domingo, 9 de julho de 2023

ECONOMIA & NEGÓCIOS

 Mercado têxtil

A 18ª Turnê do Mercado Têxtil de Santa Catarina (TMT-SC), promovida pelo Sintex (Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau e região), encerrou em Florianópolis, dia 6. A Toalhas Atlântica e outras indústrias da região expuseram seus produtos para clientes e mais de 160 empresários e compradores de grandes redes varejistas e magazines do país. A empresa estima um crescimento de 15% neste ano.

Paraíso Solar

Durante o TMT, em um showroom de 130 m2, a Atlântica apresentou a coleção de Verão 2024, batizada de Paraiso Solar. Inspirada na vibração e intensidade da estação e na calmaria que o mar proporciona, traz produtos dos segmentos de banho e cama. Algo sempre marca as coleções da Atlântica são as cartelas de cores, com tonalidades diferenciadas nos diversos modelos de produtos. Nessa coleção, as cores que ganham destaques são o Frapê de Uva, um tom de lilás super neutro que traz um toque de feminilidade ao ambiente, o Azul Nublado, que passa tranquilidade e harmonia com outras cores, e o Lima que representa a vibração do verão, trazendo energia e iluminando o ambiente.

Macrotendências

Brusque recebe no próximo dia 17, a palestra Macrotendências Outono/Inverno 2024. A ação faz parte do projeto Moda Catarina, promovida pelo Sebrae-SC e o Senai-SC por meio dos Institutos Senai de Inovação e Tecnologia e a Federação das Indústrias do Estado de SC (Fiesc) e conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Brusque. A entrada é gratuita, porém as vagas são limitadas. A palestra vai ser ministrada pela consultora de moda, design e pesquisadora de moda circular Angélica Coelho. Ela é especialista em Indústria Avançada: Confecção 4.0  e bacharel em Design com Habilitação em Moda pela faculdade Senai CETIQT. Atua como consultora técnica na área de Moda & Design e no Fashion Design Hub do Instituto Senai de Tecnologia Têxtil e de Confecção.

Bodybuilding do Vale

Foi inaugurada a academia Dragons Land Gym, em Brusque. Trata-se do maior centro de treinamento bodybuilding do Vale do Itajaí. Segundo o proprietário do empreendimento, a academia comporta até 4 mil alunos no total, sendo cerca de 350 pessoas usando o espaço simultaneamente, em todas as areas, inclusive de alimentação, massagem e lazer. A Dragons Lands comporta desde um público mais avançado em bodybuilding em construção muscular até os membros iniciantes, que buscam aprimorar a saúde. A Dragons fica localizada aos fundos do Fort Atacadista, na rua Marcilio Dias, 370, no Centro.

Flórida brasileira

Uma das principais reportagens do Estadão (SP) questionou: “Florianópolis é a Flórida brasileira”. Diz que o aumento de sua população com 27,5% de aumento nos últimos 12 anos (tem agora 537 mil habitantes) foi causado, principalmente, por aposentados, profissionais que trabalham remotamente e interessados em qualidade vida, que migraram para a capital catarinense. O resultado disso é que o custo de vida tem tido aumentos consideráveis nos últimos anos e meses.

Tchau

O Ministério dos Direitos Humanos não vai mais construir em SC um (o outro seria em Minas Gerais) dos dois grandes centros para menores infratores previstos no programa Novo Socioeducativo do governo anterior e que tinha R$ 67 milhões disponíveis. O MDH atendeu decisão do Conselho Nacional dos Direitos Humanos e do Adolescente, alegando “desvio de finalidade”, porque a construção seria no modelo PPPs (Parcerias Público-Privadas), não indicado para o atendimento sócio-educativo.

Pizza de ouro?

Uma pizzaria de Balneário Camboriú, a Pizza Crush, lançou nos últimos dias o sabor “Dubai brasileira”, coberta com folha de ouro de 24k. O estabelecimento fica na rua 2870, no Centro da cidade. Segundo o estabelecimento, a pizza é “cuidadosamente preparada” com molho bechamel, queijo parmesão, filé mignon marinado no suco de maçã, coberto com folha de ouro 24k comestíveis e finalizada com trufa negra ralada. Além do sabor diferente, a pizza é servida de forma especial, em uma maleta com fumaça. O preço do menor tamanho custa R$ 200.

