sábado, 17 de outubro de 2009

SC BRUSQUE FASHION
A cidade de Brusque já está se preparando para receber o SC Brusque Fashion, que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de outubro no pavilhão de eventos Maria Celina Vidotto Imhof (Pavilhão da Fenarreco). Para as três noites a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e região (Ampe) espera um grande número de visitantes e, para isso, foi preparada uma programação com palestras sobre tendências e desfiles que contarão com a participação de atores globais. Vista como a maior feira de produtos têxteis de SC, esta é uma grande oportunidade aos fornecedores de matéria-prima, que poderão usar o “Espaço Fashion Business” para lançar novos produtos, entrar neste meio competitivo e aumentar seus contatos.
BUSDOOR
Com um estilo diferente na divulgação e focando no produto, moda, a Havan está circulando em Busdoor por toda a grande Florianópolis. A campanha foi fotografada em Balneário Camboriú com modelos da região. “Ficaram muito chamativos os busdoor da Havan. O Estilo Moda, vem se destacando nesta mídia nos últimos tempos sem dúvida” diz Carlos Eduardo, gerente comercial da Publicar.
JUIZ DE PAZ
O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, de acordo com o artigo 54 da Lei Complementar nº 339/06, e tendo em vista o que consta do processo nº 349803-2009.4, deste Tribunal, nomear Ralf Kretzschmar, nascido em 21/09/1949 para exercer o cargo de Juiz de Paz do registro Civil, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas da comarca de Brusque. Florianópolis, 14 de outubro de 2009. João Eduardo Souza Varella – Desembargador Presidente.
CHOPE
A Zehn Bier, sediada em Brusque, é referência na região em produção de chope artesanal. Ela é a primeira e única empresa do ramo no Brasil, a produzir e vender chope em garrafa. Atendendo Santa Catarina desde outubro de 2003, tem uma fábrica de produção na cidade, com capacidade de 80 mil litros por mês, na qual produz a bebida sem filtros, sem pasteurização, sem aditivos ou substâncias químicas. Entre os tipos de chope em que é referência estão o pilsen e o Porter, o primeiro mais tradicional e o segundo mais encorpado. Além disso, tem alguns sabores de produção sazonal, como o pilsen extra e o Heller bock.
OPERAÇÃO TAPETE PRETO
Em breve Brusque deverá ter uma nova aparência. Em 24 de setembro último, a Prefeitura Municipal firmou contrato com a empresa Azza, para pavimentação asfáltica das ruas centrais de Brusque, totalizando 63.300 m2. Esta é a primeira etapa da Operação Tapete Preto que o Município estará desenvolvendo ao longo desta administração para melhor conforto e trafegabilidade. A operação consta na pavimentação das principais ruas e avenidas do Centro que fazem parte do anel viário e que atualmente ainda estão pavimentadas com paralelepípedos.
SEM DIVULGAÇÃO
A Fenarreco deste ano resgatou toda sua credibilidade que estava abalada nos últimos anos, por força da mudança de sua cultura (shows sertanejos e falta de competência de seus idealizadores). Mas outra coisa que nos chamou atenção neste período das Festas de Outubro, foi a falta de notícias de Brusque, de nossa festa, nos principais jornais de SC: A Notícia, JSC e DC. O primeiro, sequer deu uma única nota. O segundo nem se deu ao luxo de comentar o excelente desfile de abertura. Mas se um “boteco” de Blumenau, Joinville, ou mesmo Florianópolis, realizar um festa, por certo estará estampada em primeira página.
KIT DIVERSÃO
É a grande novidade no momento para as agências de viagem. Trata-se de um extraordinário passa-tempo, afasta o stress e a preocupação da viagem, deixando a impressão de que a viagem se torna mais curta. Também é uma rara oportunidade de estimular o companheirismo durante o jogo, que deixa mais agradável e divertida a viagem. Qualquer jogo oferecido durante uma viagem é considerado uma alternativa de lazer desde que seguro e prático. Conheça este “kit diversão” e divulgue seus produtos. Logo estará disponível em todas as agências de viagem. Informações: 9611-7775 com Eduardo.
