domingo, 15 de janeiro de 2023

ECONOMIA & NEGÓCIOS

 Inflação argentina

Os preços na Argentina aceleraram mais do que o previsto em dezembro e o país encerrou 2022 com a maior inflação anual em 32 anos, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec). No mês passado o Indice e de Preços ao Consumidor ficou em 5,1%, elevando o acumulado do ano para 94,8%. Desde 1991, quando a inflação anual chegou a 84%, o país não registrava uma taxa tão alta.

Clima não impede

A produção brasileira de grãos deverá alcançar 310,9 milhões de toneladas nesta safra 2022/23, segundo nova estimativa devilgada pela Cia. Nacional de Abastecimento (Conab). O volume é menor que o projetado no mês passado (312,2 milhões de toneladas), por causa dos problemas climáticos que afetam, sobretudo o Rio Grande do Sul, mas ainda supera o do ciclo 2021/22 em 14,5% e representa um novo recorde.

Único registro

Sancionada lei que torna o CPF único registro de identificação. A lei estipula prazos para a adaptação de órgãos e entidades por Agência Brasil. A Lei 14.534/23 estabelece o número do CPF como único número do registro geral em todo o país, de forma a ser usado para identificar o cidadão nos bancos de dados dos serviços públicos. Com a entrada em vigor da nova lei, o CPF deverá constar nos cadastros e documentos de órgãos públicos, do registro civil ou dos conselhos profissionais, como é o caso de certidões de nascimento, casamento e óbito, bem como em documentos de identificação, registros de programas como PIS e Pasep, identificações relativas a INSS, título de eleitor, certificado militar, cartões de saúde, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros.

Honda Motos

A Honda Motos encerrou 2022 com um crescimento de 17% nos emplacamentos em comparação ao ano anterior. Com 1,03 milhão de unidades comercializadas, melhor resultado desde 2014, quando 1,14 milhão de motocicletas foram emplacadas, a marca manteve sua liderança consolidada no mercado nacional. O desempenho positivo reflete o fortalecimento das estratégias comerciais da Honda e demonstram também que a demanda por motocicletas segue aquecida. O veículo tem cada vez mais protagonismo, seja para uma solução de mobilidade mais conveniente e econômica, geração de renda ou lazer. O principal destaque nos emplacamentos é a linha CG160, com mais de 382 mil unidades, ou seja, 37% do total de vendas da Honda no ano. A segunda posição é ocupada pela Honda Biz, comercializada nas versões Honda Biz 110i e Honda Biz 125, com 195 mil unidades. Completam o ranking os modelos NXR Bros 160, líder de vendas no segmento trail, com 142 mil unidades e a Pop, com 128 mil.

Vagas abertas

Brusque está iniciando o ano com quase mil vagas de empregos disponíveis. São diversas áreas com oportunidades abertas, desde administrativas a operacionais. O Sine local encerrou 2022 com 355 vagas em aberto. No início do ano, o Sine precisa recadastrar as vagas disponíveis. As agências de emprego no município avaliam as expectativas para 2023. O diretor da Ceu RH Agência de Empregos iniciou o ano com uma média de 500 a mil vagas em aberto. Até setembro de 2022 faltava mão de obra para suprir a demanda de vagas abertas e que as contratações fluiam, destacou. Em janeiro o cenário já se mostra diferente e inserto, na visão dele. A situação econômica e política do país deixa alguns empresários confiantes e outros nem tanto. Nas últimas semanas foram registrados muitos desligamentos, mas também ocorreram muitas contratações.

Nugali Chocolates

A Nugali Chocolates, de Pomerode (SC), conquistou o 29º Prêmio Expressão de Ecologia, um dos mais importantes da área no Brasil. A premiação deve-se à embalagem de chocolates 100% biodegradável, criação inédita no país e que ajudou a indústria catarinense a alcançar o selo Lixo Zero. A entrega da honraria será em maio. O objetivo do prêmio é divulgar e incentivar ações de sustentabilidade no país. Nesta edição, 161 cases ambientais participaram da disputa, com inscrições de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre os vencedores, estão empresas como General Motors, Engie Brasil Energia, Toyota e Portonave. Para desenvolver a embalagem capaz de decompor-se totalmente e ainda assim proteger delicados chocolates, a Nugali precisou de 18 meses de testes em laboratório. Com o projeto, desenvolvido em parceria com a Sulprint, a Nugali reduziu em mais de 80% o uso de plásticos descartáveis. Em 2022, as ações inovadoras e de sustentabilidade foram reconhecidas pelo Prêmio Nacional de Inovação, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

IGP-M

No mês de dezembro de 2022, o IGP-M teve alta de 0,45%, após cair 0,56% em novembro. Com este resultado, o índice acumulou 5,45% em 12 meses no ano de 2022. Em dezembro de 2021, havia subido 0,87% e acumulava alta de 17,78% em 12 meses.