Buffet de Sopas

O restaurante do Hotel Estação 101 em Brusque, no Centro, está de volta com o melhor Buffet de Sopas da região. São muitas qualidades com valor especial. Todas as 5ªs feiras a partir das 19 horas. Reserve seu espaço pelo telefone (47) 3251-4000.

Rua bonita

O Jornal O Globo publicou recentemente extensa reportagem com as que, na sua avaliação, são as ruas mais bonitas do Brasil. Está lá a bela XV de Novembro, em Blumenau, que teve seu design inspirado nos imigrantes alemães, que colonizaram a região, e se tornou um importante ponto turístico da cidade. Na rua, ficam o Teatro Carlos Gomes, o Museu da Cerveja e onde acontecem os principais desfiles da Oktoberfest, a mais famosa festa local.

Exemplo para mundo

O projeto Limpeza dos Mares, que há 10 anos preza pela conscientização e retirada de resíduos das águas do litoral de SC, foi apresentado durante a grande final da The Ocean Race, em Gênova, na Itália, no último final de semana. Foi uma troca de experiências com entidades europeias para aprimorar cada vez mais esta iniciativa, referência mundial em sustentabilidade.

Novos rumos

Após mais de 10 anos, Altevir Baron deixa o cargo de diretor de vendas e marketing na FG Empreendimentos. Através de uma publicação nas redes sociais, afirma que chegou ao fim de um ciclo e decidiu entregar seu cargo. “Deixo grandes amigos, uma equipe sensacional e uma empresa fantástica na qual levo como inspiração para o que for fazer na minha vida. Durante 30 anos me preparei para esse momento e a partir de agora vou dedicar meus esforços, a minha energia no desenvolvimento da minha empresa”. O empresário agora está à frente da MVXBrasil, com consultoria de vendas no mercado imobiliário.

Sem taxação

O Ministério da Fazenda publicou portaria que cria novas regras para compras internacionais pela internet. O documento isenta do Imposto de Importação as encomendas de até 50 dólares feitas por pessoa física, a partir de 1º de agosto. Para a empresa realizar a venda com o imposto zerado, é necessário que ela seja inscrita no sistema Remessa Conforme da Receita Federal, e que realize o recolhimento do tributo estadual incidente sobre a importação.

Lei sancionada

O prefeito interino de Brusque oficializou a sanção da lei que reconhece a prática do tiro ao alvo como patrimônio imaterial da cidade. A cerimônia de assinatura ocorreu no centenário Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque, e que contou com a presença de diversas lideranças políticas e autoridades, incluindo uma deputada federal, lojistas do setor, atiradores e demais convidados. A legislação destaca a importância cultural, esportiva e social do tiro ao alvo, fazendo com que o município a reconheça como uma atividade tradicional, valorizando seu papel no desenvolvimento da região. Ao declarar o tiro ao alvo como patrimônio imaterial, Brusque reforça sua identidade cultural e incentiva a preservação e promoção dessa prática que envolve habilidade, concentração e disciplina.

Planejamento de SC

Em reunião com o governador do Estado, o presidente da Federação das Indústrias (Fiesc), debateu iniciativas para contribuir com o planejamento do estado de SC. Foram abordados pautas como: infraestrutura de transportes, educação empreendedora, internacionalização, economia circular e logística reversa, incentivos fiscais, créditos tributários, além do Programa Reinventa-SC. A idéia é contribuir para que Santa Catarina, dentro da visão da indústria catarinense, possa ser cada vez melhor e mais desenvolvida.