PADRÃO DE TOMADA
Até janeiro de 2010, as tomadas e os plugues elétricos dos aparelhos eletroeletrônicos fabricados no país devem estar de acordo com o novo padrão determinado pelo Conmetro (Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), em decisão anunciada no mês de dezembro de 2006. Atualmente, no Brasil, existem cerca de 12 modelos diferentes de plugues. A nova regra prevê que os plugues sejam padronizados em dois modelos, com dois e com três pinos redondos, o último para ser utilizado em aparelhos que precisam de aterramento para evitar choques.
ÚLTIMAS RESTITUIÇÕES
O governo federal só vai terminar de pagar no primeiro trimestre de 2010 as restituições do Imposto de Renda referente o ano de 2008. O reembolso deveria ser concluído até dezembro. A decisão foi tomada em maio, após quatro meses seguidos de queda de arrecadação. Imediatamente as devoluções começaram a ser reduzidas. Entre junho e outubro, o governo liberou R$ 5,48 bilhões de reembolso, 21,7% a menos do que os R$ 7 bilhões pagos no mesmo período do ano passado. Em agosto e setembro os valores caíram à metade de 2008.
MELHOR EDUCAÇÃO
Está na Finlândia a melhor educação do mundo. O segredo baseia-se na simplicidade: as escolas possuem autonomia financeira; o controle da educação é do município; e os alunos ganham até aulas de culinária e consertos domésticos. O diferencial, porém, fica no orçamento, pois o país destina 32% de sua receita à educação, tanto que 75% dos estudantes fazem curso superior. Que nossos principais municípios de SC possam seguir este bom exemplo.
RECORDE HISTÓRICO
As vendas de veículos no Brasil somaram 308,7 mil unidades em setembro, um salto de 19,6% em relação ao mês anterior e uma alta de 14,9% no confronto com o mesmo mês de 2008. O resultado, recorde histórico mensal, deve-se ao fato de que setembro foi o último mês de redução total do IPI para veículos zero quilômetro. No acumulado do ano, entre janeiro e setembro, foram vendidos 2,30 milhões de veículos, um acréscimo de 4,2% ante igual período do ano passado. Por sua vez, a produção de veículos em setembro somou 275,3 mil veículos e no acumulado do ano até setembro, o setor produziu 2,32 milhões de veículos.
MODELO
Integrantes da equipe econômica da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de São Paulo conheceram os sistemas eletrônicos de gestão utilizados pela Secretaria da Fazenda do governo catarinense, que são considerados modelos no País. Técnicos de outros Estados já viajaram a Florianópolis para entender a funcionalidade na arrecadação.
COMPUTADORES (1)
Para impulsionar a demanda por conexões de banda larga, as operadoras de telecomunicações estão se tornando vendedoras de computador. Empresas de telefonia móvel como TIM, Vivo e Claro já oferecem modelos de notebooks e netbooks (aparelhos portáteis) em parceria com fabricantes tradicionais de PCs. Dessa forma, repetem a estratégia que ajudou, e muito, a expandir o mercado de celulares no país. Empresas de telefonia fixa também começam a analisar essa estratégia.
COMPUTADORES (2)
Hoje, há pouco mais de 11 milhões de conexões de banda larga no Brasil. Em 2012, o país terá 6,8 milhões de portáteis com modem de alguma operadora de telefonia móvel embutido. Nos EUA, já existem casos em que o notbook sai de graça para o assinante. No Brasil, a avaliação é de que será difícil reproduzir esse cenário no curto prazo. Uma das razões é que as operadoras só podem firmar contratos de até 12 meses com seus assinantes.
MUNDO DIGITAL
Os bolsões de pobreza das grandes cidades brasileiras são a mais nova fronteira de expansão da internet. Mesmo com poucos recursos, a classe D encontra maneiras de ter acesso a correio eletrônico, redes sociais e outros recursos virtuais. Para muitos, o computador parcelado no crediário e a assinatura de um serviço de acesso à internet deixaram de ser sonhos de consumo e tornaram-se ferramentas de estudos e pesquisas para crianças, entretenimento para os adolescentes e símbolo de ascensão social para os adultos.
ÔNUS DA PROVA
Duas decisões recentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) levaram para o direito ambiental uma figura do Código de Defesa do Consumidor, a chamada inversão do ônus da prova. Isso significa que caberá às empresas, se acionadas judicialmente, comprovar que não foram responsáveis pelo dano ambiental de que são acusadas. Até agora, quando uma companhia era chamada a responder um processo nesta área, cabia ao autor da ação, normalmente o Ministério Público, realizar perícias e comprovar que o empreendedor cometeu algum ilícito contra o ambiente. Com o novo entendimento, o número de empresas responsáveis por danos ambientais e obrigadas pela Justiça a sanarem os prejuízos deve aumentar.
