesses dos políticos, que, por sua vez, são os patrocinadores das indicações dos ministros. Durante anos, ninguém tomou conta dos juízes, pouco se fiscalizou. A corrupção começa embaixo. Não é incomum um desembargador corrupto usar o juiz de primeira instância como escudo para suas ações. Ele telefona para o juiz e lhe pede uma liminar, um habeas corpus ou uma sentença. Os juízes que se sujeitam a isso são candidatos naturais a futuras promoções. Os que se negam a fazer esse tipo de coisa, os corretos, ficam onde estão.
PARA REFLETIR
Parece incrível mas a realidade é assim mesmo. Quanto mais confiamos, mas nos decepcionamos. Leve a vida com naturalidade e perdoe os que lhe fazem mal. Sabe-se que não é fácil conviver com a falsidade. Não desanime, um dia virá a recompensa.