Menor geração de nem-nem

Santa Catarina tem 178 mil pessoas entre 15 e 29 anos que não trabalham e nem estudam, fazendo parte da chamada geração “nem-nem”. O número representa 10,6% dos jovens nessa faixa etária, o que coloca SC com o menor percentual do Brasil. A média nacional de jovens nessa situação é de 20%. Os dados têm como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) – Educação, de 2022 e foram analisados pelo Observatório Fiesc. A pesquisa registrou uma melhora entre 2019 e 2022, com redução de 38 mil jovens (-18%) no número de jovens que estão nesta situação em Santa Catarina. No estado, 377 mil jovens trabalham e estudam (22,5%); 819 mil trabalham e não estudam (48,8%) e 304 mil não trabalham, mas esudam (18,1%).

Segurança escolar

Depois de cinco audiências públicas, em diferentes cidades de SC, envolvendo mais de 30 instituições, para debater com professores, alunos, pais e a comunidade sobre as ações consideradas fundamentais para a promoção da paz e segurança nas escolas, deliberou-se pela criação de um observatório para a segurança escolar e a instalação de um comitê permanente de política pública para a educação. Uma sugestão foi unânime em todas: a contratação de psicólogos e assistentes sociais.

Descumprimento

Levantamento do Tribunal de Contas do Estado fez uma descoberta ao mesmo tempo surpreendente e lamentável: as grandes empresas públicas do Estado não cumprem o percentual mínimo de pessoas com deficiência em seus quadros. A Celesc, SCGás, Epagri e Casan receberam prazo de 180 dias para atender a lei 8.213/91, fazendo concurso público para o preenchimento de vagas e formar um cadastro de reserva exclusivamente para pessoas com deficiência até que seja atingido o percentual mínimo de ocupação dos postos de trabalho.

Os impolutos

Em quase todos os dias úteis das últimas semanas, o STF, por decisão de diferentes ministros, anulou provas de ações penais contra diversos e notórios políticos corruptos, que se sabe que roubaram centenas de milhões. Bilhões, seria melhor dizer. Estão todos sendo perdoados. Só falta, agora, os mesmos corruptos ajuizarem ações de indenização por dano moral. Cinismo para isso não lhes falta.

Chegando

A exemplo da operação Mensageiro, que ainda tem vários prefeitos de SC presos, promete muitas revelações uma nova, ainda no começo, que envolvem prefeitos em esquema de iluminação pública. De cara foi constatado um desvio de R$ 30 milhões. Não tem um nome definido ainda.

Reforma tributária

A proposta de reforma tributária apresentada pode provocar um aumento de 59,83% em média, nos impostos que recaem sobre a cesta básica e itens de higiene, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Supermercados. Pelos cálculos da associação, os estados da região Sul serão os mais afetados, já que o aumento médio na tributação será de 93,5%. As regiões Centro-Oeste e Sudeste aparecem logo em seguida na lista, com alta prevista de 69,3% e 55,5%. No levantamento, foram considerados produtos como arroz, feijão, carnes, ovos, legumes, dentre outros.

Menos frio

De acordo com a Epagri/Ciram, a previsão para o trimestre julho-agosto-setembro deste ano, em SC, é de chuva mais frequente e com totais elevados especialmente nas áreas do Estado mais próximas do Rio Grande do Sul. A previsão é de um inverno de pouco frio, intercalado com períodos mais aquecidos, como ocorreu neste último mês de junho. A condição de chuva entre próxima e acima da média climatológica esperada para as regiões catarinenses nos próximos meses está associada ao El Niño, previsto para se configurar no decorrer do inverno e com intensidade moderada e forte. As massas de ar frio trazem declínio de temperatura e episódios com geada e/ou neve, que serão de curta duração, com maiores chances de ocorrência de veranicos. ,

Aspirina

Claramente: o mais prático dos sóis. O sol de um comprimido de aspirina. De emprego fácil, portátil e barato. Compacto de sol na lápide sucinta. Principalmente porque, sol artificial, que nada limita a funcionar de dia, que a noite não expulsa cada noite, sol imune às leis da meteorologia, a toda hora que se necessita dele levanta e vem (sempre num claro dia): acende, para secar a aniagem da calma, quará-la, em linhos de um meio-dia. Os versos citados fazem parte da poesia “Num Monumento à Aspirina” do famoso escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto, que foi durante toda sua vida um portador de Enxaqueca, os episódios de dor de cabeça precedidos de alterações visuais e seguidos de náuseas perturbavam seus dias.