NA MIRA DA RECEITA
A Receita Federal decidiu apertar o cerco contra fraudes em deduções do Imposto de Renda praticadas sobretudo pela classe média. Uma operação-piloto iniciada em Brasília pela área de inteligência do fisco começou a apresentar os primeiros resultados no mês de setembro. A Receita identificou que muitos contribuintes forjavam gastos em despesas médicas e educação, por exemplo, para aumentar os valores de restituição. Houve até quem inventasse filhos trigêmeos para justificar lançamentos fictícios. A maioria dos autuados é de servidores.
MULTILOG
A Multilog Soluções Logísticas, na Rodovia Antônio Heil, utiliza o moderno sistema “RDIF” para gerenciar os contêineres movimentados em sua ampla infra-estrutura. O sistema é a identificação por radiofreqüência, a partir da colocação de etiquetas inteligentes nos contêineres que são lidas no Porto Seco da Multilog. Elas permitem o registro da entrada e saída da mercadoria, e o rastreamento instantâneo da carga.
INDÚSTRIA OTIMISTA
Os bons resultados do terceiro trimestre e o tradicional aquecimento de fim do ano animam diversos ramos da indústria a esperar um quarto trimestre ainda melhor. Os setores têxtil, de calçados, eletroeletrônicos e fabricantes de materiais de construção já revisaram para cima as projeções para o ano. Há casos de expectativa de aumento real de vendas e produção em relação ao fim do ano passado, o pior período em impacto da crise mundial na economia brasileira.
VALORIZAÇÃO DAS AÇÕES
O quarto trimestre abre boas perspectivas para a bolsa, mas o Índice Bovespa não deve caminhar a passos tão largos como ocorreu até agora este ano. As ações terminaram setembro com valorização de 8,9%. No ano, subiram 63,8%. O apetite dos investidores estrangeiros, que continua alto, deve ser alimentado por novas emissões de ações.
TV DIGITAL
Uma nova era da televisão chegou a Joinville, com a estréia da TV Digital, na última semana. A cidade passa a ter o que há de melhor em televisão no mundo. A TV Digital, na avaliação dos especialistas, vai transformar as relações da sociedade na mesma proporção da chegada da televisão. A nova era digital abre espaço para a possibilidade de assistir televisão pelo celular em qualquer lugar. Até 2016 todo o sistema analógico brasileiro será transferido para digital, o que proporcionará ao consumidor interatividade imediata com a programação de TV.
COMPLEXO PORTUÁRIO
O melhor complexo portuário do Brasil, na opinião do Ministro dos Portos, é o de Santa Catarina (Itajaí, Imbituba e São Francisco do Sul). E no ano que vem o porto de Itapoá também participará da festa, visto que SC exporta cerca de US$ 8 bilhões por ano. O porto de Itajaí precisa melhorar sua infra-estrutura, como rodovias. A concorrência está muito próxima.
VEÍCULOS EM SC
O mercado de veículos em Santa Catarina voltou a crescer em setembro. O setor que comandou a retomada foi o de automóveis, com expansão de 24,42% no período. O Estado tem 1,8 milhão de automóveis em circulação.
ALTO NÍVEL
Brusque e Pomerode vão sediar, de 22 a 24 de outubro, o Torneio Nacional de Vôlei Feminino. Além da equipe anfitriã, Cativa/Oppnus, participam da competição os times do Sport Recife, Praia Clube (ES) e o Minas Tênis Clube.
MAIS ALIMENTOS
O maior aumento (135%) nas exportações brasileiras de carne de frango no primeiro semestre foi para o Iraque. É o resultado da maior aproximação bilateral iniciada em 2003, com a abertura da economia iraquiana, mas que começa a ganhar força agora, com a ampliação de investimentos no país em infraestrutura como rodovias e energia elétrica, um item essencial para produtos que precisam de refrigeração. Dezenas de empresas de comércio exterior do Iraque intensificam o envio de representantes ao Brasil interessados em itens como ovos, pescado, açúcar e carnes.