Rendimento da poupança

O recuo da inflação em 2022 trouxe uma boa notícia para os investidores da aplicação financeira mais tradicional do país. Pela primeira vez em quatro anos, a caderneta de poupança rendeu mais que a inflação. Em 2022, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 5,79%, conforme divulgou o IBGE. O indicador é considerado o índice oficial de inflação, usado pelo Banco Central para definir a taxa de juros. Uma aplicação na poupança rendeu 7,9% em 12 meses. O valor considera uma aplicação feita em 1º de janeiro do ano passado e que não foi mexida até 1º de janeiro de 2023. A última vez em que a poupança tinha superado a inflação tinha sido em 2018, quando a caderneta havia rendido 0,83% acima do IPCA em 12 meses. Desde então, a combinação entre inflação alta e juros baixos corroeu o rendimento da aplicação mais popular no país. O pior momento ocorreu em outubro de 2021, quando o aplicador perdeu 7,59% contra a inflação no acumulado de 12 meses. Apesar do rendimento acima da inflação, a poupança registrou desempenho inferior a outras aplicações de renda fixa. Os investimentos em CDB renderam 12,25% no ano passado, 6,24% pontos percentuais acima da inflação. A caderneta, no entanto, superou a bolsa de valores. Num ano marcado por instabilidades, o índice Ibovespa subiu 4,69%, mas rendeu 1,04% a menos que o IPCA.

Grupo Guararapes

Funcionários da fábrica do Grupo Guararapes, controladora das lojas Riachuelo, em Fortaleza foram oficialmente comunicados nesta terça-feira (10) sobre o encerramento das atividades da gigante do setor têxtil no Ceará. A confirmação vem após rumores correrem por meses sobre a transferência das operações para Natal, no Rio Grande do Norte, onde a companhia possui unidade fabril de 150 mil m2. Com o desinvestimento do Grupo Guararapes no Ceará, cerca de 2 mil funcionários foram despedidos.

Impostos

Os impostos pagos pelos contribuintes brasileiros em todo o país em 2022 totalizaram R$ 2,89 trilhões, de acordo com o Impostômetro, painel instalado pela Associação Comercial de São Paulo na região central da capital paulista. Em 2021, o mesmo painel registrou aproximadamente R$ 2,6 trilhões, aumento de 11,5% de um ano para o outro. O montante é a soma do valor arrecadado pelo governo federal, estadual e municipal, incluindo taxas, contribuições, multas, juros e correção monetária. O avanço em 2022 aconteceu pela maior arrecadação de tributos federais, apesar das desonerações promovidas pelo governo, como foi o caso dos combustíveis, energia elétrica e telecomunicações. Ainda tivemos inflação em níveis elevados, e que encarece produtos e serviços.

Saída das fábricas

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) registrou deflação (queda de preços) de 0,54% em novembro. Em outubro, a deflação havia sido de 0,86%. Já em novembro de 2021, o indicador acusou inflação de 1,46%. Os dados foram divulgados no Rio de Janeiro, pelo IBGE. O indicador, que registra a variação de preços de produtos na saída das fábricas, acumula inflação de 4,47% de janeiro a novembro de 2022 e 4,39% em 12 meses.

Deflação

Quinze das 24 atividades industriais pesquisadas tiveram deflação em novembro, com destaque para outros químicos (-4,41%) e alimentos (-0,70%). Nove ramos da indústria tiveram alta de preços. Os maiores impactos vieram dos veículos (0,55%) e do refino e bio-combustíveis (1,01%). Das quatro grandes categorias econômicas da indústria, duas tiveram inflação: bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usados no setor produtivo (0,47%) e os bens de consumo duráveis (0,41%). A deflação do IPP em novembro foi influenciada pelos bens intermediários, ou seja, os insumos industrializados usados no setor produtivo (-0,86%)e os bens de consumo semi e não duráveis (-0,32%).

Retomada

A Anac divulgou a atualização dos dados do Relatório de Oferta e Demanda referente o mês de novembro de 2022. O destaque é a movimentação internacional, que chegou a 1,48 milhão de passageiros pagos, um aumento de 103,% em relação aos 732,7 mil passageiros movimentados em novembro de 2021. A movimentação corresponde a 82,4% do tráfego registrado no mesmo mês de 2019, no período pré-pandêmico. O volume de passageiros transportados em voos domésticos também, registrou crescimento: foram 7,37 milhões de passageiros movimentados no mês, 7,6% a mais que os 6,85 milhões de passageiros transportados em novembro de 2022. O movimento equivale a 91,2% do montante de passageiros transportados em novembro de 2019.