Corte nos salários

Por causa dos desafios econômicos que impactam o município e diversas outras prefeituras no Brasil, o governo de Brusque anunciou um pacote de ajuste fiscal que visa garantir a sustentabilidade financeira e promover o desenvolvimento contínuo da administração municipal. O objetivo é encontrar soluções responsáveis para equilibrar as contas públicas. Dentre as medidas previstas no pacote, e que não necessitam de aprovação do Legislativo, destaca-se a emissão de um decreto de contenção de gastos, a revisão de contratos, a revisão da concessão de gratificações e participação em comissões e a redução em 10% nos salários do prefeito e de secretários.

Visita hypada

A nutricionista e influenciadora digital Bella Falconi participou de um encontro com a arquiteta Lia Herrmann para falar sobre o poder do espaço na construção de memórias. O bate-papo aconteceu no Studio Memórias, ambiente do Studio Zaliah, que está em exposição na Casacor Santa Catarina, em Balneário Camboriú, até 23 de julho. O escritório de arquitetura, comandado por Lia e Ana Tomazelli, é o responsável pelo projeto de cinema, living íntimo, adega, escritório, salão de beleza e spa da casa que Bella está construindo em Belo Horizonte.

Não fecha

Há uma impressionante conta que não fecha na previdência estadual (Iprev). De junho de 2022 a maio de 2023, a folha com todo o funcionalismo de todos os Poderes, incluindo servidores ativos, inativos, pensionistas e militares, custou R$ 19,3 bilhões, contra uma receita de contribuição previdenciária da ordem de R$ 3,7 bilhões. Um grupo de estudos está avaliando propostas para criação de um fundo de capitalização.

Venda casada

Desde quarta-feira (5) a empresa Viva Mais Entretenimento Ltda está proibida, em todo território catarinense, de condicionar a venda de bebidas à aquisição do chamado “copo eco” nos eventos que produz em todo o Estado. A ação foi ajuizada pela 29ª Promotoria de Justiça da Capital, que tem atuação estadual na área da defesa do consumidor.

Plano 1000

Com a decisão do TJ-SC, de que recursos do Plano 1000, do governo estadual passado, não podem ser mais repassados na forma de pix, o atual governador deverá promover as necessárias adequações e tocá-lo adiante, convencido que está, agora, de que a iniciativa do ex-governador é boa, tem quase total simpatia dos prefeitos e, como nunca se tem feito nos últimos anos, valoriza o municipalismo.

Julho verde

Este é chamado Julho Verde, mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço e SC tem uma triste liderança no Brasil: está em primeiro lugar nas estimativas do Instituto Nacional do Câncer em relação ao câncer da tiroide, com 3,28 casos para cada 100 mil habitantes; da atividade oral, com 8,79 e de laringe, com 3,91 registros para cada 100 mil habitantes.

Encrenca imobiliária

O craque Dudu, do Palmeiras, não se aguentou e botou a boca no mundo como comprador de um apartamento no espigão Yachthouse Residence Club, em Balneário Camboriú, por R$ 4 milhões. Deveria ser entregue em dezembro de 2020, mas só recebeu em maio de 2022. A pendência foi parar na Justiça. Conforme o colunista Ancelmo Goes, Dudu quer receber R$ 150 mil pelos meses de aluguel que ele teria direito caso o cronograma fosse cumprido como previsto em contrato.

Navios

Enquanto dois portos privados de SC – Navegantes e Itapoá – batem seguidos recordes de movimentação, outros dois, estatais, por incrível que pareça, estão mal. No de Laguna, que funciona como um terminal pesqueiro, todos os meses o Estado envia recursos para cobrir as despesas. O de Itajaí está parado há mais de um mês porque a empresa responsável por operar os dois principais berços de atracação de navios encerrou as atividades.