INTELBRÁS
A Intelbrás vai investir R$ 45 milhões em uma nova fábrica em São José. A empresa, conhecida pela fabricação de telefones, planeja priorizar na nova unidade a produção de sistemas de segurança e equipamentos de informática, áreas nas quais entrou há apenas dois anos. O foco nessas duas áreas é decorrência da importância que os segmentos tiveram no crescimento da receita no exercício de 2008 sobre o período anterior, chegando a R$ 800 milhões. A nova unidade terá 18 mil metros quadrados de área construída. A expectativa é de que, com a nova estrutura de produção, o faturamento cresça 20% em 2010.
PRÊMIO ECOLOGIA
É de cinco o número de empresas da região que estão entre as 37 premiadas no Prêmio Expressão de Ecologia 2009, um dos mais importantes da Região Sul: Bunge (Gaspar), Portonave (Navegantes) Fujiro Ecotêxtil, Coteminas e Unimed (Blumenau).
OTIMISMO
Dados recentes de alguns dos países exportadores mais importantes aumentaram a esperança de que o comércio internacional esteja em recuperação, o que pode ser o elo que falta na recuperação mundial. Brasil, Coréia do Sul e Taiwan mostraram expansão em setembro frente ao mês anterior, embora o nível ainda esteja bem menor que um ano atrás. Parece que há uma recuperação, mas ainda é cedo para dizer se é resultado do estímulo fiscal ou é espontâneo. Um dos fatores que dão suporte a essa hipótese é que os mercados ainda aguardam para ver se uma demanda tardia na temporada de fim de ano pode levar os varejistas dos países ricos a aumentar os pedidos.

domingo, 11 de outubro de 2009

DIREITO À RESTITUIÇÃO
A restituição do Imposto de Renda não é uma gentileza do governo. O contribuinte tem o direito de receber pelo imposto que paga a mais à Receita Federal. Pois agora, a União, deu um golpe baixo no cidadão que arca com seus tributos. Na moita, os mandachuvas do Ministério da Fazenda decidiram atrasar o pagamento das devoluções do IR, mas foram pegos com a boca na botija em reportagem publicada na Folha de São Paulo. Dos R$ 15 bilhões programados para a restituição, prevista para acontecer entre junho e dezembro deste ano, apenas um terço foi quitado, faltando divulgar apenas dois dos sete lotes de pagamento. Até o final de 2009, a União deve pagar R$ 12 bilhões. O plano secreto era deixar pelo menos R$ 3 bilhões para o ano que vem. Trocando em miúdos, além de suportar a mordida forte do leão do Imposto de Renda, muitos contribuintes receberão a devolução dois anos depois de pagarem seus tributos. É tempo demais para o trabalhador que precisa da grana. Por que o governo aprontou essa? Porque não economizou o suficiente. A arrecadação federal vem caindo e a gastança com o funcionalismo público e outros itens é cada vez maior. Agora, com a trapalhada divulgada, Lula teme perder popularidade. O presidente parece que ensaia um recuo. É melhor que recue mesmo, pois não dá para tolerar tanto desrespeito do governo ao contribuinte.
NOVA LOIRA NA CIDADE
Os amigos e empresários Rômulo Gamba, Gerson Lang e Rodrigo Lauth, aqui de Brusque, em conversa despretensiosa, iniciaram um novo empreendimento na cidade: produzir cerveja. Na cozinha, durante horas, empreenderam esforços no experimento que deveria ser consumido somente após 30 dias. Duas semanas depois, no tempo e no ponto certo, parecia mais saborosa do que as pilsens de mercados ou cervejarias. A cerveja nada mais é do que uma bebida composta por água, malte, lúpulo e levedura, obtida através da fermentação natural da cevada, na qual o açúcar dos próprios ingredientes é transformado em álcool e CO2.
MELHOR DO AGRONEGÓCIO
A Coamo foi eleita a melhor empresa do agronegócio brasileiro. O reconhecimento é dos leitores da revista Isto é Dinheiro e integra o ranking empresarial mais importante do país, publicado na edição 2009 do anuário “As Melhores da Dinheiro”. A premiação foi feita em São Paulo, com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. O diretor presidente da Coamo, o brusquense José Aroldo Gallassini, recebeu o prêmio em nome dos 22 mil associados que atuam em 60 municípios da área de atuação da cooperativa, nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, através de 103 unidades.