Produção industrial

A produção da indústria brasileira caiu 0,1% em novembro de 2022, na comparação com outubro. A queda veio depois de uma alta de 0,3% em outubro. O dado da Pesquisa Mensal Industrial, foi divulgado pelo IBGE. A produção também apresentou resultados negativos  na média móvel trimestral (-0,2%), no acumulado de janeiro a novembro (-0,6%) e no acumulado de 12 meses (-1%). Na comparação com novembro de 2021, no entanto, houve alta de 0,9%.

Disque-Censo

Os brusquenses que ainda não foram contatados presencialmente pelos recenseadores do IBGE, podem solicitar a visita de um representante da instituição via telefone, por meio do Disque-Censo, no número 137. A ligação é gratuita e estará disponível até o final de janeiro. O horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 8h às 21,30hs.

Vandalismo

A Federação das Indústrias de SC (Fiesc) divulgou nota na qual reafirma seu compromisso com a democracia e o respeito aos poderes da República. As liberdades de expressão e de manifestação fazem parte da democracia, mas, de forma alguma, podem ser confundidas com violência ou invasão de patrimônio público ou privado. Os atos praticados no domingo (8) são gravíssimos e inaceitáveis, devendo ser investigados e responsabilizados. O momento exige prudência na busca da construção de uma sociedade harmônica e que respeita a liberdade e a Constituição, disse a entidade.

Aluguel de verão

A Operação Verão do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (Creci-SC) está nas ruas para fiscalizar o exercício ilegal da profissão e combater os golpes com aluguéis de temporada. O trabalho dos fiscais em Balneário Camboriú e Itapema teve apoio da Polícia Militar. Somente nestas duas cidades, foram constatadas nove atuações ilegais, conforme o caso, a denúncia é encaminhada ao Ministério Público. A ação tem foco nos municípios do litoral catarinense. Neste período do ano, são comuns as ofertas de imóveis nas ruas pelos chamados “plaqueteiros”, que em grande parte não são corretores profissionais. O Creci-SC alerta para o risco dos negócios informais, feitos com pessoas não credenciadas pelo Conselho. O corretor está preparado e precisa seguir uma série de normas que protegem o consumidor. Assim,o locatário evita problemas com segurança, mau funcionamento de itens importantes e outras dificuldades que podem comprometer seu conforto, segundo o presidente do Creci-SC.

Fecharam

A propósito do elogiado discurso do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, prometendo promover a reindustrialização do Brasil, uma sugestão à Fiesc (Federação das Indústras de SC): fazer uma lista e que seja remetida a ele, de quantas empresas industriais catarinenses de médio e grande porte fecharam nos últimos anos e seus motivos. Seria muito interessante. Em Brusque, Blumenau e Joinville, por exemplo, a lista passaria de algumas dezenas, só contando as que tinham marcas de nível nacional e até internacional. Lembrar isso em algumas cidades levam as pessoas a chorar de tristeza.

Nossos problemas

Há quem não goste, mas praias famosas como Balneário Camboriú, Itapema, Bombinhas e algumas da Ilha de SC, estejam impróprias para o banho, enquanto administrações públicas continuam omissas em ações concretas para evitar ou pelo menos aliviar o problema. O fato é que se têm descuidado, e muito, quanto a balneabilidade. Ninguém vai à padaria para comprar pão dormido. A poluição das águas na Ilha de SC leva a situações inusitadas. Centenas de turistas hospedados em hotéis e pousadas ou de aluguel em Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus, por exemplo, só vão para as praias em busca do sol, sem tocar na água. Se querem um banho, se dirigem para a vizinha e apertada Brava, logo adiante, que tem água limpa, por enquanto, embora quase sempre fria.

De olho

A exemplo do que faz a classe industrial de SC, através de sua federação (Fiesc), a Fecomércio também realiza um vigilante monitoramento da atuação dos deputados estaduais em matérias que impactam diretamente o empresariado ligado ao comércio de bens, serviços e turismo. No ano passado a entidade acompanhou 155 projetos que poderiam afetar de forma positiva ou negativa o setor empresarial. O curioso: do que temia, nenhum desfavorável entrou no pacote de fim de ano, com mais de uma centena, votados, quase tudo no afogadilho, na última semana.

Hang se manifesta

O empresário Luciano Hang, dono da Havan, se manifestou na noite de domingo (8) sobre a invasão do Palácio do Planalto, do Congresso e da sede do STF, ocorrida em Brasília durante a tarde. “A democracia não combina com atos de vandalismo e sim com diálogo, jamais com violência”, disse o empresário, em nota. Hang disse ainda que é preciso respeitar as leis e instituições. “Manifestações são legítimas quando ocorrem de maneira pacífica. Lamentável ver patrimônios públicos serem depredados desta maneira”, concluiu.