IGP-M
Depois de seis meses consecutivos, o IGP-M saiu da deflação e voltou a subir. O índice avançou 0,42% em setembro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A alta elevou a taxa ao maior nível desde outubro do ano passado. Até setembro, o IGP-M acumula deflação de 1,61% no ano e de 0,40% nos últimos 12 meses. O indicador é usado para reajuste no aluguel.
SETEMBRO AZUL
Contrariando projeções de um setembro negro, o mercado doméstico operou em um céu de brigadeiro no mês de setembro, quando novos recordes pós-crise foram batidos. As ações lideraram o ranking das aplicações, com alta de 8,9% no mês e alta acumulada de 63,8% no ano. Já o dólar amargou o pior desempenho, com queda de 6,24% em setembro e uma queda acumulada de 9,7% no ano. Os fundos de renda fixa e os do tipo DI proporcionaram rentabilidade de 0,67% e 0,61%, respectivamente. Já a popular caderneta de poupança teve retorno de 0,5%.
FERIADOS
A antecipação da maioria dos feriados que ocorrerem no meio da semana para as segundas-feiras poderá ser transformada em lei. Projeto nesse sentido foi aprovado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. A matéria será agora apreciada pelo Senado e se aprovada, vai à sanção presidencial.
HAVAN APOIA ESPORTE
A Havan é patrocinadora máster do Brusque Futebol Clube na Copa Santa Catarina e desde o início deste ano garantiu esta parceria, com possibilidades de renovação em 2010. Segundo a direção da empresa, apoiar o esporte da cidade é uma forma de incentivar o esporte e de promover o nome da cidade nos lugares onde o time vai jogar. A direção do clube alega que a parceria é importante tanto na parte financeira, quanto na credibilidade que a marca Havan representa para a imagem do time.
SHOPPING DE CARROS
O Vale Auto Shopping, empreendimento construído junto ao Trevo da Mafisa, em Blumenau, foi inaugurado na última semana. Os 14 mil metros quadrados de área construída abrigam 15 concessionárias de veículos novos, 24 revendas de seminovos, bancos, despachante, corretor de seguro e um completo centro automotivo com lojas de autopeças e serviços. O shopping terá 900 vagas de estacionamento e praça de alimentação.
NAVEGANTES
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou que não irá aprovar novos vôos nem aumentar a freqüência de aeronaves no Aeroporto em Navegantes. O parecer negativo da agência é para todas as aeronaves cujo nível de proteção contra incêndio seja superior a cinco, o que corresponde a todos os vôos das três principais operadoras que atuam em Navegantes: TAM, Gol e Azul. Isso porque o local deveria contar com oito a nove bombeiros por dia, conforme prevê a agência, mas atualmente possui cinco.
RANKING
A Bunge se mantém líder no ranking das 100 maiores de Santa Catarina com um crescimento de 34% em relação ao ano passado. A informação é do ranking Grandes & Líderes, da revista Amanhã. O grupo Weg, de Jaraguá do Sul, a Tigre e a Tupy, de Joinville, estão entre as empresas da região Norte no pelotão das 10 primeiras do Estado.
RECICLAGEM
O Brasil reciclou 91,5% das latas de alumínio produzidas para bebidas em 2008, um total de 165 mil toneladas de sucata. O índice é menor que o de 2007, quando o país reciclou 96,5% das latas comercializadas no mercado interno. A queda se deve à crise econômica, que forçou o aumento dos estoques e reduziu o montante de sucata enviado à indústria para reaproveitamento. A reciclagem de latas no país movimentou cerca de R$ 1,6 bilhão em 2008.
VENDE-SE
Um dos veículos de comunicação mais antigo do país, o tradicional Jornal do Brasil pode fechar as portas em dezembro, após 108 anos de atividades. Seu proprietário está procurando políticos e empresários para passar o comando do impresso adiante.
PLÁSTICOS
Na indústria plástica da região, a crise já é coisa do passado. É o que afirma o presidente do sindicato dos trabalhadores do setor. As contratações estão aquecidas em todos os setores: tubos e conexões, linha branca e mesmo empresas que atendem o setor automobilístico. Em setembro, foram 500 contratações. E ainda há vagas nas agências de recursos humanos.
POUPANÇA
O limite para a cobrança de Imposto de Renda nas poupanças poderá subir para R$ 100 mil. O projeto que ainda não chegou ao Congresso, prevê IR para poupadores com mais de R$ 50 mil. Devido ao desgaste que o projeto traria às vésperas do ano eleitoral, o projeto pode nem sair do papel. O assunto pode ser congelado. O governo viu que é uma medida antipática e improdutiva.
INFORMÁTICA
A Coréia do Sul ultrapassou o Japão e a Suécia e assumiu a liderança em ranking anual que mede a qualidade da banda larga dos países. O país asiático foi ajudado por incentivos do governo para tornar a nação como líder no mundo de tecnologia da informação. A pesquisa mostrou que 62 de 66 países analisados melhoraram a qualidade dos serviços de internet rápida, do ano passado para cá. O Brasil aparece na 45ª posição no estudo.
BING
A Microsoft disponibilizou o Bing, nova ferramenta de buscas da internet. O Bing já está disponível para todos os países do mundo, segundo informações da empresa. A ferramenta de buscas usa nova abordagem a partir de mecanismos intuitivos, naquilo que se convencionou como “busca semântica”, que promete interpretar as palavras-chave digitadas pelo internauta. O novo serviço está localizado no site: http://www.bing.com/
BINGOS
Dirigentes da CNBB criticaram a aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, do projeto que legaliza o funcionamento de bingos e máquinas caça-níqueis no país. Na opinião da entidade, o projeto representa um “retrocesso” ao país uma vez que o Congresso havia proibido há cinco anos o funcionamento de casas de jogos de azar nos Estados brasileiros. Segundo a CNBB, já tínhamos avançado na questão. Houve um progresso, agora estamos numa fase de retrocesso. Os bingos e jogos de azar já se consideravam um mal superado. Isso coloca em risco a segurança e o bem-estar das famílias. Se a pessoa está ganhando, se sente estimulada a continuar jogando para ganhar mais. Quando começa a perder, se sente estimulada a jogar para ver se recupera o que perdeu. É aí que vem o naufrágio da família. A reabertura dos bingos abre caminho para uma série de crimes, entre eles a lavagem de dinheiro.
CASA PRÓPRIA
O Conselho Curador do FGTS anunciou mudanças no Minha Casa, Minha Vida. Moradores de cidades que tenham entre 250 mil e 500 mil habitantes poderão financiar imóveis de até R$ 100 mil pelo programa. O limite era R$ 80 mil.
BANDA LARGA
Uma força-tarefa envolvendo representantes de oito ministérios está encarregada de apresentar em 45 dias ao presidente da República o novo Programa Nacional de Banda Larga, que pretende levar a internet a todo o território nacional. O grupo deverá definir como será operada a rede de fibras óticas de 26 mil km da Eletronet, empresa controlada pela Eletrobrás e pela americana AES, que foi à falência há quatro anos.
EMPREGOS EM ALTA
Os empresários brasileiros têm a expectativa mais positiva entre os países da América quando o assunto é contratação de funcionários para o quarto trimestre. Em perspectiva mundial, perdem somente para os da Índia, segundo pesquisa de expectativa de emprego. Foram entrevistados 72 mil empregadores de 35 países. Deste total foram 984 empregadores brasileiros.
CRÉDITO CONSIGNADO
A redução das taxas de juros foi anunciada pelo Ministério da Previdência e vale para empréstimos consignados e cartões de crédito de aposentados e pensionistas. Os juros mensais para os segurados que precisarem tomar dinheiro no banco cairão de 2,5% para 2,34%. A taxa do cartão cai de 3,5% para 3,36%. O aposentado pode comprometer 30% de sua renda mensal com as parcelas dessas operações. Com a queda dos juros, o limite de crédito para quem ganha o teto da Previdência passará de R$ 29.294 para R$ 30.396 em 60 meses, mantendo a mesma prestação mensal.
OPA STAACK
No alambique do empresário Ariberto Staack, em Brusque, a cachaça é artesanal. Vem da cana cultivada em bom solo, exposta ao sol, sem uso de agrotóxico. Até as engrenagens do engenho são impulsionadas pela força d’água e dispensam a energia elétrica. Em dois anos de funcionamento, mais de mil garrafas foram distribuídas entre familiares e amigos, enquanto boa parte da produção envelhece nos barris de carvalho e bálsamo. O que hoje ainda é considerado lazer pelo empresário, deve se transformar em negócio nos próximos anos. O patriarca da família é homenageado, e eternizado, no rotulo da marca “Opa Staack”.