Nota Oficial

São falsas as informações que vem sendo divulgadas nas redes sociais de que a Havan pretende encerrar as atividades. Seguimos trabalhando normalmente com nossos 22 mil colaboradores nas nossas 174 megalojas nos 23 estados brasileiros e mais no Distrito Federal, informou o proprietário da Havan.

Arrecadação

O desenvolvimento do turismo de Itajaí tornou-se destaque estadual. O município registrou a maior arrecadação do turismo de SC, superando a capital, Florianópolis, a maior cidade do estado, Joinville e a vizinha Balneário Camboriú no ranking de cidades com maior Valor Agregado de Turismo (VAT). A informação foi divulgada pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), em estudo realizado pelo Núcleo de Economia da Universidade do Estado de SC (Udesc), referente ao período de 2015 a 2020.

Gatilho

O decreto do Governo que suspende o registro de novas armas de uso restrito de CACS (Caçadores, Atiradores e Colecionadores) e interrompe as autorizações de novos clubes de tiro, entre outras medidas, tem consequências em SC que a grande maioria desconhece. Lamenta-se haver uma articulação de criminalização de um setor altamente produtivo e lucrativo para o estado, onde há quase 10 mil famílias que vivem exclusivamente da prática do tiro, da venda de armas e munição, de formação profissional, de haver aqui atletas de nível internacional e até campeões mundiais na modalidade.

Folha corrida

Em entrevistas sobre sua nova equipe, o governador de SC disse foi em busca do "melhor", mas pecou em não pedir ficha limpa de alguns escolhidos, como o secretário do Sistema Prisional que foi preso em 2019, envolvido em corrupção. O governador não teve saída, substituindo-o. Aliás, se o presidente Lula fizesse o mesmo com alguns de seus ministros e consido próprio, não conseguiria ter folhas corridas imaculadas. Reputação ilibada, infelizmente deixou de ser uma regra básica para exercer função pública.

Máfia

O Procon-SC manda dizer que começou na semana uma operação em todo o Estado para fiscalizar e colher aumentos abusivos no preço dos combustíveis. O foco é verificar se os postos estão mantendo, o que não aconteceu na maioria, a desoneração das alíquotas do PIS/Pasep e do Cofins por 60 dias e que está em vigor em todo o país.

Certidão de antecedentes

Desde o dia 3 de janeiro, a certidão de antecedentes criminais da Polícia Civil é emitida on-line, acessível pelo site da Instituição (www.pc.sc.gov.br), no ícone "atestado de antecedentes" da Delegacia Virtual. O documento, fornecido para fins civis, tem validade de 90 dias e o serviço é gratuíto. A emissão ocorre no mesmo instante da solicitação pelo usuário, disponível para impressão e validação imediata, sem necessidade, de agora em diante, do comparecimento na Delegacia-Regional. O documento se refere aos antecedentes policiais (banco de dados da segurança pública), os quais não se confundem com a certidão emitida pelo Poder Judiciário (antecedentes criminais).

Cobrança indevida

O procon-SC deveria agir, mesmo não sendo provocado, quanto à cobrança da taxa de preservação ambiental que faz a prefeitura de Bombinhas de quem entra no minucípio, que vai de R$ 4 até R$ 175. Para tanto deveria dar uma compensão mínima ao visitante. O que dizer da poluição total da sua praia principal, imprópria para banho, conforme o último relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente de SC. Por favor, não culpe a chuva.

500 famílias assistidas

Além de sua forte vocação têxtil, Brusque também possui centenas de famílias dedicadas à atividade agrícola. Conforme a Prefeitura, a Diretoria de Agricultura da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos desempenha um importante papel durante todo o ano para assisti-las. Atualmente, o setor totaliza 533 famílias cadastradas e assistidas com os maquinários disponibilizados pelo poder público. De acordo com os dados oficiais, deste total, 120 famílias referem a grandes, médios e pequenos agricultores, que criam gado de corte, leiteiro, equinos, ovelhas, burros, cabritos, psicultores, avicultoires e apicultores. A diretoria de Agricultora disponbiliza dois tratores, um arado, uma grade, uma roçadeira, uma carretinha, uma rotativa, uma ensiladeira, duas plantadeiras, uma esterqueira e uma debulhadora de milho, além de cinco servidores que operam os maquinários e implementos agrícolas.

Pronegócio

Entre os dias 16 e 19 de janeiro, a cidade de Brusque volta a ser palco de mais uma edição da maior rodada de confecção do país, com a realização da 61ª Pronegócio. O evento, promovido pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (Ampebr),em parceria com o Sebrae-SC acontece no Pavilhão de Eventos, com produtos da coleção Inverno 2023. Na oportunidade, mais de 140 fornecedores do segmento de confecção de diversas cidades de SC estarão expondo suas coleções. São esperados mais de 600 compradores, das mais variadas partes do país. A entidade tem perspectiva de iniciar o ano com fortes negociações.